Curiosidades do mundo animal

Quanto tempo vive uma joaninha?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 15 abril 2022
Quanto tempo vive uma joaninha?

Quer conhecer o ciclo de vida das joaninhas? Do grupo dos coleópteros, pertencem à família Coccinellidae. Estes insetos são caracterizados por seus pequenos tamanhos, que geralmente não excedem 10 mm, suas diversas colorações, que em alguns casos formam belos padrões combinados, e sua ampla distribuição global.

As joaninhas, ao contrário de outros insetos, não contam com um padrão único em seu ciclo de vida, mas aspectos como espécies e condições de habitat têm uma influência importante em sua biologia reprodutiva. Para ajudar você a entender melhor, neste artigo do PeritoAnimal explicamos quanto tempo vive uma joaninha e todos seus estágios de vida. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Quanto tempo vive uma mosca?

Índice

  1. Ciclo de vida da joaninha
  2. Fase de ovo
  3. Fase de larva
  4. Fase de pupa
  5. Fase adulta

Ciclo de vida da joaninha

As joaninhas podem ser univoltinas, o que significa que se reproduzem uma vez por ano, ou bivoltinas, que é quando elas se reproduzem pelo menos duas vezes por ano. A reprodução é sexuada e com fertilização interna. Quanto ao seu desenvolvimento, elas são animais holometabólicos, ou seja, têm um ciclo de vida composto por diferentes etapas, desenvolvendo uma metamorfose completa.

O ciclo de vida das joaninhas é determinado ou mediado pelas condições ambientais do habitat, pois sob temperaturas extremas, causadas pelo frio, calor ou mesmo pela seca, estes insetos não se reproduzem e normalmente entram em um estado de inatividade conhecido como diapausa.

Os quatro estágios de vida das joaninhas são: ovo, larva, pupa e adulta. Nas seções seguintes, aprenderemos como cada uma dessas etapas é caracterizada, a fim de compreender melhor quanto tempo uma joaninha vive.

Fase de ovo

Os ovos das joaninhas variam de uma espécie para outra, portanto, não seguem todos o mesmo padrão. Alguns podem ser mais ovais e outros quase esféricos. O tamanho médio de um ovo de joaninha é de 1 mm, mas eles podem variar entre 0,25 e 2,5 mm. Um exemplo é das joaninhas do gênero Stethorus, que tende a ter ovos muito pequenos, enquanto que no gênero Neda eles são maiores.

A superfície externa dos ovos é normalmente lisa e polida, sem bordas ou qualquer tipo de protuberância, como é o caso de outros tipos de insetos. Na cor, eles tendem a ter tons amarelos, creme ou alaranjados, mas alguns podem eventualmente ser verdes ou acinzentados. À medida que o embrião se desenvolve, os ovos se tornam mais escuros e, quando emergem, são de cor esbranquiçada.

Quantos ovos uma joaninha põe?

As fêmeas põem cerca de 50 ovos por temporada e produzem entre 300 e 500 ovos durante toda sua vida, mas em algumas espécies bivoltinas podem pôr até mil ovos.

Os ovos são postos em plantas; algumas fêmeas os põem em diversas plantas para garantir a dispersão de seus descendentes. Um fato muito curioso é que, comumente, duas joaninhas não usam a mesma planta para a oviposição.

Uma característica dos ovos de joaninha é que são estruturas nutritivas, uma vez que quando eclodem, muitas vezes são o primeiro alimento para as próprias larvas. De fato, na presença limitada de alimentos, as fêmeas podem produzir ovos não fertilizados para que as larvas se alimentem inicialmente quando emergirem.

Após uma fêmea pôr os ovos, eles demoram apenas entre 4 e 10 dias para eclodir, indicando que o embrião tem um rápido desenvolvimento antes de passar para o próximo estágio de vida, o de larva.

Na foto abaixo você confere uma foto de ovos de joaninha:

Quanto tempo vive uma joaninha? - Fase de ovo

Fase de larva

A maioria das larvas de joaninha se caracteriza por ser bastante ativa no quesito alimentação. De fato, assim que eclodem, as larvas se alimentam do ovo e de quaisquer ovos não fertilizados no local de sua postura. Durante esta fase, estes insetos passam por 1 ou mesmo 5 estágios, dependendo da espécie, a fim de se prepararem para a próxima etapa do ciclo de vida. Assim, alguns gêneros têm apenas 3 estágios, enquanto outros, como Coleomegilla e Harmonia, têm 5 estágios, este último geralmente o mais duradouro.

