Cuidados básicos

Cuidados das tartarugas de água

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 14 fevereiro 2019
Cuidados das tartarugas de água
Tartarugas de água

Ver fichas de  Tartarugas de água

A tartaruga de água é um animal de estimação muito habitual e comum, especialmente entre as crianças, uma vez que a popularidade destes répteis aumentou bastante durante os últimos anos. São muitos os motivos para ter uma tartaruga como pet, embora o fato de serem fáceis de cuidar faz com que muitos pais pensem nelas como uma ótima opção para o primeiro animal de estimação dos seus filhos.

Por todos estes motivos decidimos falar dos cuidados das tartarugas de água.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de tartaruga de aquário

Índice

  1. Aquário ou terrário da tartaruga de água
  2. A temperatura e a luz solar para a tartaruga de água
  3. Alimentação das tartarugas de água
  4. Doenças mais comuns das tartarugas de água

Aquário ou terrário da tartaruga de água

A tartaruga precisa de ter o seu próprio habitat ou espaço, que pode ser um aquário ou um terrário. O habitat deverá cumprir com as seguintes exigências:

  • Uma piscina com profundidade suficiente para que possam nadar tranquilamente sem chocar com a decoração que possa ter.
  • Uma parte seca que esteja por cima da água na qual a tartaruga possa se secar e tomar sol, assim como descansar.

O tamanho do terrário da tartaruga de água deve ser suficiente para que o animal tenha espaço para nadar, devemos contar com um tamanho de pelo menos 3 ou 4 vezes o comprimento da própria tartaruga. Quanto maior for o espaço, melhor condição de vida terá.

Além disso, para que a sua tartaruga não desenvolva nenhuma doença por falta de higiene deve manter a água o mais limpa possível, esvaziando e enchendo o aquário todas as semanas. Também pode optar por adquirir um sistema de filtros na sua loja de animais para não ter que limpar a água.

Pode adicionar elementos ao seu terrário como por exemplo palmeiras, castelos ou plantas de plástico e criar um ambiente original e único.

Cuidados das tartarugas de água - Aquário ou terrário da tartaruga de água

A temperatura e a luz solar para a tartaruga de água

O ambiente da tartaruga é muito importante para que não fique doente, para isso devemos ter em conta que:

  • A temperatura da água deve ser morna, entre uns 26ºC e 30ºC, e como referimos antes na parte seca do aquário ou do terrário devem alcançar os raios de sol para que a tartaruga se possa secar e manter os seus ossos e carapaça saudáveis. É importante que a temperatura da água não varie muito com a temperatura do ambiente, uma vez que uma mudança brusca não é boa para a tartaruga. Sob qualquer circunstância devemos fazer com que suportem temperaturas inferiores a 5 graus ou superiores aos 40, nem localizá-las em locais onde hajam correntes de ar.
  • Devem receber luz solar. Se não encontrar uma boa posição para que o aquário receba luz solar pode optar por comprar uma lâmpada que simule o efeito e que aponte para a sua pequena ilha ou parte seca do aquário.
Cuidados das tartarugas de água - A temperatura e a luz solar para a tartaruga de água

Alimentação das tartarugas de água

Poderá encontrar em qualquer loja de animais alimentação para tartarugas normal, suficiente para a sua dieta. Também pode variar a sua alimentação incorporando outros alimentos como o peixe cru e com pouca gordura, vegetais, grilos, larvas e inclusive pequenos insetos.

No caso de lhe querer dar de comer algum desses alimentos, pergunte primeiro a um especialista que lhe possa aconselhar. Se vir que aceita peixe cru mas que não se adapta à comida que pode encontrar à venda em lojas, misture ambas e tente que se habitue.

Deverá alimentar as tartarugas de água dependendo da sua idade: se tiver um tamanho pequeno deverá alimentá-las uma vez por dia e, se pelo contrário for grande, deverá fazê-lo três vezes por semana, seguindo as indicações da embalagem do produto. Lembre-se que, deverá tirar toda a comida que sobrar do terrário para evitar que fique sujo em excesso.

Cuidados das tartarugas de água - Alimentação das tartarugas de água

Doenças mais comuns das tartarugas de água

Grande parte das doenças das tartarugas de água devem-se ao desconhecimento das suas necessidades básicas, como por exemplo fornecer luz solar no ambiente ou alimentação inadequada.

