Curiosidades do mundo animal

Tipos de cangurus

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 3 maio 2023
Tipos de cangurus

Existem 20 tipos de cangurus diferentes: o canguru-vermelho, o canguru-cinza-ocidental, o canguru-cinza-oriental, entre outros.

A família Macropodidae é um grupo de animais nativos da Austrália, Nova Guiné e algumas ilhas próximas. Dentro dessa família, encontramos diversas espécies que, conforme o tamanho, aspectos e hábitos, são conhecidas como cangurus, canguru-arborícola, wallaru ou wallaby, mas todos estão relacionados, já que pertencem à mesma família.

Entre as características gerais dos cangurus, encontramos que, em geral, eles têm tamanhos médios a grandes, são plantígrados e suas patas traseiras são longas e poderosas na maioria das espécies. Além disso, eles geralmente têm uma cauda longa e forte usada para equilíbrio, se movimentam de forma bípede saltando e têm um crânio alongado. São animais herbívoros, o estômago é dividido em câmaras, desenvolvem diapausa e possuem uma bolsa ou marsúpio no ventre, onde as crias terminam de se desenvolver.

Como podemos ver, eles são uma família muito interessante, por isso, neste artigo do PeritoAnimal, iremos apresentar informações detalhadas sobre 20 tipos de cangurus.

Também lhe pode interessar: Tipos de roedores

Índice

  1. Canguru-vermelho (Osphranter Rufus)
  2. Canguru-cinza-ocidental (Macropus fuliginosus)
  3. Canguru-cinza-oriental (Macropus giganteus)
  4. Canguru-arborícola de Bennett (Dendrolagus bennettianus)
  5. Dendrolagus inustus
  6. Canguru-arborícola de Lumholtz (Dendrolagus lumholtzi)
  7. Dorcopsis luctuosa
  8. Macropus agilis
  9. Petrogale penicillata
  10. Macropus robustus
  11. Otros tipos de canguros
Ver mais >>

Canguru-vermelho (Osphranter Rufus)

Este primeiro tipo de canguru foi inicialmente nomeado cientificamente como indicado, mas depois foi alterado para Macropus Rufus, e o gênero original foi rebaixado para o nível de subgênero. Há alguns anos, devido a certos estudos, o nome original foi atribuído novamente. O canguru-vermelho é uma espécie endêmica da Austrália, com ampla distribuição, e é o marsupial atual mais pesado que existe, pesando em torno de 90 kg e com tamanho variando de 65 cm a 1,20 m, embora possa chegar a alturas maiores; no caso, as fêmeas são menores. O pelo varia conforme a região, podendo ser avermelhada ou acinzentada. Está classificado como de menor preocupação no índice de risco de extinção.

Se você quiser ler mais sobre marsupiais, confira nosso artigo sobre animais marsupiais.

Tipos de cangurus - Canguru-vermelho (Osphranter Rufus)

Canguru-cinza-ocidental (Macropus fuliginosus)

Este é outro tipo de canguru nativo da Austrália, com ampla distribuição no sul da região. Os machos são maiores que as fêmeas, e o seu peso varia de 28 a 54 kg, com altura de 0,8 a 1,1 m, e uma cauda longa que mede cerca de 1 m. Distingue-se por seu focinho coberto por uma pelagem fina. A coloração varia de marrom claro a marrom avermelhado. Está classificado como de menor preocupação no índice de risco de extinção.

Tipos de cangurus - Canguru-cinza-ocidental (Macropus fuliginosus)

Canguru-cinza-oriental (Macropus giganteus)

O canguru-cinza-oriental é um tipo de canguru nativo da Austrália, que se distribui pela parte leste da Oceania e também na ilha da Tasmânia, embora tenha sido introduzido em outras ilhas. Às vezes, é confundido com o canguru-cinza-ocidental, mas difere na coloração. O canguru cinza oriental, embora também seja cinza, possui uma cor mais uniforme e uma face quase branca.

Este é o segundo maior tipo de canguru que existe, com pesos entre 17 e 65 kg, embora seja mais corpulento que o canguru-vermelho. As fêmeas medem cerca de 1 m, enquanto os machos medem cerca de 1,3 m, mas foram relatados indivíduos muito maiores. Está classificado como de menor preocupação no índice de risco de extinção.

Saiba mais sobre animais da Austrália neste artigo do PeritoAnimal.

Tipos de cangurus - Canguru-cinza-oriental (Macropus giganteus)

Canguru-arborícola de Bennett (Dendrolagus bennettianus)

Este é mais um tipo de canguru endêmico da Austrália, distribuído desde o nível do mar até cerca de 1.400 metros de altitude. Sua distribuição está limitada ao norte do rio Daintree, oeste do Monte Windsor e Cabo York, em Queensland. Embora apresente características dos macrópodos, sua aparência difere de outros tipos de cangurus. Suas patas dianteiras são mais longas que as posteriores, sendo o maior mamífero arborícola da Austrália.

Os machos pesam até cerca de 14 kg, enquanto as fêmeas pesam em torno de 10,5 kg. A cauda é mais longa do que todo o corpo, o pelo é marrom escuro, com exceção do pescoço, barriga e às vezes das patas, que são mais claras. É classificado como quase ameaçado de extinção.

