Partilhar

Bearded Collie

Atualizado: 25 outubro 2018
Bearded Collie

O bearded collie é um velho cão pastor da Grã-Bretanha de aspecto doce e bem-humorado. Se você está pensando em adotar este cão, será muito interessante ver suas características e os cuidados que ele precisa, especialmente aqueles relacionados à companhia e ao exercício físico.

É muito importante entender que, antes de adotar um bearded collie, todos esses aspectos devem ser avaliados para evitar o abandono pois ele não é um cão adequado para qualquer família. Ele precisa ao seu lado pessoas comprometidas com seu estilo de vida.

Continue lendo e descubra abaixo tudo o que você precisa saber sobre o beareded collie nesta ficha do PeritoAnimal.

Origem
  • Europa
  • Polônia
  • Reino Unido
Classificação FCI
  • Grupo I
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Bearded collie: origem

Por ser uma raça muito antiga, a história do bearded collie é um pouco incerta. Acredita-se que seja descendente de cães pastores poloneses das planícies que teriam sido trazidas para as Ilhas Britânicas por comerciantes poloneses. Também é possível que o komondor seja um dos ancestrais dos bearded collie. Estes cães teriam cruzado com cães locais, pastores de rebanhos, originando assim a nova raça.

Seja qual for a origem da raça, o fato é que o bearded collie foi usado durante séculos para orientar e cuidar de rebanhos na Grã-Bretanha. Ainda hoje esses cães são usados ​​como ajudantes dos pastores, embora, logicamente, suas responsabilidades sejam menores do que no passado.

Durante a década de 40, G. Olive Wilson começou a criar bearded collie a partir de um único par, seus cães Bailey e Jeannie. Esse foi um ponto crítico na história da raça, uma vez que esses cães e seus descendentes se tornaram-se os principais fundadores do bearded collie como o conhecemos hoje. Atualmente, é um cão muito apreciado como cão de estimação e exposição, embora não tenha tanta popularidade como outros cães de pastores.

Bearded collie: características

O corpo deste cão pastor é mais comprido do que alto, é coberto por uma pelagem bonita e longa e tem a linha superior nivelada e o peito profundo. Embora seja um animal magro, esse collie é forte e ágil, excelente para tarefas que exigem esforço físico.

A cabeça do bearded collie é bem proporcionada ao resto do corpo, tem morfologia bastante quadrada e apresenta um poderoso focinho. Dá ao cão uma expressão inteligente e curiosa. O nariz é grande, quadrado e preto, embora em cães azuis e marrons seja geralmente a cor do pelo. Os olhos são grandes, macios e afetuosos. A cor dos olhos é geralmente a mesma da cor do pelo. As orelhas são médias e caem nas laterais da cabeça. A cauda da bearded collie é longa e de baixa inserção, esta, nunca carrega nas costas, nem mesmo enquanto corre..

O pelo deste cão é de dupla camada. A camada interna é macia, lanosa e apertada. A camada externa é lisa, forte, dura e felpuda. Pode ser ligeiramente ondulado, mas não forma cachos. A camada externa é mais longa nas bochechas, no lábio inferior e na mandíbula, formando uma barba típica que dá nome à raça. As possíveis cores são: bearded collie branco, cinza, marrom avermelhado, preto, azul, marrom e areia, com ou sem manchas brancas.

A altura na cernelha dos machos varia de 53 a 56 centímetros. A das fêmeas vai de 51 a 53 centímetros. O peso ideal não é indicado no padrão da raça, mas estes cães geralmente pesam entre 16 e 25 quilos.

Bearded collie: personalidade

O bearded collie é um cão que se adapta maravilhosamente bem a uma vida pró-ativa, cheia de estímulos que podem motivá-lo mental e fisicamente. Estes cães são muito ativos e cheios de energia, perfeitos para pessoas que querem compartilhar seus hábitos aventureiros. É imprescindível que a família que vai adotá-lo tenha essas exigências claras. O collie não é um cão para famílias sedentárias.

Eles são geralmente cães muito sociáveis, se forem devidamente educados. Eles podem se dar bem com outros cães, gatos, animais de estimação e crianças. Se decidirmos adotar este cão, terá alegria e diversão para as crianças, pois eles adoraram brincar e passar bastante tempo ao seu lado.

Por outro lado, o cachorro bearded collie é um pouco independente no seu dia a dia, mas não se engana: é um cão muito sensível, que precisa de carinho e atenção constante. Geralmente, não gostam muito de que os deixem sozinhos por muito tempo, eles precisam de uma família em que possam apoiar praticamente todo o dia.

