Curiosidades do mundo animal

Curiosidades sobre o urso polar

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 15 março 2024
Curiosidades sobre o urso polar
Ursos

Ver fichas de  Ursos

Os ursos são um grupo de mamíferos que pertencem à ordem dos carnívoros. Atualmente, eles são divididos em oito espécies, agrupadas em três subfamílias: Ailuropodinae, onde se encontra o panda gigante da China; Tremarctinae, que inclui o urso-de-óculos; e Ursinae, que engloba as outras seis espécies. Dentro desta última subfamília, encontramos o urso-polar (Ursus maritimus), que se destaca por sua pelagem branca e por viver em condições inóspitas no Polo Norte. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e conheça algumas curiosidades sobre o urso polar.

Também lhe pode interessar: Como o urso polar sobrevive no frio

Índice

  1. É o maior carnívoro terrestre do mundo
  2. Tem a pele preta
  3. É um excelente nadador
  4. Sua taxa de reprodução é a mais baixa dos mamíferos
  5. As fêmeas têm ovulação induzida
  6. A implantação do zigoto é atrasada
  7. Consegue passar o maior tempo sem comida entre os mamíferos
  8. Em alguns casos é considerado um mamífero aquático
  9. Possui um dimorfismo sexual nítido
  10. É evolutivamente próximo do urso-pardo
  11. Outras curiosidades sobre o urso polar
Ver mais >>

É o maior carnívoro terrestre do mundo

O primeiro dado curioso sobre o urso polar é que ele é considerado um hiper carnívoro, e embora na época de verão, quando pode estar em áreas terrestres, consuma algumas bagas, folhas ou líquens, sua dieta é basicamente carnívora.

Se você se pergunta o que os ursos polares comem, a realidade é que eles preferem consumir focas-aneladas (Pusa hispida), embora também cacem outros tipos de focas e animais. Um urso polar macho pode pesar entre 300 a 800 kg e medir até 2,5 m de comprimento, tornando-se o maior carnívoro terrestre e podendo consumir até 30 kg de comida por dia.

Saiba mais detalhes sobre a alimentação desses animais em nosso artigo "O que os ursos comem?".

Tem a pele preta

Você saberia responder à seguinte pergunta: "qual é a cor dos ursos polares"? Normalmente, a pelagem do urso polar é branca, mas também pode ficar amarelada no verão; até mesmo um pouco marrom ou acinzentada, dependendo da época e das condições de luz solar.

No entanto, com as mudas periódicas, eles recuperam sua pelagem original. Ainda assim, uma das curiosidades sobre o urso polar que queremos abordar é que, embora não seja perceptível, sua pele é negra, e a pelagem carece de pigmentos e, por isso, refrata a luz, resultando na aparência branca típica. Agora que você sabe qual é a cor dos ursos polares, continue lendo para descobrir mais informações sobre eles.

É um excelente nadador

Embora geralmente em fotos e vídeos vejamos os ursos polares sobre o gelo, temos informações confiáveis que indicam que ele é um excelente nadador. Por um lado, seus pelos ocos ajudam a flutuar; por outro lado, suas patas dianteiras largas funcionam como remos, e as traseiras, menores, ajudam na direção e no mergulho. Este animal é capaz de se submergir completamente e nadar debaixo d'água, permanecendo até cerca de 3 minutos submerso.

Curiosidades sobre o urso polar - É um excelente nadador

Sua taxa de reprodução é a mais baixa dos mamíferos

As fêmeas do urso polar geralmente têm ninhadas de dois filhotes, embora o intervalo varie de 1 a 4. Ecologicamente, a espécie é classificada como K, com maturidade sexual tardia, ninhadas de poucos indivíduos e um alto investimento materno no cuidado dos filhotes.

Embora esse tipo reprodutivo seja geralmente bem-sucedido, garantindo a sobrevivência da descendência, a espécie torna-se vulnerável a certos eventos devido ao baixo nível reprodutivo. Outra curiosidade sobre o urso polar é que a taxa de mortalidade em filhotes varia entre 10% e 30%, enquanto os adultos têm uma alta taxa de sobrevivência.

Para saber mais sobre esses animais fascinantes, confira nosso artigo sobre "Onde vivem os ursos polares?".

Curiosidades sobre o urso polar - Sua taxa de reprodução é a mais baixa dos mamíferos

As fêmeas têm ovulação induzida

As fêmeas de ursos polares têm um processo reprodutivo curioso, mas adaptado às condições em que habitam. Basicamente, essa curiosidade dos ursos polares é que as fêmeas passam por um período de estro prolongado, geralmente de final de março a início de junho. No entanto, a ovulação é induzida pelo macho durante o acasalamento, ao contrário de outros mamíferos, nos quais a ovulação já começa no momento do acasalamento.

