Partilhar

Goldador

Atualizado: 24 abril 2020
Goldador

Entre as muitas novas raças híbridas que surgem todos os dias, também chamadas por algumas pessoas de cachorros projetados, esta é uma raça de aparência realmente doce. É o Goldador ou Golden Lab, um cachorro que se destaca por apresentar inúmeras qualidades.

O Golden Lab é um cachorro atencioso e carinhoso, caracterizado por ser extremamente sociável e se adaptar a diferentes âmbitos de uma maneira incrível. Quer descobrir mais sobre o Goldador? Fique conosco, pois no PeritoAnimal, vamos compartilhar todas as características do Goldador, bem como seus principais cuidados.

Origem
  • Europa
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Tipo de pelo

Origem do Goldador

O Goldador é, como comentamos, uma raça mista ou híbrida, o que significa que é o resultado da mistura entre espécimes de duas raças reconhecidas ou padronizadas por entidades cinológicas internacionais. Nesse caso, o Golden Lab vem do cruzamento entre o Golden Retriever e o Labrador Retriever. Ele recebe outros nomes como Golden Lab Mix, Golden Retriever Mix ou Goldador Retriever.

Esse cruzamento em particular começou a ser realizado com o objetivo principal de obter uma raça ideal para cachorros de terapia. Por esse motivo, há mais ou menos uma década, começaram a cruzar Labradores com Goldens de maneira registrada, embora isso não signifique que tais cruzamentos não existam há muito mais tempo.

Características do Goldador

O Golden Lab é um cachorro de tamanho médio, com um peso médio entre 27 e 36 kg e uma altura na cernelha entre 54 e 62 centímetros. Os machos costumam ser maiores e mais robustos que as fêmeas, embora deva-se levar em consideração que nas raças híbridas a variabilidade em relação ao peso e tamanho dos indivíduos é muito maior do que nas raças puras. Sua expectativa de vida é de 10 a 12 anos.

É um cachorro de porte atlético, com a cabeça alongada, mas sem o nariz pontiagudo, semelhante ao do golden retriever. Sua cauda ereta é de comprimento médio e suas orelhas pendem para ambos os lados da cabeça, sendo de formato quadrado com bordas arredondadas. Seus olhos são grandes e ele mostra um olhar profundo e expressivo.

A pelagem do Goldador é bicamada, por isso possui uma subcamada felpuda, densa e muito macia, e uma camada externa, de pelos curtos e lisos.

Cores do Golden Lab

Por ser um híbrido entre o Golden Retriever e o Labrador, o Golden Lab pode apresentar todas as cores originais das raças progenitoras, como dourado, preto ou chocolate, mas as mais frequentes são o amarelo e dourado avermelhado.

O filhote de Golden Lab

O Golden Lab é um filhote barulhento e nervoso, que gosta de brincar, correr e se divertir o tempo todo. Por esse motivo, ele deve ser vigiado continuamente, pois também é muito curioso e isso pode fazer com que ele não veja possíveis perigos e corra para a aventura.

Se o filhote Goldador vai crescer com crianças, deve-se levar em conta que eles precisam se acostumar um ao outro, não porque o Goldador não se adapta a elas, na verdade eles adora crianças, mas sim porque é importante que ambos aprendam a medir suas forças. É comum que o filhote queira levantar e tirar a criança quando está muito inquieto ou que a criança machuque o cachorro acidentalmente. Para evitar isso, basta ensiná-los a se comportar com respeito desde o início, dessa forma não haverá problemas.

Personalidade do Goldador

Os cachorros da raça Goldador costumam ter uma personalidade semelhante, sendo realmente bondosos e agradáveis. Eles são incrivelmente leais, e permanecerão ao seu lado apesar de quaisquer problemas ou eventos imprevistos. Dada a sua bondade e o quão sociáveis eles são até com estranhos, eles não são bons cães de guarda. Sim, eles são ótimos cachorros babá, pois adoram crianças e se dão muito bem com outros animais, sejam cachorros ou quaisquer outros animais.

Eles são cachorros inteligentes que precisam de estímulo cognitivo para se manterem mentalmente ativos. Nesse caso, os jogos de inteligência são uma ótima ideia, pois permitem aprender e se divertir ao mesmo tempo. Da mesma forma, e continuando com as características do temperamento do cachorro Goldador, eles se destacam por sua grande empatia , uma qualidade que, junto com todas as já mencionadas, os torna candidatos ideais para se tornarem cães de terapia. Realizam este trabalho com grande sucesso, pois são cachorros calmos, pacientes e muito atenciosos.

