Doenças parasitárias

Dirofilariose em gatos - Sintomas e tratamentos

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 5 setembro 2024
Dirofilariose em gatos - Sintomas e tratamentos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Talvez você já tenha ouvido falar de dirofilariose, ou doença do verme do coração, em cães. Mas os gatos também podem ser infectados, sendo uma enfermidade muito grave para esta espécie. O agente causador da doença parasita o coração e pode ir para outros órgãos, causando sintomas graves que levam o animal à morte. A transmissão acontece por um mosquito infectado, sendo a doença considerada uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para os humanos.

Geralmente os tutores são orientados para a prevenção contra os parasitas mais comuns de pets, por meio da vermifugação periódica. Mas a prevenção da dirofilariose é tão importante quanto esta, principalmente em áreas endêmicas. O gato infectado pode apresentar sintomas bastante graves como fraqueza, tosse crônica, problemas respiratórios e emagrecimento. O tratamento deverá ser instituído o mais breve possível e com orientação do veterinário. Se você ficou curioso para saber mais sobre o assunto, não deixe de ler este artigo sobre a dirofilariose em gatos. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Dirofilariose canina - Sintomas e tratamento
Índice
  1. O que é a Dirofilariose em gatos?
  2. Principais sintomas da dirofilariose em gatos
  3. Como é transmitida a Dirofilariose em gatos?
  4. Tratamentos para a Dirofilariose em gatos

O que é a Dirofilariose em gatos?

A dirofilariose é uma doença parasitária transmitida por mosquitos dos gêneros Aedes, Anopheles e Culex, acometendo diversas espécies de mamíferos, inclusive o homem. Os cães são considerados os hospedeiros definitivos do parasita, a Dirofilaria immitis, mas o gato, assim como felinos selvagens, podem ser acidentalmente infectado, desenvolvendo sintomas graves.

Apesar de não causar doença grave nos humanos, esta zoonose possui um impacto importante na saúde pública pelo seu difícil diagnóstico, o que representa alto custo com exames e procedimentos, e pelo estresse causado pela realização de procedimentos invasivos e arriscados para a vida do paciente.

O agente causador da doença, a Dirofilaria immitis, é um parasita longo, esbranquiçado, que pode atingir de 12 a 31 cm de comprimento e 1 a 1,3 mm de diâmetro. Os parasitas adultos de D. immitis se alimentam de plasma e podem sobreviver em seus hospedeiros durante meses a anos.

Principais sintomas da dirofilariose em gatos

Os sintomas apresentados pelo gato infectado podem ser bem graves, a depender do estágio da doença. É comum que apresentem:

  • Palidez das mucosas, sendo perceptível na mucosa ocular e gengiva;
  • Tosse crônica;
  • Falta de ar moderada ou grave;
  • Ruídos durante a respiração;
  • Desmaios após exercícios físicos;
  • Falta de apetite;
  • Perda de peso;
  • Desidratação;
  • Apatia;
  • Distensão abdominal devido à presença de líquidos;
  • Expectoração de sangue ao tossir;
  • Sangue na urina;
  • Vômito intermitente sem relação com causas gastrintestinais.

Como é transmitida a Dirofilariose em gatos?

O cachorro é o hospedeiro definitivo, sendo ele e outros canídeos selvagens fontes de infecção para o mosquito, que ingere as microfilárias após se alimentar de sangue contaminado. Para haver a infecção, obrigatoriamente deverá existir o mosquito no ambiente.

O homem e outros mamíferos, como o gato doméstico e felinos selvagens, são considerados hospedeiros acidentais de D. immitis. Felinos geralmente são mais resistentes à infecção, mas são infectados quando picados pelo mosquito, da mesma forma que os cães.

Então a transmissão funciona da seguinte forma: o mosquito pica o cachorro doente e se infecta. Depois ele pica o gato e transmite a doença para ele. Dessa forma, o cachorro serve como um reservatório do parasita, sendo uma fonte permanente de infecção para os mosquitos, que podem acidentalmente contaminar os gatos, humanos ou outros mamíferos.

Dirofilariose em gatos - Sintomas e tratamentos - Como é transmitida a Dirofilariose em gatos?

Tratamentos para a Dirofilariose em gatos

A prevenção é a melhor forma de proteger seu bichano dessa doença e é muito fácil de ser feita, pois temos vários medicamentos seguros e efetivos: as avermectinas (ivermectina, selamectina) e as milbemicinas (oxima milbemicina, moxidectina), pertencentes à classe das lactonas macrocíclicas. Listaremos alguns nomes comerciais de medicamentos utilizados na prevenção da dirofilariose:

  • Cardomec Plus, Merial;
  • Revolution, Pfizer;
  • Advantage Multi, Bayes HealthCare;
  • ProHeart, Fort Dodge;
  • Interceptor, Novartis.

Caso o animal não more em regiões endêmicas para a doença, a prevenção deverá ser realizada em casos de viagens.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dirofilariose em gatos - Sintomas e tratamentos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças parasitárias.

Bibliografia
  • Sarquis, J.G. Dirofilariose (Dirofilaria immitis) em cães e gatos. Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2012. Disponível em https://bdm.unb.br/bitstream/10483/4109/1/2012_JulianaGuimaraesSarquis.pdf. Acesso em 12/08/2024.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Dirofilariose em gatos - Sintomas e tratamentos