Dietas caseiras

Cachorro pode comer salmão?

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. Atualizado: 1 agosto 2023
Cachorro pode comer salmão?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Você sabia que o salmão é uma excelente fonte de proteína e ácidos graxos ômega 3, nutrientes essenciais para a saúde dos cães? Mas será que é seguro alimentar seu peludo com esse peixe delicioso? Neste artigo do PeritoAnimal, vamos responder a uma pergunta muito comum entre os tutores: cachorro pode comer salmão?

Além disso, vamos detalhar a quantidade de salmão permitida para os cães, os benefícios desse alimento para a saúde deles e quantas vezes por semana você pode incluir o salmão na alimentação do pet. Portanto, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre dar salmão para cachorro.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer peixe?

Índice

  1. Cachorro pode comer salmão? Faz bem para ele?
  2. Benefícios do salmão para os cachorros
  3. Como dar salmão para o cachorro?
  4. Quantidade ideal de salmão para cachorros
  5. Efeitos adversos do salmão para cachorros
  6. Contraindicações do salmão para cães

Cachorro pode comer salmão? Faz bem para ele?

De fato, o salmão é um peixe que os cães podem consumir, pois não contém nenhuma substância que seja tóxica para seu organismo. Além disso, tem um grande número de benefícios nutricionais, sendo perfeitamente adequado e, portanto, cachorros podem comer salmão.

O salmão é um peixe que pode ser incluído na dieta dos cães, tanto se eles se alimentam com rações caseiras quanto se alimentam com rações comerciais, de fato, cada vez é mais comum encontrar no mercado rações para cães que contém salmão. No entanto, antes de oferecer este peixe aos cães, é importante levar em conta uma série de considerações para evitar que sua ingestão gere efeitos indesejados à sua saúde.

Neste outro artigo explicamos em detalhes se cachorro comer peixe.

Cachorro pode comer salmão? - Cachorro pode comer salmão? Faz bem para ele?

Benefícios do salmão para os cachorros

O salmão é um peixe que faz parte da alimentação habitual das pessoas, não somente por seu sabor apreciado, mas também por seu bom valor nutricional. Nos cães, o salmão também fornece uma série de benefícios nutricionais, os quais mencionamos a seguir:

  • É um peixe gordo, cuja gordura é rica em ácidos graxos ômega-3 e ômega-6: esses ácidos graxos essenciais contribuem para o desenvolvimento do sistema nervoso em filhotes, atuam como antioxidantes naturais, melhoram a saúde da pele e do pelo e previnem doenças cardíacas e do sistema imunológico. O óleo de salmão para cães pode ser usado para suplementar esses ácidos graxos na dieta de nossos animais de estimação.
  • É um alimento rico em proteínas: as quais também possuem um bom valor biológico por serem de origem animal.
  • É fonte de minerais: o cachorro pode comer salmão para obter minerais como o fósforo, selênio, iodo e potássio.
  • Oferece uma contribuição significativa de quase todas as vitaminas do grupo B: incluindo B12, niacina, B6, tiamina, riboflavina e ácido fólico, assim como as vitaminas E e vitaminas D.

Não deixe de dar uma olhada no seguinte artigo sobre a Complexo B para cães: dose, benefícios e usos.

Como dar salmão para o cachorro?

O cachorro pode comer salmão de duas maneiras diferentes:

  • Com rações comerciais: que incluem o salmão como fonte de proteína
  • Com uma ração caseira: na qual você inclui o salmão em conjunto com outras matérias-primas (vegetais, carboidratos, etc.) para alcançar uma ração equilibrada.

Se você decidir preparar você mesmo uma ração caseira com salmão, é importante que leve em consideração as seguintes recomendações:

  • Selecione o peixe o mais fresco possível.
  • Remova com cuidado todas as espinhas da peça do peixe: as espinhas do salmão são consideravelmente grandes, portanto, você deve se assegurar de que não resta nenhuma espinha de peixe no pedaço que irá oferecer ao seu cão.
  • Cozinhe o peixe no vapor, grelhado ou assado: por ser um peixe gorduroso, não é necessário utilizar óleo para cozinhá-lo.
  • No caso do seu cão seguir uma dieta BARF: é importante que você congele o peixe antes de adicioná-lo, para evitar possíveis doenças infecciosas e parasitárias associadas ao consumo de peixe cru. A legislação atual recomenda congelar os peixes a -20ºC, por 24 horas, para garantir sua segurança. No entanto, dado que os congeladores domésticos costumam ter uma potência menor, é recomendável congelar o peixe por 2-3 dias.
  • Combine o salmão com outras matérias-primas para alcançar uma ração equilibrada: se você não tem experiência no preparo de rações caseiras, é conveniente consultar um veterinário/especialista em nutrição, para evitar os problemas que podem derivar de uma alimentação mal balanceada.

