Partilhar

O Rottweiler é perigoso?

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 23 janeiro 2017
O Rottweiler é perigoso?

Ficha do animal: Rottweiler

Atualmente e devido a leis como a dos cachorros potencialmente perigosos, são muitas as pessoas que preferem não adotar cachorros de raça Pitt Bull, Doberman, Rottweiler entre outras.

A história tem marcado duramente estas raças, no entanto, devemos nos perguntar se realmente o Rottweiler é perigoso, se o é para crianças, ou melhor ainda se se trata da educação recebida durante a sua vida.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar-lhe algumas coisas do cachorro Rottweilerç: a sua história, as características que o acompanham e um grande atributo: a sua lealdade.

Também lhe pode interessar: O Boxer é um cão perigoso?

História do Rottweiler

É na época dos romanos quando temos registros dos antecessores do Rottweiler, cachorro de proteção que também costumavam ser utilizados para conduzir o gado.

Ao chegar à Alemanha, os romanos cruzaram-nos com cães nativos da região e é então que nasce o "cão carniceiro de Rottweil". Isso deve-se ao fato de estes cães se terem popularizado por ajudarem os carniceiros a controlar os touros e vacas mais agressivos. Da mesma forma que o fizeram os seus progenitores, os Rottweilers também começaram a vigiar e proteger casas.

Mais à frente, o Rotweiler começou a se destacar por diversas funções dentro da sociedade sendo cão polícia, cão de resgate e finalmente de companhia, o melhor lugar para ele.

Infelizmente até aos dias de hoje temos registro de pessoas que lucram com os atributos de força que o Rottweiler tem: as lutas, o sparring ou simplesmente o mal-trato tem sido as causas de cachorro com problemas de comportamento.

O Rottweiler é perigoso? - História do Rottweiler

Educação do Rottweiler

Todos os cachorros por igual, independentemente do tamanho ou da raça, devem receber a primeira parte da sua educação: a socialização do cachorro.

Trata-se de um processo em que ensinamos o cachorro a se relacionar com o mundo exterior incluindo outros cachorros e gatos, pessoas, objetos e uma longa lista de possibilidades. Fazendo com que conheça vários sons e estímulos, evitamos que no futuro o nosso pet adquira medos de algum tipo.

Evidentemente se não lhe dermos esta parte da educação arriscamos que, por medo, o nosso cachorro possa chegar a ser agressivo diante de uma determinada situação.

Se à falta de socialização lhe acrescentarmos violência a maus-tratos, o resultado é claro: o nosso cachorro vai sofrer graves problemas de comportamento e evidentemente aumentamos as probabilidades de ter um acidente grave.

Pelo contrário, se cumprirmos as cinco liberdades do bem-estar animal e nos esforçarmos por educar de forma responsável e positiva o nosso melhor amigo, teremos um cachorro sociável, carinhoso e estável.

O Rottweiler é perigoso? - Educação do Rottweiler

As características de um Rottweiler

Apesar de o Rottweiler ser um cachorro inteligente, valente e obediente, é também um cão de grande força física. É basicamente por este motivo que o Rottweiler é considerado como um dos cachorros potencialmente perigosos na maioria dos países.

A sua mordida e o seu corpo musculado fazem dele um cão capaz de matar, como qualquer outro animal das suas características. É por esse motivo que o PeritoAnimal é totalmente contra esta regulação, uma vez que fomenta a discriminação de raças e a não adoção.

O Rottweiler é perigoso? - As características de um Rottweiler

É ou não é um cão perigoso?

Qualquer profissional lhe dará a mesma resposta que nós: o Rotweiler não é um cão perigoso, o perigo é a educação que damos ao animal.

Tenha em conta os seguintes conselhos antes de adotar um Rottweiler:

  • Socialize o seu cachorro desde que é filhote
  • Deve passar tempo com o seu pet, um cachorro solitário será infeliz
  • Utilize sempre o reforço positivo para o educar, as coleiras de asfixia ou a violência são totalmente desaconselháveis e inapropriados
  • Passeie com o seu cachorro duas a três vezes por dia
  • Durante o passeio deverá permitir uma certa liberdade, especialmente se o seu cachorro está estressado. Pode ajudar a aliviar o seu estresse permitindo que cheire e explore de forma tranquila
  • Pratique exercício com o seu cachorro se acredita que ele precisa
  • Ensine-lhe ordens de adestramento básicas que sejam de utilidade para a sua segurança: senta, quiete ou vem são alguns dos exemplos que o seu cachorro deve aprender
  • Cumpra com as suas necessidades a todo o momento e recorra ao veterinário se for preciso

Se seguir todos estes conselhos o Rottweiler que adotar não será um cachorro agressivo em nenhum caso. Cobrir todos os aspetos do seu dia a dia repercutir-se-á no bem-estar do animal e poderá ter ao seu lado o melhor amigo do mundo.

O Rottweiler é perigoso? - É ou não é um cão perigoso?

O que devo fazer se o meu Rottweiler virar agressivo?

Se considerar que o seu Rottweiler está mudando o seu caráter ficando agressivo ou tem problemas para o educar deverá colocar-se em contacto com profissionais caninos, descubra com mais profundidade no PeritoAnimal o que faz um etólogo e como o pode ajudar nesse caso.

O Rottweiler é perigoso? - O que devo fazer se o meu Rottweiler virar agressivo?

Se deseja ler mais artigos parecidos a O Rottweiler é perigoso?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre O Rottweiler é perigoso?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Alexandre Santos
Boa tarde.
Gostaria de saber onde posso obter um rottweiler ? de maneira lícita é claro ?
A sua avaliação:
Mauricio
Meu cachorro não aguenta ver uma vaca ou um bezerro que ataca sem os meus comandos,ele não me respeita quando eu mando ele parar,oque faço?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Mauricio! Tendo em conta que a situação coloca em risco a vida de outros animais, é importante que você procure o quanto antes um adestrador canino para fazeres sessões de adestramento. Aconselho que procure um profissional que utilize técnicas de reforço positivo.
A sua avaliação:
Filipe manoel
É possivel ter um Rottweiler em casa com uma criança autista na mesma?
FRANCINEIDE PEREIRA DOS SANTOS
ola bom dia eu tenho um Rottweiler , o meu estar com dos anos e meio e tenho minha filhar de 4 anos para mim ate hoje não tive problema nenhum com meu cachorro a não ser as malineza dele kkk que seria normal. hoje em dia eu fico muito assustada com que a minha familia falar pq eles tem medo dele fazer algo com minha filha , mais ela eh bem carinhosa com ele e eu tambem faço o possivel para estar sempre com ele só não tenho muito tempo de estar passeando com ele mais meu quintal e bem grande e ele fica souto o tempo todo amo meu cachorro tenho ele desde de pequeno e ele tem muito ciumes da minha filha nao sei se isso eh bom ou nao , mais onde ela estar ele também ta .
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Francineide! Leia o nosso artigo sobre sobre os ciúmes dos cães: https://www.peritoanimal.com.br/os-caes-sentem-ciumes-22058.html. Você deve tentar contornar a questão dos ciúmes. Leia este nosso artigo sobre cachorros que não deixam outras pessoas se aproximar do tutor dele. Aqui você vai encontrar algumas dicas para evitar esse comportamento protetor excessivo por parte dele: https://www.peritoanimal.com.br/meu-cachorro-nao-deixa-ninguem-se-aproximar-de-mim-21455.html
Mauricio
Fique tranquilo,eles são muito tranquilos

O Rottweiler é perigoso?
1 de 6
O Rottweiler é perigoso?

Voltar ao topo da página