menu
Partilhar

Gato singapura

Atualizado: 23 março 2021
Gato singapura

O gato singapura é uma raça de gatos muito pequenos, mas forte e musculosos. A primeira coisa que chama a atenção ao ver um singapura são seus grandes olhos delineados e sua característica pelagem de cor sépia. Trata-se de uma raça de gato oriental, mas que mia muito menos e é mais tranquila, inteligente e afetuosa do que outras raças relacionadas.

Eles provavelmente passaram muitos anos vivendo nas ruas de Singapura, mais especificamente nos esgotos, sendo ignorados por seus habitantes. Somente nas últimas décadas do século 20, os criadores americanos se interessaram por esses gatos a ponto de iniciar um programa de criação que culminou na bela raça que conhecemos hoje, aceita pela maioria das associações de raças de gatos do mundo. Continue lendo para aprender mais sobre o gato Singapura, suas características, personalidade, cuidados e problemas de saúde.

Origem
  • Ásia
  • Cingapura
Classificação FIFE
  • Categoria III
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Origem do gato singapura

O gato Singapura vem de Singapura. Especificamente, "Singapura" é o termo malaio que se refere a Singapura e significa "cidade dos leões". Foi descoberto pela primeira vez em 1970 por Hal e Tommy Meadow, dois estadunidenses criadores de gatos siameses e birmaneses. Eles importaram alguns desses gatos para os Estados Unidos e, no ano seguinte, Hal voltou para buscar mais. Em 1975, eles iniciaram um programa de melhoramento com o conselho de geneticistas britânicos. Em 1987, o criador Gerry Mayes viajou para Singapura para procurar outros gatos Singapura, que trouxe para os Estados Unidos para registrar na TICA. O CFA registrou os gatos Singapurenses em 1982, e eles passaram a ser admitidos em campeonatos no ano de 1988. A raça chegou à Europa no final dos anos 80, mais especificamente na Grã-Bretanha, mas não fez muito sucesso nesse continente. Em 2014, foi reconhecida pela FIFE (Federação Internacional Felina).

Dizem que esses gatos viviam em canos estreitos em Singapura para se proteger do calor do verão e fugir da baixa estima que as pessoas desse país tinham pelos gatos. Por esse motivo, foram chamados de "drain cats" (gatos dos ralos). Por este último motivo, não se sabe ao certo a idade da raça, mas acredita-se que tenham pelo menos 300 anos e que surgiram provavelmente como resultado de cruzamentos entre gatos abissínios e birmaneses. É sabido por testes de DNA que é muito parecido, geneticamente, com o gato Birmanês.

Características do gato singapura

O que mais se destaca nos gatos Singapura é o seu tamanho reduzido, visto que é considerada a menor raça de gato que existe. Nesta raça, os machos e as fêmeas não chegam a pesar mais de 3 ou 4 kg, alcançando o tamanho adulto entre os 15 e 24 meses de idade. Apesar de seu pequeno tamanho, têm boa musculatura e um corpo delgado, mas atlético e forte. Isso lhes fornece boas habilidades de salto.

Sua cabeça é redonda com focinho curto, nariz cor de salmão e olhos bastante grandes e ovalados de cor verde, cobre ou dourada, delineados por uma linha preta. As orelhas são grandes e pontudas, com uma base larga. A cauda é média, fina e delgada, os membros são bem musculosos e os pés são redondos e pequenos.

Cores do gato Singapura

A cor da pelagem oficialmente reconhecida é sépia agouti. Embora pareça ser de uma única cor, os pelos alternam individualmente entre a cor clara e a escura, o que é conhecido como albinismo parcial e causa acromelanismo, ou coloração escura, nas regiões de menor temperatura corporal (cara, orelhas, patas e cauda). Quando os gatinhos nascem, eles são muito mais claros, e só aos 3 anos de idade é que se considera sua pelagem sedosa totalmente desenvolvida e com a cor definitiva.

Personalidade do gato singapura

O gato singapura se caracteriza por ser um gato inteligente, curioso, calmo e muito carinhoso. Ele gosta de estar com seu cuidador, por isso, vai buscar calor subindo nele ou ao seu lado e acompanhando-o pela casa. Gosta muito de altura e saltos, por isso irá procurar locais altos com boas vistas. Eles não são muito ativos, mas tampouco são muito tranquilos, pois adoram brincar e explorar. Ao contrário de outros gatos de origem oriental, os gatos singapura têm um miado muito mais suave e menos frequente.

