Comparações

Gatos que parecem tigres - Conheça todas as raças

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 13 dezembro 2023
Gatos que parecem tigres - Conheça todas as raças
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Quem não gostaria de ter um tigre como animal de estimação? Embora isso não seja possível, você pode adotar um gato que se pareça com um tigre. Com pelagem listrada ou manchada, esses felinos domésticos podem realizar o sonho de muitos, surpreendendo com sua pelagem particular que os torna exemplares chamativos.

Você conhece as raças de gatos que se parecem com tigres? No seguinte artigo do PeritoAnimal, falaremos sobre as mais populares e você conhecerá suas características mais notáveis.

Também lhe pode interessar: Raças de gatos que parecem leões

Índice

  1. Gato bengal
  2. Gato toyger
  3. Gato savannah
  4. Mau egípcio
  5. Ocicat
  6. Cheetoh
  7. Gato chausie
  8. Abissínio

1. Gato bengal

Começamos a lista de raças de gatos que se assemelham a tigres com o gato bengal ou gato-de-bengala (também conhecido como gato-leopardo), uma espécie desenvolvida nos Estados Unidos na década de 1960.

Trata-se de um animal robusto, de cauda espessa e tamanho médio. Suas patas traseiras são especialmente fortes, o que lhe permite saltar a grandes alturas e se agarrar com facilidade. Quanto à sua cabeça, o gato bengal é caracterizado por ter orelhas pequenas e arredondadas, bigodes e queixo proeminentes, mandíbulas fortes e largas, e olhos de cor amarelo-esverdeada.

No entanto, o que realmente se destaca no gato-de-bengala é a sua pelagem, semelhante à dos tigres ou leopardos. Ela é distinguida pela presença de rosetas ou manchas com um contorno externo em tons escuros, enquanto a parte interna apresenta tons de marrom e dourado. Por outro lado, a base da pelagem pode ser amarela, creme, marfim, dourada e laranja.

Gatos que parecem tigres - Conheça todas as raças - 1. Gato bengal

2. Gato toyger

Assim como o bengal, o gato toyger é o resultado de um cruzamento feito pelo homem, desta vez entre um gato de rua da Índia e um gato-de-bengala. Esta raça é popularmente conhecida como "gato tigre". A cauda é longa e espessa, com abundantes listras negras, enquanto a pelagem é curta, espessa e nas tonalidades de laranja, amarelo e dourado.

É uma raça muito ativa, que adora correr, pular, brincar, passear e explorar. Ao adotar um desses exemplares, é necessário considerar a atividade física de que eles precisam, caso contrário, podem surgir problemas de comportamento em casa.

Gatos que parecem tigres - Conheça todas as raças - 2. Gato toyger

3. Gato savannah

A raça de gato savannah é o resultado de um cruzamento entre um gato doméstico e um serval africano. E, sem dúvida, é uma das raças de gatos que se parecem com tigres. Apareceu pela primeira vez em 1986. Esses gatos são ativos, ágeis e curiosos, compartilham semelhanças com felinos selvagens, embora tenham caráter mais próximo ao do gato doméstico. Em relação às suas características físicas, eles medem até 60 cm de altura na cernelha e podem pesar até 25 kg, tornando-se o maior gato doméstico do mundo.

Outra característica distintiva dessa raça são suas orelhas redondas e muito largas, ligeiramente inclinadas para trás. O savannah apresenta uma variedade de cores nos olhos, que podem variar entre amarelo, verde e azul. Sua cauda é média e afina na ponta. Quanto à pelagem, depende de cada exemplar, mas geralmente possui tons de laranja e âmbar, acompanhados de listras e pontos negros, muito semelhantes à pelagem de um tigre ou leopardo.

Gatos que parecem tigres - Conheça todas as raças - 3. Gato savannah

4. Mau egípcio

O mau egípcio é, como seu nome indica, nativo do Egito, onde antigamente era considerado um gato sagrado, conforme as interpretações de inúmeras obras de arte em que aparece. Esta raça tem um tamanho médio e um corpo robusto, com massa muscular bem desenvolvida. A cabeça é arredondada, tem uma mandíbula firme e um perfil de contorno suave, com orelhas pontiagudas e muito peludas por dentro.

Entre todas as raças de gatos, a pelagem do mau egípcio se destaca por ser semi-longa e muito brilhante, com cores que variam entre fumaça, prata ou bronze, com listras escuras. A cauda é longa, espessa e cônica na base. Em relação à sua personalidade, é um gato ágil, afetuoso, mas também territorial. É uma raça que se assemelha a um tigre, e é importante destacar que não se adapta a temperaturas baixas.

