Animais em perigo de extinção

Borboletas brasileiras: nomes, características e fotos

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora do PeritoAnimal. 9 setembro 2020
Borboletas brasileiras: nomes, características e fotos

A ordem Lepidoptera, que abrange as borboletas e mariposas, é considerada a segunda maior entre os insetos em número de espécies. O que representa, globalmente, 16% de todas as espécies de insetos. Estima-se que no planeta Terra existam 120 mil espécies de lepidópteros, sendo que 'apenas' 18 mil sejam borboletas e o restante mariposas. Por sua vez, a América do Sul e o Caribe se destacam pela sua riqueza na diversidade de borboletas abrangendo cerca de 7,5 a 8 mil espécies, 3.500 dessas, aproximadamente, no Brasil. Ou seja, tem muita borboleta bonita por aí para apreciar.

Para que você possa ver de perto e com detalhes, neste post do PeritoAnimal selecionamos 10 borboletas brasileiras, fotos e características, lindas de viver para que você possa estar atento a qualquer sinal de uma delas perto de você.

Também lhe pode interessar: Felinos raros: fotos e características

Borboletas brasileiras

Brasil, Colômbia, Equador e Peru disputam o título inexistente de países com mais espécies de borboletas no mundo. Estima-se que no Brasil existam mais de 3.500 espécies de borboletas, sendo que 57 ameaçadas de extinção segundo dados da EMBRAPA[1].

Tal como em outros casos, a variedade das borboletas do Brasil tem relação direta com a nossa riqueza natural e sua extensão. Com base nos números registrados, a Mata Atlântica é o bioma brasileiro com mais espécies de borboletas registradas, são cerca de 2.750. No Cerrado, especificamente, são descritas cerca mil espécies de borboletas e até 8 mil de mariposas.

O papel das borboletas

Desde o seu estágio de lagarta, as borboletas desempenham funções essenciais na manutenção do equilíbrio da flora através da herbivoria e da polinização, quando já são borboletas. As lagartas desfolhadoras, por exemplo, influenciam diretamente o equilíbrio da competição entre as diferentes espécies de plantas ao deixar espaço para que outras plantas cresçam e aumentam a ciclagem dos nutrientes.

Enquanto isso, as borboletas realizam a polinização ao facilitar a reprodução sexuada e cruzada das espécies vegetais. Quer dizer, existe uma relação de dependência direta entre as borboletas do Brasil e a flora local.

Conheça a seguir algumas das espécies borboletas do Brasil mais emblemáticas, majestosas e raras e confira fotos:

Borboleta 'caixão-de-defunto (Heraclides thoas)

Essa é um das borboletas do Brasil e do resto do continente americano que também pode ser vista com certa facilidade já que não é tão pequena assim: 14 centímetros de envergadura. Seu habitat natural são clareiras em matas onde haja mais sol.

Borboletas brasileiras: nomes, características e fotos - Borboletas brasileiras
Imagem: Alex Popovki/Creative Commons

Borboleta-do-manacá (Methona themisto)

Apesar de ocorrerem majoritariamente na Mata Altântica, é possível avistá-las em ambientes urbanos, principalmente em locais úmidos e com sombra.

Borboletas brasileiras: nomes, características e fotos -

Borboletas da flor-da-paixão (Heliconius)

As borboletas heliconius podem ser encontradas em diferentes partes do continente americano, incluindo a Amazônia brasileira, e são sempre reconhecidas pelas asas alongadas, olhos grandes e combinações de cores que variam em tons de preto,marrom, amarelo, laranja, vermelho e azul.

Borboletas brasileiras: nomes, características e fotos -

Borboleta transparente (Greta oro)

Apesar de ser mais vista pela América Central, essa borboleta transparente é rara, mas também habita o Brasil. Além de 'borboleta transparente', ela também é conhecida como 'a borboleta de cristal' por motivos óbvios.

Borboletas brasileiras: nomes, características e fotos -

Borboleta fantasma (Cithaerias phantoma)

Essa espécie neotropical habita florestas tropicais da América do Sul, incluindo a Amazônia. Sua aparência translúcida é autoexplicativa em relação ao seu nome.

Borboletas brasileiras: nomes, características e fotos -

'Campoleta' (Euryades choretrus)

Campoleta é o apelido dessa espécie endêmica de campos do Sul do Brasil cujo crescimento da população encontra-se em declínio devido à destruição do seu habitat.

Borboletas brasileiras: nomes, características e fotos -
Imagem: Reprodução/Twitter/@anapscarvalho

Orobrassolis ornamentalis

Considere-se uma pessoa de muita sorte se você se deparou com uma dessas pelo seu caminho. Ameaçadas de extinção, as Orobrassolis ornamentalis já são consideradas espécies de borboletas brasileiras raras.

