menu
Partilhar

Tamaskan

Atualizado: 18 julho 2022
Tamaskan

Se você se encanta com cães parecidos com lobos, o tamaskan será uma raça fascinante para você. Mesmo que seja frequentemente confundido com outros cães como o inuit do Norte ou o cão lobo checoslovaco, o tamaskan é uma raça completamente diferente e com temperamento único que o torna um esportista nato, um cão de trabalho por excelência e um ótimo companheiro para tutores ativos, com experiência e que possuem tempo suficiente para se dedicar.

Se você convive com um tamaskan filhote ou adulto ou considera que é o candidato ideal para adotar um desses cães incríveis, não deixe de conferir este artigo, pois o PeritoAnimal te contará tudo o que necessita saber sobre o comportamento, os cuidados, a educação, a saúde, e claro, as características do tamaskan, siga lendo!

Origem
  • Europa
  • Finlândia
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Recomendações
  • Arnês
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do tamaskan

O tamaskan é um cão originário da Finlândia que surgiu nos anos 1980 como resultado do cruzamento de outras raças caninas, entre as que se destacam são husky siberiano, malamute do alasca e o pastor alemão. No entanto, existe certa discussão da possibilidade que tenha parentesco com o cão lobo checo, o cão-lobo-de-saarloos e o utonagan, é por isso que também é conhecido por cão-lobo-finlandês.

O objetivo dos criadores do tamaskan era de conseguir criar um cão com uma aparência física muito similar a de um lobo, característica muito valorizada nos anos 1990, e que também se destacasse como um animal de trabalho. Como resultado obtiveram um cão muito versátil, incrivelmente forte, resistente e ágil, muito adequado para puxar trenós e com grandes qualidades que o tornaram um excelente companheiro para tutores com experiência.

No ano de 2006 se criou o primeiro registro da raça e sua popularidade começou a aumentar, especialmente porque muitos exemplares foram utilizados em séries e filmes para interpretar o papel de lobos. Atualmente, e em comparação com outras raças mais conhecidas, existem muitos exemplares de tamaskan e estes se encontram, principalmente, nos países nórdicos europeus, Estados Unidos e Canadá.

Características do tamaskan

Os exemplares dos tamaskan são cães grandes, esbeltos e de composição atlética, sem dúvidas são fisicamente semelhantes aos lobos. Os machos adultos podem alcançar uma altura de 80 centímetros até a cernelha e tem um peso aproximado entre 30 e 40 quilos, embora as fêmeas possam ser ligeiramente menores.

O corpo musculoso do tamaskan é ligeiramente mais longo do que alto e termina com uma cauda bastante longa, totalmente coberta de pelos e que pode estar sempre em posição baixa, exceto quando o cão está alerta ou excitado. As orelhas do tamaskan são triangulares, de tamanho médio e se mantém permanentemente erguidas. Seu nariz, que lhe confere um extraordinário sentido do olfato, é de cor preta e seus olhos expressivos podem ser em tons amarelos, marrons ou âmbar e, na maioria dos indivíduos, estão contornados em cor preta.

Cores do tamaskan

A pelagem do tamaskan é de camada dupla, sendo que a capa interna o protege tanto do frio como do calor. Por sua vez, a capa mais externa é macia, lisa e de comprimento médio, mesmo que seja mais curta em alguns locais como no rosto, orelhas e em partes de suas extremidades. A cor predominante é o cinza que, a depender do cão, pode ser mais claro ou escuro e pode apresentar combinações com áreas brancas e/ou pretas. Por isso, não é aceito o tamaskan preto. Na verdade, na maioria dos casos pode ser confundido com o calupoh ou cachorro lobo mexicano, que é completamente preto.

Personalidade da raça de cachorro tamaskan

Uma vez conhecidas as características do tamaskan, como é seu caráter e temperamento? Apesar do seu aspecto de lobo selvagem, o tamaskan é um cão afetuso e carinhoso, protetor e muito dedicado aos membros da sua família, com que tem um forte vínculo. Sempre que se socialize desde filhote, esta raça tende a evitar os conflitos e se mostra muito sociável e brincalhão tanto com pessoas como com outros animais, inclusive com aquelas que poderiam ser suas potenciais "presas" (gatos, coelhos, etc). Assim, seu caráter nobre, associado com uma educação correta, transforma o tamaskan em um maravilhoso cão de terapia, tanto para trabalhar com crianças, adultos e idosos.

Sua inteligência também é um aspecto que se destaca nesse cão, assim como sua vitalidade e sua motivação para realizar diferentes tipos de trabalhos para o qual geralmente é treinado, como o tiro de trenó e outros esportes caninos. Quando está em casa junto com seus tutores é um cão tranquilo, um pouco menos independente que outras raças nórdicas e muito expressivo, assim, sem dúvidas, você ouvirá uivos de vez em quando.

Cuidados do tamaskan

O tamaskan, sempre que está em bom estado de saúde, não requer cuidados muito complexos, embora seja recomendável escovar seus pelos densos ao menos uma vez por semana para eliminar os pelos que caíram e o manter limpo e brilhante, especialmente durante a época de troca da pelagem. Sobre o banho, pode ser realizado de forma ocasional, somente quando necessário e sempre utilizando xampu especial para cães.

Por outro lado, é importante manter uma boa saúde bucal para prevenir a aparição de tártaro e de mal hálito, oferecendo ao cão de vez em quando petiscos naturais para mastigar ou escovando os dentes uma ou duas vezes na semana com pasta específica para cães.

