Como cuidar de um gato Ragdoll

Como cuidar de um gato Ragdoll

Os gatos Ragdoll são uma raça relativamente nova proveniente dos Estados Unidos da América. O seu curioso nome Ragdoll, foi-lhe dado devido a uma característica única no reino animal. Quando o pega nos seus braços, imediatamente relaxa os seus músculos e parece uma boneca de trapos (ragdoll significa boneca de trapos em inglês).

Continue lendo este artigo para descobrir melhor esta curiosa raça felina e talvez em algum momento acabe adotando este pet encantador. Assim sendo, no Perito Animal explicamos-lhe como cuidar de um gato Ragdoll.

Cuidados básicos do Ragdoll

O primeiro cuidado que deve ter com o Ragdoll é cumprir escrupulosamente o calendário de vacinação. A visita regular ao veterinário é indispensável para que o gato Ragdoll seja uma animal de estimação muito feliz, visto que a saúde é um dos requisitos indispensáveis do bem-estar animal.

O gato Ragodoll é tão meigo que apenas mia, por isso não se expressa quando se encontra mal, tal como o faria qualquer outra raça felina para tentar chamar a sua atenção de modo a aliviar o seu mal-estar. Uma visita a casa 6 meses ao especialista será suficiente.

Gato de pano

O gato Ragdoll praticamente não tem consciência do perigo. Por este motivo relaxa totalmente quando o pegamos no colo, ficando inerte como se fosse um boneco de pano.

Dado que é um gato grande quando é adulto, podendo os machos chegar a pesar até 9 kg, devemos ter cuidado e procurar não fazer esta manobra estando em pé. Pode escapar-nos e cair mal, provocando uma lesão. As fêmeas são mais pequenas e leves que os machos.

Cuidados do pelo do gato Ragdoll

O gato Ragdoll é uma raça com pelo longo ou semi-longo. Se pretende cuidar dele de forma ótima será preciso penteá-lo todos os dias. Descubra as escovas para gatos de pelo longo mais adequadas.

O pelo do Ragdoll é de muito boa qualidade e nada propenso a produzir nós. Por este motivo uma escovagem diária de curta duração será uma boa forma de manter o seu pelo em ótimo estado. Se não escovar o gato de forma regular, corre o perigo de que eles ingiram bolas de pelo e possam assim sofrer obstruções intestinais que se não forem tratadas corretamente podem chegar a ser graves.

Cuidados alimentares do Ragdoll

O Ragdoll é um gato muito dorminhoco e tranquilo, que não gosta muito de exercício. Ele prefere estar tranquilo na companhia da sua família. Por esse motivo é uma raça que pode ganhar sobrepeso se lhe for dada demasiada comida. Descubra como prevenir a obesidade nos gatos e exercícios para gatos obesos.

O gato Ragdoll tem um crescimento lento e demora até 3 anos a chegar à maturidade. Deve ser o veterinário a decidir o tipo e a quantidade de alimento que deve dar ao seu gato Ragdoll.

Solidão

O gato Ragdoll detesta a solidão. É um animal que gosta do ambiente familiar, quanto mais gente melhor. Gostam das crianças, gostam de idosos, e se dão bem com outros pets, isto porque não tentam adquirir uma supremacia.

Por todos estes motivos e porque em todos os cruzamentos que criaram esta raça se tentou ao máximo amansar este felino, criou-se um gato tremendamente dependente do afeto e dos cuidados do seu dono. Se o gato Ragdoll ficar demasiado tempo sozinho pode inclusivamente chegar a ficar doente.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um gato Ragdoll, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.