Partilhar

Alimentação das tartarugas de água

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 14 fevereiro 2019
Alimentação das tartarugas de água

A tartaruga de água começou a ser um animal de estimação popular devido aos seus cuidados muito simples, algo que pode ajudar a incutir alguma responsabilidade nos mais pequenos. Mas no que diz respeito à alimentação começam a existir algumas dúvidas e, por vezes, cometemos alguns erros por falta de conhecimento. A quantidade de comida que a tartaruga de água deve comer costuma ser uma das dúvidas mais comuns. Aqui, no Perito Animal, esclarecemos algumas dúvidas para que possa dar uma melhora qualidade de vida à sua tartaruga de água.

Continue lendo e descubra qual é a melhor alimentação das tartarugas de água.

Também lhe pode interessar: Cuidados das tartarugas de água

O que comem as tartarugas de água no estado selvagem?

Para os fãs desta espécie não será uma novidade saberem que se tratam de répteis omnívoros, que significa que se alimentam de carne, peixe e vegetais. No estado selvagem, dependendo da espécie, temos algumas mais carnívoras e outras mais vegetarianas. Devemos estar atentos a este dado e consultar o veterinário sempre que tivermos dúvidas para lhes darmos a comida mais apropriada segundo a espécie a que pertença a nossa tartaruga.

Outro dado muito importante é que normalmente são animais de muito apetite, em algumas ocasiões comem com muita voracidade. Por outro lado, se a tartaruga não demonstra apetite e/ou rejeita o alimento, isso será um motivo suficiente para nos preocuparmos e recorrer a um especialista. Em alguma ocasiões acontece porque a temperatura não é a adequada ou a limpeza do aquário não foi feita. Esteja muito atento a estes fatores.

Alimentação das tartarugas de água - O que comem as tartarugas de água no estado selvagem?

O que deve comer uma tartaruga de água doméstica?

A quantidade adequada de comida diária para as tartarugas de água costuma ser um tema muito importante, tal como dissemos, são animais que têm sempre apetite, por isso podemos cair no erro de acreditarem que têm fome. O alimento base costuma ser a ração especial para tartarugas, ou seja, por ser algo comercial facilita muito a nossa vida seguir o racionamento das indicações da embalagem. Regra geral, devemos dar uma vez por dia.

A comida ou alimento vivo costuma ser um problema, uma vez que existem proprietários que se negam a este tipo de alimentos. Devemos recordar a espécie que temos como pet e quais são as suas necessidades para viver feliz e saudável. Se não estamos dispostos a assumir estes compromisso, não devemos ter um tartaruga de água, visto que ao estar em cativeiro dependerá exclusivamente de nós para a sua alimentação. O alimento vivo aguça os sentidos da tartaruga e nutre-a, como acontece por exemplo no caso dos grilos (os mais comuns) ou es escaravelhos (cuidado que estes últimos são agressivos). Também podemos administrar minhocas da terra e ou caracóis. A quantidade adequada será 1 vez por semana.

Não nos devemos esquecer das frutas, verduras e plantas aquáticas. Isto entra dentro do alimento vivo, por isso 1 vez por semana será o correto. Dentro das frutas boas para as tartarugas de água temos:

  • Polpa macia de maçã
  • Pera
  • Melão
  • Melancia
  • Figos
  • Bananas

Os citrinos devem ser excluídos da sua alimentação. Por outro lado, dentro dos vegetais apropriados para as tartarugas temos as plantas aquáticas como a alface e a lentinha de água. Entre as verduras mais populares temos as seguintes:

  • Alface
  • Cenoura
  • Pepino
  • Rabanete
  • Beterraba

Devemos sempre evitar o espinafre e as couves em grandes quantidades. Estes alimentos devem ser consumidos apenas de forma esporádica. Ao serem consumidos apenas de vez em quando, tanto os espinafres como as couves são muito benéficos nutricionalmente para a tartaruga. O problema acontece quando as tartarugas estão sujeitas a uma dieta pouco variada em que o excesso de determinado alimento pode causar alguns problemas. No caso da couve, o excesso pode causar problemas renais e bócio. Quanto aos espinafres, o abuso deste alimento pode levar a problemas na absorção do cálcio.

