Dietas equilibradas

O que os cangurus comem?

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 16 junho 2023
O que os cangurus comem?

O termo canguru é utilizado para falar das maiores espécies de macropodinos, uma subfamília de marsupiais à qual pertencem as três principais espécies de cangurus: o canguru-vermelho, canguru-cinzento-oriental e o canguru-cinzento-ocidental. De qualquer forma, estamos falando do animal mais representativo da Austrália, o qual possui grandes dimensões podendo chegar a pesar 85 kg e outra característica é que se desloca através de saltos que em algumas ocasiões alcançam a vertiginosa velocidade de 70 km/h.

Este animal possui outras características como o marsúpio, e na sua totalidade trata-se de uma espécie que atrai a nossa curiosidade e é capaz de nos fascinar. Mas você já se perguntou o que os cangurus comem? Descubra neste artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: O que os tatus comem?

Índice

  1. O sistema digestivo dos cangurus
  2. O que canguru come?
  3. Como o canguru come?
  4. Em que horários o canguru come?
  5. Curiosidades sobre os cangurus

O sistema digestivo dos cangurus

O canguru tem uma importante semelhança com o bicho-preguiça assim como com os bovinos, isto porque o seu estômago está estruturado em diversos compartimentos que lhe permitem aproveitar todos os nutrientes que adquire através dos alimentos que ingere.

Uma vez que o canguru tenha ingerido o seu alimento é capaz de o regurgitar, mastigar de novo, mas desta forma o bolo alimentar, o qual posteriormente volta a engolir para acabar todo o processo de digestão.

Como veremos em seguida o canguru é herbívoro e esta característica do seu sistema digestivo é de vital importância para poder digerir a celulose que existe nos vegetais.

O que os cangurus comem? - O sistema digestivo dos cangurus

O que canguru come?

Todos os 20 tipos de cangurus são herbívoros, no entanto, dependendo da espécie em particular de canguru, os alimentos que fazem parte da sua dieta podem apresentar um certo grau de variabilidade mas os cangurus comem, principalmente, plantas fibrosas. Vejamos então os principais grupos de alimentos que ingerem as espécies de canguru mais emblemáticas:

  • Canguru-cinza-oriental: alimenta-se de uma grande quantidade e todo o tipo de gramíneas.
  • Canguru-vermelho: alimenta-se principalmente de arbustos, no entanto, também inclui diversas gramíneas na sua dieta.
  • Canguru-cinza-ocidental: alimenta-se de uma grande variedade de gramíneas, no entanto, também ingere as folhas de arbustos e árvores baixas.

No geral, entre os alimentos que os cangurus comem, podemos listar:

  • Capim: diferentes tipos de capim, como pastagens e gramíneas encontradas em seu habitat natural.
  • Folhas: folhas de árvores e arbustos, incluindo folhas de eucalipto, acácia e outras espécies vegetais.
  • Brotos e rebentos: também se alimentam de brotos e rebentos de plantas jovens, que são ricos em nutrientes.
  • Caules: especialmente aqueles que são macios e tenros.
  • Flores: de várias espécies de plantas, aproveitando os nutrientes e a energia que elas fornecem.
  • Frutas: embora não sejam uma parte significativa de sua dieta, alguns cangurus podem ocasionalmente consumir frutas maduras, como bagas e frutas nativas da Austrália.

A alimentação do canguru pode variar de acordo com a região e o tipo de canguru. Além disso, suas dietas podem ser influenciadas pelas estações do ano e pelas condições climáticas. As espécies de canguru de menor tamanho, por exemplo, também podem incluir na sua dieta certos tipos de fungos.

Neste outro artigo falamos sobre todos os tipos de cangurus.

O que os cangurus comem? - O que canguru come?

Como o canguru come?

Além de possuir um estômago perfeitamente adaptado à ingestão de celulose, o canguru possui peças dentais especializadas como consequência do seu hábito de pastoreio.

Os dentes incisivos têm a capacidade de arrancar os cultivos de erva desde o chão e as peças molares cortam e trituram o pasto, uma vez que os dois lados da sua mandíbula inferior não estão unidos entre si, o que além disso lhe dá uma mordida ampla.

O que os cangurus comem? - Como o canguru come?

Em que horários o canguru come?

Uma das curiosidades sobre os cangurus é que eles são animais de hábitos noturnos e crepusculares, o que implica que durante o dia se dedica a descansar à sombra das árvores e arbustos, e por vezes, inclusivamente escava um buraco pouco profundo na terra onde se deita e se refresca.

Assim sendo, o momento ideal para se movimentar na busca por alimento acontece à noite e de manhã.

O que os cangurus comem? - Em que horários o canguru come?

Curiosidades sobre os cangurus

Quer conhecer mais curiosidades sobre os cangurus? Aqui listamos algumas:

  • Eles saltam em vez de correr: estes marsupiais são conhecidos por seu incrível poder de salto. Tal habilidade é resultado de suas pernas traseiras fortes e musculosas, adaptadas para um estilo de vida saltador. Neste artigo respondemos a uma pergunta muito comum: quantos metros um canguru pode pular?
  • Socialização em grupo: os cangurus são animais sociais e geralmente vivem em grupos que podem variar em tamanho, desde pequenos grupos familiares até grandes agregações de cangurus. A socialização em grupo oferece benefícios de proteção, compartilhamento de recursos e comunicação.
  • Bolsa marsupial: uma característica distintiva dos cangurus e outros marsupiais é a presença da bolsa marsupial. As fêmeas têm uma bolsa localizada na região abdominal na qual os filhotes se desenvolvem após o nascimento. Eles passam a maior parte do tempo na bolsa, se alimentando do leite materno e continuando seu desenvolvimento até estarem prontos para explorar o mundo externo. Conheça mais animais marsupiais neste outro artigo.

Agora que você sabe o que canguru come e descobriu várias curiosidades sobre sua alimentação e comportamento, não perca este artigo no qual explicamos as diferenças entre wallabys e cangurus.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que os cangurus comem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Dominique
Os cangurus são uma espécie em extinção?
jorge
são gordos
1 de 5
O que os cangurus comem?