Curiosidades do mundo animal

Quantos filhotes um coelho pode ter?

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 4 janeiro 2024
Quantos filhotes um coelho pode ter?
Coelhos

Ver fichas de  Coelhos

Os coelhos são conhecidos por sua grande capacidade de reprodução, isto é, para dar à luz a numerosos filhotes com muita frequência. Isso é algo que devemos levar em consideração caso queiramos que coelhos e coelhas convivam sem serem castrados, o que não é recomendado, precisamente devido à grande quantidade de filhotes que poderiam nascer devido a esse convívio. Além disso, as coelhas não castradas têm muitas chances de desenvolver problemas uterinos tão graves que podem colocar em risco suas vidas.

Entretanto, você já se questionou se a capacidade reprodutiva desta espécie é realmente tão grande quanto parece? Neste artigo do PeritoAnimal, vamos calcular quantos filhotes um coelho pode ter por ninhada, por ano ou ao longo de toda a sua vida.

Também lhe pode interessar: Quantos dentes tem um coelho?

Índice

  1. Quantos filhotes um coelho pode ter por ninhada?
  2. Quantos filhotes um coelho pode ter por ano?
  3. Quantos filhotes um coelho pode ter na vida?

Quantos filhotes um coelho pode ter por ninhada?

Os coelhos são animais mamíferos e, assim, vão gestar, dar à luz e amamentar seus filhotes dentro de parâmetros determinados, que não variam muito entre esses indivíduos. Desse modo, as fêmeas atingem a maturidade sexual, ou seja, a capacidade de se reproduzir, por volta dos três meses, embora haja variações dependendo do tamanho do adulto.

Além disso, podem se reproduzir a qualquer momento do ano, desde que haja um macho presente, mas é verdade que geralmente mostram maior fertilidade nos meses de clima mais temperado. Após atingir a maturidade, podem ser fecundadas, sendo que o tempo de gestação do coelho dura aproximadamente um mês. Após esse período, nascerá uma ninhada de cerca de 4 a 8 crias.

No entanto, esse número é muito variável, pois uma coelha pode parir apenas um par de filhotes, enquanto outras podem atingir números tão altos quanto 20 coelhos em um único parto. Vale ressaltar que o número de filhotes independe se é o primeiro parto ou não.

Como saber quantos filhotes uma coelha terá

Dada a grande variabilidade no número de filhotes por coelha em cada ninhada, embora a média esteja entre 4-8, se quisermos saber quantas crias uma coelha vai parir, podemos consultar um veterinário para realizar uma ecografia.

Essa técnica não invasiva (embora possa ser estressante para a coelha, principalmente se não estiver acostumada ao manejo) oferece uma imagem das crias em desenvolvimento no útero. Observe apenas que há uma margem de erro, ou seja, nem sempre todas as crias são contadas, pois isso depende de fatores como a posição, e deve ser feita em um momento específico da gestação para obter a melhor definição.

Para saber mais sobre o tema, confira o artigo "Reprodução de coelhos: características e curiosidades" no PeritoAnimal.

Quantos filhotes um coelho pode ter? - Quantos filhotes um coelho pode ter por ninhada?

Quantos filhotes um coelho pode ter por ano?

No tópico anterior, dissemos que o período de gestação de uma coelha é de aproximadamente um mês. A peculiaridade desta espécie, que favorece sua grande capacidade reprodutiva, é que ela não precisa de um período de descanso após o parto para voltar a ser fértil. Isso significa que uma coelha pode ser fecundada novamente logo após dar à luz, mesmo enquanto está amamentando, dando à luz novamente após um mês de gestação.

Essa circunstância aumenta o número de filhotes que poderiam nascer a cada ano a partir de uma única coelha. Não será um número exato, pois vimos que há uma enorme variabilidade no número de filhotes por ninhada, mas podemos ter uma ideia de quantos filhotes uma fêmea tem por ano calculando uma média a partir de ninhadas de 4-8 coelhinhos e cerca de 7 ninhadas por ano. Assim, estaríamos falando de aproximadamente 28-56 filhotes de coelho nascidos no período de doze meses.

Agora que você já sabe quanto tempo dura a gestação de uma coelha, explore ainda mais os detalhes dessa fase em nosso artigo "Gestação de coelho: como nascem". Confira!

Quantos filhotes um coelho pode ter na vida?

Os coelhos que convivem conosco em casa como animais de estimação, com os cuidados necessários, podem viver mais do que aqueles que estão em liberdade ou em fazendas de criação de coelhos. Em média, podemos falar em cerca de 10 anos como expectativa de vida. Isso significaria que, se quisermos saber quantos filhotes uma coelha tem em sua vida, devemos multiplicar a idade média pelo número médio de crias por ano que calculamos no tópico anterior. Assim, estaríamos falando de aproximadamente 280-560 filhotes nascidos ao longo de toda a vida reprodutiva.

Neste contexto, é importante saber que nem todos eles vão sobreviver, pois não é incomum que alguns nasçam mortos ou que morram nos primeiros dias de vida. Também é importante considerar que as coelhas não precisam se reproduzir sempre, o que reduziria o número final de filhotes nascidos.

De qualquer forma, diante da quantidade de filhotes que calculamos acima, é mais do que justificado evitar a reprodução dos coelhos com os quais convivemos em casa. Além disso, no caso das fêmeas, a castração impede o desenvolvimento de graves problemas de saúde, como os tumores uterinos, que costumam afetar aquelas que não são castradas.

Para saber mais sobre a castração, recomendamos a leitura do artigo "Castração de coelhos - Cuidados e dicas". Além disso, você também pode assistir ao vídeo do YouTube onde falamos sobre como cuidar de um coelho. Não perca!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantos filhotes um coelho pode ter?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Quantos filhotes um coelho pode ter?