Síndrome do intestino irritável em cães - O que é, sintomas e tratamento



Ver fichas de Cachorros
A Síndrome do Intestino Irritável, também conhecida como doença inflamatória intestinal, é uma doença crônica do trato gastrointestinal caracterizada por diarreia, vômitos, perda de apetite e perda progressiva de peso. A causa da doença ainda não está totalmente esclarecida, sendo uma patologia multifatorial, ou seja, vários fatores atuam no desencadeamento dos sintomas, como resposta imunológica inflamatória exagerada contra bactérias presentes na microbiota intestinal ou antígenos componentes de dietas, com os quais o organismo do cachorro não está adaptado.
Algumas raças de cães podem ser mais suscetíveis, mas geralmente são cães de meia idade, sem preferência para o sexo. No entanto, nada impede que cães jovens padeçam da doença. O diagnóstico é realizado com a exclusão de outras doenças e com o auxílio da biópsia intestinal. O tratamento é baseado no controle da dieta, maior ingestão de fibras e medicamentos com ação anti-inflamatória e imunossupressora. Neste artigo do PeritoAnimal falaremos mais detalhadamente deste assunto, auxiliando os tutores no manejo dos cães portadores da doença. Boa leitura!
O que é a síndrome do intestino irritável em cães?
A Síndrome do Intestino Irritável é um conjunto de sintomas que caracterizam uma disfunção crônica no trato gastrointestinal dos cães. A causa exata da doença ainda é desconhecida, mas estudos indicam que são vários fatores que desencadeiam os sintomas, como agentes infecciosos, mecanismos imunológicos e influências genéticas. Algumas raças parecem ser predispostas à doença, como pastor alemão, west highland white terrier, labrador, basenji, shar pei, golden retriever, boxer, border collie, weimaraner e poodle.
A doença, muitas vezes, é desencadeada por uma resposta exagerada ou desajustada do sistema de defesa do corpo do animal contra bactérias ou antígenos presentes na dieta, causando uma alteração na mucosa intestinal, aumentando sua permeabilidade e resultando em diarreia. Cães com doença inflamatória intestinal têm alteração no microbioma intestinal que altera a capacidade de digestão e absorção dos alimentos. Independentemente da causa da doença, a inflamação do intestino promove a ruptura das junções estreitas entres as células epiteliais, reduzindo a absorção de sódio e água e resultando em um aumento da permeabilidade intestinal. Essa alteração na mucosa intestinal permitirá que antígenos presentes no lúmen, geralmente tolerados pelo organismo do animal, tenham acesso à mucosa, desenvolvendo-se uma reação inflamatória intensa.
Sintomas da síndrome do intestino irritável em cães?
A Síndrome do Intestino Irritável é caracterizada por sintomas gastrointestinais como vômito, perda de peso, alterações do apetite, diarreia com muco, tenesmo (o cão fica muito tempo na posição de defecar) e sangue nas fezes. A diarreia é persistente e dura mais de três semanas, sendo necessário procurar ajuda profissional do médico veterinário. Sinais como perturbações intestinais ou dor abdominal podem ser ocasionados por alterações na absorção, armazenamento, distribuição e eliminação do conteúdo intestinal ou por modificações no peristaltismo. A desidratação pode acontecer devido ao vômito e à diarreia, com grandes perdas de líquidos e eletrólitos, deixando o animal apático e fraco.
Algumas doenças com sintomas parecidos devem ser consideradas antes que o diagnóstico seja definido, como por exemplo a giardíase crônica, linfoma, alergia alimentar, infecção por Escherichia coli e insuficiência pancreática exócrina. O diagnóstico definitivo será possível após a exclusão dessas doenças e análise histopatológica (biópsia intestinal).
Como tratar a Síndrome do Intestino Irritável em cães?
O tratamento da Síndrome do Intestino Irritável envolve alterações na alimentação e uso de medicamentos como antibióticos e imunossupressores. Em alguns cães, apenas o manejo alimentar pode levar à completa remissão dos sintomas. O tratamento dietético pode reduzir a hipersensibilidade aos antígenos dietéticos, a alteração da motilidade intestinal e ainda os efeitos na composição da microbiota intestinal. Existem algumas recomendações para a dieta de animais com doença inflamatória intestinal como conter apenas uma única fonte de proteína, de preferência a que o cachorro nunca tenha sido exposto, reduzindo reações aos antígenos alimentares. Além disso, deve-se fornecer dieta com baixo teor de gordura, para promover alívio das inflamações intestinais. No mercado pet existem várias marcas de rações que oferecem uma formulação específica para problemas intestinais, com excelentes resultados.
O uso de corticosteroides é uma boa opção para o tratamento, pois possui propriedades anti-inflamatórias e imunossupressoras, estimulando o apetite e aumentando a absorção intestinal de água, sódio e glutamina. A utilização de antibióticos pode ser necessária, ficando a critério do médico veterinário responsável. Animais com desidratação devido ao vômito e à diarreia podem necessitar de fluidoterapia por via intravenosa, além de medicamentos antieméticos.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Síndrome do intestino irritável em cães - O que é, sintomas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Problemas intestinais.
- Marques, M.L.O. et al. Doença inflamatória intestinal: Revisão. Pubvet, Medicina Veterinária e Zootecnia, v.15, n.12, 2021. Disponível em https://www.pubvet.com.br/uploads/efbc7d1292cdaf7cc967f8a032e3202f.pdf. Acesso em 05/05/2025.
- Gouvêa, F.N. et al. Doença Inflamatória Intestinal em Cães – Relato de Casos. ARS VETERINÁRIA, Jaboticabal, SP, v.36, n.4, 2020. Disponível em https://arsveterinaria.org.br/index.php/ars/article/view/1344/1327. Acesso em 05/05/2025.
- Lopes, B.L.S., Prazeres, T.S., La Vega, W.M.C.B. Doença Inflamatória Intestinal Canina: Revisão de Literatura. Centro Universitário Brasileiro, Curso de Medicina Veterinária, 2021. Disponível em https://www.grupounibra.com/repositorio/MVETI/2021/doenca-inflamatoria-intestinal-canina-revisao-de-literatura2.pdf. Acesso em 05/05/2025.