Cuidados básicos

Cuidados dos camarões de aquário

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Editora e redatora do PeritoAnimal. 11 abril 2016
Cuidados dos camarões de aquário

Existem cada vez mais pessoas que, assim como você, descobrem os camarões de aquário e procuram informação sobre elas no PeritoAnimal. Podemos encontrar informações sobre esta espécie na Internet graças aos peritos em aquariofilia. Estão presentes em todo o mundo.

Se se está questionando por que motivo esta espécie tem tanto sucesso, debe saber que estes pequenos invertebrados apenas necessitam de espaço e alguns cuidados, uma vez que eles limpam escamas e restos de sujidade o fundo do seu aquário.

Continue lendo para saber quais são os cuidados dos camarões de aquário e descubra como este pequeno habitante pode surpreendê-lo se o tiver em sua casa.

Também lhe pode interessar: Cuidados do peixe palhaço

Índice

  1. O que necessito para ter um aquário de camarões
  2. Posso colocar peixes no aquário de camarões?
  3. Camarão recomendado para principiantes: red cherry
  4. Alimentação dos camarões de aquário
  5. Doenças que o seu camarão de aquário pode ganhar

O que necessito para ter um aquário de camarões

Um aquário de camarões apenas inclui habitantes dessa espécie. Também consideramos um aquário de camarões caso o seu objetivo seja a reprodução dessa mesma espécie. Os peixes devem ser excluídos do ambiente dos camarões, mas alguns aficionados admitem a presença de caracóis e outro tipo de invertebrados. Depende da sua escolha.

Porque ter um aquário de camarões?

Existem muitas vantagens em ter um aquário de camarões. São mais econômicos, higiênicos e mais baratos que um aquário de peixes. Os camarões habitam em ambientes de água doce e fria.

Para começar, deve saber que não necessita de um aquário de grandes dimensões. Um aquário de camarões de tamanho pequeno é suficiente. Poderá desfrutar de um ambiente aquático muito especial e diferente, sendo que nem sequer tem de dedicar muito tempo e esforço. Quem limpa o fundo do aquário são os próprios camarões, removendo escama e sujidades.

Elementos imprescindíveis do aquário de camarões:

  • Cascalho ou substrato: É muito comum as pessoas tentarem embelezar o fundo o aquário com uma espécie de areia a que chamamos cascalho. Existem vários tamanhos e, no PeritoAnimal, recomendamos que use cascalho muito fino e que tenha em atenção substâncias que alteram as propriedades da água, como a acidez. Se não quiser colocar cascalho no aquário, não existe nenhum inconveniente mas o fundo vai parecer um pouco pobre.

  • Plantas: Recomendamos musgo de java, uma vez que habitam micro-organismos que alimentam seus camarões nas suas folhas. A riccia, a samambaia de java e e as cladophoras também são boas opções. Também pode utilizar troncos e pedras para criar um ambiente único.
  • Temperatura: Os camarões são invertebrados que habitam em águas muito frias, não sendo necessário adquirir nenhum tipo de aquecimento. Ainda assim, se dispõe de um sistema de aquecimento de um aquário anterior, recomendamos uma temperatura fixa entre os 18 º C e os 20 º C.
  • Filtro: Se colocar um filtro de esponja, estará oferecendo comida extra aos seus camarões, uma vez que se podem produzir micro-organismos. Se não quiser usar um filtro, basta remover 10% da água semanalmente e substituí-la com água fresca. Essa é toda a limpeza que o seu aquário de camarões necessita.
  • Água: Procure evitar concentrações de amônia ou nitritos e providenciar um pH médio de 6,8.
  • Camarões: Quando tiver o tanque preparado, recomendamos que coloque 5 camarões para começar. Cada um deles deve contar com meio litro de água.
Cuidados dos camarões de aquário - O que necessito para ter um aquário de camarões

Posso colocar peixes no aquário de camarões?

Se a sua ideia é combinar peixes e camarões deve saber que, em alguns casos, os camarões podem virar alimento facilmente. Estes são alguns peixes compatíveis com os camarões:

  • Corydoras Pigmeu
  • Ciclídeos Anões
  • Neon
  • Barbos
  • Molly
  • Acará-Disco

Nunca junte os seus camarões com peixe Elefante ou peixe Platy.

Por fim, como recomendação do PeritoAnimal, verificamos que é preferível não colocar peixes e camarões no mesmo ambiente. Isso acontece porque a presença dos peixes gera estresse nos camarões e, por isso, eles se mantêm escondidos entre as plantas a maior parte do tempo.

Cuidados dos camarões de aquário - Posso colocar peixes no aquário de camarões?

Camarão recomendado para principiantes: red cherry

Este é o camarão mais comum e fácil de cuidar. Quase a maioria das pessoas que possuem ou possuíram um aquário de camarões começaram com esta espécie.

Habitualmente, as fêmeas apresentam uma cor vermelha e os machos um tom mais transparente. Contudo, podem existir mutações muito interessantes. O seu tamanho ronda os 2 cm, aproximadamente (os machos são um pouco mais pequenos) e são provenientes de Taiwan e China. Podem conviver com outros camarões como os Caridina Maculata e outras de tamanho semelhante como os Caridina Multidentata.