No caso de uma tartaruga ficar doente e tiver outras no aquário, deverá separar a doente das restantes companheiras, pelo menos durante um mês ou até ver que esteja curada.

Doenças das tartarugas:

  • No caso da tartaruga ter alguma lesão na pele, vá ao veterinário para que este lhe recomende um creme para a curar. Normalmente são cremes com antibióticos solúveis na água que ajudam na curação e não fazem mal à tartaruga. Se se tratarem de feridas, também deve tê-las dentro de casa para evitar que as moscas coloquem ovos nelas.
  • Carapaça: O amolecimento da carapaça pode se dever à falta de cálcio e luz. Às vezes também podem aparecer pequenas manchas na mesma. Recomendamos que aumente a exposição ao sol. Por outro lado, encontramos a descoloração da carapaça da tartaruga e, as causas são a presença de cloro na água ou falta de vitamina. Por fim, se observarmos uma camada branca em cima da carapaça pode ser porque a sua tartaruga tem fungos, por excesso de umidade ou falta de luz. Para o prevenir, adicione 1/4 de uma xícara de sal por cada 19 litros de água. E se a tartaruga já tiver fungos, compre um medicamento para fungos que poderá encontrar à venda em qualquer loja. Podem chegar a demorar quase um ano a curar.
  • Olhos: A infecção ocular também é um problema comum nas tartarugas, vê-se que têm os olhos fechados por longos períodos de tempo. A origem é a falta de vitamina A ou a pouca higiene no ambiente, neste caso adicione vitaminas à sua dieta.
  • Respiratório: Se observarmos que a tartaruga secreta mucosidades do nariz, respira com a boca aberta e tem pouca atividade devemos mover o seu terrário para um sítio sem correntes e aumentar a temperatura para os 25ºC.
  • Digestão: A prisão de ventre da tartaruga deve-se à alimentação que lhe dermos. Se tiver falta de vitaminas e fibra será propensa a este problema. Coloque-a em um recipiente com água morna e modifique a sua dieta. A diarreia é favorecida pelo excesso de fruta, alface ou comer um alimento em mau estado. Oferecer-lhe alimentos menos hidratados e higienizar a água são possíveis soluções.
  • Ansiedade ou estresse: Se observar inquietação no seu comportante, mude-a para uma zona mais tranquila para que o seus sistema imunitário não seja afetado.
  • Retenção de ovos: Acontece quando se rompem no interior da tartaruga e as causas são falta de vitaminas ou carências alimentares, idade avançada, etc. Neste caso deverá consultar um especialista rapidamente pois a tartaruga pode morrer.
  • Prolapso: Chama-se assim o fato do aparelho reprodutor sair do seu sítio. Geralmente volta para o seu sítio sozinho ou com ajuda, mas se o prolapso for consequência de uma mordida ou de se ter rasgado pode se ter que amputar.

Leia também o nosso artigo sobre como cuidar de uma tartaruga de aquário.

Se você adotou recentemente uma tartaruga e ainda não encontrou o nome ideal para ela, veja a nossa lista de nomes para tartarugas.

Cuidados das tartarugas de água - Doenças mais comuns das tartarugas de água

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados das tartarugas de água, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Nayara Gonçalves
Olá, boa noite! já enviei mensagem, mas parece que não foi. Minha taratura que acredito ser a de orelha vermelha não come há seis dias e não sei o que faço. Eu a ganhei no início do mês e ela ficou um dia sem comer quando chegou, mas depois passou a comer normal e até muito, mas agora não quer comer mais nada. Ela deve ser filhote, tem menos de 10cm. Podem me ajudar, por favor?
Luísa Savala
Oi Nayara! As tartarugas de água costumam ter bastante apetite. Neste artigo do PeritoAnimal você pode ver algumas dicas de quais alimentos dar a sua tartaruga e a frequência: https://www.peritoanimal.com.br/alimentacao-das-tartarugas-de-agua-21353.html
No entanto, o mais indicado é você consultar um médico veterinário de animais exóticos.
A sua avaliação:
FATIMA BRITO
ainda não sei identificar se minhas tartarugas são da água ou da terra bem como, quais são machos e femeas.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Fátima! Suba uma foto e é mais fácil para tentarmos ajudar.
1 de 5
Cuidados das tartarugas de água