Gatos que parecem tigres - Conheça todas as raças - 4. Mau egípcio

5. Ocicat

Também conhecido como gato ocelote ou ocicat, ele apresenta um tamanho médio a grande, sendo os machos mais longos do que as fêmeas. Eles se caracterizam por ter um corpo musculoso sólido, cabeça arredondada com uma leve elevação do nariz até a testa. Suas patas são longas e proporcionais, enquanto a cauda é longa e fina, com a base mais espessa do que a ponta. Quanto às orelhas, são grandes, arredondadas na ponta e têm tufos de pelo em seu interior.

A pelagem desses gatos, que parecem tigres, são de textura fina, com listras de cores e manchas que lembram a aparência de um felino selvagem. Em relação às cores, eles apresentam fios escuros sobre uma base clara que pode ser dourada, avermelhada ou marrom.

Gatos que parecem tigres - Conheça todas as raças - 5. Ocicat

6. Cheetoh

Outra raça de gato que se parece com um tigre é o gato cheetoh, uma variedade que pesa cerca de 10 kg e mede 30 cm de altura na cernelha na fase adulta. Ele possui características semelhantes ao gato ocicat e ao bengal, embora também tenha elementos únicos e distintivos. Entre eles, destaca-se por ter um caráter amável e afetuoso, apesar de manter um olhar semelhante ao dos felinos selvagens.

O cheetoh é um gato muito energético, não é incomum vê-lo correndo, brincando e pulando o dia todo. Além disso, é muito curioso e é comum passar a maior parte do tempo explorando todos os cantos. A pelagem deste felino se assemelha muito à dos leopardos e tigres. Ele apresenta manchas e linhas escuras por todo o corpo, sempre em tonalidades escuras. Seus olhos são arredondados e geralmente têm uma cor verde clara.

Gatos que parecem tigres - Conheça todas as raças - 6. Cheetoh

7. Gato chausie

O gato chausie é outra variedade enérgica. Ele gosta de passar tempo correndo e dando saltos, no entanto, quando entediado, pode se tornar inquieto e destrutivo em casa, portanto, é importante fornecer sempre um adequado enriquecimento ambiental. Em relação às suas características físicas, ele pode pesar até 10kg e possui um corpo equilibrado, robusto e musculoso, semelhante a um gato selvagem.

Seu olhar é atento, suas orelhas são pontiagudas e inclinadas, enquanto as patas são longas. Quanto à pelagem do chausie, ela pode ter diferentes cores. As mais comuns, no entanto, têm um corpo com tonalidades marrons e ocres, listras negras, preto sólido ou prateado. O pelo é curto.

Gatos que parecem tigres - Conheça todas as raças - 7. Gato chausie

8. Abissínio

Terminamos a lista de raças de gatos que se parecem com tigres com o gato abissínio, que se assemelha mais a uma onça-parda do que a um tigre, devido à sua figura esbelta e musculosa. É um animal afetuoso e ativo, além de inteligente, o que o torna fácil de ensinar alguns truques. A cabeça tem um curva suave, seus olhos são um pouco separados e podem ter tonalidades de âmbar, amarelo, verde ou azul.

A pelagem do abissínio é suave e brilhante com um manto de comprimento médio ao longo. Apresenta um padrão chamado ticking, que se distribui em listras escuras intercaladas com faixas mais claras, geralmente em tons de marrom ou avermelhado.

Gatos que parecem tigres - Conheça todas as raças - 8. Abissínio

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gatos que parecem tigres - Conheça todas as raças, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Bibliografia
  • "Cheetoh". Pet Guide. Consulta: https://www.petguide.com/breeds/cat/cheetoh/
  • "Características del gato bengalí". Gato bengalí. Consulta: https://www.gatobengali.com/caracteristicas-del-gato-bengali.php
  • "Egyptian Mau". Fédération Internacionale Féline. Consulta: http://www1.fifeweb.org/dnld/std/MAU.pdf
  • "Ocicat". Fédération Internacionale Féline. Consulta: http://www1.fifeweb.org/dnld/std/OCI.pdf
  • "Abyssinian". Fédération Internacionale Féline. Consulta: http://www1.fifeweb.org/dnld/std/ABY-SOM.pdf
  • "Chausie". Pet Guide. Consulta: https://www.petguide.com/breeds/cat/chausie/
  • "Savannah”. Pet Guide. Consulta: https://www.petguide.com/breeds/cat/savannah/
  • "Toyger". Pet Guide. Consulta: https://www.petguide.com/breeds/cat/toyger/
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 9
Gatos que parecem tigres - Conheça todas as raças