Aceitam uma faixa ampla de pH (5, 6 e 7), assim como de água (6-16). A temperatura idela para esta espécie ronda os 23 º C, aproximadamente. Não toleram a presença de cobre, amônia ou nitrito nas suas águas.

Pode criar pequenas populações de 6 ou 7 indivíduos para começar, sempre respeitando o espaço mínimo de 1/2 litro de água por camarão, que deve ser proporcional ao volume total da população. Se não contar com a presença de peixes, pode observar os camarões nadando e se alimentando abertamente por todo o aquário.

Cuidados dos camarões de aquário - Camarão recomendado para principiantes: red cherry

Alimentação dos camarões de aquário

Como são animais omnívoros, os camarões de aquário ficam nutridos com todo o tipo de alimento. A sua comida inclui escamas, artemia, minhocas e até espinafres ou cenouras cozidas são bem-vindas.

Cuidados dos camarões de aquário - Alimentação dos camarões de aquário

Doenças que o seu camarão de aquário pode ganhar

Os camarões possuem um sistema imunológico invejável: podem comer carne ou cadáveres de peixes sem ficarem doentes. De qualquer forma, esteja atento ao possível aparecimento de parasitas, especialmente vermes como Scutariella japonesa.

Pode observar que o corpo do camarão tem possui uns pequenos filamentos brancos a que o parasita adere. Poderá solucionar este problema comprando Lomper (Mebendazol) em qualquer farmácia.

Cuidados dos camarões de aquário - Doenças que o seu camarão de aquário pode ganhar

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados dos camarões de aquário, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Conselhos

  • Recomendamos que a dieta do camarão se baseie em 30% de proteínas, sendo o resto composto por elementos vegetais.
  • Os camarões vivem uma média de 15 meses.
  • Os camarões se reproduzem com facilidade. Evite que os progenitores comam as suas crias, proporcionando alimento em abundância e uma boa mata espessa de vegetação.
  • É importante saber que os camarões possuem um período de muda em que eliminam o exoesqueleto, como acontece com as cobras.
  • Durante a muda, os camarões escondem-se de potenciais predadores durante dias até desenvolverem um exoesqueleto novo.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Durval Neto
Vosso artigo vai de grande ajuda para mim. Li que é possível o uso de "Mebendazol" para o controle de vermes. Seda que poderiam me informar a proporção mgrs. ou mls. de mebendasol para litros de água?
Desde já agradeço pelos seus artigos e atenção.
A sua avaliação:
jose marcio ribeiro
Muito bom artigo, tenho muitos camarões selvagens convivendo com Guppies
A sua avaliação:
Ticiane
Comecei a cuidar do meu aquário de camarões há duas semanas, eles são muito fofos. Estou amando.
A sua avaliação:
Gabriel
Ola, coloquei camarão azul com levinos de guppy e aparecem alguns mortos direto, tem algo a ver com os camarões ou não?
A sua avaliação:
Ana S Monteiro
Ola! É possivel colocar mais que uma especie de camaroes no mesmo aqua?
A sua avaliação:
Brenner de andrade ferreira
Camarões neocaridina precisam de bombinha no aquário ou somente a troca de água semanalmente supre a demanda de oxigênio?
diogo
Se voce tiver plantas, sera uma ajuda na oxigenacao
A sua avaliação:
Natyy
Na verdade meu amigo trouxe de um rio pra mim e sao transparentes mas muitos já morreram tinha uns 10 agora estou com 4.... Por favor me ajuda ksksks
JONAS DOS SANTOS MONTEIRO
normalmentecesses de rios nao sao camaroes e sim pitus mas nao sao dificies de cuidar mas tem que verificar o porque das mortes, muita das vezes sao brigas por territorios ou adaptacao, vc tem conhecimento de aquario ?
Edson Adrega
Ola Natyy antes de por os camarões no aquário deve ter:musgo de java ou outra planta que eles gostem,por bio cerâmica ,se quiser pode por a bio cerâmica debaixo da areia ou substrato,pode também por um pequeno pedaço de uma Esponja natural marinha,uma madeira seca,velha pra libertar uns bichinhos na agua!OPCIONAL:por um Filtro de Esponja daqueles simples que trabalham com bomba de ar, ou um Filtro De Cascata mas nesse caso tem de por a esponja do filtro cilíndrica usada no Filtro de Esponja simples no tubo que chupa a agua;( o filtro tem de ser de fraca potencia pra não sugar os camarões) IMPORTANTE: deixar a agua repousar durante pelo menos 2 semanas pra criar o ecossistema e depois já pode por os camarões.
Não sou especialista mas de acordo com a minha experiência,é tudo que posso ajudar!
A sua avaliação:
eliz
é bom informar tbm que camaroes neocarididas nao podem ser misturados senao voltam a cor original cinza.
se comprar um azul só compra azul para manter a cor.
A sua avaliação:
Oi tudo bem?
Sei n, só estou aqui pra avaliar seu ótimo post
1 de 6
Cuidados dos camarões de aquário