Animais do Polo Sul
O Polo Sul é o ponto mais ao sul da Terra e um dos lugares menos povoados do planeta, não apenas por pessoas, mas também por animais e plantas. Este Polo está localizado no continente da Antártica, que compreende quase tudo dentro do Círculo Antártico, e é cercado pelo oceano de mesmo nome. É um lugar com condições verdadeiramente extremas, já que, por exemplo, no inverno não recebe luz solar e as temperaturas médias são de -60°C.
Mesmo assim, a vida sempre busca maneiras, às vezes misteriosas, de se abrir caminho, e nesta região (embora não tenha a abundância de outras), há uma importante biodiversidade. Se você está se perguntando quais são os animais do Polo Sul, neste artigo do PeritoAnimal, fornecemos a resposta. Encontramos animais como o krill antártico, a foca-leopardo, o calamar-colossal, o pinguim-imperador, o albatroz-real-do-sul e a medusa antártica, entre outros.
- Krill antártico (Euphausia superba)
- Foca-leopardo (Hydrurga leptonyx)
- Calamar colossal (Mesonychoteuthis hamiltoni)
- Albatroz-real-do-sul (Diomedea epomophora)
- Pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri)
- Pinguim-de-Adélia (Pygoscelis adeliae)
- Lobo-marinho-antártico (Arctocephalus gazella)
- Elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina)
- Peixe-dragão-antártico (Akarotaxis nudiceps)
- Medusa antártica (Diplulmaris antárctica)
- Outros animais do Polo Sul
Krill antártico (Euphausia superba)
O krill antártico (Euphausia superba) é um dos animais marinhos do Polo Sul, que se desenvolve em águas da Antártica, Terra do Fogo na Argentina e ilhas próximas, estando presente tanto em mar aberto como em várias zonas costeiras. Como os outros tipos de krill, este animal do Polo Sul é um artrópode que pertence à ordem Euphausiacea, que são crustáceos marinhos muito pequenos. O tamanho varia entre 5 e 6,5 cm e o peso é de cerca de 2 gramas.
É semelhante a um camarão, de cor rosa opaco e coberto por um exoesqueleto endurecido. Alimenta-se por filtração, principalmente de fitoplâncton, mas também pode consumir outros animais diminutos. Tem um papel importante na cadeia alimentar desses ecossistemas marinhos e é classificado como de Menor Preocupação.
Pode ser interessante dar uma olhada na "Cadeia alimentar aquática".
Foca-leopardo (Hydrurga leptonyx)
O próximo animal que vive no Polo Sul é a foca-leopardo. Esta foca-leopardo (Hydrurga leptonyx) é um mamífero carnívoro da família Focidae, focas verdadeiras, e embora seja nativa da Antártida no Polo Sul e ilhas adjacentes, possui presença errante ou incerta em áreas da Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, entre outras regiões austrais.
São as maiores focas antárticas, os machos medem cerca de 3 m e pesam 300 kg, mas as fêmeas são ainda maiores: medem até 3,8 m e pesam até 500 kg. A coloração dorsal é cinza escuro, enquanto a ventral é prateada com manchas claras e escuras por todo o corpo. Seus corpos alongados as ajudam a ser nadadoras muito ágeis. Embora se alimentem principalmente de krill, também podem caçar pinguins e lulas. Seu estado de conservação é de Menor Preocupação.
Calamar colossal (Mesonychoteuthis hamiltoni)
O calamar colossal (Mesonychoteuthis hamiltoni) é uma espécie nativa da Antártida, Argentina, Austrália, Chile, África do Sul e ilhas do Sul. Assim, estamos diante de outro exemplo de animais do Polo Sul.
Ele se desenvolve até cerca de 1.000 metros de profundidade, especialmente onde a atividade biológica é mais alta. Este molusco é um cefalópode muito grande, com um comprimento de cerca de 4 m e 150 kg de peso. No entanto, exemplares de até 10 m e 450 kg já foram capturados.
Ainda há muito a ser conhecido sobre a espécie porque as observações têm sido muito limitadas, mas é o maior invertebrado que existe. Ele se alimenta principalmente de peixes, e seu estado de conservação é de Menor Preocupação.
Albatroz-real-do-sul (Diomedea epomophora)
O albatroz-real-do-sul (Diomedea epomophora) é uma ave marinha nativa do Polo Sul, portanto, ocorre desde Argentina, Chile, Antártida, África do Sul, Austrália, mas também pode ter presença mais ao norte, como no Uruguai e Brasil. A maioria dos exemplares desses animais do Polo Sul vive em áreas com ventos fortes e frios, em encostas, cristas e planaltos de pastagens.
É uma das maiores aves marinhas existentes, com uma média de comprimento de 1,1 m e 9 kg de peso. Possui asas finas e longas, em forma de faca, com uma cor principalmente branca e bico rosado. Sua dieta principal são peixes e lulas. O estado de conservação é Vulnerável, devido à sobrepesca em algumas áreas que afeta a espécie e também porque é capturada na linha marítima.
Pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri)
Embora nem todos sejam exclusivos dessas regiões, os pinguins são, sem dúvida, aves icônicas entre os animais do Polo Sul. Um deles é o pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri), que é nativo da Antártida, mas está presente e pode vagar pela Argentina, Chile, Nova Zelândia e ilhas da região Sul. Esta ave marinha e animal do Polo Sul está associada ao gelo, o qual utiliza de maneira quase exclusiva.