Borboletas brasileiras: nomes, características e fotos -
Imagem: Reprodução/Augusto Rosa

Borboleta-amarela (Phoebis philea philea)

Podem ser encontradas com mais facilidade em jardins e matas do Brasil. É facilmente reconhecida pela sua cor e pode chegar a 9 cm de envergadura.

Borboletas brasileiras: nomes, características e fotos -
Imagem: Umberto Salvagnin /Flickr/Creative Commons

Borboleta capitão-do-mato (Morpho helenor)

Essa é uma espécie comum da Mata Atlântica e pode chamar atenção pelo seu tamanho: até 14 cm de envergadura. Não costuma voar muito alto, o que permite que seja vista com certa 'facilidade'.

Borboletas brasileiras: nomes, características e fotos -
Imagem: Wikimedia Commons

Borboleta Seda-Azul (Morpho Anaxibia)

Essa é uma espécie de borboleta brasileira endêmica do sul e sudeste do país. A fêmea costuma ser mais amarronzada enquanto o macho se destaca pelo azul resplandescente, por uma questão de dimorfismo sexual.

Borboletas brasileiras: nomes, características e fotos -
Imagem: Notafly/Creative Commons

Borboletas brasileiras ameaçadas de extinção

Segundo dados apresentados pelos Instituto Chico Mendes,[2] as borboletas brasileiras representam o grupo de insetos que mais aparece na lista nacional de espécies ameaçadas. As causas apontadas incluem a perda do seu habitat natural, o que, consequentemente, reduz e isola as suas populações. Desde então, o Plano de Ação Nacional para Conservação dos Lepidópteros Ameaçados de Extinção [3], lançado em 2011, propõe a implementação de medidas para a conservação das borboletas do Brasil.

Iniciativas e estudos paralelos também se empenham em mapear as espécies e brasileiras e protegê-las. O Laboratório de Borboletas da Unicamp[4], por exemplo, estimula cidadãos a fotografarem borboletas para que possam ser registradas e mapeadas por cientistas. Se uma borboleta cruzou o seu caminho, aprecie-a com atenção. Pode ser que você esteja se deparando com alguma espécie rara e, com certeza, bela.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Borboletas brasileiras: nomes, características e fotos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Animais em perigo de extinção.

Referências
  1. EMBRAPA. Agência de Informação. Bioma Cerrado. Borboletas e Mariposas. Disponível em: <http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia16/AG01/arvore/AG01_81_911200585235.html/>. Acesso em 9 de setembro de 2020.
  2. ICMBIO. Lepidoptera - Borboletas e mariposas. Disponível em: <https://www.icmbio.gov.br/portal/atendimentoaocidadao-2/47-fauna-brasileira/estado-de-conservacao-interno/367-lepidoptera-borboletas-e-mariposas/>. Acesso em 9 de setembro de 2020.
  3. Plano de ação nacional para a conservação dos Lepidópteros / Organizadores: André Victor Lucci Freitas, Onildo João Marini-Filho. – Brasília : Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Icmbio, 2011. 124 p. : il. color. ; 29,7 cm. (Série Espécies Ameaçadas ; 13)
  4. LABORATÓRIO DE BORBOLETAS. UNICAMP. Disponível em: <https://www2.ib.unicamp.br/labor/site/>. Acesso em 9 de setembro de 2020.
Bibliografia
  • G1. Terra da Gente. Um clique pode salvar as borboletas brasileiras. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2019/05/08/um-clique-pode-salvar-as-borboletas-brasileiras.ghtml/>. Acesso em 9 de setembro de 2020.
  • G1. Terra da Gente. Capitão-do-mato tem um dos voos mais bonitos entre as borboletas. Disponível em: <http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/fauna/noticia/2017/01/capitao-do-mato-tem-um-dos-voos-mais-bonitos-entre-borboletas.html/>. Acesso em 9 de setembro de 2020.
  • LABORATÓRIO DE BORBOLETAS. UNICAMP. Disponível em: <https://www2.ib.unicamp.br/labor/site/>. Acesso em 9 de setembro de 2020.
  • Plano de ação nacional para a conservação dos Lepidópteros / Organizadores: André Victor Lucci Freitas, Onildo João Marini-Filho. – Brasília : Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Icmbio, 2011. 124 p. : il. color. ; 29,7 cm. (Série Espécies Ameaçadas ; 13)
  • SILVEIRA, Evanildo. BBC News Brasil. O que faz do Rio Grande do Sul o 'paraíso' das borboletas no Brasil. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-50609235/>. Acesso em 9 de setembro de 2020.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Alex Popovki/Creative Commons
Imagem: Reprodução/Twitter/@anapscarvalho
Imagem: Reprodução/Augusto Rosa
Imagem: Umberto Salvagnin /Flickr/Creative Commons
Imagem: Wikimedia Commons
Imagem: Notafly/Creative Commons
1 de 11
Borboletas brasileiras: nomes, características e fotos