menu
Partilhar

Gato Cymric

Atualizado: 2 março 2021
Gato Cymric

Os gatos Cymric são, na verdade, os gatos Manês de pelo comprido. Ambos vêm da mesma ilha britânica, embora a crescente popularidade do Cymric seja recente. Foi entre as décadas de 60 e 70 que teve início a reprodução dos gatos Manês de pelo longo. Pouco tempo depois, os exemplares resultantes acabaram sendo considerados como a raça Cymric, sendo oficialmente reconhecidos por diversas associações felinas, inclusive a internacional. Ambos têm a cauda excessivamente curta, o que pode causar problemas de saúde.

O gato Cymric é um gato robusto devido aos seus ossos largos e ao pelo longo e espesso. Eles têm um aspecto que os faz parecer uma bola por serem redondos, mas ao mesmo tempo, são ágeis, brincalhões e excelentes saltadores. São gatos carinhosos, muito simpáticos, sociáveis ​​e que gostam de chamar a sua atenção para brincar, correr ou simplesmente te seguirão pela casa. Continue lendo esta ficha do PeritoAnimal para aprender mais sobre esta variante particular dos gatos Manês: os gatos Cymric, sua origem, características, personalidade e muito mais.

Origem
  • Europa
  • Isle of Man
Classificação FIFE
  • Categoria III
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Origem do gato Cymric

O gato Cymric vem da Ilha de Man, do mar da Grã-Bretanha, e assim como o gato Manês, teve sua origem no século 18. A reprodução entre os gatos daquele pequeno território permitiu que a mutação do gene de cauda curta ou ausente se perpetuasse. Os gatos Cymric são considerados Manês de pelos compridos, uma vez que ambas as raças existem desde que a mutação apareceu e as pessoas começaram a reproduzi-los. Especificamente, na década de 1960, o criador americano Leslie Falteisek e a canadense Blair Wrighten decidiram separar e cruzar os gatinhos das ninhadas de gatos Manês que nasciam com pelos longos. Assim, esta particularidade foi selecionada até que eles passaram a ser chamados de Cymric, que em celta significa "gales", em homenagem ao lugar de origem desses gatos (entre a Irlanda e o País de Gales).

No ano de 1976, a Associação Canadense de Gatos foi a primeira a aceitar a participação dessa raça em campeonatos, e em 1979 foi reconhecida oficialmente pela TICA (The International Cat Association).

Caraterísticas do gato Cymric

O gato da raça Cymric é muito robusto, e sua cabeça, olhos, almofadas das patas e quadril são redondos. Seu corpo é médio, curto e forte, com os machos adultos pesando entre 4 e 5 kg e as fêmeas, entre 3 e 4 kg.

Por outro lado, sua cabeça é redonda, grande e com bochechas salientes. O nariz é médio, reto e curto. As orelhas são de tamanho médio, com base larga e ponta arredondada. Os olhos, por outro lado, são redondos e grandes, e a cor varia de acordo com a pelagem. As pernas são curtas, os ossos largos e as pernas dianteiras são mais curtas que as traseiras.

Tipos de gatos Cymric

No entanto, a principal característica desta raça de gato é a cauda curta ou ausente. Dependendo de seu comprimento, os gatos Cymric são caracterizados como:

  • Rumpy: sem cauda.
  • Riser: cauda com menos de três vértebras.
  • Stumpy: mais de três vértebras, mas não chega ao número normal e nem supera 4 cm.

Cores do gato Cymric

O pelo desses gatos é semilongo, denso, espesso, sedoso, macio e brilhante, com uma camada dupla. Pode ser de várias cores e padrões, como por exemplo:

  • Branco
  • Azul
  • Preto
  • Vermelho
  • Creme
  • Prateado
  • Café
  • Tabby
  • Bicolor
  • Tricolor
  • Manchado

Personalidade do gato Cymric

Os gatos Cymric são caracterizados por serem muito calmos, sociáveis ​​e inteligentes. Eles exibem um forte vínculo com seu/sua cuidador/a ou cuidadores. São gatos ágeis, apesar de robustos, e gostam de correr, escalar e brincar com tudo que encontram pelo caminho. Por serem tão extrovertidos, têm facilidade para conviver com crianças, outros animais e até desconhecidos, a quem não hesitam em cumprimentar, se apresentar e até tentar brincar.

Possuem uma maneira particular de se mover, semelhante ao movimento de uma bola de boliche, devido à sua pelagem volumosa e seu formato arredondado. Eles gostam especialmente de alturas e é normal encontrá-los em lugares bastante altos. Por outro lado, esta raça odeia especialmente a água. Há quem considere que é porque foram criados numa ilha rodeada por ela. Além disso, eles são capazes de enterrar objetos para depois desenterrá-los.

