Problemas de comportamento

Como socializar gatos adultos

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 9 agosto 2023
Como socializar gatos adultos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Se você decidiu adotar um gato ou está convivendo com ele há muito tempo, mas não consegue socializá-lo com cães ou outros gatos, você está no lugar certo. Neste artigo do PeritoAnimal, vamos mostrar a você quais são os fatores que influenciam a socialização de um gato e quais são as possibilidades para que um gato adotado em um lar se torne um animal dócil com as pessoas.

Quando alguém resgata um gato de rua e o leva para casa, é importante ter em mente que se trata de um animal com um comportamento mais ou menos consolidado e que pode ser muito difícil de mudar (às vezes, até impossível). Se ele for dócil, não há problema, mas pode acontecer de ser um animal agressivo e/ou medroso, o que pode dificultar bastante a convivência com os humanos. Continue lendo e descubra como socializar gatos adultos.

Índice

  1. Como se forma a conduta de um gato?
  2. Que outros fatores influenciam na conduta de um gato?
  3. Por que é tão complicado socializar um gato adulto?
  4. Como socializar gatos adultos
  5. Como socializar um gato adulto de rua?
  6. E se não conseguir socializar o meu gato?
  7. Quanto tempo leva para um gato se acostumar com o outro?
  8. O que fazer quando os gatos se estranham?

Como se forma a conduta de um gato?

O gato é um felino, predador solitário e territorial. Pode em determinados momentos partilhar territórios com outros gatos (sobretudo fêmeas emparelhadas), mas as tensões hierárquicas são frequentes.

No gato existem diversas variáveis que influenciam a sua conduta, sendo a mais importante conhecida como "período sensível de socialização". É um tempo que decorre desde a segunda à sétima semana de vida do gato. Durante este período de amadurecimento do sistema nervoso central, o gato começa a ter os sentidos o suficientemente maduros para poder explorar o seu meio envolvente. Assim sendo, pode familiarizar-se com o ambiente, relacionar-se com outros gatos, com outros animais, lugares, odores, comida ou presença de humanos entre muitas outras coisas.

Durante este período o animal desenvolve múltiplas experiências e recebe várias informações do meio que o rodeia, não existindo a resposta de medo até a finalização deste período. Tudo o que "viva" durante este curto espaço de tempo, marcará a futura conduta do gato. Além disso, existem outros fatores que influenciam na conduta do gato, que lhe explicamos em seguida. Utilizar o reforço positivo por exemplo é uma forma de guiá-lo para uma conduta desejada.

Como socializar gatos adultos - Como se forma a conduta de um gato?

Que outros fatores influenciam na conduta de um gato?

Por um lado a alimentação da mãe, durante a gestação e lactância influencia muito na capacidade de aprendizagem dos gatinhos e na conduta de medo e agressividade. Uma má alimentação durante este período dá origem a gatos com pouca capacidade de aprendizagem e com respostas medrosas e/ou agressivas.

A meiguice do pai influencia na futura conduta da ninhada. Um pai dócil e um período de socialização com a presença de humanos vai originar gatos muito dóceis. Um pai pouco dócil dará lugar a gatinhos pouco dóceis, embora seja o período de socialização o que molda mais esta conduta no caso do contato com os humanos.

Um aspeto que há que ter em conta é que os gatos mais agressivos são os que em principio têm um maior sucesso reprodutivo, uma vez que adquirem o "direito a montar as gatas no cio", embora conduta sexual da gata faça com que outros gatos menos agressivos tenham a possibilidade de transmitir os seus genes.

Como socializar gatos adultos - Que outros fatores influenciam na conduta de um gato?

Por que é tão complicado socializar um gato adulto?

O melhor conselho que se pode dar é resgatar um gatinho durante o período de socialização. Essa é a forma de assegurar que o animal poderá conviver no futuro com humanos. No entanto, a conduta do progenitor influencia, mas esta variável não pode ser controlada, pois não se sabe quem é o pai, inclusivamente diferentes gatos podem ser pais de uma mesma ninhada.

