Partilhar

Pastor Catalão

Atualizado: 26 outubro 2018
Pastor Catalão

O pastor catalão é um dos cães mais apreciados e valorizados por aqueles que já desfrutaram de sua companhia e presença. Este companheiro peludo é muito leal e, sem dúvida, um dos melhores cães pastores que existem, não só pela sua inteligência e capacidade, mas também pelo seu carácter estável e fiel.

Se você está pensando em adotar um cão pastor catalão, é muito importante que leia esta ficha do PeritoAnimal para conhecer suas características, sua personalidade e saber quais os cuidados necessários para o fazer feliz. Dentre eles, destacam-se os cuidados com os pelos e o exercício diário, fundamentais para essa raça.

Origem
  • Europa
  • Espanha
Classificação FCI
  • Grupo I
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Recomendações
  • Arnês
Clima recomendado
Tipo de pelo

Pastor catalão: origem

Grande parte da história em torno do cão de pastor catalão é desconhecida. Sabe-se que é uma raça muito antiga e estima-se que descende de cães trazidos por conquistadores romanos da Península Ibérica, por volta de 150 aC

Cães locais da região teriam cruzado com cães mais rápidos levados pelo exército romano (não com os grandes molossos que eles usaram para a guerra) e teriam dado origem a diferentes raças europeias.

Durante séculos, o pastor catalão teve grande popularidade na Catalunha graças às suas grandes virtudes como pastor e como guardião. No entanto, a raça perdeu muito de seus admiradores após a Segunda Guerra Mundial, chegando à beira da extinção. Felizmente, na década de 1970, um grupo de criadores iniciou um programa para recuperar a raça. Hoje, este é um cão raro na maior parte do mundo, mas a população de pastores catalães está aumentando lenta mas gradualmente.

Pastor catalão: características

O corpo deste cão é ligeiramente mais longo que alto, em um comprimento de relação: altura para a cruz é de de 9:8. Ele também é forte e musculoso, mas não é pesado. A impressão geral que ele dá é de força e agilidade. As pernas são fortes e musculosas, capazes de percorrer grandes distâncias.

A cabeça é forte e tem uma base ampla, embora seja ligeiramente mais longa que larga. O nariz é preto e reto. Os olhos são redondos e escuros. Eles são muito expressivos e têm uma aparência alegre e inteligente, embora às vezes seja difícil vê-los por trás do pelo abundante que cai sobre eles. As orelhas são de inserção alta, triangular, fina e terminada em ponta.

A cauda do cão pastor catalão pode vir em duas variedades. Em alguns é longo, superando o jarrete. Em outros cães é curto, com um comprimento de menos de 10 centímetros.

O pelo bonito destes cães é longo e áspero e pode ser reto ou levemente ondulado. Os cães pastor catalão têm sub pelo abundante em todo o corpo, mas especialmente no terço posterior. Na cabeça eles têm cabelo abundante que forma barba, bigode, topete e sobrancelhas.

A pele destes cães parece de uma só cor quando vista de longe, mas ao observá-los de perto você pode ver que a cor é definida por uma combinação de diferentes tons. As cores básicas resultantes dessas combinações são amarelado, areia e cinza. Ocasionalmente, a combinação destas cores, à distância, parecem ser preto e castanho.

A mudança de cabelo é muito curiosa nesta raça, já que ocorre em duas etapas. O pastor catalão primeiro muda o cabelo da metade anterior do corpo e depois o cabelo da metade posterior. Portanto, por algum tempo, parece que era um cão com dois pelos diferentes ou dois cachorros unidos num mesmo corpo.

Os pastor catalão são cães de porte médio. A altura na cernelha para machos varia entre 47 e 55 centímetros e as fêmeas de 45 a 53 centímetros. O peso ideal não é indicado no padrão FCI da raça, mas esses cães geralmente pesam entre 20 e 27 quilos.

Pastor catalão: personalidade

Este é um cão muito fiel e carinhoso, mas um pouco reservado com estranhos. Como a maioria dos cães pastor, o pastor catalão é muito inteligente, corajoso, estável, vigilante e trabalhador. Além disso, seus instintos de pastoreio são tão fortes que tendem a dirigir o rebanho mesmo sem qualquer orientação do pastor.

