PARTILHAR

Tumor venéreo transmissível em cães (TVT) - Sintomas e Tratamento

Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. Atualizado: 10 janeiro 2023
Tumor venéreo transmissível em cães (TVT) - Sintomas e Tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O tumor venéreo transmissível - TVT em cães pode afetar tanto machos quanto fêmeas, embora seja observada uma incidência maior entre indivíduos que exibem atividade sexual. Portanto, antes de explicar os sintomas desta doença e seu tratamento, devemos considerar a importância da esterilização ou castração para evitar muitas das infecções e revisões veterinárias periódicas, a fim de detectar precocemente qualquer tumor.

Neste artigo do Perito Animal, vamos explicar o que é TVT em cães, seus sintomas, tratamento e também te contamos se tvt canina transmite para humanos. Lembre-se, a atenção veterinária nesta patologia é essencial!

O que é o TVT canino?

TVT em cães significa tumor venéreo transmissível em cães. Se trata de um câncer que aparece em cachorros, na genital de ambos os sexos: masculino e feminino, embora também seja possível encontrar em outras partes do corpo, como o períneo, rosto, boca, língua, olhos, nariz ou nas pernas. Felizmente, é uma neoplasia pouco frequente. O profissional veterinário será capaz de estabelecer o diagnóstico diferencial adequado.

Como é a transmissão do TVT em cães

A forma de transmissão mais comum do TVT em cães é por via sexual, por isso, este tumor se apresenta com mais frequência em cachorros não castrados que acasalam sem qualquer controle ou em animais abandonados. Essa neoplasia acomete principalmente cães de médio porte, com idades que variam entre 1 e 15 anos.

As pequenas lesões que são produzidas na mucosa do pênis e da vagina durante a relação sexual servem como porta de entrada para as células tumorais. A transmissão do TVT canino também pode ocorrer por lambedura, arranhão ou mordida. É considerado um câncer de baixa intensidade embora, em alguns casos, possa ocorrer metástase.

Esses tumores podem permanecer no período de incubação por até vários meses após a infecção antes de serem observados como massas que vão crescendo, podendo se espalhar para o escroto, o ânus ou mesmo órgãos como o fígado ou o baço. Casos têm sido encontrados em todo o mundo, estando mais presentes em climas quentes ou temperados.

Existem algumas terapias alternativas para cachorro com câncer, no entanto, antes de começar qualquer tratamento recomendamos uma visita a um médico veterinário de confiança.

Abaixo deixamos uma foto de TVT em cães (atenção, a imagem é forte).

Tumor venéreo transmissível em cães (TVT) - Sintomas e Tratamento - O que é o TVT canino?
Imagem: smallanimaltalk.com

Sintomas do TVT em cães

Podemos suspeitar da presença de um tumor transmissível em cães se encontramos inflamações ou lesões no pênis, vagina ou vulva. Eles podem ser vistos como caroços na forma de couve-flor ou nódulos, parecidos com um caule que podem ulcerar e apresentar tumores solitários ou múltiplos. Há presença de odor forte usualmente.

Também aparecem sintomas como sangramento não associado à micção, embora o cuidador possa confundi-lo com hematúria, ou seja, o aparecimento de sangue na urina. Claro que, se o TVT canino conseguir obstruir a uretra, será difícil urinar. Nas fêmeas, um sangramento pode ser confundido com o período de cio, portanto, se observamos que ele se estende, é aconselhável entrar em contato com o seu veterinário.

Diagnóstico do TVT canino

Mais uma vez, será o profissional que revelara o diagnóstico, pois, é necessário diferenciar esse quadro clínico de, por exemplo, uma possível infecção de urina ou um crescimento da próstata, no caso dos machos. O TVT canino é diagnosticado por citologia, portanto, uma amostra deve ser colhida.

