Partilhar

Gato tonquinês

Atualizado: 16 dezembro 2019
Gato tonquinês

O gato tonquinês, tonkinese ou tonkinês é uma mistura de gatos siameses com birmaneses, um lindo siamês dourado com raízes canadenses. Este gato é famoso mundialmente por todas as suas qualidades, mas por que essa raça de gato está se tornando tão popular? Você quer saber por que é uma raça tão admirada? Neste artigo do PeritoAnimal, compartilhamos as características do gato tonquinês para que você possa conhecê-lo, descobrir todos os seus cuidados e muito mais.

Origem
  • América
  • Canadá
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Origem do gato tonquinês

Os tonquineses são gatos descendentes dos siameses e birmaneses, pois foi através do cruzamento de felinos dessas duas espécies que se originaram os primeiros exemplares do gato tonquinês. No início, eles eram conhecidos como siameses dourados, o que dificulta a datação do momento exato em que surgiu a raça. Muitos dizem que em 1930 já havia gatos tonquineses, enquanto outros afirmam que não foi até 1960, quando nasceu a primeira ninhada, que foi reconhecido como tal.

Seja qual for a data da origem do gato tonquinês, a verdade é que em 1971 a raça foi reconhecida pela Canadian Cat Association, e em 1984 pela Cat Fanciers Association. Por outro lado, a FIFe ainda não estabeleceu o padrão da raça.

Características físicas do gato tonquinês

Os gatos tonquineses são caracterizados por ter um corpo equilibrado, nem muito grande nem muito pequeno, com um peso médio entre 2,5 e 5 kg, sendo gatos de tamanho médio.

Continuando com as características físicas do gato tonquinês, podemos dizer que sua cauda é bastante longa e fina. Sua cabeça tem uma silhueta arredondada e um formato de cunha modificada, mais longo do que largo e com um focinho sem ponta. No rosto, seus olhos se destacam com um olhar penetrante e de formato amendoado, olhos grande e sempre de cor azul-celeste ou verde-azulada. Suas orelhas são médias, arredondadas e de base largas.

Cores do gato tonquinês

A pelagem do gato tonquinês é curta, macia e brilhante. São aceitas as seguintes cores e padrões: natural, champanhe, azul, platina e mel (embora esta última não seja aceita pela CFA).

Personalidade do gato tonquinês

Os tonquineses são gatos de personalidade doce, muito carinhosa e que adoram passar tempo com sua família e outros animais, o que é um ótimo ponto a seu favor se quisermos que nosso tonquinês more com crianças ou outros animais. Por esse motivo, eles não toleram passar muito tempo sozinhos, porque precisam de companhia para serem felizes.

É necessário considerar que esta raça é extremamente ativa e inquieta; por isso, eles precisam ter espaço suficiente para brincar e poder se exercitar; caso contrário, ficarão excessivamente nervosos e poderão apresentar tendências destrutivas ou perturbadoras, como miados excessivos.

Por serem tão brincalhões, você pode preparar um parque com arranhadores de diversas alturas, brinquedos comprados ou até feitos por você mesmo.

Cuidados do gato tonquinês

Esses felinos também são muito gratos quando se trata de cuidados, porque, por exemplo, seus pelos requerem apenas uma escovação semanal para se manterem limpos e em um estado invejável. Obviamente, é necessário tomar cuidado para que sua dieta seja equilibrada e saudável, não dando a eles muitos lanches e fornecendo alimentos de qualidade que lhes permitam ter um ótimo estado de saúde e peso. Você também pode optar por preparar uma dieta caseira, como a dieta BARF, seguindo os conselhos de um veterinário especializado em nutrição.

Dado que o gato tonquinês é uma raça que se caracteriza por ser muito ativa, é bom brincar com ele diariamente e oferecer um enriquecimento ambiental adequado, com raspadores de várias alturas, brinquedos variados, etc. Se a casa tiver crianças, será fácil que ambos passem tempo juntos e se divirtam em companhia mútua.

Saúde do gato tonquinês

Os tonquineses são gatos bastante saudáveis, embora pareçam sofrer com mais facilidade de uma anomalia visual chamada estrabismo, que faz com que os olhos apresentem descoordenação, causando uma aparência que para muitos não é muito esteticamente agradável. Essa característica é compartilhada com os siameses, pois a herdaram deles, mas não implica em problemas mais sérios que a estética, e inclusive há casos em que se corrige sozinha.

De qualquer forma, é importante consultar o veterinário periodicamente para verificar se seu estado de saúde está em perfeitas condições, administrar as vacinas pertinentes e realizar a desparasitação adequada. Se você oferecer todos os cuidados necessários, a expectativa de vida do gato tonquinês é de entre 10 e 17 anos.

Fotos de Gato tonquinês

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato tonquinês

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Gato tonquinês

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Gato tonquinês
1 de 3
Gato tonquinês

Voltar ao topo da página