PARTILHAR

Quanto tempo vive um cachorro com raiva?

Carolina Costa
Por Carolina Costa, Médica Veterinária. Atualizado: 14 junho 2023
Quanto tempo vive um cachorro com raiva?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A raiva é uma das doenças infecciosas mais associadas a cachorros, pois são eles os principais transmissores a nível mundial.

Esta doença afeta principalmente cachorros, gatos, morcegos e outros carnívoros selvagens, incluindo chacais, lobos, raposas, texugos e coiotes. Paralelamente, os bovinos, cavalos e outros herbívoros são menos afetados e embora possam contagiar outros animais, raramente transmitem ao ser humano. Por isso, a maior preocupação está nos carnívoros domésticos e selvagens.

A raiva é letal e o animal morre num curto período de tempo, ou seja, temos de atuar na prevenção, identificar os sintomas sugestivos desta doença e evitar brigas de rua, uma vez que a mordida é a principal fonte de transmissão.

Se tem interesse em saber mais sobre esta doença que afeta mamíferos e inclusive seres humanos, quais os sintomas em cachorros, se tem cura e quanto tempo vive um cachorro com raiva, leia este artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Quanto tempo vive um gato com raiva?

Raiva em cachorros

A raiva tem origem do latim rabidus que significa louco, designação dada devido ao aspecto característico do animal raivoso que está salivando e sendo agressivo.

É uma doença infecciosa e possível de ser transmitida aos seres humanos (zoonose) causada por um vírus que afeta o sistema nervoso central, que se alastra e se acumula em grandes quantidades nas glândulas salivares provocando a produção excessiva de saliva contagiada com o vírus.

Transmite-se principalmente através de brigas por mordida de um animal contagiado e também, mas não tão comum, pela arranhadura e lambedura de feridas abertas ou mucosas como a da boca ou dos olhos.

O contato da pele intacta (sem feridas) com sangue, urina ou fezes não constitui um fator de risco, excepto nos morcegos.

Nos dias de hoje, esta doenla está sendo mais controlada em cachorros, gatos e também seres humanos devido ás campanhas de vacinação e medidas de proteção. Contudo a raiva tem aumentado principalmente entre animais selvagens, onde se destacam os morcegos, os principais disseminadores da raiva em rebanhos, em que o número destes animais infetados é cada vez maior no Brasil.

A raiva não tem cura e, na grande maioria dos casos, leva à morte do cachorro contagiado. Por isso, o melhor a se fazer é a prevenção, se tiver suspeitas que o seu cachorro possa ter sido atacado por um animal de rua ou raivoso, aconselhamos que leve o seu animal ao veterinário.

Mas então quanto tempo vive um cachorro com raiva? Para responder a essa questão vamos explicar um pouquinho como se transmite e evolui a doença.

Como se transmite e quais as fases da raiva

Durante a mordida, o vírus presente na saliva penetra e vai para o interior dos músculos e tecidos e se multiplica no local. Depois, o vírus se difunde pelas estruturas em redor e vai até ao tecido nervoso mais próximo, porque tem afinidade por fibras nervosas (é neutrópico) e não utiliza o sangue como via de disseminação.

A doença apresenta várias fases:

  • Incubação: é o tempo que vai desde a mordida até ao surgimento de sintomas. Nesta fase, o animal parece estar bem e não apresenta quaisquer sintomas (é assintomático). Pode durar de uma semana a vários meses até que a doença se manifeste.
  • Prodrômica: onde já se observam algumas mudanças súbitas de comportamento. O cachorro pode ficar mais nervoso, assustado, ansioso, cansado ou até isolar-se. Esta fase pode ir de 2 a 10 dias.
  • Furioso e de excitação: esta é a fase que caracteriza a doença. O cachorro está mais agressivo e irritável, pode estar salivando em excesso e pode mesmo morder e atacar os próprios donos, por isso é necessário ter cuidado.
  • Paralítica: fase final da raiva em que animal se encontra paralisado, podendo apresentar espasmos ou até estar em estado de coma, terminando em óbito.

Raiva sintomas em cachorro

Para saber se o seu cachorro tem raiva é importante também conhecer quais os sintomas em cachorro:

  • Febre
  • Mudanças de comportamento, como agressividade, irritabilidade e apatia
  • Vômitos
  • Excesso de salivação
  • Aversão à luz (fotofobia) e à água (hidrofobia)
  • Dificuldade em engolir (devido ao excesso de saliva e paralisia da mandíbula ou dos músculos da face)
  • Convulsões
  • Paralisia em geral

A raiva pode ser confundida com outras doenças do foro neurológico e , por isso, é sempre essencial consultar o seu médico veterinário se o seu pet apresenta algum destes sintomas ou se suspeita que o seu cachorro teve acesso à rua e se envolveu em brigas ou esteve em contacto com morcegos ou outros animais selvagens.