A implantação do zigoto é atrasada

Nos ursos polares, o pico reprodutivo ocorre entre abril e maio. No entanto, uma vez formado o zigoto, a implantação não ocorre nos primeiros dias, mas apenas no outono. Assim, a gestação de um urso polar fêmea pode durar de 195 a 265 dias. As condições corporais determinam se haverá implantação embrionária e desenvolvimento subsequente. Quando o processo continua, em geral, o processo de gestação dura aproximadamente dois meses.

Consegue passar o maior tempo sem comida entre os mamíferos

Outra curiosidade sobre o urso polar, especificamente entre as fêmeas, é que elas são capazes de passar longos períodos sem alimento, chegando a até 8 meses. Os ursos polares machos não hibernam, mas as fêmeas se veem na necessidade de entrar em um estado de letargia por vários meses enquanto os filhotes se desenvolvem até o nascimento, ganhando peso. Saiba mais sobre animais que hibernam neste artigo.

Dessa forma, as fêmeas grávidas entram em suas tocas entre setembro e outubro, dando à luz entre o final de dezembro e janeiro, permanecendo com seus filhotes até o final de março ou início de abril, quando saem das guaridas. Este é o maior período sem consumo de alimentos registrado para um mamífero. Por isso, essas ursas acumulam reservas corporais antecipadamente.

Curiosidades sobre o urso polar - Consegue passar o maior tempo sem comida entre os mamíferos

Em alguns casos é considerado um mamífero aquático

O urso polar vive principalmente no gelo marinho, onde se desloca, caça e faz suas tocas. Esse animal costuma estar em áreas onde o gelo se encontra com a água, isto é, locais de alta produtividade, em que pode se alimentar adequadamente. Além disso, ele se desloca de acordo com as mudanças nas massas de gelo, permanecendo em ilhas de gelo ou áreas terrestres, dependendo do local.

Assim, passando a maior parte do tempo nesse tipo de habitat, é frequentemente considerado um mamífero aquático, levando em conta também sua habilidade de entrar na água e nadar. Relacionado ao seu habitat no gelo marinho, é importante destacar que, sim, devido às mudanças climáticas, o urso polar está em perigo de extinção.

Possui um dimorfismo sexual nítido

Em comparação com outros mamíferos, o urso polar apresenta um marcado dimorfismo sexual, sendo os machos maiores e mais pesados que as fêmeas. Por isso, se você se pergunta quanto pesam ou quanto medem os ursos polares, é importante mencionar que eles pesam entre 300 a 800 kg, medindo 1,6 m de altura e até 2,5 m de comprimento. Por outro lado, as fêmeas pesam de 150 a 300 kg e medem de 1,8 a 2 m de comprimento.

Curiosidades sobre o urso polar - Possui um dimorfismo sexual nítido

É evolutivamente próximo do urso-pardo

Inicialmente, os cientistas pensavam que o urso polar tinha evoluído do urso-pardo. No entanto, agora se sabe que são linhagens irmãs que se separaram há mais de um milhão de anos, mas não descendem uma da outra. As dúvidas surgiram devido à hibridação entre o urso polar e o urso-pardo (Ursus arctos), resultando em fluxo de genes entre essas espécies.

Curiosidades sobre o urso polar - É evolutivamente próximo do urso-pardo

Outras curiosidades sobre o urso polar

Existem outros dados curiosos sobre o urso polar que talvez você não conheça. Como já revisamos informações curiosas sobre o urso polar, a seguir veremos mais algumas. Confira:

  • Sua taxonomia mudou ao longo do tempo;
  • É o urso mais carnívoro que existe;
  • Possui um excelente olfato, podendo perceber presas a grandes distâncias;
  • A camada de gordura sob a pele pode medir até 10 cm;
  • Quando nada, seus olhos podem permanecer fora da água;
  • Tem boa visão noturna;
  • Seus rins são especializados em filtrar o sal marinho;
  • Pode cruzar com o urso-pardo, originando uma descendência híbrida.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Curiosidades sobre o urso polar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Gunderson, A. (2009). "Ursus maritimus". Animal Diversity Web. Disponible en: https://animaldiversity.org/accounts/Ursus_maritimus/
  • Lan, T., Leppälä, K., Tomlin, C., Talbot, S. L., Sage, G. K., Farley, S. D., Shideler, R. T., Bachmann, L., Wiig, Ø., Albert, V. A., Salojärvi, J., Mailund, T., Drautz-Moses, D. I., Schuster, S. C., Herrera-Estrella, L., & Lindqvist, C. (2022). Insights into bear evolution from a Pleistocene polar bear genome. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, 119(24), e2200016119. https://doi.org/10.1073/pnas.2200016119
  • Wiig, Ø., Amstrup, S., Atwood, T., Laidre, K., Lunn, N., Obbard, M., Regehr, E. y Thiemann, G. (2015). Ursus maritimus . Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2015. Disponible: https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2015-4.RLTS.T22823A14871490.en
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Curiosidades sobre o urso polar