Partilhar

Perguntas frequentes sobre o Golden Retriever

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 26 maio 2016
Perguntas frequentes sobre o Golden Retriever

Ficha do animal: Golden Retriever

Quando se trata de adotar um cachorro são muitas as dúvidas que surgem na nossa cabeça e, estamos falamos de uma decisão muito importante que não se deve tomar sem uma pesquisa prévia. Antes de darmos resposta às mais comuns, faça a seguinte pergunta: tem os recursos necessários para oferecer ao seu novo companheiro a melhor qualidade de vida? Com isto estamos nos referindo a tempo, dinheiro e dedicação. Se a resposta é sim e já sabe que o cachorro que quer é um Golden Retriever, então parabéns pois escolheu uma raça de cão carinhosa, equilibrada e muito sociável.

Continue lendo e descubra neste artigo do PeritoAnimal as respostas às perguntas mais frequentes sobre o Golden Retriever, é provável que já tenha pensado em mais de uma.

O Golden Retriever solta muito pelo?

O Golden Retriever perde muito pelo constantemente e perde ainda mais durante a época de mudança. Desta forma, se não gosta dos pelos de cachorro ou tem alergia a eles, é melhor procurar uma raça de cachorro que não perca tanto pelo, como é o caso do Poodle. Os cachorros hipoalergênicos que não perdem pelo são mais apropriados para si. E se, pelo contrário não se importa de adotar um cachorro com tendência à perda de pelo frequente, então o Golden é para si.

Perguntas frequentes sobre o Golden Retriever - O Golden Retriever solta muito pelo?

É boa ideia ter um Golden se tiver crianças em casa?

Os Golden Retriever podem ser excelentes pets para famílias com crianças sempre que se tomem as devidas precauções. Embora os Golden tenham a reputação de serem excelentes com as crianças, nunca se deve esquecer que continuam sendo cachorros grandes e que, se ficarem furiosos podem fazer mal a uma criança. Além disso, devido ao seu tamanho e caráter ativo, podem causar quedas e magoar as crianças sem terem a intenção de o fazerem.

Portanto, se quer ter um Golden, deve se certificar de socializar o cachorro corretamente com as crianças, adultos e todo o seu ambiente e, educar os seus filhos para interagirem com o cachorro sem o maltratar. Muitos cachorros são abandonados ou sacrificados porque mordem as crianças que os maltratam. O cão fica sem família, ou morre e, a criança pode ficar com cicatrizes físicas e emocionais por culpa de adultos que não souberem educar os filhos e o cachorro. Por conseguinte, a responsabilidade sobre o cachorro será completamente sua. Nunca espere que uma criança, ou inclusive um adolescente, se possa responsabilizar completamente por um animal se não foi educado para isso.

Por outro lado, se está pensando em adotar um Golden Retriever como presente para os seus filhos, para satisfazer um capricho deles ou simplesmente para lhes dar um companheiro de brincadeiras, então não o faça. É muito importante que você também queira desfrutar da companhia de um animal para lhe dedicar o tempo que precisa e oferecer-lhe os cuidados que merece. Lembre-se que, no final o responsável do Golden acabará sendo você.

Perguntas frequentes sobre o Golden Retriever - É boa ideia ter um Golden se tiver crianças em casa?

Como se dão os Golden Retriever com outros animais?

Depende da genética e das experiências vividas por cada indivíduo. Também depende de como o outro animal reage perante o cachorro.

Se quer um Golden e já tem outro animal de estimação, pode procurar um cachorro e educá-lo para que não seja agressivo com o outro animal. Também terá que educar o outro animal para não reagir agressivamente com o Golden recém chegado. Outra opção é adotar um cachorro adulto que sabe que se dá bem com a espécie do outro pet. Se adotar o cachorro, é possível que a protetora tenha avaliado a sua reação perante outros animais.

Em resumo, os Golden Retriever podem dar-se bem com outros animais, mas deve educá-los para isso.

