Curiosidades do mundo animal

Borboleta é um inseto?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 4 setembro 2023
Borboleta é um inseto?

Borboleta é um inseto? A resposta é sim! As borboletas são classificadas dentro da ordem Lepidoptera, a qual também estão as mariposas, com as quais estão relacionadas, e se diferenciam por certos traços, como a presença de cores vibrantes e principalmente hábitos diurnos.

As borboletas não passam despercebidas e sempre chamam a atenção por suas lindas cores e formas peculiares. Além disso, algumas espécies fazem migrações incríveis. Esses seres alados são um tipo de inseto, apenas um dos milhões que existem, e neste artigo do PeritoAnimal, apresentamos informações sobre a classificação da borboleta, assim como suas características. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Tipos de borboletas

Índice

  1. Borboleta é um inseto ou não?
  2. Por que a borboleta é um inseto?
  3. Qual tipo de inseto é a borboleta?

Borboleta é um inseto ou não?

Os insetos não são apenas o grupo mais numeroso dentro dos animais invertebrados, mas também são os animais mais abundantes no planeta. Segundo a fonte, o número de ordens de insetos varia, mas o Sistema Integrado de Informação Taxonômica (ITIS) relata 28 ordens. Dentro de toda essa diversidade, os besouros (coleópteros), vários tipos de moscas (dípteros), formigas, abelhas e vespas (himenópteros) são dominantes. Finalmente, também estão inclusas as borboletas e as mariposas (lepidópteros).

Nesse sentido, a borboleta é um inseto e, junto das mariposas, com quem estão estreitamente relacionadas e compartilham a mesma ordem, são um dos grupos dominantes dentro da classe, já que, depois dos besouros, são os mais abundantes entre os insetos.

Falamos sobre os "Tipos de mariposas ou traças" neste outro artigo.

Por que a borboleta é um inseto?

A borboleta é um tipo de inseto porque, embora suas variações particulares a diferenciem de outras ordens de insetos, ela mantém características em comum. Vejamos a seguir quais são as características que fazem da borboleta um inseto:

  • Possui um corpo segmentado, o qual está dividido em três partes: cabeça, tórax e abdômen. Descubra tudo sobre "Como é o corpo da borboleta" a seguir.
  • Presença de diversos órgãos sensoriais.
  • Possui três pares de pernas.
  • Tem duas antenas.
  • Os olhos são compostos.
  • Tem peças bucais especializadas.
  • Passa por um processo de metamorfose, que inclui vários estágios.
  • O sistema nervoso é composto por um cérebro, gânglios e cordão nervoso.
  • O sistema circulatório é de tipo aberto e não é usado para transportar oxigênio.
  • O fluído do sistema circulatório é hemolinfa e não sangue.
  • A excreção é realizada através dos túbulos de Malpighi.
  • Faltam pulmões e respira por meio das traqueias e dos espiráculos.

Você pode se interessar em conhecer os "Tipos de borboleta" que existem no seguinte artigo do PeritoAnimal.

Borboleta é um inseto? - Por que a borboleta é um inseto?

Qual tipo de inseto é a borboleta?

Agora falaremos sobre sua classificação. A borboleta é um inseto que corresponde com à seguinte taxonomia:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Arthropoda
  • Classe: Insecta
  • Ordem: Lepidoptera
  • Subordem: Rhopalocera

No entanto, a classificação das borboletas, e em geral dos insetos, tende a ter mudanças constantes graças à grande diversidade existente. Isto faz dos insetos um grupo complexo, por isso que os avanços científicos permitem identificar novas relações entre as espécies.

As borboletas são um tipo de inseto que se distingue do resto porque estão cobertas por uma espécie de escamas, as quais se soltam quando esses animais são tocados; o nome da ordem tem origem, precisamente, nessa característica. Além disso, são particularmente de hábitos diurnos, o qual se relaciona com suas cores, que geralmente são chamativas, o que a ajuda na identificação de parceiros para a reprodução.

Outros traços peculiares das borboletas são suas antenas, que servem para diferenciá-las das mariposas. Dessa forma, as antenas das borboletas possuem forma de bastão. Por outro lado, as borboletas são um tipo de inseto que quando está em repouso, mantêm suas asas voltadas para a parte dorsal ou o que seria as costas.

As borboletas têm um ciclo de vida que consiste em quatro estágios ou fases, as quais são: ovo, larva, pupa e adulto. Outra de suas características, é que, em muitos casos, as borboletas, quando estão na fase larval, se alimentam de plantas específicas e inclusive de órgãos particulares das mesmas. Quando são adultas, as peças bucais consistem nos palpos labiais e espiráculos, usados para sugar alimentos como o néctar e que podem ser enrolados quando não estão sendo usados.

Esse tipo de lepidóptero é um inseto que, em alguns casos, pode ser prejudicial para as pessoas. Por um lado, algumas espécies possuem substâncias tóxicas, por outro, no estágio de larva ou lagarta, algumas borboletas podem se tornar pragas significativas para a agricultura. Mas, em contraste com esses problemas, diversas espécies possuem um papel importante na polinização de plantas, quando pousam nas flores para alimentarem-se do néctar. Além disso, são um grupo com importância ecológica, porque formam parte das redes tróficas, já que, são o alimento de outros tipos de animais.

As borboletas não são apenas insetos alados, mas também essas estruturas formam a maior parte do corpo externo nestes animais, tendo, geralmente, padrões de cores que são particulares em cada espécie e muito úteis para que os cientistas as identifiquem.

As asas das borboletas são tão importantes que é usada uma terminologia específica para sua descrição, alguns termos utilizados para indicar as áreas são, por exemplo: basal, discal, postdiscal e marginal. A venação nas asas também é uma característica importante para a classificação das borboletas.

Por fim, podemos mencionar que um traço comum nos insetos da ordem dos lepidópteros é a presença de órgãos especializados para captar sons, os quais podem estar localizados no tórax, abdômen ou também na base das asas. Aqui, nessas mesmas áreas, também podem ser encontradas estruturas para a difusão de feromônios, importantes para a comunicação.

Agora que você sabe que borboleta é um inseto, não perca nosso artigo sobre as borboletas brasileiras.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Borboleta é um inseto?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Britannica, T. Editors of Encyclopaedia (2023). Butterfly. Encyclopedia Britannica. Disponível em: https://www.britannica.com/animal/butterfly-insect
  • Culin, J. (2023). Lepidoptera. Encyclopedia Britannica. Disponível em: https://www.britannica.com/animal/lepidopteran
  • García, E, Romo, H., Sarto, V., Munguira, M., Baixeras, J., Vives, A. y Yela, J. (2015). Orden Lepidoptera. Disponível em: efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://sea-entomologia.org/IDE@/revista_65.pdf
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Borboleta é um inseto?