Partilhar

Eurasier

Atualizado: 30 março 2020
Eurasier

Dentro da categoría canina dos Spitz, encontramos uma raça de origem Alemã, o Eurasier ou Eurasian. Este cachorro surgiu na década de 60, e seu criador foi Julius Wipfel, o arquiteto dos cruzamentos, cujo objetivo era encontrar uma raça que combinasse as qualidades de um Chow Chow e de um Spitz Lobo. O resultado foi um cachorro que apresentava características físicas de ambas as raças, assim como traços de personalidade combinados.

O Eurasier é um cachorro de tamanho grande que se destaca por sua aparência robusta e ao mesmo tempo adorável, já que sua pelagem frondosa e expressão doce o tornam um cachorro realmente belo. Quer saber mais sobre esta raça canina? Continue lendo e descubra neste artigo do PeritoAnimal tudo sobre o cachorro Eurasier, suas características, cuidados e muito mais.

Origem
  • Europa
  • Alemanha
Classificação FCI
  • Grupo V
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do cachorro Eurasier

No início do anos 60, o criador Julius Wipfel começou a realizar una série de cruzamentos entre cachorros de duas raças, o Chow Chow e o Wolfspitz, a fim de criar uma nova raça canina que combinasse as caracteríticas de ambos os cachorros. O resultado foi o Eurasier, um cachorro obtido ao adicionar o Samoiedo a esses cruzamentos prévios. Esta raça tão particular foi reconhecida pela FCI no ano de 1973.

A criação da raça Eurasier não foi fácil, pois foi necessária assistência de cientistas especializados em genética canina para acabar com os problemas associados ao cruzamentos originais. Tudo isso foi rigorosamente documentado, graças ao fato de vários livros terem sido escritos sobre as origens e obstáculos enfrentados em sua criação.

Eurasier: características

O padrão do Eurasier afirma que é um cachorro de porte grande, com os machos pesando entre 23 e 32 kg e medindo na cernelha entre 52 e 60 centímetros, e as fêmeas tendo um peso de 18 a 26 quilogramas e altura entre 48 e 56 centímetros.

O corpo do Eurasier é alongado, de esqueleto sólido e proporcional. Entre as características do Eurasier, destaca-se que possui características típicas do Samoieda, como o rosto, que é alongado e com dentes poderosos. A cauda longa e coberta de pelo longos e muito densos é geralmente é dobrada nas costas, especialmente quando ele está em movimento.

A cabeça é em forma de cunha ou triângulo, com um focinho afiado e um stop pouco pronunciado. Os olhos são médios e geralmente escuros, enquanto as orelhas, também de tamanho médio, são triangulares e eretas, terminando em uma ponta arredondada. Uma peculiaridade da raça Eurasier é que alguns espécimes têm uma língua azul, lembrando que são provenientes do Chow Chow .

O pelo do Eurasier é semi-comprido, variando o comprimento nas diferentes regiões do corpo. Assim, é mais curto na frente das pernas e no rosto, mas consideravelmente mais longo na cauda, pescoço, barriga e parte traseira das pernas. Além disso, possui uma subcamada lanosa que o isola do frio. Quanto às cores do Eurasier, praticamente todas são aceitas, exceto fígado, o branco puro ou as manchas brancas.

Filhote Eurasier

O filhote de Eurasier nos lembra também o filhote de Samoieda. A principal dfierença está nas cores, uma vez que o Eurasier não pode ser branco, além das orelhas erguidas que a raça apresenta. Assim, estamos diante de um filhote realmente adorável, com formas aredondadas e aparência de ursinho devido à sua pelagem. De fato, o Eurasier faz parte da lista de cachorros que parecem ursos.

Eurasier: personalidade

Se algo caracteriza um Eurasier, é o fato de que são cachorros tremendamente adoráveis, porque sua personalidade é cativante, sendo um cachorro carinhoso, equilibrado, calmo e realmente sociável. Da mesma forma, estamos falando de uma raça de cachorro perfeita para uma família com crianças, já que o Eurasier adora companhia, jogos e é o centro de todos os olhares. De fato, outra característica da personalidade do Eurasier é que ele não tolera bem a solidão.

Por outro lado, e embora seja um cachorro sociável, é comum que seu primeiro contato com estranhos seja cauteloso ou medroso. Por esse motivo, é importante fazer a abordagem pouco a pouco, com muito cuidado e respeitando sempre o tempo do cachorro.

