Partilhar

Tipos de beija-flor - Exemplos de colibris

 
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 26 novembro 2020
Tipos de beija-flor - Exemplos de colibris

Os beija-flores são pequenos pássaros exóticos, especialmente populares por suas muitas características e sua bela forma. Embora se destaquem por seus bicos extremamente alongados, pelos quais extraem o néctar das flores, também são cativantes por sua maneira de voar, ficando suspensos no ar enquanto emitem um zumbido característico.

Você sabe que tipos de beija-flores existem, como eles são chamados e algumas de suas peculiaridades? Neste artigo do PeritoAnimal, tipos de beija-flor - Características e fotos, mostraremos a você um guia completo do gênero colibri dos beija-flores com fotografias. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: A lenda maia do beija-flor

Quantas espécies de beija-flores existem?

Os beija-flores são aves muito pequenas que pertencem à Família Trochilidae, que conta com mais de 330 espécies do Alasca até o extremo da América do Sul, região conhecida como Terra do Fogo. Entretanto, dessas mais de 330 espécies, apenas 4 são consideradas tipos de beija-flor do gênero Colibri - nome pelo qual são popularmente conhecidos em muitos países fora do Brasil.

As demais espécies pertencem a outros gêneros diversos. Das quatro espécies de colibri, três existem no Brasil, habitando regiões de florestas montanhosas, principalmente.

Algo bastante interessante sobre os beija-flores é que eles são as únicas aves com a habilidade de voar para trás e permanecerem suspensos no ar. As espécies de beija-flor do gênero Colibri possuem de 12 a 14cm usualmente.

Características dos beija-flores

O metabolismo dos beija-flores e do resto de sua família Trochilidae é tão alto que eles precisam se alimentar do néctar das flores e devorar minúsculos insetos constantemente a fim de manter a temperatura de 40º em seus minúsculos corpos. Seu ritmo cardíaco é muito acelerado, o coração bate até 1.200 vezes por minuto.

Para poder descansar por algumas horas, eles devem entrar em uma espécie de hibernação que reduz muito o ritmo cardíaco e a temperatura corporal. Vejamos a seguir outras características dos beija-flores mais marcantes:

Características dos beija-flores

  • A maior parte das espécies de beija-flores vive no Brasil e no Equador
  • Podem ter de 6 a 15 centrímetros, em média
  • Podem pesar de 2 a 7 gramas
  • Sua língua é bifurcada e extensível
  • O beija-flor pode bater as asas 80 vezes por segundo
  • As pequenas patas não permitem que andem sobre o solo
  • Vivem 12 anos em média
  • Seu período de incubação é de 13 a 15 dias
  • O olfato não é muito desenvolvido
  • Os beija-flores são poligâmicos
  • Se alimentam principalmente de néctar e, em menor quantidade, de moscas e formigas
  • São importantes animais polinizadores da natureza

A seguir, conheceremos em detalhe os quatro tipos de beija-flor do gênero colibri.

Beija-flor-violeta

O beija-flor-violeta - cujo nome científico é Colibri coruscans, está distribuído entre o norte e o oeste América do Sul. No Brasil, há registros da espécie no norte do estado do Amazonas e em Roraima.

Como todos os tipos de beija-flor, ele se alimenta essencialmente de néctar, embora acrescente pequenos insetos e aranhas como um suplemento protéico à sua dieta.

Este colibri possui duas subespécies registradas: o Colibri coruscans coruscans, encontrado nas montanhas da Colômbia, Venezuela e noroeste da Argentina; e o Colibri coruscans germanus, presente no sul da Venezuela, Guiana e no extremo norte do Brasil.

Tipos de beija-flor - Exemplos de colibris - Beija-flor-violeta

Beija-flor-marrom

O beija-flor-marrom (Colibri delphinae), nidifica em florestas cuja altitude média está entre 400 e 1.600 metros acima do nível do mar, embora desça desta altura para se alimentar. Habita áreas da Guatemala, Brasil, Bolívia e das Ilhas Trinidad e Tobago. Esta espécie é muito agressiva contra outros beija-flores.