Raiva canina tem cura?

A raiva não tem cura, ela é de progressão rápida e é letal em quase 100% dos casos, por isso a eutanásia pode ser a única opção para evitar o sofrimento do seu animal e o contagio de outros.

Esperança de vida de cachorro com raiva

A fase de incubação é variável porque depende muito da localização e da severidade da mordida, por exemplo, uma mais profunda ou localizada no braço será mais rápida a manifestar sintomas do que uma mais superficial ou na perna. No cachorro varia entre 15 e 90 dias e nos jovens pode ser ainda mais curto.

A esperança de vida de um cachorro com raiva é relativamente curta. O período de tempo entre as fases acima descritas pode variar de cachorro para cachorro, mas uma vez chegando ao sistema nervoso e surgindo sintomas, a doença evolui rapidamente e a morte ocorre em 7 a 10 dias.

Normalmente, um animal suspeito de apresentar raiva, ou seja, com sintomas sugestivos da doença, é colocado em quarentena para observação durante 10 dias, se ao fim desses dias o animal estiver bem e sem outros sintomas, assume-se que ele não tem raiva.

Se tem suspeitas de que o seu cachorro se envolveu em brigas e foi infetado, leve-o ao seu veterinário para que ele possa isolá-lo de forma a evitar o contágio de outros animais ou seres humanos e a minimizar o seu sofrimento.

É igualmente importante, se possível, identificar o animal agressor para que ele seja também colocado em quarentena para ser observado e evitar possíveis agressões e contágios.

Quanto tempo vive um cachorro com raiva? - Esperança de vida de cachorro com raiva

Prevenção

Apesar de não ter cura, é possível prevenir a raiva através de um protocolo de vacinação regular que inclui a vacina antirrábica.

Também é importante o isolamento dos suspeitos e observação pelo médico veterinário e evitar o contacto com animais vadios ou selvagens.

Quanto tempo vive um cachorro com raiva? - Prevenção

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo vive um cachorro com raiva?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças infecciosas.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Maurício
Um cachorro filhote pode contrair raiva a partir de que idade de vida? Obrigado por nos ajudar..
A sua avaliação:
Amanda
Ola, boa tarde! meu filho foi mordido ou arranhado (não consegui ver direito na hora pq meu reflexo foi só pegar logo ele no colo) pelo cachorro do vizinho. o machucado parace mesmo um arranhão bem superficial. fomos até a emergencia, foi recomendado duas doses da vacina, observar o cachorro por 10 dias e se ele se manter vivo e normal dentro desse período abandonar o caso. se ele apresentar algo, alguma enfermidade meu filho tomara mais duas vacinas. Esse processo está correto, essa vacina mesmo pós exposição é eficiente? estou apavorada!!! (o Vizinho afirma que o cachorro é vacinado)
A sua avaliação:
Caciara
Por favor, me ajude a esclarecer uma dúvida, o cachorro da minha irmã, há 3 dias na garagem pegou um morcego na boca, mas ele não mordeu o morcego, ele simplesmente pegou na boca e trouxe pra gente, daí tiramos dele, e vimos que o morcego estava com sangue na cabeça. Lavamos a boca dele com sabão e água e passamos álcool 70. No dia seguinte ele ficou bem, normal, comeu, brincou tudo normal.
Porem a noite ele começou a ficar estranho, meio desorientado, e teve uma convulsão, e depois outra, levamos para a emergência, ele não tinha nenhuma doença, muito saudável, no veterinário o mesmo descartou que pudesse estar relacionado com o morcego de um dia antes, então ele teve a 3ª convulsão, veterinário aplicou uma medicação forte nele e disse que teríamos que ir ao neuro urgente pois, 3 convulsões em menos de 1 horas seria grave, ele também descartou epilepsia. Fomos para casa e ele teve mais 4 convulsões, depois parada respiratória e infelizmente partiu no final da madrugada.
Tudo muito de repente, ele se foi, uma morte muita sofrida, o veterinário disse que não tinha nada haver com o morcego, mas não tiramos da cabeça que tem sim, será que pode ter relação tudo isso que ocorreu com ele após 24horas em contato com o morcego? Pois, foi a unica coisa que aconteceu de diferente um dia antes disso tudo acontecer.