Por outro lado, eles gostam que os mantenhamos ativos com estímulos e jogos, e são tão fiéis que acompanham seu cuidador em muitas de suas tarefas. Se há um jardim, eles não hesitam em sair para explorar e demonstrar suas habilidades de predação.

Cuidados do gato Cymric

Esses gatos, devido à pelagem com dupla camada e ao comprimento dos pelos, requerem escovações frequentes, se possível todos os dias, se não, pelo menos três vezes por semana. Além de promover o vínculo cuidador-gato, isso reduz o risco de formação de bolas de pelo e evita que o pelo engrosse. Essa escovação deve ser feita com escovas com dentes de metal e deve ser reforçada nos meses de troca de pelo na primavera e outono. A administração oral de malte para gatos também pode ajudar na prevenção da formação de bolas de pelo.

É importante manter em dia a higiene de seus ouvidos e boca, bem como desparasitá-lo e vaciná-lo como as demais raças felinas. A partir dos sete anos de idade, deve-se fazer o check-up da função renal e da pressão arterial, bem como check-ups para a presença de doenças comuns da raça ou outras que podem afetar os felinos.

No que se refere à alimentação, ela deve garantir todos os nutrientes, ser de boa qualidade e com alto teor de proteína, e você deve controlá-la adequadamente para evitar a obesidade, uma vez que os Cymric costumam ser gatos muito vorazes. São muito ativos, mas é necessário manter a sua condição física através de jogos que os façam permanecer em forma.

Saúde do gato Cymric

Existe nos gatos Manês o gene M, que é responsável pela mutação no comprimento da cauda. Esse gene é de herança dominante, o que quer dizer que os gatos que possuem um dos alelos dominantes (Mm) ou dois alelos dominantes (MM) para o gene, nascerão sem cauda. Contudo, os MM morrem antes de nascer devido a graves lesões no sistema nervoso. Os gatos Manês ou Cymric que conhecemos são Mm, uma vez que que os gatinhos MM dessas raças são impedidos de nascer devido ao seu desenvolvimento fatal. O ideal é que um dos progenitores seja Cymric e o outro seja um gato de cauda longa para garantir que não apresenta esses genes, ou que ambos os progenitores sejam Cymric, mas não tenham ausência total da cauda.

Doenças comuns dos gatos Cymric

Alguns gatos Cymric podem ter problemas de saúde decorrentes de sua coluna vertebral deformada devido à ausência de cauda, ​​como a presença de artrite em qualquer idade, problemas de coluna ou defeitos nos ossos do quadril.

No entanto, 20% dos gatos Cymric e Manês apresentam, após os 4 meses de idade, a "síndrome de Manx", que é congênita e caracterizada por vários sintomas causados pelo gene mutado que encurta excessivamente a coluna vertebral. Podem ocorrer anomalias na coluna ou na medula espinhal, como a espinha bífida, que causa incontinência e afeta os nervos caudais e sacrais, mas também a bexiga, intestino ou membros posteriores.

Os gatinhos com esta síndrome têm uma expectativa de vida inferior a 5 anos. Às vezes, junto ou não a essa síndrome, as vértebras caudais deformadas do Cymric podem causar desconforto e por vezes até obstruir o canal anal.

Outros problemas de saúde do gato Cymric

Outras doenças presentes nessa raça são:

  • Distrofia de córnea;
  • Intertrigo (infecção das dobras da pele);
  • Infecções dos olhos;
  • Infecções dos ouvidos;
  • Obesidade;
  • Problemas ósseos (causados pela obesidade);
  • Diabetes (devido à obesidade).

Os gatos Cymric também podem desenvolver qualquer uma das doenças que afetam os gatos em geral, por isso as visitas regulares ao veterinário ou veterinária são importantes, bem como a prevenção de doenças através da vacinação e desparasitação. Eles podem ter a mesma qualidade de vida que qualquer gato saudável e chegar a até 15 anos de idade.

Onde adotar um gato Cymric

Se você está interessado ​​em adotar um gato da raça Cymric, precisa entender que é difícil, principalmente se você não reside na Grã-Bretanha ou nos Estados Unidos. A melhor opção é sempre ir a abrigos, protetores ou perguntar em associações sobre esta raça e suas possibilidades de adoção.

Antes de pensar em adotar um gato Cymric, você deve se informar bem sobre a raça, ou seja, saber como é sua personalidade. Nós comentamos que são gatos muito carinhosos, sociáveis, leais e bons companheiros, mas ao mesmo tempo, procuram o tempo todo algo ou alguém para brincar e boas alturas. Sua dieta deve ser tão ajustada quanto possível, devido ao seu enorme apetite. Também é importante ter em mente as doenças associadas à raça e mantê-lo sempre controlado, garantindo todos os cuidados necessários, com especial atenção à sua longa pelagem.

Fotos de Gato Cymric

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato Cymric

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Gato Cymric
1 de 3
Gato Cymric

Voltar ao topo da página