Este beija-flor também conta com outras duas subespécies: o Colibri delphinae delphinae, presente em Belize, Guatemala, nas Guianas, Brasil e Bolívia; e o Colibri delphinae greenewalti, que ocorre na Bahia.

Tipos de beija-flor - Exemplos de colibris - Beija-flor-marrom

Beija-flor-de-orelha-violeta

O beija-flor-de-orelha-violeta, Colibri serrirostris, vive em quase toda a América do Sul e é comum encontrá-lo no Espírito Santo, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Piauí e Rio Grande do Sul.

As áreas habitadas por esta espécie são florestas tropicais e subtropicais secas, savanas e florestas degradadas. Os machos medem 12,5 cm e pesam 7g, enquanto as fêmeas medem 11 cm e pesam 6g. Esta espécie é muito colorida, com a plumagem dos machos sendo mais intensa do que a das fêmeas.

Este tipo de colibri é bastante territorial e pode defender agressivamente suas flores. Assim como as demais espécies de beija-flor, eles alimentam-se do néctar de flores e pequenos artrópodes.

Tipos de beija-flor - Exemplos de colibris - Beija-flor-de-orelha-violeta

Beija-flor Verdemar

Este beija-flor, Colibri thalassinus, vive nas terras altas do México até a região andina da Venezuela até a Bolívia. É um pássaro migratório que viaja para os Estados Unidos e Canadá. Seu habitat é formado por campos com arbustos e árvores que têm entre 600 e 3.000 metros de altura em áreas mais úmidas. Medem entre 9,5 e 11 cm, pesando de 5 a 6 gramas. As fêmeas são menores. Cinco subespécies foram registradas.

Subfamília dos beija-flores Trochilinae

Os trochilinae (Trochilinae) são uma subfamília de beija-flores que também recebem outros nomes como chupa-flor, pica-flor, chupa-mel, cuitelo, guainumbi entre outros, de acordo com a área geográfica. A seguir mostraremos alguns exemplares de um gênero diferente do beija-flor, mas cuja aparência e nome comum são quase idênticos. Existem mais de 100 gêneros da sufamília Trochilinae. Algumas dessas espécies de beija-flor são:

  • Beija-flor roxo. Campylopterus hemileucurus. Pertence ao gênero Campylopterus.
  • Beija-flor-de-rabo-branco. Florisuga mellivora. Pertence ao gênero Florisuga.
  • Beija-flor-com-crista. Orthorhyncus cristatus. Pertence ao gênero Orthorhyncus.
  • Beija-flor-da-garganta-de-fogo. Pantera de bandeira. Pertence ao gênero Panterpe.

Na imagem abaixo, podemos ver um beija-flor-da-garganta-de-fogo. E ficamos por aqui. Agora que você já conhece bem os quatro tipos de beija-flor do gênero Colibri, você pode se interessar por este outro artigo do PeritoAnimal sobre aves migratórias. Até o próximo texto do PeritoAnimal!

Tipos de beija-flor - Exemplos de colibris - Subfamília dos beija-flores Trochilinae

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de beija-flor - Exemplos de colibris, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • BBC NEWS. Por qué a los colibríes les conviene volar hacia atrás. Disponível em: <https://www.bbc.com/mundo/noticias/2012/09/120927_colibri_vuelo_am>. Acesso em 19 de novembro de 2020.
  • GUTIÉRREZ, Aquiles; ROJAS-NOSSA, Sandra Victoria; STILES, F. Gary. Dinámica anual de la interacción colibrí-flor en ecosistemas altoandinos. Ornitología neotropical, 2004, vol. 15, no sSupl. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Sandra_Rojas-Nossa/publication/228549868_Dinamica_anual_de_la_interaccion_colibri-flor_en_ecosistemas_altoandinos/links/0046351b1b9195b24d000000/Dinamica-anual-de-la-interaccion-colibri-flor-en-ecosistemas-altoandinos.pdf>. Acesso em 19 de novembro de 2020.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Tipos de beija-flor - Exemplos de colibris
1 de 5
Tipos de beija-flor - Exemplos de colibris

Voltar ao topo da página