Curiosidades do mundo animal

Animais de Portugal

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 20 fevereiro 2024
Animais de Portugal

Portugal é um país que faz parte da Península Ibérica e, portanto, é influenciado pelo seu clima e disposição geográfica. Apesar de ser um país relativamente pequeno, abriga uma ampla variedade de fauna, tanto terrestre quanto marinha. Com uma localização na rota de migração de aves, tornou-se um destino importante para aves migratórias. Desde majestosos mamíferos como o lince-ibérico e o lobo-ibérico, até aves emblemáticas como a águia-imperial-ibérica e a cegonha-preta, Portugal oferece um cenário cativante para explorar a vida selvagem.

Por isso, neste artigo do PeritoAnimal, iremos conhecer quais são os animais de Portugal, mencionando aqueles típicos do país e até mesmo focando nos animais em perigo de extinção em Portugal. Está pronto para explorar toda essa fauna? Vamos lá!

Também lhe pode interessar: Animais da Espanha

Índice

  1. Lince-ibérico (Lynx pardinus)
  2. Águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti)
  3. Lobo-ibérico (Canis lupus signatus)
  4. Cegonha-preta (Ciconia nigra)
  5. Lince-europeu (Lynx lynx)
  6. Saramugo (Anaecypris hispanica)
  7. Bis-bis (Regulus madeirensis)
  8. Freira-da-madeira (Pterodroma madeira)
  9. Priolo (Pyrrhula murina)
  10. Caravela-portuguesa (Physalia physalis)
  11. Outros animais em perigo de extinção em Portugal
Ver mais >>

Lince-ibérico (Lynx pardinus)

Começamos este artigo com um dos animais endêmicos de Portugal que também está classificado como "em perigo crítico de extinção". Sua situação é crítica devido à perda de habitat, fragmentação do território, caça furtiva e diminuição de suas presas naturais, como o coelho-europeu (Oryctolagus cuniculus).

O lince-ibérico está presente em uma variedade de habitats, incluindo florestas mediterrâneas e matagais. Este exemplo de animal endêmico de Portugal pode ser encontrado principalmente em áreas com vegetação densa, onde pode encontrar presas e refúgio.

Conheça outros felinos raros neste post.

Animais de Portugal - Lince-ibérico (Lynx pardinus)

Águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti)

Não apenas estamos diante de outro animal endêmico de Portugal mas, infelizmente, ele também faz parte da lista de animais em perigo de extinção eno país. A águia-imperial-ibérica é uma das aves de rapina mais emblemáticas e conhecidas na Península Ibérica, e sua situação crítica é atribuída à perda de habitat, redução de presas naturais, eletrocussão em fios elétricos e perseguição direta.

Por outro lado, esses animais típicos de Portugal são encontrados principalmente nas regiões do Alentejo e Algarve, no sul do país. Eles se concentram em áreas com florestas mediterrâneas, planícies abertas e zonas semiáridas.

Animais de Portugal - Águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti)

Lobo-ibérico (Canis lupus signatus)

Continuamos com outro dos animais endêmicos de Portugal, o lobo-ibérico. Os lobos são animais bastante comuns na Península Ibérica, por isso não é surpreendente que estejam presentes neste país e possam ser avistados nas regiões montanhosas do norte e centro, incluindo áreas como a Serra da Estrela e a Serra de Montesinho.

Falando fisicamente sobre o lobo-ibérico, percebemos que é uma das menores subespécies de lobo, embora seu tamanho possa variar conforme a região e o habitat. Possui uma pelagem densa geralmente de coloração acinzentada, embora possa apresentar tonalidades que vão do branco ao negro.

Para obter mais informações sobre esse animal típico de Portugal, não deixe de consultar sua ficha completa em "Lobo-ibérico".

Animais de Portugal - Lobo-ibérico (Canis lupus signatus)

Cegonha-preta (Ciconia nigra)

A cegonha-preta é uma espécie de ave aquática grande e majestosa pertencente à família Ciconiidae. Esses animais típicos de Portugal também estão em perigo de extinção, mais especificamente classificados como "vulneráveis".

O que geralmente se destaca nestes animais de Portugal é sua plumagem, que, conforme o nome indica, é preta, mas com reflexos verdes e púrpuras em áreas específicas, dependendo da iluminação. Possuem pescoço longo e fino, pernas longas de cor vermelha ou vermelho escuro, e um bico longo e pontiagudo de cor vermelha ou laranja. Os adultos podem ter uma envergadura de até 180 cm e pesar cerca de 2-4 kg.

Animais de Portugal - Cegonha-preta (Ciconia nigra)

Lince-europeu (Lynx lynx)

Os próximos animais de Portugal da nossa lista são os linces-europeus. Os linces-europeus são caracterizados por preferirem habitats com uma densa cobertura vegetal, mas também podem habitar em áreas rochosas e montanhosas.

Por outro lado, esses animais de Portugal são um exemplo de caçadores solitários e noturnos, alimentando-se sempre de presas como veados, coelhos, cabritos, javalis e pequenos mamíferos.

