Primeiros socorros

Como curar queimadura em gatos

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 26 outubro 2023
Como curar queimadura em gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A pele é o maior órgão do corpo e exerce diversas funções, como proteção, regulação da temperatura, retenção de umidade e barreira contra bactérias, fungos, alérgenos e outros agentes causadores de doença, além de participar do sistema sensorial e exercer função no sistema imunológico. Devido a toda sua complexidade, a pele possui parâmetros físico-químicos necessários à sua manutenção e funcionalidade, sendo a temperatura um deles.

A pele pode sofrer queimaduras de várias formas: fogo, colchões térmicos, secadores de cabelo, água quente, óleo aquecido, ferros, radiação solar, dentre outras. Ainda temos a queimadura por corrente elétrica, que pode ocorrer com a mastigação de fios elétricos, causando lesões de pequena superfície corporal, mas com danos em estruturas profundas. A gravidade da queimadura vai depender da temperatura e do tempo de exposição da pele do gato ao agente térmico.

A gravidade da lesão pode influenciar em outras partes do corpo, como no sistema renal, cardiovascular, gastrointestinal, respiratório, imunológico, metabólico e endócrino. Isso mostra a importância de um tratamento correto, precoce e efetivo das queimaduras. Neste artigo, o PeritoAnimal explicará como ocorre a queimadura, como tratá-la, quais os melhores remédios e como identificá-la o mais breve possível. Aproveite as dicas!

Também lhe pode interessar: Curar queimaduras em cães

Índice

  1. Como identificar queimaduras em gatos?
  2. Queimadura em gatos - Primeiros socorros
  3. O que é bom para queimaduras em gatos? Cuidados
  4. Qual a melhor pomada cicatrizante para gatos?
  5. Existe algum remédio caseiro para queimaduras em gatos?

Como identificar queimaduras em gatos?

As queimaduras ocorrem quando o calor aplicado sobre a pele é mais forte do que sua capacidade de absorvê-lo e dissipá-lo. Ou seja, a pele sofrerá lesões quando não for capaz de absorver e transmitir para outros lugares todo essa energia térmica recebida.

A gravidade das queimaduras é diretamente proporcional à temperatura e ao tempo de exposição do animal ao agente térmico, e assim são classificadas em quatro graus:

  1. Primeiro Grau: são queimaduras mais superficiais, que afetam somente a epiderme, deixando a pele dolorida, com descamação, espessada e avermelhada. Esse tipo de queimadura cicatriza rapidamente, devido à reepitelização, que ocorre de 3 a 6 dias.
  2. Segunda Grau: são mais profundas que as queimaduras de primeiro grau, ocorrendo edema subcutâneo, inflamação e os pelos podem ser facilmente removidos. Durante a cicatrização, é importante proteger a ferida contra traumatismos e contaminação, que podem elevar a gravidade da queimadura.
  3. Terceiro Grau: a queimadura atinge tecidos mais profundos, com a formação de crostas marrom-escuras, insensíveis e rígidas. Como ocorre a destruição da inervação local, esse tipo de queimadura causa menos dor.
  4. Quarto Grau: também conhecida como carbonização, a alta temperatura gera redução parcial ou total dos tecidos, provoca fraturas em ossos longos e da calota craniana e destrói as extremidades dos membros.

As queimaduras podem ser facilmente identificadas devido ao seu aspecto característico, como perda de pelos, edema, inflamação, crostas e, dependendo do tipo de queimadura, dor no local. Os animais que sofreram queimaduras podem ficar mais quietos, escondidos, sem se alimentar, desidratados e muito sensíveis ao toque.

Alguns gatos podem lamber insistentemente o local da queimadura, inserindo bactérias da boca na ferida. Esse comportamento deverá ser evitado, podendo ser utilizado o colar elizabetano ou cobrindo a ferida com gaze e ataduras.

Queimadura em gatos - Primeiros socorros

As queimaduras devem ser tratadas da forma correta para serem curadas no menor tempo possível, evitando focos de infecção. Compressas úmidas podem ajudar a reduzir o desconforto. O uso de analgésicos orais é necessário para diminuir a dor.

