Raças de cachorros Pitbull

Raças de cachorros Pitbull

O American Pitbull Terrier (APBT) é uma das raças de cachorros mais conhecidas entre todos os terrier. Infelizmente, até os dias de hoje é bastante polêmica pois desperta uma grande controvérsia com relação ao caráter possivelmente agressivo. No entanto, um estudo de Barbara Schoening publicado no The University of Bristol afirma que a agressividade de um cachorro não está associada a raça. Na verdade, trata-se de um cachorro com múltiplas qualidades e se destaca pela agilidade, personalidade paciente e amabilidade com os humanos, é uma raça de cachorro polivalente e versátil.

Se você gosta das características desse cão, provavelmente já se perguntou quais são as raças que englobam o termo "terriers do tipo bull" e, quais as características que diferenciam cada tipo de cachorro. De qualquer forma, é importante que você saiba que não existe uma certeza sobre a procedência do pitbull pois, segundo a linhagem sanguínea é possível observar variações no fenótipo, por exemplo, alguns cachorros parecem do tipo "graioide" e outros mais pesados do tipo "molossóide".

Nesse artigo do PeritoAnimal vamos esclarecer se as raças de cachorro Pitbull realmente existem, afinal inúmeras dúvidas aparecem quando se fala de cachorros "terrier do tipo bull". Além disso, se você está pensando em adotar um cachorro com essas características, é fundamental que esteja bem informado antes de tomar qualquer decisão. Existem diferentes tipos ou raças de cachorro pitbull? Continue lendo esse artigo e descubra todos os mitos e verdades sobre o tema.

Quais são os tipos de PitBull?

Como explicaremos a seguir mais detalhadamente, não é possível dizer que existam tipos de Pit Bull. O que existe são cachorros de diferentes linhagens sanguíneas e não raças de Pit Bull. No entanto, popularmente as pessoas buscam informações sobre os "tipos de PitBull" que na verdade são raças com características físicas parecidas, como:

  1. American Pitbull Terrier;
  2. Staffordshire Bull Terrier;
  3. American Staffordshire Terrier;
  4. Bull Terrier Inglês.

O que são cachorros pitbull?

Antes de mais nada, é importante diferenciar o American Pitbull Terrier e dos cachorros denominados "terrier do tipo bull". No primeiro caso estamos nos referimos a uma raça de cachorro bem definida e concreta, registrada com esse nome pela United Kennel Club em 1898 e pela American Dog Breeders Association em 1909[3]. No segundo caso, o termo faz referência a um grupo amplo, de diferentes raças de cachorro com características físicas similares.

Não é correto dizer "raças de cachorros Pitbull" ou "tipos de cachorro Pitbull", já que não existem diferentes variações dentro de uma mesma raça. O que podemos diferenciar são as distintas linhagens sanguíneas que existem.

Em seguida, vamos caracterizar cada um dos elementos desse grupo de cachorro com similaridades. Você vai notar que muitas dessas raças não foram desenvolvidas com a finalidade de lutas de cachorros, como acontece com o Bull Terrier Inglês e com o American Staffordshire Terrier. Vale ressaltar que as brigas clandestinas entre cachorros é ilegal na maioria dos países, é uma prática intolerável que deve ser erradicada completamente. Se você conhece algum caso não hesite em denunciar, aqui no PeritoAnimal você pode ver mais informações sobre o perfil psicológico de pessoas que maltratam os animais.

Raças de cachorros pitbull

O American Pit Bull Terrier é a raça por excelência a partir da qual se criaram as diferentes linhagens sanguíneas ou tipologias. Apesar de tudo que é dito sobre o American Pit Bull, ele não é um cachorro agressivo (lembre-se que a agressividade não é uma característica inerente à raça). Na verdade, é uma das raças de cachorro mais tolerantes que existem, segundo uma investigação com mais de 450 raças de cachorro feita pela American Temperament Society.

American Pitbull Terrier

O American Pitbull Terrier é um cachorro amável e equilibrado, possui uma grande inteligência e vontade de trabalhar. O peso desse cachorro está entre 13 e 25 quilos.