Seu pelagem varia em tonalidade, desde cinza claro até marrom escuro, com manchas e listras negras que ajudam na camuflagem no ambiente florestal. Suas orelhas são adornadas com pinceladas de pelos negros nas extremidades e têm tufos de pelos longos no queixo. Vale ressaltar que também estão entre os animais em perigo de extinção em Portugal.

Animais de Portugal - Lince-europeu (Lynx lynx)

Saramugo (Anaecypris hispanica)

Estamos diante de um dos animais marinhos de Portugal! O saramugo é um peixe de tamanho pequeno a médio, com um corpo alongado e cilíndrico. Geralmente apresenta uma coloração cinza prateado no dorso e nos flancos, com tons brancos ou amarelados na parte ventral. Sua nadadeira dorsal é alta e a nadadeira caudal é bifurcada.

Uma curiosidade sobre esses animais marinhos de Portugal é que, durante o período de reprodução, os machos podem desenvolver uma coloração mais intensa e apresentar tubérculos nupciais na cabeça e no corpo.

Infelizmente, fazem parte da lista de animais em perigo de extinção em Portugal devido à degradação e contaminação de seu habitat, à alteração do curso dos rios, à extração excessiva de água e à pressão da pesca.

Animais de Portugal - Saramugo (Anaecypris hispanica)

Bis-bis (Regulus madeirensis)

O bis-bis é uma pequena, mas marcante espécie de ave endêmica da ilha da Madeira, em Portugal, cuja conservação é crucial para manter a biodiversidade única desta região insular.

Foram realizados esforços de conservação para proteger a Floresta Laurissilva na Madeira e melhorar o estado de conservação desta espécie singular, que atualmente encontra-se em perigo de extinção em Portugal. Apesar disso, destaca-se que esses animais em Portugal são uma das menores aves de toda a Europa e possuem uma plumagem muito chamativa: uma coroa laranja brilhante na cabeça, uma faixa superciliar branca, um dorso verde-oliva e um ventre branco ou amarelado.

Animais de Portugal - Bis-bis (Regulus madeirensis)

Freira-da-madeira (Pterodroma madeira)

Assim como no exemplo anterior dos animais de Portugal, a freira-da-madeira é uma espécie de ave marinha endêmica da ilha da Madeira. Possui um tamanho mais ou menos médio, com cerca de 30 centímetros de comprimento corporal e uma envergadura de 70 centímetros.

Algo que chama a atenção nesse animal de Portugal é sua plumagem, na qual podemos observar uma coloração predominantemente acinzentada na parte superior e branca na parte inferior. Além disso, apresenta uma faixa escura em forma de "M" nas asas e uma faixa escura na parte superior da cauda. Seu bico é curto e robusto, e suas patas são relativamente longas.

Animais de Portugal - Freira-da-madeira (Pterodroma madeira)

Priolo (Pyrrhula murina)

Esses animais de Portugal são encontrados no arquipélago dos Açores, onde estão presentes em uma variedade de habitats florestais, incluindo florestas de laurissilva, florestas mistas e áreas de arbustos.

Essas aves de Portugal geralmente são discretas e tímidas, passando a maior parte do tempo procurando alimento entre a vegetação densa. Alimentam-se principalmente de sementes, frutas, brotos e pequenos insetos que encontram no solo e entre os galhos das árvores. São aves sedentárias que permanecem nos Açores durante todo o ano.

Animais de Portugal - Priolo (Pyrrhula murina)

Caravela-portuguesa (Physalia physalis)

Embora não haja muitos animais perigosos em Portugal, podemos destacar a presença da caravela-portuguesa. Suas características físicas a tornam completamente irresistível e chamativa: possui uma forma curiosa e cores em harmonia.

Seu corpo consiste em uma bolsa inflável em forma de flutuador, que pode atingir até 30 cm de diâmetro, localizada sobre a superfície da água, agindo como uma vela impulsionada pelo vento. Sob o flutuador, há tentáculos que podem se estender até 10 metros na água. Esses tentáculos contêm células urticantes chamadas nematocistos, que são usadas para capturar presas e se defender de predadores.

No artigo a seguir, você encontrará mais informações sobre os animais marinhos mais perigosos do mundo.

Animais de Portugal - Caravela-portuguesa (Physalia physalis)

Outros animais em perigo de extinção em Portugal

Dado um panorama dos principais animais endêmicos de Portugal, a seguir, faremos uma breve menção a outros animais em perigo de extinção naquele país ibérico. A intenção deste artigo não é apenas expor como é a fauna de Portugal, falando sobre seus animais, mas também focar na conservação das espécies ameaçadas e na preservação daquelas que não estão em risco como, por exemplo:

  • Poupa-eurasiática (Upupa epops);
  • Peneireiro-das-torres (Falco naumanni);
  • Águia-cobreira (Circaetus gallicus).
  • Urso-pardo (Ursus arctos);
  • Salamandra-lusitânica (Chioglossa lusitanica).

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais de Portugal, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 11
Animais de Portugal