Quantas vezes deve comer uma tartaruga de água?

Como comentamos anteriormente, a quantidade de comida diária para tartarugas de água deve ser estipulada em função da espécie de tartaruga a que pertencer. No entanto, esta não é a única dúvida que ronda a nossa cabeça quando decidimos partilhar a nossa vida com uma tartaruga. Outra das dúvidas mais recorrentes é a frequência, ou seja, quantas vezes a devemos alimentar. Assim sendo, aqui tem uma lista segundo a idade da tartaruga:

  • Jovens: 1 vez por dia
  • Sub-adultas: a cada 2 dias
  • Adultas: 2 vezes por semana

Leia também o nosso artigo com informações completas sobre como cuidar de uma tartaruga de aquário.

Alimentação das tartarugas de água - Quantas vezes deve comer uma tartaruga de água?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentação das tartarugas de água, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário sobre Alimentação das tartarugas de água

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
20 comentários
Dionatan
Eu tenho um tigre d'agua, na minha cidade está muito frio, quero saber, quanto tempo tenho que deixar ele na agua por dia, e sobre a alimentação dele, já que no verão ele comia só ração e agora ele não quer, dou frutas mas ele não come, já carne sim, gostaria de saber qual a carne mais indicada para ele e quantas vezes na semana....
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Dionatan! Confira nosso artigo sobre cuidados com a tartaruga de água: https://www.peritoanimal.com.br/cuidados-das-tartarugas-de-agua-7725.html
Sónia Marisa Duarte Ferreira
Boa tarde,