Dentro da casa, o cão pastor catalão é muito calmo e tranquilo: ele vai adorar que você o escove, dê atenção e passe longas horas em uma tranquilidade serena. Ele é um cão muito grato, doce e compreensivo, muito habilidoso e empático. No entanto, quando vamos passear com ele é ativo e com uma personalidade avassaladora, é realmente muito ágil. Embora geralmente crie um vínculo especial com um único membro da família, ele tende a se comportar muito bem com adultos e crianças. Especialmente com os menores, este cão é extremamente cuidadoso, protetor e fiel.

Embora muitas pessoas usem este magnífico cão como uma ferramenta de trabalho, o pastor catalão realmente precisa de um família ativa que oferece muita diversão e pratica de exercícios e atividades físicas. Como já comentamos anteriormente, o pastor australiano é um cão desconfiado com estranhos e, mesmo sem treinamento é um excelente cão de alarme que nos avisará antes da chegada de qualquer intruso. Tem um latido poderoso.

Pastor catalão: cuidados

Os cuidados com os cabelos do pastor catalão devem ser frequentes e rigorosos, caso contrário, pode aparecer nós acumulados e sujeira. Idealmente, escove entre 4 e 5 vezes por semana com cuidado, tentando alcançar todas as áreas. Recomendamos procurar uma escova com pinos de metal grossos e separados.

O banho não deve ser frequente, pois elimina a gordura protetora natural da sua pele. Para isso, um banho a cada dois meses ou quando estiver realmente sujo é o mais adequada. Durante o banho podemos aproveitar para cortar o pelo de algumas áreas (dos olhos, por exemplo) com extremo cuidado e delicadeza. Isso ajudará a manter sua boa aparência esplêndida. Não esqueça que se você não sabe como fazer exatamente, o ideal é ir à um profissional.

Se você não vive em um ambiente rural no qual este cão possa desenvolver a habilidade que herdou pela natureza, o pastoreio, devemos fornecer atividades diferentes e variadas para que ele possa queimar a energia acumulada. Para começar, será básico permitir que ele tenha pelo menos três longos passeios nos quais em que 10 minutos por dia seja sem coleira.

Também é muito útil praticar exercícios ativos pelo menos uma ou duas vezes por semana. A agilidade, o canicross ou outros exercícios para cães adultos são uma excelente maneira de manter os músculos deste cão e estimulá-lo mental e fisicamente. Nunca devemos esquecer que o esporte é fundamental para esta raça, se você achar que não consegue dar-lhe todas essas atividades, melhor optar por uma cachorro mais descontraído e calmo.

Apesar de suas necessidades de exercício, esses cães podem se adaptar bem à vida em um apartamento, desde que se exercitarem o suficiente. Eles são animais de estimação perfeito para pessoas dinâmicas que preferem fazer atividades físicas com frequência.

Pastor catalão: educação

Sendo naturalmente reservado com estranhos, o cão de pastor catalão precisa ser socializado desde cedo, tanto com pessoas como com cães e outros animais. Caso contrário, o pastor catalão pode começar a desenvolver um comportamento medroso, anti-social e até mesmo agressivo por causa do medo. Por isso a socialização e treinamento são tão importantes.

Por outro lado, sua capacidade de aprender coisas novas permite que ele facilmente entenda as ordens de obediência. Sua inteligência e habilidade o tornam perfeito para aqueles que amam trabalhar a educação e o treinamento do cão que sempre deve ser baseado no reforço positivo ou no uso de clicker. Nunca devemos usar punição ou maus tratos com essa raça pois são cachorros sensíveis.

Pastor catalão: saúde

A raça não é particularmente propensa a doenças hereditárias mas deve receber os cuidados veterinários necessários. Vacinas e exames frequentes são importantes. Além disso, é bom treinar o cão para que ele possa ser verificado, porque seu pelo denso pode esconder algumas feridas.

Fotos de Pastor Catalão

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Pastor Catalão

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Pastor Catalão

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Pastor Catalão
1 de 6
Pastor Catalão

Voltar ao topo da página