Educação básica

Como adaptar dois gatos

Eva López
Por Eva López, Jornalista. 22 dezembro 2022
Como adaptar dois gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Se você acaba de adotar um segundo felino, com certeza está se perguntando como acostumar um gato com outro. Infelizmente, a introdução de um gato novo em uma casa onde já vive um felino na maioria das vezes não é muito fácil! Tanto que, se a introdução entre gatos não for feita corretamente, a introdução do novo membro pode ser muito estressante tanto para o gatinho mais antigo quanto para o recém-chegado.

Muitas pessoas optam pela técnica de reuni-los e esperar para ver o que acontece, mas poucos casos são bem sucedidos. É provável que os animais fiquem nervosos, ansiosos e até agressivos uns com os outros. Por esta razão, no PeritoAnimal preparamos este artigo com um guia completo, passo a passo, sobre como como adaptar dois gatos. Boa leitura.

Índice

  1. Como introduzir um segundo gato em casa
  2. Antes de introduzir um novo gato em casa
  3. Primeiro dia: como apresentar um gato para outro
  4. Como apresentar um gato filhote a um gato adulto
  5. Como acostumar um gato com outro
  6. O primeiro encontro entre os dois gatos
  7. Como fazer dois gatos se darem bem

Como introduzir um segundo gato em casa

Há vários passos que você precisa seguir para introduzir um novo gato na família e promover, assim, uma boa adaptação entre eles visando que fiquem amigos. Antes de mais nada, destacamos que você precisa de muita paciência! Nunca force os gatos a ficarem juntos, pois se fizer isso, é provável que eles se tornem agressivos uns com os outros.

Lembre-se que os gatos odeiam mudanças em sua rotina e são animais muito territoriais. Como você acha que seu felino vai tomar a chegada de um novo gato se você não seguir os passos certos? Embora seja um processo lento, você verá que valerá a pena no final, já que, seguindo nosso guia, no futuro você poderá ver gatinhos dormindo juntos, brincando e passando horas uns com os outros. Independentemente da idade do novo gato, seja ele um gato filhote ou adulto, o processo é semelhante. Explicamos a seguir passo a passo como promover uma adaptação de gatos segura e eficiente.

Antes de introduzir um novo gato em casa

Se você quer saber como fazer dois gatos se darem, saiba que mesmo antes da chegada do novo gatinho, você deve iniciar o processo de adaptação dos felinos. A compra de feromônios sintéticos em um difusor para colocar no cômodo do novo membro ou catnip, a chamada erva-do-gato ou erva-gateira, é altamente recomendada. Entretanto, o felino mais antigo não poderá ter acesso a este espaço num primeiro momento.

Neste sentido, além de incluir o difusor de feromônios, você pode começar a preparar tudo o que precisa para garantir que o novo membro tenha seu próprio cômodo, sua própria caixa de areia, tigela de água, de comida, brinquedos, arranhadores, etc. Este espaço será como um templo para o novo gatinho, um lugar para se refugiar e se sentir seguro. A sensação de segurança é essencial para o processo de adaptação de gatos.

Como adaptar dois gatos - Antes de introduzir um novo gato em casa

Primeiro dia: como apresentar um gato para outro

Ao chegar em casa, coloque o novo membro da família no cômodo preparado para ele. Neste momento, não deixe o gato mais antigo na casa entrar neste espaço, pois, por enquanto, cada um deve ter seu próprio canto. Pelo olfato, ambos os animais saberão que não estão mais sozinhos naquele lar e se sentirão desconfortáveis, inseguros e até com medo, por isso é importante que no início se identifiquem apenas pelo cheiro.

Se você notar que os gatos ficam cada um em um lado da porta dao cômodo bufando ou rosnando, não os repreenda ou castigue. Tente distrair os animais, tirá-los desta situação, brincar com eles e acalmá-los. O mais importante de tudo é que eles fiquem relaxados para que comecem a se associar com estímulos positivos, e um grito de bronca da sua parte seria muito negativo neste processo de apresentação dos dois gatos.

