O que precisa saber

Como adotar um gato?

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. Atualizado: 1 setembro 2023
Como adotar um gato?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Está em busca de gatos para adotar? Compartilhar a vida com um felino é algo extremamente reconfortante e especial, eles são seres maravilhosos e magníficos companheiros, algo que você saberá perfeitamente bem se tiver a sorte de viver com um gatinho. Se este não for o caso, ou se você quiser que outro gatinho te faça companhia e quer adotar um gato filhote ou adulto, este artigo te dará mais informações sobre o processo de adoção de um gato, quais são os requisitos necessários, onde fazê-lo, com que idade é melhor e quanto custa.

Você deve saber antecipadamente que um gato não é um brinquedo, mas um ser com sentimentos e necessidades e deve avaliar bem se você vai ser capaz de oferecer tudo o que ele precisa antes de tomar a decisão de adotá-lo. Se, por outro lado, você tem certeza de que é o momento certo, parabéns! Você está prestes a descobrir este incrível animal, e nós te convidamos a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal para saber mais sobre ele. Vamos ver detalhadamente como adotar um gato!

Também lhe pode interessar: Dicas para adotar um gato de rua

Índice

  1. O que é necessário para adotar um gato?
  2. Como posso adotar um gato?
  3. Qual é a melhor idade para se adotar um gato?
  4. Onde adotar um gato?
  5. Quanto custa adotar um gato?

O que é necessário para adotar um gato?

Se você está se perguntando o que é necessário para adotar um gato, a seguir você encontrará tudo que você deve pensar antes de fazer isso. A primeira coisa que você deve ter em mente é que você deve estar ciente de que um gato é um membro da família, que é um ser vivo que precisa de atenção e cuidado e que você deve estar disposto a dar a ele tudo isso até o dia em que ele morrer. Você deve avaliar tudo muito bem e se você não tiver tempo, dinheiro ou envolvimento suficiente, é melhor não pensar em adotar.

Saiba que os gatos podem viver entre 12 e 20 anos, dependendo da raça. Portanto, pense bem neste compromisso de continuar com ele por todo esse tempo.

Antes de adotar um gato, seja ele filhote ou adulto, é importante você se preocupar com alguns itens fundamentais:

  • Pesquise para saber os custos que o gato vai demandar, entre brinquedos, adaptações na casa, acessórios, alimentação, etc.
  • Compre ou faça brinquedos para promover o enriquecimento ambiental do felino
  • Compre ração específica para sua idade, seja ele filhote, adulto ou filhote.
  • Leve-o ao veterinário para fazer um check-up e tomar as vacinas necessárias
  • O veterinário também poderá avaliar a necessidade de uma desparasitação para tirar pulgas e carrapatos
  • Descubra aqui no PeritoAnimal como deve ser o banho e/ou higienização do gato
  • Conheça também a importância da socialização dos gatos
  • Compre uma caixa de areia e a areia e observe a adaptação do felino. Talvez seja necessário trocar uma coisa ou outra. Os gatos podem ser exigentes
  • Saiba que os gatos gostam de lugares altos, então instalar prateleiras ou outros objetos nos quais eles possam subir pode ser interessante

Aqui no PeritoAnimal você encontra diversos textos com as melhores dicas para você cuidar bem de um felino. No nosso canal no YouTube também temos dezenas de vídeos para você entender a linguagem corporal dos gatos, seu comportamento e necessidades.

Como adotar um gato? - O que é necessário para adotar um gato?

Como posso adotar um gato?

Para adotar um gato você deve primeiro ir a uma organização que oferece gatos para adoção e mostrar seu interesse. Cada organização tem seu próprio protocolo, mas geralmente serão feitas uma série de perguntas ou um questionário para conhecê-lo melhor e determinar se você é um bom candidato a adotar um gato.

Como adotar um gato de rua?