Perguntas frequentes sobre o Golden Retriever - Como se dão os Golden Retriever com outros animais?

Quanto tempo de exercício precisa um Golden Retriever?

Ao serem cachorros de caça, os Golden Retriever precisam de muito exercício. Precisam de brincadeiras, passeios e, se possível, da oportunidade de nadar. Os exercícios intensos, como o Agility, são bons para os cachorros adultos saudáveis, porque os ajuda a libertar a energia acumulada. No entanto, não são recomendáveis para filhotes e cachorros jovens (com menos de 18 meses) porque podem causar-lhe danos nas articulações.

Os Golden Retriever idosos também devem sair para passear, mas sempre sem os forçar a realizar exercícios intensos.

Perguntas frequentes sobre o Golden Retriever - Quanto tempo de exercício precisa um Golden Retriever?

São cachorros que ladram muito?

Geralmente não, mas podem se tornar cachorros que ladram muito e destruidores se ficarem sozinhos muito tempo ou, se se aborrecerem. No caso de acontecer esta mudança no seu comportamento, não se esqueça de consultar o nosso artigo no qual lhe damos alguns conselhos para evitar que o cachorro ladre e quais são as principais causas que podem levá-lo a isso.

Suporta bem os climas quentes?

Como resposta a esta pergunta frequente sobre o Golden Retriever podemos dizer que sim, desde que não forem climas extremos. De qualquer forma, não é recomendável proporcionar-lhes exercícios intensos durante as horas mais quentes do dia (por volta do meio-dia) se viver em um local quente, porque podem sofrer de um choque térmico. Neste caso é melhor deixar os exercícios intensos para horários nos quais esteja menos calor, como logo de manhã cedo ou ao terminar a tarde.

Suporta bem os climas frios?

Sim, o seu pelo protetor permite-lhe suportar muito bem os climas frios. No entanto, também não deve deixar o seu Golden num tempo ruim pensando que o seu pelo é suficiente. O Golden Retriever deve contar com um lugar temperado onde se possa refugiar dos extremos do clima. O melhor é viver dentro de casa consigo e a sua família.

Perguntas frequentes sobre o Golden Retriever - Suporta bem os climas frios?

Os Golden Retriever são fáceis de treinar e obedientes?

É verdade que os Golden Retriever são cachorros fáceis de treinar quando se usam os métodos adequados. Nós recomendamos o adestramento com clicker para conseguir os melhores resultados.

Não é verdade que os Golden Retriever sejam cachorros obedientes por natureza. Nenhum cachorro é obediente por natureza e, o comportamento de cada indivíduo depende da educação recebida por parte do dono.

Tenha em conta que, embora os Golden sejam cachorros fáceis de treinar, o adestramento leva tempo e precisa de dedicação. Se quer treinar o seu Golden por conta própria, então confira os nossos conselhos para educar cachorros.

Os Golden demoram quanto tempo a crescer? E quanto tempo podem viver?

Estas são duas das perguntas mais frequentes sobre o Golden Retriever e o resto dos cachorros, visto que os cuidados básicos variam em função da idade do cachorro. Como resposta à primeira pergunta, os Golden Retriever alcançam a maturidade física por volta dos dois anos de idade, mas o seu caráter definitivo não costuma aparecer antes dos três anos.

Quanto à segunda pergunta, a esperança média de vida desta raça ronda os 10-12 anos, mas alguns Golden Retriever vivem muito mais, alcançando os 15 anos ou mais.

Perguntas frequentes sobre o Golden Retriever - Os Golden demoram quanto tempo a crescer? E quanto tempo podem viver?

Como posso evitar infecção de ouvido no Golden Retriever?

Os Golden Retriever, tal como algumas outras raças de cachorros com orelhas caídas, têm infecções de ouvido com frequência. Para prevenir isto, deve limpar as orelhas do seu cachorro com frequência, de acordo com as indicações do seu veterinário. Se pensa que o seu cachorro tem uma infecção neste momento, deve levá-lo ao veterinário para lhe fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado.