Como adaptar dois gatos - Primeiro dia: como apresentar um gato para outro

Como apresentar um gato filhote a um gato adulto

A adaptação entre dois gatos, sejam ambos adultos, filhotes ou um filhote e um adulto, é exatamente a mesma, portanto, você deve seguir os conselhos anteriores. Da mesma forma, as recomendações que compartilhamos nas seções seguintes são igualmente válidas para gatinhos filhotes e gatos adultos. De fato, nos casos em que é necessário fazer alguma adaptação, nós vamos indicar isso nos parágrafos seguintes.

O importante em todos os casos é que os animais se relacionem a partir de estímulos positivos com o objetivo de incentivar a segurança entre eles.

Como acostumar um gato com outro

Seguindo nosso passo a passo de como adaptar dois gatos, uma vez que os felinos tenham sido devidamente acomodados, cada um em seu próprio espaço, é hora de mostrar a eles que esta mudança traz coisas positivas. Para isso, vale a pena lembrar a importância do reforço positivo, que é essencial na educação de qualquer felino.

Uma excelente maneira de fazê-los começar a se associar como uma coisa boa é, mesmo quando ainda separados depois de dois ou três dias após a chegada do novo gato, coloque uma tigela de comida para cada um deles perto da porta que os separa. Desta forma, eles se aproximarão para comer e começarão a se acostumar com a presença um do outro, mesmo sem poderem se ver neste momento. A distância da porta deve ser suficiente para que os gatos fiquem confortáveis, mas se um deles começar a farejar ou ficar com o pelo arrepiado, afaste a tigela de comida até que ela fique em uma posição confortável para ele

A cada dia que passa, aproxime as tigelas até que seja hora de encostá-las à porta. Lembre-se que você ainda não pode abrir a porta. Como já dissemos, é um processo lento que deve ser feito corretamente para obter bons resultados. Um pouco de descuido pode ser suficiente para trazer esse processo de adaptação de gatos de volta à estaca zero.

Acostumar com o cheiro do outro gato

O cheiro é a forma com a qual os gatos se conhecem. Os feromônios que eles liberam são o principal meio de comunicação entre os felinos. Para acostumar um gato com outro e fazer com que se familiarizem com o cheiro um do outro antes de se verem pessoalmente, você deve colocar um objeto de cada gato no espaço do outro. Você também pode esfregar o gato levemente com uma toalha ou pano quando ele estiver calmo e quieto. Para isso, passe o pano sobre a região da bochecha, onde eles liberam a maioria dos feromônios. O mais importante é fazer isso quando o gato estiver calmo, para que o outro gato também fique tranquilo quando sentir o cheiro da toalha com os feromônios.

Em seguida, basta colocar a toalha perto do outro gato e observar cuidadosamente seu comportamento. Se ele apenas sentir o cheiro e não fizer nada, recompense-o com algum petisco e palavras amáveis. Isto é um sinal muito bom de que eles não estão se estranhando ou mostrando sinais de agressão. Brinque com o gato perto da toalha e recompense-o. É muito importante associar o cheiro do outro gato com coisas positivas para que ele o reconheça como algo bom para ele.

Intercâmbio de cômodos

Uma vez que os gatos tenham já tenham se acostumado ao cheiro um do outro, é hora de trocar de cômodo. Comece introduzindo o gato mais antigo da casa no espaço reservado para o novo membro e o deixe trancado lá por um tempo. Enquanto isso, deixe o novo gatinho solto na casa e deixe-o passear livremente. É possível que ele não queira sair de sua zona de conforto, e se isso acontecer, não o force e tente este intercâmbio novamente outro dia. Sempre que um deles se comportar adequadamente, lembre-se de reforçar essa atitude positivamente com petiscos e muito carinho.

Se em algum momento o novo gato começar a ficar estressado, devolva-o ao seu espaço seguro e tente deixá-lo mais calmo e relaxado.