Antes de concluir esta seção, é importante destacar que embora os cães possam comer salmão fresco (preferencialmente cozido), em nenhum caso devem consumir preparações feitas com salmão do tipo salmão defumado, salmão marinado, patê de salmão, etc., pois esses produtos contém sal, especiarias e aditivos que podem ser prejudiciais para a saúde de nossos animas de estimação.

Pode dar salmão cru para o cachorro?

Se você está se perguntando se cachorro pode comer salmão cru, é importante saber que essa é uma questão polêmica. Alguns especialistas afirmam que o salmão cru pode ser oferecido aos cães, desde que esteja fresco e livre de bactérias e parasitas. No entanto, outros veterinários recomendam evitar o consumo de salmão cru, já que ele pode conter uma bactéria chamada Salmonella, que pode causar infecções graves nos cães. É importante consultar um veterinário antes de oferecer qualquer alimento novo ao cachorro, inclusive o salmão cru, para garantir que a dieta dele seja adequada e balanceada. Se você optar por oferecer salmão cru ao cachorro, certifique-se de que ele seja fresco e limpo, e introduza-o gradualmente na alimentação do pet para evitar problemas digestivos.

Cachorro pode comer salmão? - Como dar salmão para o cachorro?

Quantidade ideal de salmão para cachorros

Já sabemos que o salmão é um alimento adequado para os cães, mas quantas vezes posso dar salmão para o cachorro? É verdade que o salmão é uma fonte a mais de proteína que os cães podem consumir rotineiramente, desde que oferecido nas quantidades adequadas.

A quantidade diária de salmão que você pode incluir na alimentação do seu cão vai depender de diferentes fatores, como sua idade, seu estado fisiológico e seu nível de atividade. Todos esses fatores afetam a energia que seu cão necessita consumir diariamente para se manter saudável.

Por isso, é fundamental que antes de incluir este ou qualquer outro alimento na dieta do seu cão (especialmente se pretende oferecer regularmente), consulte um veterinário/especialista em nutrição animal, que poderá detalhar a quantidade que você deve oferecer ao seu animal de estimação para garantir uma dieta de acordo com as suas necessidades.

Efeitos adversos do salmão para cachorros

O consumo de salmão pode estar associado a uma série de riscos para a saúde de nossos cães, especialmente se não seguirmos as recomendações mencionadas ao longo do artigo. Estes são os efeitos adversos do salmão para cachorros:

  • Anisaquíase: assim como outros peixes, o salmão pode estar parasitado por nematoides do gênero Anisakis. Para evitar os riscos associados ao consumo de peixe parasitado, é importante cozinhar o peixe ou congelá-lo antes de oferecê-lo aos nossos animas de estimação. Nas seções anteriores detalhamos como cozinhar salmão para cães e como congelá-lo.
  • Microrganismos patogênicos: além dos parasitas, o salmão pode conter microrganismos patogênicos como enterobactérias, Aeromonas, etc., que podem ser causadores de infecções alimentares. Por esse motivo, também é importante cozinhar ou congelar o peixe antes de incluí-lo na ração dos cães. Consulte este artigo sobre Parasitas em cães: tipos, sintomas e tratamentos para saber mais.
  • Espinhas: as espinhas do salmão podem chegar a ter um tamanho considerável. Se não as retiramos antes de oferecer o peixe, podem se alojar em qualquer ponto do trato digestivo dos cães e ocasionar alterações diversas.
  • Gordura: o salmão é um peixe gorduroso (fornece cerca de 12 gramas de lipídios por cada 100 gramas de porção comestível) o que faz com que tenha um valor energético superior ao dos peixes brancos. Por isso, se é oferecido numa quantidade excessiva, pode favorecer o aparecimento de sobrepeso.
Cachorro pode comer salmão? - Efeitos adversos do salmão para cachorros

Contraindicações do salmão para cães

Já sabemos que cachorro pode comer salmão, mas embora seja um alimento adequado para os pets, existem certas exceções em que sua ingestão não é recomendada:

  • Cães que requeiram uma dieta com baixo teor de gordura: como é o caso de cães com obesidade, com gastroenterite, DII ou pancreatite.
  • Cães com alergias ou intolerâncias alimentares: no entanto, existem rações hipoalergênicas a base de salmão que são perfeitamente adequadas para cães com essas alterações.

Não perca cachorro pode comer atum? para ter mais informação sobre que peixe se pode dar a um cão.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer salmão?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • Ministerio de Agricultura, Pesca y Alimentación. Salmón. Salmo salar. Disponível em: <https://www.mapa.gob.es/es/ministerio/servicios/informacion/salmon_tcm30-102435.pdf>. Acesso em 25 de abril de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Cachorro pode comer salmão?