Doenças mais comuns em tartarugas de água e terra

Doenças mais comuns em tartarugas de água e terra

O ser humano sempre esteve vinculado ao reino animal, por isso não devemos estranhar que precisamente agora, onde a maior parte da população habita em núcleos urbanos, se esteja diversificando muitíssimo o mundo dos animais de estimação.

Isto é muito positivo e apesar de os animais de estimação por excelência serem os cães e gatos, estes nem sempre se adaptam às características individuais de todas as pessoas, assim sendo, cada vez são mais os que escolhem pets menos convencionais, como furões, porquinhos vietnamitas, serpentes ou tartarugas.

Se está pensando em acolher uma tartaruga ou se já partilhar o seu lar com uma delas, este artigo do PeritoAnimal é para si, uma vez que lhe mostramos as doenças mais comuns em tartarugas.

Reconhecer os sinais de doenças em uma tartaruga

Tal como acontece conosco e com muitos animais, quando o organismo de uma tartaruga não se encontra saudável, isso manisfesta-se através de vários sinais, aos quais devemos estar atentos. Os principais sinais são:

  • Inchaço dos olhos;
  • Tosse ou espirros;
  • Alterações de apetite;
  • Mudanças de comportamento;
  • Diarreia.

Infecções respiratórias

As mudanças de temperatura bruscas, que podem ser provocadas por um mau ajuste da temperatura da água ou por correntes de ar, são a principal causa que faz com que a tartaruga acabe contraindo um infecção respiratória, porque tal como acontece conosco, são susceptíveis aos resfriados.

Os sintomas que observamos neste caso são os seguintes:

  • Respiração com a boca aberta;
  • Mucosidade e secreções nasais;
  • Perda de apetite;
  • Debilidade e letargia.

É prioritário ter atenção aos cuidados das tartarugas de água como, aumentar a temperatura da água para reforçar o sistema imunitário, se dentro de uns dias não observar melhoras deve recorrer imediatamente ao veterinário para evitar que o resfriado acabe desencadeando uma pneumonia.

Diarreia e constipação

Ambos os transtornos do trânsito intestinal são causados por uma má alimentação. No caso das diarreias, esta costuma acontecer devido a um caso de alimentação excessiva, a um excesso de fruta e verdura ou à ingestão de um alimento em mau estado. Se a condição se trara de constipação, a dieta pode ser deficitária em fibra, embora este transtorno também possa aparecer se o aquária for muito pequeno.

Para tratar a constipação ou prisão de ventre, além de fazer as correções na alimentação correspondentes, você pode oferecer à sua tartaruga um banho de água morna que cubra a parte de baixo da sua carapaça.

Para tratar e prevenir a diarreia é importante manter a água do aquário limpa e ser cuidadoso com a higiene da tartaruga. Além disso, devemos diminuir a quantidade de água na alimentação até se observar que o trânsito intestinal tenha voltado ao normal.

Problemas oculares

As tartarugas são muito susceptíveis a doenças oculares e podemos avistá-las de forma muito fácil se observarmos os olhos fechados e inchados na tartaruga, além da falta de apetite.

A causa costuma ser um déficit de vitamina A ou a água suja. Como primeiro tratamento devemos proceder a uma limpeza ocular com soro fisiológico, 2 vez ao dia.

Se não verificar uma melhoria deve recorrer ao veterinário para que este decida se é necessário um tratamento antibiótico e/ou um complemento nutricional à base de vitamina A.

Descubra quais são as diferenças entre tartarugas de água e da terra nesse artigo do PeritoAnimal.

Piramidismo

O piramidismo afeta as tartarugas e terra e trata-se de um transtorno que se percebe muito facilmente através da carapaça, uma vez que a carapaça engrossa e eleva-se, nos casos mais graves, pode chegar a ser um problema muito severo para as tartarugas.

Esta doença relaciona-se diretamente com uma má alimentação, embora a falta de umidade e exposição solar assim como as doenças endócrinas também possam causar piramidismo.

Apesar de o piramidismo não ter tratamento, a avaliação precoce será muito importante para reduzir esta doença e melhorar a qualidade de vida da tartaruga.

Lesões e carapaça nas patas

Por último mencionamos estas lesões, que sem serem uma patologia, são comuns nas tartarugas e devem ser tratadas atempadamente, caso contrário, podem aparecer complicações graves. As tartarugas podem magoar-se em quedas, arranharem-se ou morderem-se umas às outras, caso convivam outros répteis herbívoros.

Se a tartaruga apresenta um pequeno arranhão, bastará limpar a região afetada com água e sabão neutro, para posteriormente desinfectar com uma solução de iodo dissolvida em água. Por outro lado, se a ferida é profunda, é imprescindível recorrer ao veterinário com a maior urgência possível.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doenças mais comuns em tartarugas de água e terra, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.