É uma bela ave, que mede entre 1 a 1,32 m, com coloração branca e preta, mas com um tom de amarelo alaranjado na região auricular que se difunde nos ombros. Alimenta-se de peixes, cefalópodes e krill. Está classificado como Quase Ameaçado, principalmente devido às mudanças climáticas.
Pinguim-de-Adélia (Pygoscelis adeliae)
O pinguim-de-adélia (Pygoscelis adeliae) é outro dos animais do Polo Sul. Ele se desenvolve na Antártida, Argentina, Austrália, Nova Zelândia e outros territórios austrais. Habita áreas de gelo, mas nidifica em costas rochosas sem gelo, com acesso direto à água.
É um dos menores pinguins que existem, medindo cerca de 69 cm, com um peso entre 3,6 a 5 kg. Tem uma coloração branca com preto. Se alimenta de krill, peixes, cefalópodes e medusas. Este animal do Polo Sul é classificado como de Menor Preocupação.
Embora neste artigo falemos e forneçamos imagens dos animais do Polo Sul, pode ser interessante dar uma olhada neste post sobre os "Animais da Antártida e suas características". Lembre-se de que a Antártida e o Polo Sul não são a mesma coisa.
Lobo-marinho-antártico (Arctocephalus gazella)
O lobo-marinho-antártico (Arctocephalus gazella) é um tipo de otárido que se desenvolve tanto na Antártida, Argentina, Austrália, Chile, vários outros territórios austrais, quanto também na África do Sul e Brasil. Embora esta espécie passe bastante tempo na água, sai para áreas rochosas, praias e vegetação.
Os machos desses animais do Polo Sul têm em média 1,80 m de comprimento, enquanto as fêmeas têm 1,30 m. Em relação ao peso, os machos pesam em média 133 kg, mas as fêmeas apenas 34 kg.
Ambos têm uma coloração marrom acinzentada, mas os machos têm o rosto cinza escuro e as fêmeas têm o pescoço/tórax acinzentado ou esbranquiçado. É um animal carnívoro do Polo Sul que consome krill, peixes, cefalópodes, entre outros. Seu estado é de Menor Preocupação.
Elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina)
O elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina) possui uma distribuição circumpolar com presença em zonas antárticas e subantárticas, além de muitos indivíduos se deslocarem para as costas da Argentina, Chile, entre outros lugares. Estes animais do Polo Sul saem para a terra durante os períodos de muda, reprodução e as fêmeas para dar à luz.
É o maior membro da família Phocidae e o maior mamífero marinho que não é um cetáceo. Os machos podem medir 6 m e pesar 3,6 toneladas, enquanto as fêmeas medem cerca de 2 m e não ultrapassam os 900 kg. Possuem uma pelagem de cor cinza ou marrom. Alimentam-se de diversos tipos de lulas e peixes. É classificado como de Menor Preocupação.
Peixe-dragão-antártico (Akarotaxis nudiceps)
O peixe-dragão-antártico (Akarotaxis nudiceps) é um tipo de peixe marinho com nadadeiras radiadas, que se estende por toda a região antártica. Assim, também é um dos exemplos de animais marinhos do Polo Sul. Esses peixes vivem em profundidades entre 370 e 915 m. Eles têm um corpo delgado, que mede cerca de 13 cm, e uma coloração marrom com a cabeça escura. Seu estado de conservação é de Menor Preocupação.
Chegamos ao final desta lista com imagens de animais do Polo Sul! Continue lendo para descobrir os que faltam.
Medusa antártica (Diplulmaris antárctica)
A medusa antártica (Diplulmaris antárctica) é um tipo de tipo de cnidário que habita as águas da plataforma continental da Antártida. Não há muitos estudos sobre a espécie; ela mede cerca de 18 cm, tem uma coloração transparente e alaranjada. Alimenta-se de vários animais marinhos, como copépodes, peixes, outras medusas, larvas, entre outros. Não há avaliação sobre seu estado de conservação.
Outros animais do Polo Sul
Além dos anteriores, apresentamos outros animais do Polo Sul:
- Mosquito antártico (Belgica antarctica).
- Baleia azul (Balaenoptera musculus).
- Pinguim-de-barbicha (Pygoscelis antarcticus).
- Pinguim-papua (Pygoscelis papua).
- Petrel antártico (Thalassoica antarctica).
- Pinguim-rei (Aptenodytes patagonicus).
- Petrel-do-Cabo (Daption capense).
- Gaivota-meridional (Larus dominicanus).
- Mandrião-antártico (Stercorarius antarcticus).
- Pomba-antártica (Chionis alba).
- Petrel tormenta de Wilson (Oceanites oceanicus).
- Petrel gigante do sul (Macronectes giganteus).
- Foca-de-Ross (Ommatophoca rossii).
- Foca-cangrejera (Lobodon carcinophagus).
- Orca (Orcinus orca).
- Pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus).
- Albatroz errante (Diomedea exulans).
- Rocual comum (Balaenoptera physalus).
- Baleia-franca-austral (Eubalaena australis).
- Lepisma antártico (Pleuragramma antarcticum).
Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais do Polo Sul, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.
- Animal Diversity Web. (2020). Disponible en: https://animaldiversity.org/
- IUCN. (2024). The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2023-1. Disponible en: https://www.iucnredlist.org