Deixar o gato mais antigo explorar o espaço do novo gato

Quando o novo gato estiver completamente à vontade na casa, sem o felino mais antigo por perto, tranque-o em um cômodo e vá procurar o velho inquilino para que ele possa explorar o espaço do novo membro em paz e tranquilidade. Como observado acima, se o felino mais antigo não estiver disposto a cooperar ou se estiver inquieto e estressado, não o force. Você pode repetir este processo quantas vezes forem necessárias, e lembre-se do ditado popular: "a pressa é inimiga da perfeição".

O processo para acostumar um gato com outro não é uma ciência exata. Cada felino tem um ritmo diferente de adaptação a novas situações, por isso é importante respeitar o ritmo e os limites de cada gato. Sempre adaptar o ritmo e as sessões de treinamento para o gato mais tímido e nervoso.

Como adaptar dois gatos - Como acostumar um gato com outro

O primeiro encontro entre os dois gatos

O processo de como adaptar dois gatos pode seguir adiante quando os felinos estiverem completamente calmos e confortáveis em seu ambiente. Assim, chega a hora de apresentá-los. Este momento é muito importante e você deve ter muito cuidado para evitar qualquer situação que possa desencadear uma agressão entre eles.

Existem diferentes opções para que os gatos se vejam pela primeira vez. Se você tem uma área com um vidro ou janela no centro, esta é uma excelente idéia. Outra possibilidade seria colocar o novo gato em seu cômodo e repetir a sessão de alimentação anterior, mas com a porta ligeiramente aberta para que eles possam olhar um para o outro. Se eles ficarem tranquilos, você pode usar o brinquedo conhecido como vara de pesca para brincar com eles e para que possam se associar com momentos divertidos.

Se o novo gato filhote é um filhote, colocá-lo em uma caixa de transporte para que o gato mais antigo se aproxime também pode ser uma boa alternativa.

E se um dos dois ficar estressado ou agressivo, jogue para longe um petisco ou brinquedo para distraí-los e separá-los. Como mencionado acima, alguns animais levam mais tempo para se aceitarem e você pode sempre tentar novamente no dia seguinte. O importante é não colocar tudo a perder ao tentar fazer as coisas rapidamente.

Quando os gatos não mostrarem mais nenhuma agressividade ou desconforto um com o outro, parabéns, vocês finalizou bem o processo para adaptar os dois gatos. Assim, você pode deixá-los se conhecer, ficarem juntos, cheirar um ao outro e brincar, mas sempre com cautela. Fique de olho neles durante os primeiros dias de total liberdade para garantir que não ocorram estranhamentos entre eles. Além disso, mantenha petiscos e brinquedos por perto caso você precise usá-los para manter um dos felinos longe.

Como fazer dois gatos se darem bem

Depois de finalizar o passo a passo de como adaptar dois gatos, se depois disso você perceber que algo deu errado e os dois felinos não estão se dando bem, calma que ainda há esperança! Nosso conselho é passar por todo o passo a passo detalhado neste artigo novamente, como se o gato mais novo tivesse acabado de chegar, separando novamente um espaço exclusivo para ele. Embora não possamos garantir o sucesso, é possível que, seguindo estas etapas, você consiga fazer dois gatos se darem bem ou, no mínimo, fazê-los tolerar um ao outro e trazer a paz de volta ao lar.

Se, infelizmente, nada disso funcionar e você não conseguir que os gatos parem de brigar, você deve procurar ajuda profissional de um etólogo felino.

Bem, agora que você já sabe como adaptar dois gatos, não perca o vídeo a seguir no qual damos mais alguns detalhes sobre essa tarefa:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como adaptar dois gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Jéssica Lorrana
Olá! Tive que refazer a adaptação da gatinha nova que eu peguei pois fiz o processo errado e acelerado. Comecei ontem do zero mas gostaria de saber mais ou menos quanto tempo leva a primeira etapa em que o novato fica em cômodo separado. Obrigada desde já
1 de 4
Como adaptar dois gatos