Outros problemas de saúde

Cachorro mancando ao andar, mas corre normal - o que pode ser?

 
Marta Sarasúa
Por Marta Sarasúa, Etóloga e auxiliar veterinária. 10 novembro 2023
Cachorro mancando ao andar, mas corre normal - o que pode ser?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Alguma vez você já viu seu cão correr e brincar por um longo tempo e começar a mancar quando está voltando tranquilamente para casa? Ou você notou que ele manca após ficar deitado por um tempo, mas depois começa a correr sem problemas? Isso pode ser preocupante e desconcertante para o tutor do animal, mas a verdade é que muitas vezes mancar é algo que ocorre de forma intermitente e vários fatores afetam sua ocorrência.

Se o animal sofrer uma lesão grave, uma fratura ou apresentar um estado avançado de alguma patologia osteoarticular, é provável que evite completamente apoiar-se no membro afetado, se recuse a correr ou manque independente da situação. Esses casos requerem uma intervenção e acompanhamento veterinário minucioso, mas, felizmente, não são as situações mais comuns. O mais provável é que seu cão manque pontualmente, o que pode ser tratado. Cachorro mancando ao andar, mas corre normal - o que pode ser? Neste artigo do PeritoAnimal, explicamos as possíveis causas e como tratá-las.

Também lhe pode interessar: Cachorro mancando: o que pode ser?

Índice

  1. Traumatismo
  2. Lesão muscular ou tendinite
  3. Feridas, queimaduras e corpos estranhos
  4. Problemas nas articulações
  5. Displasias

Traumatismo

Sabemos que alguns cães podem ser muito bruscos ao brincar uns com os outros ou um pouco desajeitados ao sair em aventuras, sendo provável que caiam ou se machuquem em um impacto forte contra algum objeto ou outro animal. Assim como acontece com os seres humanos, muitas vezes os cães não estão realmente cientes de que estão sentindo dor até que "o corpo esfrie", e, nesse momento, podem continuar correndo por um tempo até começarem a reclamar ou a mancar quando já descansaram e começam a caminhar.

Nesses casos, após localizar a extremidade afetada, deve-se apalpá-la com cuidado, flexionando e esticando suavemente o membro para avaliar o grau de dor do animal e verificar se há inflamação ou ferimentos.

O que fazer?

Geralmente, um mancar pontual causado por um golpe é algo leve, e embora o animal possa ficar desconfortável por um tempo, geralmente não se queixa muito. O mais comum é que os sintomas melhorem por si só depois de algum tempo. No entanto, se você perceber que a pata está inchada, há a formação de um hematoma ou aumento da dor, é necessário procurar um veterinário para avaliação e, talvez, prescrição de um tratamento.

Lesão muscular ou tendinite

Animais que fazem exercícios de forma muito intensa como, por exemplo, cães que praticam algum esporte de alto impacto ou cães muito ativos que saem para correr e se exercitar diariamente, são mais propensos a sofrer rupturas de fibras musculares ou tendinites devido à sobrecarga. Essa inflamação nos tendões geralmente resulta em mancadas mais evidentes que, da mesma forma que no caso anterior, podem não ser perceptíveis até que o cão pare o exercício e comece a caminhar de forma mais lenta.

O que fazer?

Por ser uma dor mais intesa, a tendinite requer tratamento com anti-inflamatórios prescritos por um veterinário. Além disso, é recomendado repouso por algumas semanas, durante as quais o cão pode sair para caminhar, mas deve restringir atividades físicas extenuantes, e aplicar gelo diariamente na área afetada para ajudar a reduzir a inflamação. A reabilitação e exercícios terapêuticos também são de grande ajuda para acelerar a recuperação.

Você já se perguntou se Os cães também têm câimbras? Descubra neste artigo do PeritoAnimal.

Cachorro mancando ao andar, mas corre normal - o que pode ser? - Lesão muscular ou tendinite

Feridas, queimaduras e corpos estranhos

Cortes, perfurações, queimaduras nas almofadas das patas, unhas quebradas ou acidentes com corpos estranhos são causas muito comuns de mancadas pontuais e intermitentes. Portanto, nesses casos, é comum notar que o cão manca ao andar, mas não ao correr. Muitas lesões não são especialmente dolorosas no momento em que ocorrem e podem não afetar a marcha do cão até algum tempo depois. Este é o caso, por exemplo, das queimaduras nas almofadas, que são muito comuns nas cidades durante o verão, devido às altas temperaturas do asfalto.