Seguindo com os cuidados do cão tamaskan, por ser atlético e ativo, gosta de realizar longas caminhadas pelo campo ou montanha. Isto o ajuda a manter boa forma física e permite que suas unhas se lixem com o contato com o solo, mas, por outro lado, o expõe a presença de parasitas perigosos, como as pulgas, carrapatos e mosquitos. Por isso, é importante manter o tamaskan protegido durante todo o ano com pipetas ou coleiras, desparasitando com frequência e cumprir com o calendário de vacinação.

Finalmente, deve ter especial atenção com sua alimentação, que pode ser a base de ração, ração úmida, BARF ou outra dieta caseira, deve ser de boa qualidade, fornecendo ao cão todos os nutrientes e calorias necessárias para o manter em perfeito estado de saúde e evitar o sobrepeso.

Adestramento do tamaskan

É importante começar a educar o tamaskan desde filhote, prestando especial atenção em sua socialização durante o período sensível (das três semanas aos três meses de idade aproximadamente). Se este cão não se socializa de forma adequada com outros animais, objetos e pessoas, pode desenvolver facilmente fobias ou comportamentos reativos a determinados estímulos, que podem ser complexos quando o cão estiver adulto, por isso é recomendável que o tutor desta raça seja uma pessoa com experiência prévia em educação canina e que trabalhe com metodologias positivas.

Por outro lado, o tamaskan é um cão muito inteligente e esperto, com uma enorme capacidade de tomar decisões e resolver problemas, o que implica que necessita de muita estimulação mental para não se irritar ou frustrar. Igualmente, é uma raça forte, ágil e resistente, o que faz com que a estimulação física também seja imprescindível. Isto torna o tamaskan no candidato ideal para realizar atividades e esportes caninos, embora possa ser um pouco teimoso durante o treinamento.

Também é importante ensinar ao cão lidar com a solidão desde filhote, pois o cachorro tamaskan é um animal muito sociável que deseja estar sempre acompanhado e detesta passar muito tempo sozinho. Se não se trabalha esse aspecto, é possível que o cão se frustre ou desenvolva um problema de ansiedade por separação e como consequência, tenha condutas destrutivas ou barulhos excessivos quando esteja sozinho em casa.

Saúde do tamaskan

Por norma geral, o tamaskan é um cão muito robusto e saudável, por ter surgido a partir do cruzamento de outras raças caninas, não apresenta patologias congênitas importantes. Considerando que existem poucos exemplares registrados desta raça, não temos estudos que concluem sobre as possibilidades do tamaskan ter diferentes problemas de saúde. No entanto, até o momento se observou com mais frequência as seguintes:

  • Displasia de quadril: trata-se de um problema osteoarticular e de caráter hereditário provocado por uma malformação na articulação coxofemural que provoca dor e dificuldades para caminhar, correr ou pular. É especialmente frequente em cães de raças grandes e gigantes e, se diagnosticada precocemente, pode ser tratada ou inclusive operar.
  • Mielopatia degenerativa canina: esta doença neurodegenerativa afeta a medula espinhal e produz deficiências nas extremidades posteriores, das quais podem chegar a ficar totalmente paralisadas. Esta patologia foi descoberta inicialmente no pastor alemão, uma das raças que deriva o tamaskan, mas pode afetar qualquer cachorro. No entanto, são poucos casos conhecidos de mielopatia em tamaskans, o que não a torna uma doença que precisamos nos preocupar em excesso.
  • Criptorquidia: esta condição ocorre unicamente nos machos, pois consiste em que um ou ambos os testículos não desçam completamente ao escroto e ficam presos no canal inguinal. Mesmo que isso não seja um problema importante quando o animal é jovem, com o tempo, o testículo não descendo pode originar um câncer, assim é recomendável castrar os cães com este transtorno.

Se é mantido vacinado corretamente e desparasitado, se são realizadas consultas veterinárias de rotina e se pratica exercícios físicos em combinação com uma alimentação de qualidade e adaptada às suas necessidades, o tamaskan é um cão de vida longa, que apesar do seu tamanho, pode alcançar 15 anos de idade.

Onde adotar um tamaskan?

O tamaskan é uma raça pouco conhecida atualmente, o que torna difícil encontrar exemplares para adoção, especialmente em países como o Brasil, onde praticamente não foram introduzidos. No entanto, isso não significa que é impossível adotar um tamaskan, mas infelizmente, muitas pessoas os adotam exclusivamente pelo seu aspecto físico e, quando percebem que não possuem tempo ou capacidade de cuidar de um cão com essas características, os abandonam. Isso também acontece com raças similares como o cão lobo checoslovaco ou o inuit do norte.

Se realmente acredita que este cão possa ser um companheiro ideal para você, pode entrar em contato com sociedades protetoras de animais para ver se tem algum exemplar ou conheçam algum tamaskan que necessita ser adotado e, caso contrário, sempre pode optar por adotar um cão mestiço que necessite de um lar.

Bibliografia
  • Breed standard. (2019, mayo 12). Tamaskan Dog Register. Disponível em: <https://www.tamaskandogregister.com/the-tamaskan/breed-standard/>. Acesso em 18 de julho de 2022.
  • Le Tamaskan. (s/f). Club Français Du Tamaskan. Disponível em: <http://www.tamaskan.fr/le-tamaskan/>. Acesso em 18 de julho de 2022.
  • Tamaskan club of americaTM- information. (s/f). Tamaskan-Dog.Us. Disponível em: <http://www.tamaskan-dog.us/information.php>. Acesso em 18 de julho de 2022.
  • Tamaskan Germany e.V. (s/f). tamaskan-germany. Disponível em: <https://www.tamaskan-germany.de/>. Acesso em 18 de julho de 2022.

Fotos de Tamaskan

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Tamaskan

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
Tamaskan
1 de 5
Tamaskan

Voltar ao topo da página