Cuidados do Goldador

Quanto aos cuidados pertinentes ao Goldador, destaca-se a manutenção adequada de sua pelagem. Para manter a pelagem em boas condições, recomenda-se fazer pelo menos uma escovação semanal com uma escova adaptada ao seu tipo de pelo. Essas escovações devem ser mais frequentes durante os períodos de troca de pelo, enquanto o banho deve ser restrito aos casos em que são realmente necessários.

Você precisa estar muito ciente das condições dos canais auditivos do Goldador, porque, como diremos ao falar sobre a saúde dele, eles são um pouco propensos a infecções no ouvido. Para impedir a acumulação de ceras e ácaros, que frequentemente levam ao crescimento de bactérias causadoras de infecção, é importante realizar limpezas das orelhas com frequência, usando para isso os produtos apropiados.

Além do mencionado anteriormente, deve-se cuidar de sua alimentação, garantindo que seja tão equilibrada e ajustada às suas necessidades quanto possível, pois alguns Golden Labs são bastante gulosos, como costuma acontecer com Labrador retriever, e exercício físico diário para mantê-lo em boa forma física. Evidentemente, a estimulação mental em casa através de brinquedos, jogos e atividades também não deve ser esquecida.

Educação do Goldador

Dadas as características do Goldador em termos de personalidade e inteligência, podemos dizer que é um cachorro relativamente fácil de treinar. Ele aprende rápido e responde aos ensinamentos de maneira eficaz e a uma velocidade surpreendente. A melhor maneira de treinar esse cachorro é através de técnicas baseadas em reforço positivo, como acontece com todos os cachorros, porque os prêmios têm um grande impacto nas associações estabelecidas, sendo um método realmente eficaz para esse cachorro híbrido. Pelo contrário, qualquer tipo de punição ou resposta agressiva deve ser radicalmente evitada.

Embora seja uma raça que normalmente é muito sociável e que se aproxima de até estranhos, para evitar problemas em seu relacionamento com outros cachorros e pessoas, é recomendável realizar uma socialização precoce, para a qual você pode seguir estas diretrizes sobre como socializar um filhote: "Como socializar corretamente um filhote". E se você adotou um Goldador adulto, consulte este outro artigo: "Socializar um cachorro adulto?".

Saúde do Goldador

Assim como acontece com outros cachorros mestiços, o Golden Lan geralmente apresenta uma saúde muito melhor do que suas raça progenitoras. No entanto, também herda uma certa tendência de sofrer com determinadas condições. Umas das doenças mais comuns do Golden Lab são as doenças relacionadas à saúde auditiva. Devido à morfologia de suas orelhas, costumam acumular ácaros e bactérias, que se não forem eliminados provocam infecções que podem ser realmente sérias e muito incômodas, como é o caso da otite. Para evitar isso, é recomendável realizar a limpeza dos ouvidos regularmente, utilizando para isso um limpador de ouvidos de uso veterinário, e seguindo as diretrizes que seu veterinário de confiança fornecer.

Outras condições bastante comuns são a displasia de quadril e a displasia de joelho, por isso é recomendável incluir exames radiológicos nas consultas veterinárias de rotinas. Os olhos do Golden Lab também podem ser afetados por doenças como a atrofia progressiva da retina ou as cataratas.

Para garantir uma boa saúde do Goldador, o melhor é realizar consultas veterinárias regularmente, assim como mantê-lo vacinado e desparasitado.

Adotar um Goldador

Adotar um Golden Lab pode ser uma das grandes decisões da sua vida, porque ter um desses cachorros em sua casa sem dúvida trará felicidade, alegria e muito amor. No entanto, antes de tomar a decisão de adotar um animal, você deve levar em consideração suas necessidades, garantindo que elas permaneçam cobertas tanto na situação em que você está atualmente quanto em face de possíveis mudanças vitais, como mudanças de casa, de emprego ou problemas familiares.

É importante saber que há um grande número de animais que procuram lares, pois foram abandonados, nasceram na rua ou foram maltratados. Para dar a esses animais uma segunda chance, é uma ótima idéia recorrer a abrigos e protetores antes de adotar o Goldador. Ainda que não seja uma das raças mais frequentes, não é impossível encontrá-la nesses lugares.

Fotos de Goldador

Vídeos relacionados com Goldador

1 de 3
Vídeos relacionados com Goldador
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Goldador

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Goldador

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
2 comentários
A sua avaliação:
Joao eliseu da silva
Minha cachorra tá só vomitando tudo que come bebe labrador já levei no veterinário e mediceram que ela tem bolsas de ar no estômago oque faso não sei mas o que faser
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Carlos Henrique Pegurier
Onde encontro filhote de goldador para adoção?

Goldador
1 de 3
Goldador

Voltar ao topo da página