No caso de querer adotar um gato adulto, os critérios de escolha são mais complicados. Um gato que se aproxime de forma espontânea a um humano é um bom candidato (em principio é meigo e curioso), embora posteriormente possam surgir novos problemas, como por exemplo adaptação ao novo território, a presença de outros gatos, etc. Apesar de tudo achamos que deve tentar!

Como socializar gatos adultos - Por que é tão complicado socializar um gato adulto?

Como socializar gatos adultos

O requisito básico e imprescindível deste processo será a paciência e o carinho que podemos oferecer ao nosso gato. Socializar este animal pode ser complicado mas não impossível se dedicarmos o tempo adequado. Se tem dúvidas ou a situação se complicar não duvide em consultar um profissional que o possa ajudar.

Como socializar gatos adultos com pessoas

Para ganhar a confiança do gato utilize alguns truques anteriormente mencionados como por exemplo oferecer alimento úmido que o gato considere irresistível (preferivelmente dê na sua mão), fale suavemente e brinque com ele. No entanto nem todos os gatos vão aceitar esta conduta estreita com o ser humano, é até normal que o gato fuja de você. Devemos ser pacientes e respeitosos e não forçar nunca ao animal a fazer algo que não queira.

Como socializar gatos adultos com outros gatos

Pode acontecer que o gato seja arisco com as pessoas mas que se relacione muito bem com outros felinos visto que sempre viveu em grupo. Se não sabe nada do seu passado e está pensado em adotar outro gato ou já tem um e não sabe como vai ser quando juntar ambos, recomendamos o seguinte:

Primeiro que tudo deve saber que os gatos são tremendamente territoriais ou seja, no começo, deve evitar que se encontrem muitas vezes. Deixe que se habituem a cheirar o odor do novo membro da família. Utilize uma cama durante uns dias e mude-a para que descubram que existe outro gato vivendo em sua casa.

Deixe que se vejam a uma certa distância e observe o seu comportamento. Um porta de vidro, por exemplo, é perfeita para ver como se dão. Embora observe um comportamento positivo não os junte imediatamente, deixe passar dois ou três dias.

As lutas de gatos são extremamente terríveis, por esse motivo deve estar presente no seu primeiro encontro. Ponha uma guia ou arnês a ambos os gatos (embora se saiba que será incômodo para ambos) para poder frenar um ataque caso aconteça.

Como socializar gatos adultos com cachorros

O procedimento de socialização de um gato com um cão é muito parecido ao que explicamos no caso anterior. Primeiro será fundamental que ambos percebam que existe outro animal vivendo na sua mesma casa. Deixar peças de roupa com o cheiro do outro na sua cama é uma boa forma de começar.

Depois devemos procurar que exista contato visual entre eles para observar as suas reações e comprovar o que cada um faz. Por fim, a segurança do primeiro encontro será primordial para evitar uma desgraça.

Dê algum tempo entre cada passo para que ambos se tolerem e comecem a se aceitar. Não force nunca um encontro se ambos tentam fugir. As consequências podem ser muito graves, inclusivamente para si.

Como socializar gatos adultos - Como socializar gatos adultos

Como socializar um gato adulto de rua?

A mudança de conduta de um animal adulto é bastante complexa. Por uma lado há que desenvolver uma estratégia de paciência de forma a que o animal vá pouco a pouco perdendo a sensibilidade a determinados estímulos.

A presença de um humano de forma constante, a uma distância prudente e sem consequências negativas para o gato, pode fazer com que o animal vá pouco a pouco confiando a aproximando-se cada vez mais do humano.Neste ponto há que lembrar que o gato não é um animal tão social como o cão, por isso as chamadas, os carinhos e as tentativas de brincar com eles podem ser perigosas para o bem intencionado proprietário.

Depois de começar a dessensibilização, é possível começar a premiar o gato com algo que ele goste (sobretudo comida) diante da realização de alguma conduta. Isto chama-se "condicionamento operante de reforço positivo". Se o gato associa alguma conduta com o prêmio, repetirá essa conduta novamente.

