Doenças virais

Cachorro pega dengue?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 27 fevereiro 2024
Cachorro pega dengue?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos, que se espalhou rapidamente nos últimos anos por todas as regiões do Brasil. O vírus causador da dengue é transmitido por mosquitos fêmea, principalmente da espécie Aedes aegyptie e, em menor proporção, da espécie Aedes albopictus. Esses mosquitos também transmitem chikungunya e zika, doenças tão graves quanto a dengue.

A dengue, nas pessoas, possui sintomas como febre, que pode ser alta ou baixa, dores no corpo, dor no fundo dos olhos, dores musculares intensas e mal-estar. Alguns casos mais graves podem apresentar sangramentos espontâneos e lesões na pele. O mosquito da dengue se reproduz na água parada, e também pode transmitir febre amarela urbana. Ele é menor que os mosquitos comuns, com o corpo preto e listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas. Seu ruído é muito baixo, quase não sendo escutado pelo ser humano.

Bom, isso tudo em relação às pessoas. E quanto aos pets? Cachorro pega dengue? Pode pegar zyca ou chikungunya? Como posso proteger meu cachorro dos mosquitos? Com esse aumento de casos de dengue, é compreensível que os tutores fiquem com medo de que seus amigos peludos também sejam vítimas desse mosquito. Mas será que isso acontece? Se você também tem receio de que seu cachorro pegue essas doenças, não perca esse artigo do PeritoAnimal, que vai esclarecer várias dúvidas dos leitores e dar dicas importantes de como deixar os cachorros livres das doenças transmitidas por mosquitos.

Também lhe pode interessar: Cachorro vacinado pega parvovirose?

Índice

  1. Cachorro pode pegar dengue?
  2. Cachorro pega zika ou chikungunya?
  3. Cachorro pode usar repelente?
  4. Que cuidados devo ter em casa para evitar dengue se tenho cachorro?

Cachorro pode pegar dengue?

Segundo a pesquisadora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual Paulista, Cáris Maroni Nunes, não existem registros de infecção natural em animais com o vírus da dengue e chikungunya. Em relação à zyka, de acordo com a cientista, existem relatos da presença de anticorpos em zebras, elefantes e alguns roedores, sendo que o vírus causador dessa doença só foi isolado em macacos.

E o que isso quer dizer? Que o único animal vertebrado que pode ser infectado pelo vírus causador da dengue é o homem. Os cães não ficam doentes, mesmo se forem picados pelo mosquito. Mas isso não pode ser um motivo para você relaxar! Da mesma forma que o Aedes aegypti se reproduz na água parada, outros mosquitos também utilizam esse meio para proliferar, podendo transmitir outras doenças aos cães, como a dirofilariose e a leishmaniose.

Cachorro pega zika ou chikungunya?

Não, nenhuma dessas duas doenças. Assim como a dengue, o mosquito pode até picar o cachorro, mas não transmitirá a doença para ele.

Cachorro pode usar repelente?

Sim! Não só pode como deve usar repelentes! Várias outras doenças podem ser transmitidas por mosquitos, não só a dengue. O uso de repelentes pode evitar que o animal contraia doenças como a dirofilariose e a leishmaniose.

Vários produtos podem ser utilizados com a finalidade de repelir mosquitos e moscas, podendo ser sprays, óleos tópicos e coleiras. Vamos listar alguns para que o leitor conheça um pouco sobre a variedade de produtos disponíveis:

  1. Scalibor: é uma coleira antiparasitária para cães à base de deltametrina. É indicada para o controle de mosquitos da família Phlebotomidae (Phlebotomus e Lutzomya), vetores da leishmaniose em cães, controle das moscas como Stomoxys calcitrans e Musca domestica, comumente encontradas em ambientes onde vivem cães. Além disso, auxilia no controle de infestações causadas pelo carrapato Rhipicephalus sanguineus e a pulga Ctenocephalides felis, que acometem os cães.
  2. Leevre: Coleira à base de deltametrina e propoxur. Leevre é indicada como auxiliar no controle de infestações pelos ectoparasitas Ctenocephalides felis e Rhipicephalus sanguineus e na repelência e mortalidade à Lutzomya longipalpis, vetor da leishmaniose visceral canina. O uso de Leevre auxilia, de forma indireta, a prevenção da dermatite alérgica à picada de pulgas (DAPP) e da verminose causada pelo cestódeo Dipylidium caninum, ambas derivadas de infestações por pulgas Ctenocephalides felis.
  3. Advantage Max 3: é indicado para tratamento e controle das infestações causadas por carrapatos dos cães (Rhipicephalus sanguineus), transmissores da babesiose, erliquiose e da hepatozoonose, eliminando larvas, ninfas e formas adultas. O produto também é altamente eficaz contra pulgas (Ctenocephalides spp.), matando rapidamente os insetos adultos presentes sobre o animal, bem como as larvas de pulgas presentes no ambiente onde vive o animal. Repele e mata mosquitos culicídeos e flebotomíneos, que transmitem a dirofilariose e a leishmaniose para os cães. Ainda, elimina os piolhos sugadores (Linognathus setosus) e mastigadores (Trichodectes canis) que parasitam os cães. Alguns cães sofrem com moscas que sugam o sangue nas pontas das orelhas, causando feridas e miíase. O produto pode ser aplicado diretamente nas pontas das orelhas, eliminando o problema.
  4. Spray Neem Pet (ou similares): O Neem Pet é um spray de hidratação protetora. Sua mistura de óleos essenciais repelentes é segura para cães e gatos, pois não ultrapassa 0,2% da composição. A combinação dos extratos de folhas de neem e óleo de neem age para hidratar a pele e os pelos e ainda assegurar uma repleta proteção contra pulgas, carrapatos e mosquitos. Feito com matérias primas de alta qualidade, 100% natural, livre de corantes e fragrâncias sintéticas. Os óleos essenciais de Alecrim, Capim-Limão e Lavanda, que complementam a fórmula, potencializam o efeito repelente do Neem e deixam uma leve brisa de frescor se espalhando pelo ambiente.
  5. Spray de citronela: o produto é fabricado à base de citronela, uma planta com ação repelente. Deve ser aplicado nos cães algumas vezes ao dia, devendo ter o cuidado de evitar os olhos do animal. Repele moscas e mosquitos e possui aroma agradável. Também pode ser utilizado no ambiente.
Cachorro pega dengue? - Cachorro pode usar repelente?

Que cuidados devo ter em casa para evitar dengue se tenho cachorro?

Assim como a dengue, outras doenças podem ser evitadas com bons hábitos de higiene. Cuidados básicos devem ser praticados diariamente, como os seguintes:

  1. Lavar as vasilhas de água e comida do cachorro diariamente, trocando a água duas vezes ao dia ou sempre que necessário;
  2. Não deixar fezes no ambiente, evitando a proliferação de moscas e mosquitos,
  3. Eliminar focos de água parada, evitando que o mosquito se reproduza. Isso inclui copos, garrafas e suas tampas, pneus, vasos de plantas e qualquer outro tipo de objeto que possa acumular água;
  4. Jogar água sanitária em ralos e mantê-los fechados;
  5. Usar repelentes nos cães e nas pessoas.

O cuidado com o ambiente é fundamental para eliminar focos do mosquito da dengue e de outros causadores de doenças. Mantendo o ambiente limpo, você cuidará do seu cachorro e de toda a sua família.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pega dengue?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças virais.

Bibliografia
  • Cachorro não pega dengue, zyka e nem Chikungunya. Saiba os motivos com pesquisadora da Unesp. Disponível em https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/21201/cachorro-e-gato-nao-pegam-dengue-zika-e-nem-chikungunya/. Acesso em 21/02/2024.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Cachorro pega dengue?