Curiosidades do mundo animal

Animais da Espanha

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 8 setembro 2022
Animais da Espanha

Você sabe quais animais são típicos da Espanha? Nas diversas regiões do planeta, existem animais que, embora também possam estar presentes em outros países, são considerados como representativos desses lugares. Um conceito associado a esse aspecto é o de endemismo, o qual se refere a espécies que são próprias de um lugar determinado, e sua área de distribuição é própria de um país ou de certa região. Assim, nos deparamos com animais autóctones de diferentes zonas ou países.

Neste artigo do PeritoAnimal, focaremos na fauna da Espanha, um país que abriga múltiplas e muito variadas espécies. Alguns dos animais da Espanha bastante típicos que apresentaremos a seguir são espécies endêmicas, enquanto que outros também habitam outros países.

Também lhe pode interessar: Os animais mais perigosos da Espanha

Índice

  1. Touro-de-lídia (Bos primigenius taurus)
  2. Pomba-turquesa (Columba bollii)
  3. Tentilhão-azul-de-Tenerife (Fringilla teydea)
  4. Cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa)
  5. Sapo-baleares (Alytes muletensis)
  6. Lagartixa-turca (Hemidactylus turcicus)
  7. Lince-ibérico (Lynx pardinus)
  8. Lobo-ibérico (Canis lupus signatus)
  9. Cabra-montês (Capra pyrenaica)
  10. Musaranho-de-dentes-vermelhos (Sorex granarius)
  11. Águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti)
  12. Outros animais endêmicos da Espanha
Ver mais >>

Touro-de-lídia (Bos primigenius taurus)

Considerado o animal ícone da Espanha, o touro-de-lídia ou touro-bravo nada mais é que o gado macho selecionado e criado para espetáculos de touros, como as cruéis touradas, tão tradicionais do país ibérico, e as corridas de touros.

É um animal gregário, vivendo em rebanhos, que alcança a maturidade sexual por volta dos 16 meses de vida.

Animais da Espanha - Touro-de-lídia (Bos primigenius taurus)

Pomba-turquesa (Columba bollii)

Essa espécie de pombo é endêmica da Espanha, especificamente das Ilhas Canárias. É um pouco maior que o pombo-comum (Columba livia), e é uma ave curiosa, devido à sua peculiar coloração cinza escura, com a área do peito rosada. Além disso, as laterais da cauda, que também são escuras, diferenciam a pomba-turquesa da pomba-rabil (Columba junoniae), também endêmica da região.

Ela se distribui em zonas florestais, barrancos e às vezes em áreas de cultivo. Se você adora essas aves tanto quanto a gente, não deixe de ler este outro artigo com todos os Tipos de pombos.

Animais da Espanha - Pomba-turquesa (Columba bollii)
Imagem: ebird.org

Tentilhão-azul-de-Tenerife (Fringilla teydea)

Outro animal endêmico da Espanha é o tentilhão-azul-de-Tenerife. Como o seu nome indica, é um tipo de tentilhão muito bonito que só habita a ilha de Tenerife. Tem certos traços parecidos com o tentilhão-comum (Fringilla coelebs), mas tem um tamanho maior. Nessa espécie também acontece o dimorfismo sexual, pois os machos são mais vistosos que as fêmeas, com uma distinta cor azul em quase todo o seu corpo, enquanto que elas têm uma cor marrom opaca.

Esse tentilhão se desenvolve principalmente em florestas de pinheiros, mas, em sua época de acasalamento e no inverno, ele migra a outras regiões da ilha.

Animais da Espanha - Tentilhão-azul-de-Tenerife (Fringilla teydea)

Cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa)

Embora uma das tartarugas que mais aparecem nas costas espanholas seja a tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), o cágado-mediterrânico é um animal autóctone da Península Ibérica, sendo muito comum na Espanha, e presente também em outros países próximos. É uma tartaruga carnívora que habita tanto corpos d'água doces quanto salgados, preferindo ambientes aquáticos amplos e permanentes.

Animais da Espanha - Cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa)

Sapo-baleares (Alytes muletensis)

Também conhecido como "sapo-parteiro-de-maiorca", esse sapo está ameaçado de extinção, e é um típico animal da Espanha, particularmente das Ilhas Baleares. Ele mede de 34 a 38 mm, sendo as fêmeas maiores que os machos. Essa é uma espécie peculiar, já que é a fêmea que compete pelo macho, e, além disso, são eles que carregam os ovos fecundados sobre seus corpos.

Atualmente, a espécie se restringe a riachos profundos que foram cavados e a certos corpos d'água artificiais.

Animais da Espanha - Sapo-baleares (Alytes muletensis)

Lagartixa-turca (Hemidactylus turcicus)

Também conhecida como "osga-turca", ela se encontra distribuída globalmente por ter sido introduzida em diversos países, embora sua origem seja mais limitada. Contudo, é um animal muito conhecido da Espanha, assim como outras espécies de lagartixas que habitam esse país, como a osga-moura (Tarentola mauritanica).

A lagartixa-turca mede cerca de 10 cm de comprimento, e tem a cor marrom claro ou cinza com algumas manchas escuras. Ela tem almofadinhas peculiares nos dedos, que lhes permitem subir facilmente por paredes e tetos.

Neste outro artigo respondemos se lagartixa tem veneno.