Como dissemos, o Eurasier é um cachorro muito brincalhão, tanto que pode ser bastante travesso durante a fase de filhote. Além disso, devido ao temperamento típico do Eurasier, se ele ficar entediado ou não receber o estímulo físico e mental adequado, poderá se tornar um cachorro destruidor.

Eurasier: cuidados

O cachorro Eurasier é um dos spitz mais limpos e com o menor odor corporal. Contudo, você não deve negligenciar sua pelagem, que por ser longa e densa, deve ser escovada regularmente, sendo melhor ainda realizar uma escovação diária. Os banhos, por outro lado, devem ser ddos apenas quando necessário, então não exagere nesse respeito.

Embora os cuidados mencionados acima sejam relevantes, o cuidado mais importante do cachorro Eurasier é o cuidado que ele exige em termos de companhia e contato social. Como dissemos na seção anterior, é um cachorro extremamente sensível que não suporta ficar sozinho. Tanto é assim que pode ficar emburrado e desenvolver depressão ou destrutividade como resultado de longos períodos sozinho. Além disso, geralmente não aguenta muito tempo atado, por isso também é recomendável passear em áreas onde possa desfrutar de sua liberdade, correr e brincar com outros cachorros.

Além disso, é altamente recomendável oferecer ao Eurasier diferentes brinquedos e jogos de inteligência que o mantenham estimulado em casa. Além disso, brincar com ele dentro de casa é uma excelente opção.

Eurasier: educação

Apesar das qualidades do Eurasier, a raça tem a peculiaridade de ser realmente teimosa e independente, por isso tendem a obedecer apenas à pessoa que consideram seu guia e referência. Além disso, deve-se notar que o treinamento deles exige muita paciência e perseverança, porque se você relaxar, todo seu trabalho poderá ser perdido em alguns segundos. Naturalmente, você jamais deve recorrer a nenhum tipo de violência. O correto e apropriado é basear as sessões e exercícios em técnicas de treinamento positivas e respeitosas com o animal.

As características acima são explicadas por um fenômeno chamado neotenia, que se refere a uma heterocronia ou alteração no ritmo e no funcionamento orgânico, que faz com que seu corpo amadureça com um longo atraso. Devido a esse fenômeno, este é um cachorro muito independente, hierárquico e que late muito pouco, então você não precisa se preocupar com o barulho.

Por outro lado, é conveniente que todos os membros da família participem de sua educação para garantir que o Eurasier obedeça a todos igualmente. Assim que o cachorro chegar em casa, é aconselhável iniciar sua educação com a socialização, uma vez que é um cachorro que geralmente é reservado com desconhecidos. Pouco a pouco, você apresentará a ele as regras básicas de coexistência, os comandos mais primários e, com o tempo, poderá adicionar truques e comandos mais avançados. Evidentemente, você não deve esquecer de ensinar ao Eurasier o local onde deve fazer suas necessidades.

Eurasier: saúde

Apesar de nos primeiros momentos após o surgimento da raça esses cachorros tenham sofrido com sérias condições congênitas, a maioria devido à consanguinidade, a raça atual é muito mais saudável e robusta. Ainda assim, esses animais têm várias condições às quais são mais propensos do que outras raças, como veremos abaixo.

Algo que parece afetar o eurasier são as doenças reumatológicas, ou seja, aquelas que afetam as articulações, e eles apresentam uma grande tendência em comparação às outras raças com características semelhantes a desenvolver esse tipo de doença. Uma delas é a bem conhecida displasia de quadril, que não pode ser evitada por completo mas tem um melhor prognóstico e evolução quando é diagnosticada precocemente. Também costumam sofrer com luxações da rótula e de cotovelo. Outras doenças típicas dos cachorros da raça Eurasier são o hipotiroidismo, que afeta o funcionamento da glândula tireóide, e distúrbios oculares, tanto entropion como ectropion.

Para que todas essas doenças sejam o menos problemáticas possível, é melhor consultar o veterinário regularmente, realizando exaustivos exames de diagnóstico. Além disso, devem ser tomadas medidas preventivas apropriadas, ou seja, administrar as vacinas relevantes quando necessário, realizar a desparasitação interna e externa regularmente, limpar e monitorar os olhos, ouvidos e boca e seguir as instruções do veterinário. Dessa forma, você pode garantir que seu Eurasier desfrute de uma vida plena e feliz.

Fotos de Eurasier

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Eurasier

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Eurasier

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Eurasier
1 de 5
Eurasier

Voltar ao topo da página