Inicialmente, pode ser aplicada uma grande quantidade de água fria sobre a área queimada, para que seja feita uma limpeza e esfriamento do local. O próximo passo são as compressas úmidas, que podem ser mantidas por um período que vai variar com o tamanho da lesão. Por último, aplique uma pomada com antibióticos e cicatrizante e tampe a ferida com gaze e atadura. Leve seu amigo ao médico veterinário para que ele decida sobre a necessidade de outros procedimentos, assim como a aplicação de soro intravenoso, nos casos de desidratação.

Neste artigo do PeritoAnimal você irá encontrar informações sobre como agir em caso de feridas em gatos - primeiros socorros.

O que é bom para queimaduras em gatos? Cuidados

As queimaduras não devem ser tratadas de qualquer forma, pois podem virar focos de infecção e levar o gato a óbito. Queimaduras graves podem causar desarranjo da função cardiovascular em um processo semelhante ao choque. Nesses casos, o gato deverá tomar soro intravenoso, para que seja mantida a perfusão orgânica e seja evitada a isquemia tecidual (falta de oxigênio nos tecidos afetados).

O tratamento inicial de queimaduras superficiais deverá ser realizado com a lavagem da região queimada com solução estéril (soro fisiológico) e aplicação de pomada antimicrobiana de amplo-espectro. O medicamento tópico não deverá causar dor, irritação, toxicidade e deve ser minimamente absorvido pelo corpo. A sulfadiazina de prata é o antibiótico que mais de enquadra nos critérios estabelecidos, devido a sua ação contra diversos tipos de bactérias, boa penetração na escara e poucos efeitos colaterais.

É comum a formação de escara de queimadura, resultado dos elementos da pele que foram coagulados pelo calor, agindo como um torniquete, impedindo o fluxo sanguíneo e linfático. A remoção de tecidos desvitalizados deve ser realizada pelo médico veterinário, com o uso de sedação, pois pode causar muita dor ao animal. Feridas pequenas podem passar por debridamento conservador, com o uso de agentes enzimáticos, imersão em água ou soro, e a aplicação de bandagens úmidas.

Como curar queimadura em gatos - O que é bom para queimaduras em gatos? Cuidados

Qual a melhor pomada cicatrizante para gatos?

Várias são as opções de pomadas cicatrizantes para gatos. Citaremos algumas neste artigo, mas existem muitas outras no mercado:

  • Alantol: composta por alantoína e óxido de zinco, promove a debridação química de proteínas, mantendo o ferimento livre de secreções purulentas e tecidos mortos, estimulando a epitelização e proliferação celular.
  • Vetaglós Pomada: contém agentes antimicrobianos altamente eficazes no combate aos diversos microrganismos que podem estar presentes nas infecções da pele. Composta por gentamicina, sulfanilamida, sulfadiazina, ureia e vitamina A.
  • Bepantol: composta por dexpantenol (vitamina B5), que penetra nas camadas internas da pele e é transformado em vitamina B5, estimulando a formação e regeneração natural da pele.

Existe algum remédio caseiro para queimaduras em gatos?

O uso de remédios caseiros deverá ser analisado pelo veterinário, pois pode causar infecção na queimadura e intoxicação no animal. Algumas plantas, como a babosa, podem ser utilizadas nas lesões, agindo como hidratante e dando conforto ao animal.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como curar queimadura em gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.

Bibliografia
  • Amaral, B.P., Muller, D.C.M., Rakoski, A.S., Basso, P.C. Manejo das queimaduras em pequenos animais. Medvep – Revista Científica de Medicina Veterinária – Pequenos Animais e Animais de Estimação, 2016; 14(44); 94-100. Disponível em https://medvep.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Manejo-das-queimaduras-em-pequenos-animais.pdf. Acesso em 05/10/2023.
  • Albernaz, V.G.P, Ferreira, A.A, Castro, J.L.C. Queimaduras térmicas em cães e gatos. Veterinária e Zootecnia, 2015, set, 22(3), 322-334. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/881-Texto%20do%20artigo-3108-3752-10-20220323.pdf. Acesso em 09/10/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como curar queimadura em gatos