Tratamento para o Tumor Venéreo Transmissível em cães (TVT)

Quando pensando em como curar o TVT canino e, por sorte, o tumor venéreo transmissível canino, como foi dito antes, é considerado um câncer de baixa intensidade, por isso, responde bem ao tratamento. Geralmente, consiste em quimioterapia ou, em alguns casos, radioterapia. Estes tratamentos podem durar entre 3 e 6 semanas. No caso da radioterapia, apenas uma sessão pode ser necessária. A cura é alcançada em quase todos os casos.

Você deve saber que existem alguns efeitos colaterais da quimioterapia, como vômitos ou depressão da medula óssea, por essa razão é importante realizar exames de controle. A cirurgia nesses casos é menos recomendada porque está associada a fenômenos de recorrência.

A castração do cão, é contemplada nas práticas de prevenção, pois todos os animais que vagueiam livremente são o grupo de risco, apresentando mais oportunidades de infecção. Os cachorros que vivem em abrigos, albergues, associações protetoras, canis ou incubadoras também estão mais expostos porque nesses locais se reúne um grande número de cães, o que aumenta a probabilidade de contato, com o risco adicional de não serem esterilizados.

Tumor venéreo transmissível em cães (TVT) - Sintomas e Tratamento - Tratamento para o Tumor Venéreo Transmissível em cães (TVT)

TVT canino transmite para humanos?

Não, o Tumor Venéreo Transmissível em cães é uma doença infecciosa transmitida apenas entre animais e, em condições naturais, não é transmitido para humanos.

Tumor venéreo transmissível em cães (TVT) - Sintomas e Tratamento - TVT canino transmite para humanos?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tumor venéreo transmissível em cães (TVT) - Sintomas e Tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • PetHealthNework. Canine Transmissible Venereal Tumors: These Tumors Can Be Spread. Disponível em: <https://www.pethealthnetwork.com/dog-health/dog-diseases-conditions-a-z/canine-transmissible-venereal-tumors-these-tumors-can-be>. Acesso em 10 de janeiro de 2023.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Mary
O Tvt em cadela antes de aparecer as feridas ocorre da vagina ficar inchada?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Vanessa Maria da Silva
Minha cachorra está com tvt oque eu faço
Ticiana
Será que minha cadela está com essa doença? Infelizmente não tenho condições de levar ela para um veterinário
Junior
Quanto custa o valor de cada sessão da quimioterapia???
Suellen
Geralmente custa cada sessão entre 200 a 400 reais
Ricardo
O tratamento é com sulfato de vincristina que custa R$30,00 a ampola na medida 1ml intravenosa, sendo que o uso deve ser de 05-07ml uma vez por semana de 4 a 6 semanas. Tem que ser feito hemograma. Tente procurar alguem que possa fazer, os veterinarios compram a R$ a ampola e dá pra duas aplicações, eles vem com esse papo e que eu estudei gastei, mas isso é literalmenmte cachorrada.
Nathanny
Olá, tem uma cadela que vive perto da minha casa (não tem dono ) e ela tem um tvt e acaba de ter filhotes. O tvt pode ser transmitido aos filhotes ?
Luísa Savala
Oi Nathanny! Como mencionamos no artigo: as pequenas lesões, que ocorrem na membrana mucosa do pênis e da vagina durante a relação, servem como porta de entrada para as células tumorais. No TVT canino a transmissão também pode ocorrer através de lambidas, arranhões ou mordidas. É considerado um câncer de baixa intensidade, embora possa ocorrer metástases em alguns casos.
Sendo assim, o mais indicado é consultar um médico veterinário o quanto antes e, buscar ajuda de ONGs ou Associações que possam acolher e acompanhar os cachorros.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
Mário lúcio dos anjos
boa noite eu estou com um meu caõ com este doença
Andrea honoryo
A minha cadela também está com tbm.Eu levei no veterinário
Tumor venéreo transmissível em cães (TVT) - Sintomas e Tratamento
Imagem: smallanimaltalk.com
1 de 4
Tumor venéreo transmissível em cães (TVT) - Sintomas e Tratamento

Voltar ao topo da página ↑