Como dar um comprimido a um gato

Como dar um comprimido a um gato

Como dar remédio para gato? Pode diluir comprimido para o felino? Todos os tutores de gatos pelo menos uma vez na vida se fazem essas perguntas. E todos sabemos da personalidade genuína e independente dos felinos, mas a verdade é que eles precisam dos nossos cuidados, uma vez que são susceptíveis de sofrer várias doenças, tal como nós e outros animais. Por esse motivo, muitas vezes, pode ser necessário que o seu gato tome medicamentos por via oral e é possível que alguns deles não se encontrem em forma líquida e sim em forma de comprimidos ou cápsulas.

Sabemos que o seu pet não vai achar graça nenhuma nestes comprimidos e provavelmente vai se recusar a tomá-los e, por isso, neste artigo do PeritoAnimal te mostramos como dar comprimido para gato de maneira prática e simples!

É importante que o seu gato tolere bem o contato

Os gatos são animais muito susceptíveis ao estresse e apesar de poderem ser muito afetuosos também é possível que não tolerem bem o contato e manuseio, especialmente quando não são eles que procuram os carinhos da sua família humana.

Mais vale prevenir que remediar por isso é importante que desde filhote acostume o seu gato ao contato, especificamente aquele que se faz de forma próxima ao rosto ou focinho. Caso contrário, será praticamente impossível dar medicação ao seu gato.

Como dar comprimido para gato

Bem, se a socialização não foi feita corretamente quando filhote, provavelmente vai ser bem difícil dar remédio para o gato. Por isso, a melhor forma de dar comprimido para o felino é utilizando três técnicas práticas: esconder o comprimido na comida do gatinho, diluir na água em alguns casos ou simplesmente colocá-lo rapidamente em sua boca. Em alguns casos, também é possível diluir o comprimido em água antes de oferecer ao felino, mas isso deve ser conversado previamente com o veterinário visto que isso não é recomendado para alguns medicamentos. A seguir vamos detalhar o passo a passo de como dar comprimido para gatos.

Esconder o comprimido na sua comida favorita

Uma das técnicas mais comuns para dar comprimido para um gato é escondê-lo em sua comida, preferencialmente na ração úmida, que tende a ser mais saborosa para ele. Afinal, os gatos têm um gosto muito refinado pela comida que lhe podemos chegar a oferecer, quer seja caseira ou uma determinada ração.

Além disso, recomendamos que você dê o comprimido misturado na comida diretamente de sua mão pois, desse modo, estamos nos certificando de que efetivamente o gato engolirá o fármaco.

Mesmo com essa tática, muitos gatos podem não aceitar o comprimido, o que te levará a escolher a segunda técnica que apresentaremos a seguir.

Pode diluir o comprimido para gato?

Diluir o comprimido em água é uma forma muito prática de dar o comprimido ao gato, embora obviamente seja preciso dar-lhe o líquido através de uma seringa de plástico sem agulha para nos certificarmos de que recebe a medicação que precisa.

Antes de optar por este método é muito importante falar com o veterinário uma vez que alguns comprimidos são revestidos precisamente para reduzir o dano que podem produzir sobre o estômago (isto acontece muito com anti-inflamatórios), além disso, ao diluir o fármaco é possível que afete a absorção do mesmo.

Se a medicação é em forma de cápsulas também será possível diluir o pó em água (sempre consultando previamente o veterinário). O único caso em que não será possível este método é aquele em que se usam cápsulas de libertação prolongada.

Por isso, reforçamos, antes de dissolver o comprimido em água para o gato, converse com o veterinário pois dependendo da medicação, você, ao invés de ajudar, vai piorar a situação do felino.

Como colocar o comprimido na boca do gato

A forma mais segura e confiável de como dar comprimido para gato é colocando-o em sua boca. Para muitos tutores essa pode parecer uma tarefa impossível, já que o felino pode ficar bravo e extremamente agitado, podendo, até, agir com violência e unhar quem estiver ao seu redor.

É por isso que se você precisa recorrer a essa técnica, nós do PeritoAnimal vamos destacar alguns passos que devem ser tomados para facilitar esse processo:

  1. Não crie tensão no felino, faça tudo muito tranquilamente.
  2. Coloque-o em seu colo (se ele faz isso normalmente) ou sente ao seu lado, iniciando uma sessão de carinho no peludo.
  3. Quando perceber que ele está relaxado, abra sua boca cuidadosamente pressionando levemente seu maxilar.
  4. Neste momento, é bom ser ágil e inserir o comprimido na boca do gato o mais fundo que puder.
  5. O gatinho vai reagir negativamente e se debater provavelmente.
  6. No entanto, é importante segurar sua boca por um tempo porque ele tentará cuspir a medicação.
  7. Em seguida, faça massagens de leve em sua garganta para que ele engula o comprimido.
  8. Neste momento, dê a ele algum petisco, parabenize-o e mostre sua satisfação por ele ter engolido. O reforço positivo neste momento é crucial.
  9. Observe nos minutos seguintes se ele engoliu mesmo a medicação ou se vai cuspi-la em outro lugar.

Tranquilize o gato antes de dar o comprimido a ele

Você tem que avaliar bem o momento ideal para dar o comprimido para o gato. Tanto o bigodudo como você terão uma experiência muito negativa se você tentar dar a medicação quando ele estiver nervoso, uma vez os gatos são muito intuitivos e podem se perceber de que o seu comportamento está um pouco estranho.

Antes de dar o comprimido ao gato permaneça com ele tempo suficiente até que eles esteja completamente tranquilo. Lembre-se que você é o responsável de que o seu gato siga adequadamente o tratamento farmacológico, assim sendo, trate este assunto com a máxima prioridade.

Agora que você viu como dar comprimido para o gato e descobriu que apenas em alguns casos é possível diluir o comprimido e água para o felino, recomendamos o artigo a seguir sobre as doenças mais comuns nos gatos.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como dar um comprimido a um gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • VCA Animal Hospitals. Giving Pills to Cats. Disponível em: <https://vcahospitals.com/know-your-pet/giving-pills-to-cats>. Acesso em 27 de outubro de 2022.