Animais do frio
As regiões do planeta onde ocorrem invernos com baixas temperaturas representam um grande desafio para as espécies de animais que habitam esses locais. Nessas regiões, não apenas predominam temperaturas abaixo de zero, mas também a escassez de alimentos e a necessidade urgente de manter a temperatura corporal são desafios importantes para a sobrevivência da fauna.
Ainda assim, a evolução dotou os animais que vivem nessas condições com adaptações incríveis para enfrentar esses desafios, e neste artigo do PeritoAnimal, apresentamos uma série de animais do frio. Continue lendo para saber mais sobre eles!
- Urso-polar (Ursus maritimus)
- Raposa-do-ártico (Vulpes lagopus)
- Pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri)
- Rena (Rangifer tarandus)
- Lobo-do-ártico (Canis lupus arctos)
- Boi-almiscarado (Ovibos moschatus)
- Leopardo-das-neves (Panthera uncia)
- Foca-de-weddell (Leptonychotes weddellii)
- Lebre-ártica (Lepus arcticus)
- Lagópode-branco (Lagopus muta)
- Outros animais do frio
Urso-polar (Ursus maritimus)
O urso-polar habita as águas cobertas de gelo do Círculo Polar Ártico. Alguns permanecem em massas de gelo durante o ano todo, enquanto outros utilizam o gelo sazonal e, no verão, vivem em terra firme.
Em qualquer uma dessas situações, o urso-polar é um animal emblemático que suporta o frio, e que, graças à sua camada de gordura, pelagem densa e patas adaptadas para nadar em águas geladas ou caminhar sobre o gelo, consegue resistir às temperaturas extremas. O impacto das mudanças climáticas e outras causas antropogênicas fazem com que a espécie seja classificada como Vulnerável.
Aqui você encontra algumas "Curiosidades sobre o urso polar".
Raposa-do-ártico (Vulpes lagopus)
Outro animal que suporta o frio é, sem dúvida, a raposa-do-ártico, que se desenvolve em todos os habitats do Círculo Polar Ártico, na tundra ártica e na tunda alpina, distribuindo-se acima da linha das árvores da tundra, tanto na América do Norte quanto na Europa e Ásia. Algumas também têm acesso a zonas costeiras sem gelo.
Uma das suas adaptações é a sua pelagem branca multicamadas no inverno, mas que muda para castanho com cinza-claro no verão. Além disso, este animal do frio tem as patas cobertas de pelo e a capacidade de se enrolar e cobrir as zonas não cobertas de pelo do seu corpo, pelo que pode suportar temperaturas extremas de até, pelo menos, - 50 °C. A raposa-do-ártico está classificada como de Menor Preocupação.
Pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri)
O pinguim-imperador é, sem dúvida, um símbolo de resistência, com uma distribuição circumpolar ao redor de toda a costa da Antártida. É a ave marinha que suporta as temperaturas mais extremas, como o ar a - 40° C e a água a - 1,8 °C. Entretanto, isso é possível porque esse pinguim possui uma série de adaptações que lhe permitem manter a sua temperatura corporal.
Assim, a camada espessa de gordura, diferentes tipos de penas que impermeabilizam a pele, a formação de grupos compactos e a capacidade de termorregulação metabólica fazem dessa espécie um animal notável que resiste ao frio. Sua classificação é de Quase ameaçado.
Rena (Rangifer tarandus)
A rena, ou caribu, é uma espécie de cervo com distribuição circumpolar, com ampla presença ao redor do Ártico, Alasca, Canadá, Groenlândia, Noruega, Finlândia, Rússia e Mongólia. Assim, os habitats principais desses animais do frio são a tundra e a taiga que, em ambos os casos, são ambientes com baixas temperaturas.
Este tipo de cervo também é um animal do frio, adaptado a viver em baixas temperaturas graças à sua pelagem densa e cascos largos, que lhe permitem caminhar confortavelmente sobre a neve. Essas características fazem com que as renas sejam um dos animais de clima frio mais conhecidos. Seu estado de conservação é Vulnerável.
Lobo-do-ártico (Canis lupus arctos)
O lobo-do-ártico é uma subespécie do lobo cinzento, adaptado não só para viver no frio extremo, mas também para percorrer grandes distâncias nessas condições em busca de alimento. É nativo da tundra do alto Ártico, presente na América do Norte.
Este é um dos animais de clima frio que é difícil de ser estudado, pois se movimenta principalmente durante os invernos gelados, quando as 24 horas do dia são de escuridão. Essas características fazem com que este canídeo esteja na nossa lista de animais do frio.
Já conhecemos 5 animais do frio, mas continue lendo, pois ainda há mais!