Se você estiver se perguntando como adotar um gato de rua ou como adotar um gato vira-lata, você deve saber que o processo é simples, mas você deve certificar-se de que o gato não tem dono antes de fazer isso. Se o gato não tiver um tutor, e uma vez realizado o exame de saúde, você pode levá-lo para casa e começar a cuidar dele. Enquanto os gatos domésticos podem ter uma expectativa de vida de até 18-20 anos, um gato de rua normalmente não tem mais do que 5-7 anos, portanto adotar um gato vira-lata é um feito do qual se pode se orgulhar.

Agora que você conhece o processo de como adotar um gato, mesmo um gato de rua, vamos dar uma olhada na melhor idade para adotar um gato. Continue lendo!

Qual é a melhor idade para se adotar um gato?

Gatos de qualquer idade podem ser adotados, mas é sempre importante que, se forem gatinhos filhotes, permaneçam pelo menos até as 8 semanas de idade com sua mãe e seus irmãos, para completar o desmame e melhorar a socialização. Isto não significa que a melhor idade para adoção seja 8 semanas, mas que, a partir desta idade, a adoção pode ser feita em melhores condições. Falaremos mais sobre "O desmame dos gatos, quando e como?", para que você possa aprender mais sobre o assunto.

Adotar um gato adulto que tenha vivido em abrigos ou refúgios pode ser gratificante, pois eles tendem a carecer de afeto e são extremamente gratos e carinhosos com seus adotantes, embora sempre haja exceções e existam gatos com traumas ou más experiências passadas que podem dificultar sua interação e sociabilidade. Adotar um gato adulto é geralmente mais econômico, pois geralmente já estão castrados, identificados e com suas primeiras vacinas. Neste outro post você pode descobrir as chaves para "Socializar um gato adulto".

Adotar um gatinho filhote tem a vantagem de que ele está aprendendo a cada dia, é mais ativo, inquieto e brincalhão e você pode acostumá-lo com suas rotinas e métodos de higiene e cuidados, como cortar as unhas, dar banho ou educá-lo a não arranhar onde não deve, o que geralmente é mais complicado em gatos mais velhos.

Como adotar um gato? - Qual é a melhor idade para se adotar um gato?

Onde adotar um gato?

Você pode adotar um gato de várias maneiras e lugares. Você pode conhecer um amigo ou conhecido cujo gato tenha dado à luz recentemente e que queira dar os filhotes para adoção, ou você pode encontrá-los em centros veterinários ou lojas de animais, ou em anúncios online ou posts compartilhados em redes sociais. Estes tipos de adoção são geralmente gratuitos desde que sejam particulares, mas você também deve assumir as responsabilidades legais e sanitárias que acompanham a adoção de um gato.

Por outro lado, você pode optar por ir a ONG, albergues ou instituições de acolhimento de animais. Geralmente, a maioria delas tem um site onde você pode ver os animais disponíveis para adoção e até mesmo informações detalhadas sobre cada animal, e se não tiver, você pode ir pessoalmente e olhar os gatos que você irá escolher diretamente como seu futuro companheiro de vida.

Onde adotar gatos - sites e perfis do Instagram

  • Adote um gatinho - http://adoteumgatinho.com.br/gatinhos-para-adocao
  • Adotar.com.br - https://adotar.com.br/animais/df-brasilia/adocao/gato
  • Associação Quatro Patinhas - https://www.quatropatinhas.com.br/
  • Adoção de gatos - https://www.instagram.com/adotecat/
  • Clube do Gato - https://clubedogato.org.br/
Como adotar um gato? - Onde adotar um gato?

Quanto custa adotar um gato?

O custo aproximado para adotar um gato varia bastante, podendo ser de graça, depende da raça do gato ou dos procedimentos que ele já pode ter passado, como castração ou desparasitação. Assim:

  • O local onde o gato é adotado
  • A idade do gato a ser adotado
  • O que está incluído na adoção

Em alguns casos eles cobrem a castração pelos veterinários do lugar e a primeira vacinação, especialmente em abrigos, embora geralmente o preço inclua sempre o microchip e a desparasitação interna e externa.

Agora que você já sabe como adotar um gato e viu onde adotar gatos no Brasil, consulte o Calendário de vacinação para gatos neste artigo do PeritoAnimal.

Texto feito em colaboração com: Aerton Guimarães

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como adotar um gato?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como adotar um gato?