Obrigada pela atenção.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Caciara. Tudo bem? Sentimos muito pelo ocorrido. Infelizmente, é complicado avaliarmos o caso desta forma. O que podemos afirmar é o que está neste artigo, que os morcegos podem transmitir raiva, mas os sintomas apresentados pelo seu pet não correspondem ao desta doença. O problema pode ter sido uma triste coincidência pois, assim como em seres humanos, diferentes enfermidades podem surgir silenciosamente nos animais.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal
A sua avaliação:
Fernando
O cachorro só pega raiva se tiver contato com o virus, ou o próprio organismo é capaz de desenvolver a doença?

Acabei de ser mordido pelo meu cachorro, ele não é vacinado, não sei oque fazer!
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
A raiva transmite-se através da transmissão do vírus rhabdoviridae, que se transfere normalmente pela mordida ou saliva de um animal infetado. No entanto, foram documentados alguns casos em que o vírus da raiva foi transmitido em partículas de aerossol flutuando no ar. Estes casos, no entanto, são estranhos e apenas ocorreram em cavernas onde habitavam muitos morcegos infetados.

A nível mundial, os cachorros são os principais portadores desta doença, especialmente aqueles animais que não receberam os cuidados nem a vacinação oportuna. No entanto, a raiva também se pode transmitir através da mordida de outros animais domésticos como os gatos, ou de animais selvagens como os gambás, os guaxinins ou os morcegos.

Além de afetar de forma letal o nosso cachorro, a raiva também se pode contagiar aos humanos se forem mordidos por algum animal infetado, por isso trabalhar na sua prevenção e reconhecer a tempo os seus sintomas é fundamental para garantir a saúde de todos os donos dos pets.

Recomendamos que você consulte um médico e que regularize a vacinação do seu cachorrinho.
charles arnaldo de souza lima
sobre o tempo de vida de um cachorro, com certeza se for bem tratado , recebendo carinho o fazendo sempre feliz, vivera acima do tempo, 18 a 20 anos tive uma cachorra tratava ela muito bem morreu com 14 anos de ataque cardiáco por medo da desgraça dos fogos de final de ano esqueci de protege-la, detesto fogos de final de ano.
E. Emmanuel
Tenho algumas perguntas quanto à transmissão da raiva.
Se um animal infectado for beber água em um tanque de lavar roupa, as pessoas que forem usá-lo podem contaminar-se?
Quer dizer, o vírus sobrevive tempo o suficiente para infectar outras pessoas de um modo que não seja por mordidas?
O mesmo vale para animais que babam no chão, etc.
Além do mais, li, em algum lugar, que pode haver casos raros em que a raiva pode ser transmitida pelo ar.

Gostaria de esclarecimento a respeito disso.
Agradeço!
Carolina Costa
Olá Emmanuel!
A transmissão da raiva ocorre por entrada do vírus presente na saliva através de feridas abertas ou por mordidas de animais infetados.
A transmissão por outra via como o ar ou a água é improvável, mas não impossível. Se o o animal estiver infetado com o vírus, esse vírus pode permanecer na água, ainda que não seja tão perigoso quanto a mordida.
Existe um estudo que testou a sobrevivência do vírus e constatou que em temperaturas mais baixas o vírus da raiva pode sobreviver até 5/6 dias fora do corpo do animal e em temperaturas mais altas (a partir de 20ºC) o vírus não sobrevive mais que 1 dia.
Existem poucos estudos sobre este tema, e, como tal, mais estudos são necessários, contudo já podemos ter alguma ideia de como funciona o vírus e quais as condicionantes que o podem afetar ou favorecer.

Esperemos ter ajudado!
Obrigada pelas questões e pelo interesse!
Neide santos
Cachorro estava com todos sintomas de raiva me arranhou o cão morreu o que devo fazer
Carolina Costa
Olá neide!
Normalmente um arranhão não transmite o vírus da raiva pois esse vírus está presente na saliva do animal e é transmitida quando ele morde. Mas você deve procurar rapidamente um posto de saúde ou um medico e explicar situação e eles saberão o que fazer. Tem de explicar há quanto tempo foi esse arranhão, como você se está sentindo e se o cachorro tinha mesmo raiva ou se tinha uma doença semelhante diagnosticada.
O melhor é sempre a prevenção e explicar a sua situação!
Tudo de bom!
Quanto tempo vive um cachorro com raiva?
1 de 3
Quanto tempo vive um cachorro com raiva?

Voltar ao topo da página ↑