Às vezes, as larvas podem crescer ainda mais que um adulto. Uma característica peculiar das joaninhas é que suas larvas são bem desenvolvidas, vivem livremente e são predadoras de outros insetos, como pulgões, embora tenham uma dieta muito variada. São comumente cobertas por uma estrutura de quitina, algum tipo de apêndice seroso ou tipo felpudo; podem ser de várias formas e tamanhos dependendo da espécie e algumas até têm membros para movimentação, enquanto outras parecem minúsculos vermes. Em termos de cor, elas podem ser claras ou acinzentadas no início, mas em alguns casos, à medida que avançam pelas etapas, assumem cores diferentes, por exemplo, amarelo ou laranja.

O tempo aproximado que as joaninhas duram na fase larval é entre 12 e 20 dias, mas esta não é uma regra geral, já que algumas até levam cerca de um mês ou um pouco mais.

Para melhor visualizar o desenvolvimento e o ciclo de vida de uma joaninha, tomaremos como exemplo a joaninha-de-22-pontos (Psyllobora vigintiduopunctada), que é mostrada na imagem em seu estágio larval. Se você quiser saber mais sobre outros tipos, não perca nosso artigo sobre Tipos de joaninhas.

Quanto tempo vive uma joaninha? - Fase de larva

Fase de pupa

Como acontece com outros insetos, a fase de pupa é menos ativa em termos de movimentos, já que é nesta fase que ocorre a metamorfose para se tornar adulta, portanto, há um processo complexo pelo qual o indivíduo passa. Neste caso, as pupas não estão contidas em um casulo, mas têm tecidos que as cobrem e protegem; em alguns casos, pode haver um tipo de pilosidade que não é muito perceptível.

Uma vez iniciada esta etapa, o indivíduo se prende a uma parte da planta ou mesmo a um substrato artificial, o que faz através da base do corpo. As cores variam de acordo com o tipo, portanto podem ser claras, amarelas, alaranjadas e até mesmo algumas com manchas visivelmente pretas.

Se uma pupa é tocada durante este processo, ela pode se mover de maneira rápida e violenta para tentar persuadir o possível predador a ir embora. A fase de pupa das joaninhas dura cerca de 8 dias.

Continuando com o mesmo exemplo, vemos na foto a joaninha-de-22-pontos na fase de pupa.

Quanto tempo vive uma joaninha? - Fase de pupa

Fase adulta

Ao finalizar a metamorfose, os adultos emergem de maneira transversal da pupa. Ao contrário de outros insetos que duram pouco tempo na fase adulta, as joaninhas têm aqui sua fase mais longa, com espécies univoltinas durando pelo menos um ano como adultas, enquanto as bivoltinas têm uma expectativa de vida mais longa.

Em geral, todas as espécies são comumente encontradas durante todo o ano, desde que as temperaturas e condições de habitat sejam favoráveis, caso contrário, entram em diapausa durante esses períodos. As joaninhas têm uma atividade reprodutiva bastante elevada, elas podem fazê-lo mesmo antes de entrar em diapausa, o que significa que as fêmeas reservam o esperma e a fertilização só ocorre depois que elas emergem deste processo de inatividade. Por outro lado, quando acordam deste estado, logo começam a se reproduzir.

Os indivíduos adultos são geralmente utilizados como controladores biológicos, mantendo em equilíbrio as populações de certas pragas que podem causar danos significativos à agricultura.

Quanto tempo vive uma joaninha no total?

Finalmente, podemos mencionar que, embora não exista um único período de tempo para o ciclo de vida das joaninhas, em média, desde a postura de um ovo até a metamorfose de um adulto, o tempo varia de cerca de um mês. Agora, quantos anos vive uma joaninha no total? Do nascimento à morte, a expectativa de vida de uma joaninha é de cerca de um ano e um pouco mais, embora isso possa ser prolongado dependendo se são bivoltinas ou se realizam a diapausa.

Agora que você já sabe quanto tempo vive uma joaninha, além de conhecer o ciclo de vida da joaninha completo, não perca este outro artigo em que detalhamos o que a joaninha come.

Quanto tempo vive uma joaninha? - Fase adulta

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo vive uma joaninha?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Animal Diversity Web (2020). Disponível em: <https://animaldiversity.org/>. Acesso em 13 de abril de 2022.
  • Britannica (2020). Mariquita. Enciclopedia Británica. Disponível em: <https://www.britannica.com/animal/ladybug>. Acesso em 13 de abril de 2022.
  • González, G. (2006). Coccinellidae en Chile. Desarrollo del huevo al adulto. Disponível em: <https://www.coccinellidae.cl/paginasWebChile/PaginasOriginal/desarrollo.php#:~:text=Los%20Coccinellidae%20son%20especies%20muy,poniendo%20huevos%20por%20varios%20meses>. Acesso em 13 de abril de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Quanto tempo vive uma joaninha?