Outro exemplo ocorre quando corpos estranhos entram na base da pata ou entre os dedos do animal. Entre eles, um muito típico são as espigas, que podem se cravar na pele do cão e não causar desconforto até que, após algum tempo, a ferida se infecte e apareça inflamação e dor. Isso resulta, entre outros sintomas, em um cão mancando enquanto caminha, o que pode desaparecer quando ele está brincando ou correndo.

O que fazer?

Independentemente de você detectar ou não que seu cão está mancando, é importante examinar bem as patas (almofadas, unhas, espaço entre os dedos, etc.) do seu amigo peludo quando voltarem de passeios, especialmente se estiver muito quente e se frequentarem áreas rurais com espigas. Existem cremes e bálsamos que podem ser úteis em caso de queimaduras, irritações ou ferimentos, especialmente nas almofadas, mas em caso de sintomas mais graves, é o veterinário quem deve examinar o animal. Para saber mais, confira nosso artigo sobre como hidratar pata de cachorro.

Cachorro mancando ao andar, mas corre normal - o que pode ser? - Feridas, queimaduras e corpos estranhos

Problemas nas articulações

A dor causada pela artrose é outra das causas mais frequentes que levam um cão a mancar. Como se trata de uma doença inflamatória degenerativa, os animais afetados costumam ser de idade avançada e, para além de mancar, apresentam outros sintomas típicos, como dificuldade para se levantar ou pular, lambedura excessiva de algumas áreas ou hipersensibilidade ao toque.

Os cães que sofrem de artrose costumam mancar quando caminham após ficarem deitados ou descansando por um tempo, e sua mancada se torna menos evidente à medida que começam a fazer mais exercício. Eles podem até correr de uma forma aparentemente normal, desde que a artrose não esteja muito avançada. Isso ocorre porque, quando a articulação se aquece, a percepção da dor é menos intensa ,e o animal pode realizar movimentos de forma mais natural.

O que fazer?

Como a artrose é um problema crônico e degenerativo, assim que for detectada, um tratamento paliativo deve ser realizado para reduzir a dor e retardar o máximo possível o aparecimento dos sintomas. Esse tratamento pode incluir o uso de medicamentos anti-inflamatórios, mas também é muito importante controlar o peso do animal, fornecer uma dieta adequada e suplementos, bem como adaptar o exercício físico às suas necessidades.

Displasias

A displasia do quadril e a displasia do cotovelo são doenças degenerativas e hereditárias do tipo osteoarticular e que geralmente afetam cães de raças grandes e gigantes. Quando a displasia está em estágio avançado, ela causa problemas significativos de mobilidade e mancadas persistentes, mas em estágios iniciais, pode resultar em mancadas mais leves e intermitentes. Portanto, é possível que um cão com displasia corra e brinque sem que possamos perceber claramente uma mancada, mas ela se torna mais evidente quando o animal está caminhando ou realizando algum movimento específico.

Além disso, no caso da displasia do quadril, os animais, principalmente os mais jovens, tendem a manter as patas traseiras juntas ao pular, o que faz com que pareçam dar "pulos de coelho" e tenham uma forma peculiar de sentar e deitar, o que pode sinalizar que algo não está bem.

O que fazer?

A displasia pode ser controlada por meio de tratamentos e, em certos casos, pode ser corrigida com cirurgia.

Como você pode ver, existem várias causas que podem explicar por que seu cão manca ao andar, mas não ao correr. Em geral, trata-se de um sintoma de um problema leve, mas que em alguns casos, se não for tratado, pode se tornar grave. Portanto, é sempre recomendável consultar um veterinário.

Cachorro mancando ao andar, mas corre normal - o que pode ser? - Displasias

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro mancando ao andar, mas corre normal - o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Cachorro mancando ao andar, mas corre normal - o que pode ser?