Boi-almiscarado (Ovibos moschatus)
O boi-almiscarado é um tipo de bovino com distribuição em áreas ao redor do Ártico. Ele é nativo do Canadá, dos Estados Unidos e da Groenlândia, mas foi reintroduzido em regiões onde vivia antes, como a Rússia e o Alasca.
Ele vive em tundras muito geladas, mas consegue suportar o frio graças à sua pelagem espessa, que tem uma camada de lã e pelos externos bem longos, que podem até tocar o chão. Uma de suas características é formar grupos para se proteger dos ventos frios e de predadores. Seu estado de conservação é classificado como de Menor Preocupação.
Leopardo-das-neves (Panthera uncia)
Este animal do frio é uma espécie de felino, pertencente à família das espécies maiores desse tipo de mamífero. O leopardo-das-neves é nativo da Ásia, com presença no Afeganistão, Butão, China, Índia, Mongólia, Nepal, Rússia, entre outras regiões.
Seu habitat são pastagens montanhosas localizadas a mais de 5.000 m de altitude no Himalaia e na planície tibetana, embora também possa ser encontrado em altitudes de 500 m em algumas áreas. Sua pelagem espessa e cauda longa e peluda permitem que ele se desenvolva confortavelmente no frio. Sua classificação é de Vulnerável.
Foca-de-weddell (Leptonychotes weddellii)
Em nossa lista de animais do frio, incluímos esta foca, que vive em regiões ao redor da Antártida. É o mamífero reprodutor que vive mais ao sul do planeta, formando grandes grupos em blocos de gelo fixos na costa continental, além de ser encontrada em massas de gelo flutuantes.
Ela tem uma incrível habilidade de nadar sob o gelo e, graças à sua espessa camada de gordura, consegue resistir sem dificuldades às baixas temperaturas das águas geladas. Essas adaptações fazem dela um dos animais mais resistentes ao frio. Seu estado de conservação é classificado como de Pouco Preocupante.
Se você gostou deste animal do frio, pode se interessar pelo artigo "Animais da Antártida e suas características".
Lebre-ártica (Lepus arcticus)
A lebre-ártica é nativa do Canadá e da Groenlândia, com presença na tundra ártica e em regiões costeiras da Groenlândia, onde não há gelo. Ela possui uma camuflagem sazonal, já que sua pelagem muda de branco no inverno para cinza no verão.
Entre as adaptações desse animal para resistir ao frio, encontramos suas orelhas curtas, o que reduz a perda de calor, e patas fortes para escavar na neve. É um animal do frio que pode viver em temperaturas extremas e ventos gelados. Seu estado de conservação é de Menor Preocupação.
Lagópode-branco (Lagopus muta)
Esta ave é nativa da América, Ásia e Europa. Alguns dos países onde ela está presente são:
- Alemanha;
- Andorra;
- Áustria;
- Canadá;
- China;
- Eslovênia;
- Espanha;
- Estados Unidos;
- Rússia;
- Finlândia;
- França;
- Groenlândia;
- Islândia;
- Itália;
- Japão;
- Cazaquistão;
- Liechtenstein;
- Mongólia;
- Noruega;
- Reino Unido.
Esse animal de clima frio vive em regiões árticas e montanhosas do norte. O lagópode-branco tem mudança de plumagem, sendo branco no inverno e marrom no verão, o que lhe permite se camuflar conforme a estação. Suas patas são cobertas por penas, o que lhe permite caminhar facilmente na neve. Além disso, seu metabolismo está adaptado às temperaturas geladas. Ela é classificada como de Menor Preocupação.
Outros animais do frio
Apresentamos a seguir outros 10 animais do frio que podem te interessar:
- Lêmure-de-cauda-anelada (Lemur catta);
- Lontra-marinha (Enhydra lutris);
- Falcão-gerifalte (Falco rusticolus);
- Cervo canadense (Cervus canadensis);
- Abutre-barbudo (Gypaetus barbatus);
- Peixe-gelo (Chionodraco hamatus);
- Caribu (Rangifer tarandus caribou);
- Êider-edredão (Somateria mollissima);
- Lebre-da-eurásia (Lepus timidus);
- Esquilo-vermelho-americano (Tamiasciurus hudsonicus).
Se pretende ler mais artigos parecidos a Animais do frio, recomendamos que entre na nossa categoria de Curiosidades do mundo animal.
- Myers, P., R. Espinosa, C. S. Parr, T. Jones, G. S. Hammond, and T. A. Dewey. (2024). The Animal Diversity Web. Disponible en: https://animaldiversity.org.
- UICN (2024). Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN. Versión 2024-2. Disponible en: https://www.iucnredlist.org