Animais da Espanha - Lagartixa-turca (Hemidactylus turcicus)

Lince-ibérico (Lynx pardinus)

Esse é outro típico animal da Espanha. Ele é nativo de lá e foi introduzido em outras regiões. É similar a outras espécies de linces, mas seu peso varia de 11 a 15 kg, e mede de 0,8 a 1 metro aproximadamente. Ele se alimenta quase exclusivamente do coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus), outro animal autóctone da Espanha, da França e de Portugal. Habita matagais ou ecótonos (zonas de transição) entre esses ecossistemas e pastagens.

Infelizmente, o lince-ibérico corre risco de extinção devido à destruição de seu habitat, à caça furtiva e à diminuição da população de sua principal presa. Embora a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) indique que a sua população está crescendo atualmente, ele segue exposto às ameaças mencionadas.

Animais da Espanha - Lince-ibérico (Lynx pardinus)

Lobo-ibérico (Canis lupus signatus)

O lobo-ibérico é outro dos típicos animais da Espanha. É uma subespécie do lobo-cinzento (Canis lupus), mas que se distribui de maneira restrita em comparação com a espécie na Península Ibérica. Já houve certa controvérsia quanto à sua classificação, mas a UICN a reconhece da forma que acabamos de indicar [1].

Mede de 0,70 cm a quase um metro de altura, com um comprimento de cerca de 1,40 metro, e tem o corpo delgado. Tem uma coloração branca no focinho e manchas escuras no rabo e nas patas dianteiras, o que o diferencia de outros tipos de lobos.

Animais da Espanha - Lobo-ibérico (Canis lupus signatus)

Cabra-montês (Capra pyrenaica)

Também conhecida como "íbex-ibérico", esse tipo de cabra é outro típico animal da Espanha. De fato, atualmente só existe nesse país e foi reintroduzida em Portugal, já que está extinta em outras áreas da Europa.

A cabra-montês espanhola tem uma cor marrom-acinzentada, pesa de 35 a 80 kg, e mede de 0,65 a 0,75 metro de altura, e de 1 a 1,4 metros de comprimento. Habita matagais, terrenos escarpados, áreas com pedreiras e florestas, e por isso é considerada um dos animais de montanha mais representativos da Espanha.

Animais da Espanha - Cabra-montês (Capra pyrenaica)

Musaranho-de-dentes-vermelhos (Sorex granarius)

Essa espécie de musaranho é própria da Espanha e de Portugal. Tem um tamanho de aproximadamente 10 cm e pesa cerca de 6 gramas. Os adultos têm os flancos cor de canela, as costas escuras e o ventre esbranquiçado. Ele se distribui por diversos habitats, que incluem diferentes tipos de florestas, áreas com riachos ou com bastante umidade, matagais, áreas pedregosas e até zonas de cultivo.

Animais da Espanha - Musaranho-de-dentes-vermelhos (Sorex granarius)

Águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti)

É uma ave de rapina nativa da zona ibérica da Espanha e de Portugal. Seu peso vai dos 2,5 até os 5 kg, mede entre 0,7 e 0,85 metro, e a envergadura de suas asas pode passar dos 2 metros. Quanto à sua cor, apresenta uma combinação de tons marrons, avermelhados e branco. Sem dúvidas, é uma ave majestosa.

O maior nível reprodutivo acontece na Espanha e se desenvolve em planícies aluviais, dunas de marismas, colinas e regiões montanhosas. Infelizmente, a UICN a considera em estado vulnerável devido à destruição de seu habitat e à invasão de outras espécies, entre outras causas.

Animais da Espanha - Águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti)

Outros animais endêmicos da Espanha

Como você pôde ver, a fauna da Espanha é muito variada e vai muito além do mundialmente famoso touro-de-lídia, considerado o ícone da Espanha devido as tão tradicionais e cruéis touradas, prática que nós do PeritoAnimal não aprovamos sob hipótese alguma.

Além dos animais da Espanha mencionados, ainda há muitas outras espécies animais endêmicas ou típicas desse país, como as seguintes:

  • Javali (Sus scrofa)
  • Raposa-vermelha (Vulpes vulpes)
  • Talpa occidentalis
  • Doninha-europeia (Mustela lutreola)
  • Lagarto-atlântico (Gallotia atlantica)
  • Gallotia atintica
  • Gallotia galloti
  • Cobra-de-cinco-dedos(Chalcides bedriagai)
  • Iberolacerta cyreni
  • Toupeira-da-água (Galemys pyrenaicus)
  • Myotis capaccinii
  • Pomba-rabil (Columba junoniae)
  • Lagarto gigante da Gran Canária (Gallotia stehlini)
  • Urso-pardo-ibérico (Ursus arctos pyrenaicus)

Agora que você conheceu diversos animais da Espanha, não perca este outro artigo em que listamos os animais de montanha.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais da Espanha, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Boitani, L., Phillips, M. & Jhala, Y. (2018). Canis lupus (errata version published in 2020). The IUCN Red List of Threatened Species. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2018-2.RLTS.T3746A163508960.en>. Acesso em 1 de setembro de 2022.
Bibliografia
  • Myers, P., R. Espinosa, CS Parr, T. Jones, GS Hammond y TA Dewey. (2022). Web de Diversidad Animal. Disponível em: <https://animaldiversity.org>. Acesso em 1 de setembro de 2022.
  • UICN (2022). Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN. Versión 2021-3. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org>. Acesso em 1 de setembro de 2022.

Fotos de Animais da Espanha

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: ebird.org
1 de 24
Animais da Espanha