Staffordshire Bull Terrier

Também conhecido como "Staffy", esse cachorro é um pouco menor do que o Pitbull pois o seu peso varia entre 11 e 17 quilos. Além disso, se destaca por possuir um corpo compacto, musculoso e ágil. Como os outros terrier do tipo bull, o Staffordshire Bull Terrier tem uma personalidade muito amigável, tanto com outros cachorros como com outros animais de companhia mas, se destaca especialmente pela boa convivência com crianças, sendo conhecido como um dos melhores cachorros babá.

É fundamental destacar que essa raça de cachorro não foi criada ou selecionada para exercer funções de cachorro babá mas, recebe essa caracterização por ter uma personalidade afetuosa, sociável, divertida e vigorosa. Além disso, é um cachorro muito apegado à família.

American Staffordshire Terrier

O American Staffordshire Terrier possui uma musculatura plenamente desenvolvida, especialmente na zona peitoral, podendo chegar a pesar 35 quilos. Todas as cores são aceitas apesar de ter uma pelagem 80% branca. Trata-se de um cachorro tranquilo, apesar de ter um forte impulso, que cria vínculos muito especiais com os cuidadores, dos quais protege e cuida muito.

Bull Terrier Inglês

Uma das características físicas mais evidentes são os olhos de formato triangular. O Bull Terrier é um cachorro determinado mas gentil, que precisa da companhia e afeto da sua família adotiva. É um cão corajoso e forte que pode alcançar os 35 quilos de peso.

Desde a criação desse cachorro, o standard da raça foi modificado várias vezes e foram utilizados cachorros Bull Terrier e os Staffordshire Bull Terrier para desenvolvê-la completamente.

Raças de cachorros Pitbull: desmistificando

Com o objetivo de desmentir a grande quantidade de informação errada e fake news que circula na Internet, devemos esclarecer que os tipos de pitbull "pinat", "villa liberty", "johnson", "cobra" e etc, não existem, como também não existem raças "blue nose" ou "red nose".

Nenhum dos nomes que mencionamos pertencem as raças fictícias de cachorro Pitbull. Na verdade, o termo o.f.r.n (old family red nose) é uma linhagem sanguínea dos Pitbull Terrier, o termo "villa liberty" faz referencia a um criador e "johnson" é um tipo de Bulldog Americano. Por outro lado, os cachorros "pinat", "cobra", "pitbull monster" e "chamuco mexicano", simplesmente não existem.

Qual é o melhor cachorro pitbull?

Agora que você já sabe a diferença entre o A.P.B.T e os diferentes tipos de terrier do tipo bull, é possível que você esteja se perguntando qual é a melhor raça ou linhagem sanguínea. Porém o mais importante é buscar um cachorro com as características que melhor se adaptam ao seu estilo de vida.

Independente do exemplar que você escolher para adotar, você deve ter em conta:

  • São animais que necessitam de exercício físico constante, precisando de um espaço grande um tutor comprometido que providencie toda a disciplina necessária para educar.
  • Uma boa socialização desde filhote é essencial, especialmente no que toca ao respeito pelos outros animais.
  • Se você tem crianças pequenas em casa, garanta que existe supervisão de um adulto quando o cachorro e a criança partilham o mesmo espaço. O cachorro não tem caráter agressivo, mas é um animal muito forte.
  • Os cachorros Pitbull só podem sair a passear com a responsabilidade do seu tutor.

    Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de cachorros Pitbull, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

    Bibliografia
    • SCHOENING. Barbara. Evaluation and prediction of agonistic behaviour in the domestic dog. Disponível em: <https://research-information.bristol.ac.uk/en/theses/evaluation-and-prediction-of-agonistic-behaviour-in-the-domestic-dog(23316504-ed58-4004-8a77-0242644c2c4d).html>. Acesso em 11 Jul. 2019
    • United Kennel Club. American Pit Bull Terrier. Disponível em: <https://www.ukcdogs.com/american-pit-bull-terrier>. Acesso em 11 Jul. 2019
    • Heritage American Pit Bull Terrier Conformation Standard. American Dog Breeders Association. Disponível em: <https://adbadog.com/heritage-american-pit-bull-terrier-conformation-standard/>. Acesso em 11 Jul. 2019
    • American Temperament Test Society (ATTS)