Tipos de cangurus - Canguru-arborícola de Bennett (Dendrolagus bennettianus)
Imagem: Envato Elements

Dendrolagus inustus

É uma espécie nativa da Indonésia e da Papua Nova Guiné. Classifica-se como uma espécie vulnerável e distribui-se em áreas costeiras e montanhosas, dependendo da região. É semelhante corporalmente aos cangurus comuns da Austrália, embora sua cabeça seja menos alongada. Suas extremidades são longas, com grandes garras que ajudam em seus hábitos arbóreos, possui uma coloração cinza ardósia ou marrom chocolate. Este tipo de canguru mede entre 0,80 e 0,90 m e o peso varia de 8 a 15 kg, com uma cauda bastante longa.

Saiba mais sobre a alimentação dos cangurus nesse artigo do PeritoAnimal.

Tipos de cangurus - Dendrolagus inustus
Imagem: Zoo Chat

Canguru-arborícola de Lumholtz (Dendrolagus lumholtzi)

Este é outro tipo de canguru-arborícola, endêmico da Austrália, encontrado nas florestas tropicais de montanhas altas em Queensland. É de tamanho pequeno, sendo que os machos pesam cerca de 8,5 kg e as fêmeas 7 kg; a altura está em torno de 0,5 m, enquanto a cauda apenas 0,7 m. Os membros posteriores são menores que os dos cangurus terrestres, mas os membros anteriores e a cauda são maiores que seus parentes não-arborícolas. Ele é coberto por pelos mais ou menos longos, de cor cinza escuro nas costas e mais claro na barriga. É classificado como quase ameaçado de extinção.

Se você está se perguntando "quantos metros um canguru pode pular?", confira nosso artigo sobre o tema.

Tipos de cangurus - Canguru-arborícola de Lumholtz (Dendrolagus lumholtzi)

Dorcopsis luctuosa

Este tipo de canguru é classificado como vulnerável na classificação de risco de extinção. É nativo da Indonésia e Papua Nova Guiné. Nesse sentido, esse tipo de canguru é encontrado exclusivamente em regiões de baixa altitude, com máximas de 400 metros acima do nível do mar.

O corpo é cinza, com variação de tom no peito e abdômen, enquanto as pernas, cauda e orelhas são avermelhados. Há um marcado dimorfismo sexual, com os machos pesando até cerca de 11,6 kg e medindo quase um metro, enquanto as fêmeas pesam cerca de 3,6 kg, com metade do tamanho.

Tipos de cangurus - Dorcopsis luctuosa
Imagem: iNaturalist Panamá

Macropus agilis

Este marsupial é nativo da Austrália, Indonésia e Papua Nova Guiné, e habita principalmente em áreas de baixa altitude. É classificado como de menor preocupação em relação ao risco de extinção. Sua aparência é muito semelhante à de outros tipos de cangurus, com uma coloração amarelada e branca do pescoço até o ventre. Eles medem de cerca de 0,6 m a 1 m, com os machos pesando cerca de 20 kg e as fêmeas pesando 12 kg.

Tipos de cangurus - Macropus agilis

Petrogale penicillata

Este tipo de canguru é classificado como vulnerável na classificação de risco de extinção e é nativo da Austrália, tendo uma distribuição bastante restrita e irregular para o sudeste da região. A região dorsal é de cor marrom, enquanto a do ventre é muito mais clara. Ele se parece com outros cangurus terrestres, com dimensões entre 0,45 e 0,68 m e o peso varia de cerca de 4 a 10 kg. A cauda é longa, medindo cerca de 0,6 m nos machos e 0,5 m nas fêmeas.

Tipos de cangurus - Petrogale penicillata

Macropus robustus

Este tipo de canguru é endêmico da Austrália, com uma ampla distribuição; por isso, é classificado como de menor preocupação de risco de extinção. É muito semelhante a outros tipos de cangurus e se move de forma bípede. Sua coloração varia de cinza claro a escuro, tem uma altura de cerca de 1 metro e os machos pesam de 28 a 42 kg, enquanto as fêmeas pesam de 18 a 24 kg. Em comparação com outros tipos de wallaru, esta espécie tem extremidades mais curtas, poderosas e adaptadas para o terreno rochoso.

Tipos de cangurus - Macropus robustus

Otros tipos de canguros

Além dos anteriores, existem muitas outras espécies de cangurus e seus parentes wallabys e wallarus. Aqui mencionamos algumas outras:

  • Canguru-arborícola de Huon (Dendrolagus matschiei);
  • Wallaby-negro (Wallabia bicolor);
  • Dendrolagus scottae;
  • Dorcopsis atrata;
  • Macropus rufogriseus;
  • Petrogale assimilis;
  • Petrogale brachyotis;
  • Macropus dorsalis;
  • Macropus bernardus;
  • Osphranter antilopinus.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de cangurus, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Animal Diversity Web. (2020). Disponível em: <https://animaldiversity.org/>. Acesso em 24 de abril de 2023.
  • IUCN. (2022). The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2022-1. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org>. Acesso em 24 de abril de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Envato Elements
Imagem: Zoo Chat
Imagem: iNaturalist Panamá
1 de 11
Tipos de cangurus