Dietas caseiras

Cachorro pode comer alho-poró?

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 11 novembro 2023
Cachorro pode comer alho-poró?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O alho-poró é um dos alimentos proibidos para os cachorros. Portanto, nunca é uma boa ideia oferecer este vegetal aos nossos amigos caninos, independentemente de como for preparado, pois continua sendo tóxico. Em sua composição, encontramos alguns compostos sulfurosos tóxicos para os cães, pois danificam a hemoglobina, afetando sua defesa oxidativa, o que a desnaturaliza, produzindo corpos de Heinz e acabando por destruir os glóbulos vermelhos, causando uma anemia hemolítica.

Cachorro pode comer alho-poró? Agora você sabe que não, mas por quê? O que acontece se eles consumirem este alimento? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber mais sobre o consumo deste vegetal por parte de nossos amigos peludos e o que pode acontecer após seu consumo.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer maxixe?

Índice

  1. Cachorro pode comer alho-poró ou não?
  2. Por que cachorros não podem comer alho-poró?
  3. Sintomas de intoxicação por alho-poró em cachorros
  4. O que fazer se meu cachorro comer alho-poró?

Cachorro pode comer alho-poró ou não?

Os cachorros não devem comer alho-poró devido ao seu potencial tóxico para esta espécie. O alho-poró, Allium ampeloprasum var. porrum, é um vegetal que pertence à família Amaryllidaceae, à qual também pertencem à cebola, a cebolinha e o alho, alimentos igualmente tóxicos para nossos cães. É um vegetal que contém diversas vitaminas e minerais e possui propriedades antissépticas e diuréticas. Originária da Ásia Ocidental e Europa, é uma planta bienal cultivada por seu bulbo, flores e folhas comestíveis. O potencial tóxico do alho-poró para nossos cachorros está no fato de conter dissulfeto de n-propil, substância que ataca os eritrócitos/hemácias dessa espécie.

Cachorro pode comer alho-poró cozido?

Este é um vegetal muito apreciado na culinária, usado para dar sabor aos pratos, consumido cru ou em purês. No entanto, o alho-poró é geralmente consumido cozido. Por isso, você pode se perguntar se os cachorros podem comer alho-poró cozido, e a resposta é a mesma: não, pois o cozimento não elimina os compostos tóxicos presentes no alho-poró, que prejudicam as células sanguíneas de nossos companheiros caninos. Além disso, as toxinas são liberadas durante o corte, cozimento, mastigação do vegetal ou pela ação das bactérias gastrointestinais durante a digestão.

Por que cachorros não podem comer alho-poró?

O alho-poró não é uma opção de alimentação para cachorros, considerando que é um dos alimentos que eles não podem consumir devido aos seus compostos prejudiciais. Essas substâncias tóxicas pertencem ao grupo dos organossulfóxidos e atacam a hemoglobina dos glóbulos vermelhos dos cães, diminuindo a atividade de uma enzima-chave na prevenção da oxidação dessas células, a enzima glicose-6-fosfato desidrogenase. Esses compostos são rapidamente absorvidos pelo trato gastrointestinal do animal, tornando-se compostos oxidantes altamente reativos. Dessa forma, a hemoglobina, a proteína principal dos eritrócitos responsável pela troca de oxigênio e dióxido de carbono nos tecidos, desnaturaliza-se formando corpos de Heinz, precipitados microscópicos dentro dos glóbulos vermelhos.

Isso ocorre 24 horas após a ingestão, atingindo seu pico em 72 horas. Após 3-5 dias de exposição às substâncias tóxicas, os glóbulos vermelhos acabam sendo destruídos, e a hemoglobina desnaturalizada é liberada na corrente sanguínea. O organismo tenta eliminá-la completamente pelos rins, mas às vezes sua capacidade é excedida, resultando em danos à função renal. A redução na quantidade de glóbulos vermelhos no sangue leva ao desenvolvimento de anemia, mais especificamente, anemia hemolítica.

Sintomas de intoxicação por alho-poró em cachorros

Os sintomas da intoxicação por alho-poró em cachorros é resultado da anemia hemolítica que ocorre devido ao impacto na hemoglobina dos glóbulos vermelhos. Isso, por sua vez, reduz o número total de glóbulos vermelhos no animal, fazendo com que ele apresente fraqueza e cansaço, uma vez que não recebe o oxigênio necessário nos tecidos.

Além da fadiga e fraqueza, um cão intoxicado por alho-poró pode manifestar sintomas de anemia, como, por exemplo:

  • Taquicardia ou aumento da frequência cardíaca;
  • Taquipneia ou aumento da frequência respiratória;
  • Intolerância ao exercício;
  • Letargia;
  • Dispneia ou dificuldade respiratória;
  • Mucosas pálidas;
  • Icterícia ou coloração amarelada das mucosas;
  • Urina escura ou hemoglobinúria devido à presença de hemoglobina na urina.

Essa intoxicação também pode causar sintomas clínicos gastrointestinais, como diarreia, vômitos e dor abdominal. Nos casos mais graves, os cachorros podem entrar em colapso e, eventualmente, falecer. É fundamental evitar que cães tenham acesso ao alho-poró devido aos graves riscos que ele representa para a saúde deles.

Para sanar outras dúvidas, confira nosso artigo "Cachorro intoxicado, o que fazer?".

Cachorro pode comer alho-poró? - Sintomas de intoxicação por alho-poró em cachorros

O que fazer se meu cachorro comer alho-poró?

Como mencionamos, a intoxicação por alho-poró pode ser algo grave. Se o seu cachorro ingeriu alho-poró, a primeira coisa a fazer é procurar um veterinário para avaliar o estado do animal e o tempo decorrido desde a ingestão do alimento. Se não tiver passado muito tempo, é possível realizar um lavagem gástrica ou induzir o vômito, além de utilizar agentes neutralizantes, como carvão ativado. No entanto, se o alimento já tiver passado pelo estômago do seu cão, as substâncias tóxicas já foram absorvidas e começarão a causar danos gradualmente. Nesse caso, o veterinário precisará realizar exames de sangue e urina e usar medicamentos e fluidoterapia para controlar os sintomas. Caso seja identificada a presença de uma anemia hemolítica e esta for grave, seu cachorro pode necessitar de uma transfusão sanguínea.

Agora que você sabe que os cachorros não podem comer alho-poró e os perigos que este alimento representa para sua saúde, confira este vídeo em que falamos sobre as frutas que você pode dar ao seu cãozinho com total segurança:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer alho-poró?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • Gràcia Veterinaris. (2022). Intoxicación por Allium spp en animales. Disponible en: https://graciaveterinaris.com/es/intoxicacion-por-allium-spp-en-animales/
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Cachorro pode comer alho-poró?