Tenho duas tartarugas, cresceram bastante por esse motivo a ração que dou dura muito pouco, por isso comecei a dar outros alimentos como frutas. Gostaria de perguntar se há alguma contra-indicação dar delicias do mar experimentei dar uma elas adoram.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sónia! Não tem nenhum problema, você só deve tomar cuidado para não exagerar nas doses. Como referimos no artigo: você não deve esquecer das frutas, verduras e plantas aquáticas. Isto entra dentro do alimento vivo, por isso 1 vez por semana será o suficiente. As frutas recomendadas para as tartarugas de água são, polpa macia de maçã, pera, melão, melancia, figos, bananas.
A sua avaliação:
Rafaella
Olá!! Td bem? Eu comprei uma tartaruga em outubro do ano passado e percebi como cresceu... acabei trocando o aquário recentemente e desde então ela tem recusado o alimento. Coisa mt incomum, porque sempre que ela nos via ficava afobada querendo comer. Enfim... ela não apresenta nenhum outro sinal que diga a possibilidade de estar doente, não se se foi a mudança do aquário, se é pelo fato de ter feito mais frio ultimamente. Estou um pouco desesperada hahaha. Grata desde já pelas dicas
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rafaella! Sem ver a sua tartaruga não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras
FABIO EDUARDO
Bom dia, segue foto das minhas tartas se deliciando num banquete de filé de frango, costumo colocar este tipo de alimentação fora d'água para estimular o movimento e a disputa por alimentação, lembrem -se, coloque sempre a quantia necessária de acordo com a quantidade e tamanho delas, para evitar sobras que contaminem o terrário.
A sua avaliação:
FABIO EDUARDO
POSTANDO FOTO DO COMENTÁRIO DO DIA 14/01
A sua avaliação:
FABIO EDUARDO
BOM DIA LUISA, TUDO BEM? POR FAVOR TEM COMO VOCÊ CONFIRMAR SE A FOTO QUE ENVIEI CHEGOU? SE NÃO, ME INFORMAR ONDE ESTOU ERRANDO? DESDE JÁ AGRADEÇO PELA ATENÇÃO.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Fabio! Para você enviar uma foto você precisa fazer um comentário, clicar na caixinha ao lado que tem um símbolo de máquina fotográfica que diz "clique para adicionar uma foto relacionado ao comentário", escolha a foto que você deseja nos enviar e clique em "enviar comentário".
Espero ter ajudado! Aguardamos a foto! 🐢
FABIO EDUARDO
BOA TARDE GALERA, SEGUE FOTO DO MEU TANQUE COM TARTARUGAS, MEU SISTEMA DE FILTRAGEM É COMPOSTO POR UMA CAIXA PLÁSTICA COM LÃ DE PERLON E UMA BOMBONA DE 220LTS COM AS MÍDIAS BIOBALL E TIJOLO BAIANO, BREVEMENTE ESTAREI ADICIONANDO ARGILA EXPANDIDA E PLANTAS AQUÁTICAS PARA MELHORAR AINDA MAIS A QUALIDADE DA ÁGUA, TENHO TAMBÉM CAPITAÇÃO D' ÁGUA DE CHUVA DE DUAS CALHAS, AJUDANDO BASTANTE MANTER A HIGIENE DO TANQUE. ABRAÇOS À TODOS
A sua avaliação:
Fabio Eduardo
Boa tarde Nelson, é sempre muito bom encontrar informações sobre nossas amiguinhas, principalmente sobre alimentação, tenho um tanque de uns 1500 l, com 11 tartarugas, 8 orelha vermelha e 3 orelha verde, inclusive 3 nasceram por aqui mesmo, dou uma mãozada de ração de gato toda manhã e elas adoram, nos fins de semana, dou frango, as vezes baratas, carne moída e caramujos de jardim, na verdade elas comem de tudo, a minha mais velha já tem 19 anos e pesa uns 2,5 kg, além da alimentação, as pessoas tem que entender que elas crescem bastante, aquele botãozinho verde lindo que encanta todos, principalmente crianças, vai começar sujar mais a água, etc..., então antes de comprar(só em locais autorizados)precisa ter um planejamento, informação, senão aquela coisinha linda da loja, vai acabar sendo solta em algum lago, represa. Com certeza você já deve ter escrito à respeito disto, como estou conhecendo hoje, vale sempre a pena reforçar. gostei muito da simplicidade e eficácia da explanação. Depois mando fotos das minhas meninas. Grande abraço
A sua avaliação:
Larissa
Olá, minha tartaruga está botando ovos, porém a última postura foi a menos de 1 mês. É normal? Sei que por conta do clima mais quente e da época do ano, é normal a postura, só estou preocupada por conta de ser menos de um mês entre as posturas.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Larissa! Depende da espécie da sua tartaruga. A desova pode ser realizada de três a treze vezes, numa mesma temporada de reprodução. E, pode ter um intervalo entre nove a vinte e um dias.
No entanto, se você notar qualquer anormalidade, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de animais exóticos.
A sua avaliação:
Sônia Clemente Alves
Minha tartaruga não quer comer. Posso cortar as unhas?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sônia! Você já tentou alimentá-la com as dicas do artigo? Se mesmo assim, ela continuar sem comer, é importante levá-la a um médico veterinário de animais exóticos para te aconselhar com precisão e te ajudar na dieta da sua tartaruga.
FABIO EDUARDO
Olá Sonia, tudo bem? Sua tartaruga voltou a comer? Se ela vive em terrário, tem que ter pedras, rampa um pouco abrasiva para desgaste natural das unhas, ela precisa tomar bastante sol para fortalecer o casco e ficar saudável, experimenta dar alimento vivo, pode ser minhoca, ela precisa se exercitar, pode colocar peixes para ela caçar.

Alimentação das tartarugas de água
1 de 3
Alimentação das tartarugas de água

Voltar ao topo da página