Posso ter dois ou mais Golden Retriever?

Dado que os Golden Retriever costumam ser sociáveis, é possível ter dois ou mais destes cachorros. No entanto, antes de formar uma equipe de Goldens, deve se certificar de ter tempo e espaço suficientes. Dois cachorros dão o dobro do trabalho do que apenas um, precisam de um orçamento maior e precisam de mais espaço. Se quer dois cachorros, siga em frente, mas certifique-se que lhes pode oferecer uma vida de qualidade.

Qual é o melhor, o Labrador retriever ou o Golden retriever?

Esta é uma pergunta frequente entre quem está pensando em adotar um cachorro e gosta das duas raças. A única resposta correta é: nenhum.

Tanto o Golden como o Labrador retriever podem ser excelentes cachorros de caça, animais de estimação ou cachorros de serviço. Além disso, têm caraterísticas comportamentais idênticas. Portanto, se lhe agradam as duas raças e não sabe se há-de escolher o Labrador ou o Golden, escolha a que mais gostar e pronto.

O meu veterinário não está de acordo com a informação na internet, em quem devo acreditar?

Sem dúvida que, esta é uma das perguntas mais frequentes sobre os Golden Retriever, pois por vezes a informação encontrada na internet pode não ser do agrado do veterinário. Se isto acontecer, deve saber que em tudo o que tiver a ver com a saúde e os cuidados do seu Golden Retriever, tem que ouvir o seu veterinário. Ele é quem conhece o seu cachorro e quem o avaliou pessoalmente.

Perguntas frequentes sobre o Golden Retriever - O meu veterinário não está de acordo com a informação na internet, em quem devo acreditar?

Tem mais alguma pergunta sobre o Golden Retriever?

Se tiver alguma dúvida que não referimos neste artigo do PeritoAnimal e que gostava de a ver esclarecida o quanto antes, deixe o seu comentário que nós teremos todo o gosto em responder.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Perguntas frequentes sobre o Golden Retriever, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário sobre Perguntas frequentes sobre o Golden Retriever

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Edilane Venceslau de sousa
Olá gostaria de saber se esse cachorro e um golden retrivier?
Luísa Savala
Oi Edilane! Temos uma artigo sobre como saber a raça de um cachorro que pode te ajudar, confira: https://www.peritoanimal.com.br/como-saber-a-raca-do-meu-cachorro-7495.html
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte com o seu novo melhor amigo!
A sua avaliação:
Isadora Simonetto
Os Golden Retriver precisam de visitas frequentes ao veterinário?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Isadora! Ele precisa das mesmas visitas que os outros cachorros. O recomendável são 2 vezes por ano, caso não exista nenhum problema.
Marcia Palma
tenho uma golden de 2 anos ja castrada e quero adotar outra golden de 1 ano que ainda não foi castrada( se adotada sera logo castrada) , como devo proceder para não ter atritos ou brigas?
Luciana
Oi ,eu tenho um Golden de um ano e o pelo dele não cresceu uso e normal ?Demora qnto tempo pro pelo do Golden crescer e ficar bonito?
Ana
Posso deixar o Golden sozinho em casa apenas durante o tempo em que estou na escola?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ana! Neste artigo falamos sobre o número de horas que você pode deixar um cachorro sozinho em casa: https://www.peritoanimal.com.br/um-cachorro-pode-ficar-sozinho-em-casa-8-horas-21406.html. Neste outro artigo, você pode ler algumas dicas para ele se entreter: https://www.peritoanimal.com.br/dicas-para-deixar-o-cachorro-sozinho-em-casa-20878.html

Perguntas frequentes sobre o Golden Retriever
1 de 8
Perguntas frequentes sobre o Golden Retriever

Voltar ao topo da página