Diante de novas incorporações ou estranhos em casa, eles podem ser um tanto reservados, mas com sensibilidade e paciência eles se abrirão e serão afetuosos também com pessoas novas. É uma raça ideal para companhia, esses gatos geralmente se dão bem com crianças e outros gatos.

São afetuosos, mas ao mesmo tempo mais independentes do que as outras raças, e precisarão de um tempo sozinhos. É uma raça adequada, portanto, para pessoas que trabalham fora de casa, mas que ao retornarem, devem estimular e brincar com o singapura para demonstrar o carinho que ele sem dúvida proporcionará.

Cuidados do gato singapura

Uma grande vantagem deste gato para muitos cuidadores é que seu pelo é curto e apresenta pouca queda, necessitando de no máximo de uma ou duas escovações por semana.

A alimentação deve ser completa e de boa qualidade para cobrir todos os nutrientes necessários e com alto percentual de proteína. Deve-se levar em consideração que são gatos pequenos e, portanto, precisarão comer menos que um gato de uma raça maior, mas a alimentação será sempre ajustada à sua idade, estado fisiológico e saúde.

Apesar de não serem gatos muito dependentes, exigem que se passe algum tempo todos os dias com eles, adoram jogos e é muito importante que se se exercitem para garantir o correto desenvolvimento dos seus músculos e para que se mantenham saudáveis ​​e fortes. Para ter algumas ideias, você pode ler este outro artigo sobre exercícios para gatos domésticos.

Saúde do gato singapura

Entre as doenças que podem afetar especificamente esta raça, encontram-se as seguintes:

  • Deficiência da Piruvato cinase: doença hereditária envolvendo o gene PKLR, que pode afetar os gatos Singapura e outras raças, como o abissínio, bengali, maine coon, norueguês da floresta, siberiano, entre outros. A piruvato cinase é uma enzima envolvida no metabolismo dos açúcares nos glóbulos vermelhos. Quando há uma deficiência desta enzima, os glóbulos vermelhos morrem, causando anemia com sintomas associados: taquicardia, taquipneia, membranas mucosas pálidas e fraqueza. Dependendo da evolução e gravidade da doença, a expectativa de vida desses gatos varia entre 1 e 10 anos.
  • Atrofia progressiva de retina: doença hereditária recessiva que envolve uma mutação do gene CEP290 e consiste na perda progressiva da visão, com degeneração dos fotorreceptores e cegueira aos 3-5 anos de idade. Os singapura são mais predispostos a desenvolvê-la, assim como os somali, ocicat, abissínio, munchkin, siamês, tonquinês, entre outros.

Além disso, pode ser afetado pelas mesmas doenças infecciosas, parasitárias ou orgânicas que o restante dos gatos. Sua expectativa de vida é de até 15 anos. Por tudo isso, recomendamos visitas de rotina ao veterinário/a para vacinação, desparasitação e check-ups, principalmente o acompanhamento dos rins e sempre que for percebido algum sintoma ou alteração de comportamento, para poder diagnosticar e tratar qualquer processo o mais rápido possível.

Onde adotar um gato singapura

Se pelo que você leu, já concluiu que esta é a sua raça, a primeira coisa é ir até associações protetoras, abrigos e ONGs, e perguntar sobre a disponibilidade de um gato singapura. Embora seja raro, especialmente em outros lugares além de singapura ou dos Estados Unidos, você pode ter sorte ou eles podem te informar sobre alguém que talvez saiba mais.

Outra opção é verificar se em sua área existe uma associação especializada no resgate e posterior adoção dessa raça de gatos. Você também tem a possibilidade de adotar um gato pela internet. Através da internet, você pode consultar os gatos que outras associações protetoras em sua cidade para adoção, assim, as possibilidades de encontrar o gatinho que você procura aumentam muito.

Fotos de Gato singapura

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato singapura

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
1 comentário
A sua avaliação:
Laura Alves de Moura
Gosto de cachorro

Gato singapura
Foto postada por gaby e grazy gato julio:meu gato e muito docil e gosta de dormi na caminha dele
1 de 6
Gato singapura

Voltar ao topo da página