Bem educado, poderíamos dizer que o bearded collie é um cão bem-humorado, com um caráter afável e com pouquíssimas excentricidades. Ele vai gostar de ter uma família ao seu lado que atenda às suas necessidades e que lhe dê o amor que merece. Se conseguir tudo isso, terá um grande parceiro de vida ao seu lado.

Bearded collie: cuidados

Cuidar da pelagem de um bearded collie requer tempo e dedicação. É necessário escovar e pentear com muita regularidade, no mínimo três vezes por semana, para evitar que o cabelo fique embaraçado. Como ponto positivo em termos de cuidados com o pelo, podemos enfatizar que o bearded é um cão que dificilmente perde o cabelo. É necessário dar banho apenas quando estiver realmente sujo, mas se tivéssemos que determinar uma frequência de banho nesta raça, seria um banho a cada um, dois meses.

Estes cães adaptam-se a todos os tipos de ambientes, inclusive nos centros urbanos. Dentro de um apartamento, o bearded collie pode se sentir muito confortável se atender às suas necessidades corretamente. Eles são cães que precisam de muito exercício e não é suficiente andar apenas uma vez por dia. Para canalizar suas energias, é necessário dar-lhes três longos passeios diários.

Apesar de sua vida como cães pastor, o bearded collie não é um cão para viver no exterior. Eles precisam de uma família e uma casa para passar seu tempo com seus entes queridos. Por causa de suas grandes necessidades emocionais, este ponto deve ser levado em conta.

Além disso, é importante dar-lhes um tempo de jogo intenso de três a quatro vezes por semana e, de preferência, incentivá-los a praticar algum esporte canino. O pastoreio é o esporte ideal para esses cães, mas eles também gostam muito de praticar agilidade em muitas outras atividades.

Beared collie: educação

A educação começará por levar a cabo seu processo de socialização corretamente. Como explicamos anteriormente, eles são cães sociáveis ​​por natureza, mas esse aspecto deve ser trabalhado, desde que são filhotes e até sua vida adulta. É essencial evitar medos, reações ruins ou comportamentos inadequados. Vamos ensinar o cão a interagir com todos os tipos de pessoas (incluindo crianças), outros cães, outros animais, o ambiente e todos os tipos de objetos e estímulos. É muito importante prestar atenção à socialização para que seja um cão adulto emocionalmente estável.

Além disso, os bearded collie são cães muito inteligentes que podem se destacar em quase todas as especialidades de treinamento canino. É importante sempre usarmos reforço positivo para trabalhar com ele as ordens básicas de treinamento e até mesmo em treinamento avançado.

Esses cães geralmente não apresentam problemas comportamentais com frequência, mas é necessário dar-lhes muito exercício e companhia para que não se sintam ansiosos ou entediados. Quando eles estão isolados em um jardim ou pátio, eles frequentemente desenvolvem comportamentos destrutivos e, em alguns casos, ansiedade de separação.

No entanto, há um comportamento inato nesses cães que pode ser muito chato. Como os instintos de pastoreio do beared collie são muito fortes, alguns deles tendem a "guiar" crianças e outros animais de estimação. Esse comportamento tem uma forte base genética, portanto, quando é apresentado, não é possível eliminá-lo, mas é possível canalizá-lo para atividades como pastoreio (esporte de pastoreio) ou jogos planejados.

Bearded collie: saúde

Embora no geral esta raça seja bastante saudável, tem uma certa predisposição para algumas doenças hereditárias que detalharemos abaixo. Estas doenças não ocorrem no bearded collie tão frequentemente como em outras raças de cães, mas é bom saber que podem acontecer, para entender que é necessário visitar o veterinário com alguma regularidade, a cada 6 meses é a periodicidade recomendada:

Por outro lado, não devemos esquecer as doenças infecciosas que podem ser transmitidas entre os cães. Seguir o calendário de vacinação corretamente será essencial para proteger nosso cão. Finalmente lembramos a importância de seguir a desparasitação interna a cada 3 meses e a desparasitação externa mensalmente. Se seguir os nossos conselhos, poderá desfrutar de um bearded collie feliz e saudável entre os 14 e os 16 anos de idade.

Fotos de Bearded Collie

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Bearded Collie

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Bearded Collie

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Bearded Collie
1 de 8
Bearded Collie

Voltar ao topo da página