A resposta dos gatos diante destas estratégias costuma ser muito individualizada, por isso não é possível dar tempos ou percentagens de sucesso.

Como socializar gatos adultos - Como socializar um gato adulto de rua?

E se não conseguir socializar o meu gato?

Nestes casos o mais recomendável será recorrer a um profissional para que nos aconselhe alguns truques ou pautas avançadas que possamos seguir para, pouco a pouco, avançar nesta etapa de aprendizagem.

Como socializar gatos adultos - E se não conseguir socializar o meu gato?

Quanto tempo leva para um gato se acostumar com o outro?

O tempo que leva para um gato se acostumar com outro gato pode variar consideravelmente. Gatos são animais territorialistas e têm personalidades únicas, o que influencia a velocidade do processo de adaptação. Em alguns casos, gatos podem se acostumar com a presença de um novo companheiro em poucos dias, enquanto em outros casos pode levar semanas ou até mesmo meses.

A introdução gradual e cuidadosa dos gatos é essencial para aumentar as chances de sucesso na convivência. Permitir que eles se conheçam aos poucos, através de cheiros e sons antes de um contato direto, pode ser benéfico. Observar suas reações e oferecer recompensas positivas quando estão juntos pode ajudar a criar associações positivas. É importante monitorar o comportamento de ambos os gatos e estar disposto a separá-los temporariamente se houver conflitos. Paciência, supervisão e atenção às pistas comportamentais dos gatos são fundamentais para permitir que eles se acostumem um ao outro de maneira gradual e confortável.

O que fazer quando os gatos se estranham?

Quando os gatos se estranham, é importante adotar medidas para acalmar a situação e promover uma convivência mais harmoniosa. aqui estão algumas dicas do que fazer:

  • Isolamento temporário: se os gatos estão se estranhando com frequência, considere isolá-los temporariamente em espaços separados. isso permite que eles se acostumem com o cheiro e sons um do outro antes de uma reintrodução gradual.
  • Reintrodução gradual:quando for reintroduzir os gatos, faça isso de maneira gradual e supervisionada. use grades ou portas de tela para separá-los fisicamente, mas permitindo que eles vejam e cheirem um ao outro. ao longo do tempo, vá permitindo contatos breves e positivos, como brincadeiras ou alimentação.
  • Alimentação positiva:associe a presença do outro gato a algo positivo, como alimentação. dê a eles recompensas quando estão próximos um do outro para criar uma associação positiva.
  • Enriquecimento ambiental:ofereça enriquecimento ambiental, como brinquedos, arranhadores e esconderijos, para que os gatos tenham formas de se distrair e se sentir seguros.
  • espaço pessoal:certifique-se de que cada gato tenha seu próprio espaço, como camas e áreas de descanso separadas, para evitar competições por recursos.
  • Evite punir: evite punir os gatos por se estranharem, pois isso pode aumentar o estresse. em vez disso, concentre-se em reforçar comportamentos positivos.
  • Consulte um veterinário: se a hostilidade entre os gatos persistir ou piorar, consulte um veterinário ou um especialista em comportamento felino para obter orientação profissional.

Lembre-se de que a paciência é fundamental ao lidar com gatos que estão se estranhando. cada gato tem seu próprio tempo de adaptação, e é importante criar um ambiente seguro e positivo para que eles possam se acostumar gradualmente um com o outro.

Agora que você já sabe como socializar gatos adultos, não perca o vídeo a seguir no qual mostramos como acostumar um gato com outro:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como socializar gatos adultos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
cidinha
tenho um gato, mudei de casa e fui morar com minha filha que já tem duas gatas e meu gato mudou de comportamento durante a noite. ele dorme praticamente o dia todo e quando chega a noite, desperta e não me deixa dormir, sobe em um a prateleira na cabeceira da minha cama e derruba os livros em mim até que eu me levante, leve-o prá outro lugar e não pára até amanhecer. O que faço prá mudar esse comportamento dele? Tô sem dormir uma noite normal.....
1 de 7
Como socializar gatos adultos