Curiosidades do mundo animal

Quanto tempo vive um mosquito?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 1 dezembro 2023
Quanto tempo vive um mosquito?

Os mosquitos, também chamados de pernilongos, são insetos dípteros pertencentes à família Culicidae. Foram identificadas pouco mais de 3.500 espécies de mosquitos, e todas elas se caracterizam por seus corpos finos e segmentados, três pares de pernas, duas asas, um aparelho bucal sugador e dois balancins, que são órgãos usados para girar o corpo enquanto voam. Diversas espécies de mosquitos são vetores de doenças importantes para as pessoas, o que pode gerar problemas de saúde pública. Se desejar obter mais informações sobre os mosquitos, neste artigo do PeritoAnimal, você poderá esclarecer a dúvida sobre quanto tempo vive um mosquito.

Também lhe pode interessar: Quanto tempo vive um gafanhoto?

Índice

  1. Ciclo de vida dos mosquitos
  2. Quanto tempo vive um mosquito adulto?
  3. Quanto tempo vive um mosquito em casa?
  4. Quanto tempo vive um mosquito sem se alimentar?

Ciclo de vida dos mosquitos

Os mosquitos são animais amplamente distribuídos, exceto em certas áreas. Eles precisam estar associados à água, especialmente água parada ou de corrente lenta, seja natural ou artificial, para se reproduzirem. São insetos holometábolos, o que significa que passam por uma metamorfose completa, com fases no ciclo de vida dos mosquitos, incluindo:

  • Ovo;
  • Larva;
  • Pupa;
  • Adulto.

Sob condições adequadas, o ciclo completo varia de uma espécie para outra, mas geralmente ocorre em um período que varia de uma a três semanas. Existem diferenças tanto anatômicas quanto ecológicas nas fases. Desde o ovo até a pupa, os mosquitos são adaptados exclusivamente ao ambiente aquático, enquanto os adultos estão adaptados ao ambiente aéreo-terrestre.

Aqui estão algumas generalidades sobre cada uma das fases do ciclo de vida dos mosquitos:

Ovo

De acordo com a espécie, os mosquitos podem ser univoltinos, bivoltinos ou multivoltinos, ou seja, podem ter uma, duas ou várias gerações, respectivamente. Dependendo do estado da fêmea, da espécie e das condições do ambiente, cada uma pode depositar entre cerca de 50 a 200 ovos por ciclo reprodutivo, o que ocorre em um período aproximado de dois a quatro dias. Confira mais informações em nosso artigo sobre "Como os mosquitos se reproduzem?".

Se as condições são adequadas, o desenvolvimento embrionário começa imediatamente após a postura dos ovos. Se os ovos foram depositados em um substrato que ainda não possui água, se as temperaturas estão muito baixas ou se as condições da água não forem ideais, ocorre uma fase de inativação até que as condições se tornem favoráveis. Em contrapartida, em condições ideais, após dois a quatro dias, as larvas eclodem dos ovos.

Larva

A fase larval dos mosquitos é um estado muito vulnerável, pois as larvas estão expostas às mudanças no meio aquático, que é indispensável para o seu desenvolvimento. Além disso, elas dependem do alimento disponível e está sujeita à predação de muitos outros animais.

As larvas dependem do oxigênio atmosférico para respirar e do alimento disponível. Esses aspectos influenciam no seu desenvolvimento e no tamanho que o indivíduo adulto alcançará. Os mosquitos nesta fase passam por quatro estágios identificados de L1 a L4, que duram cerca de dois a cinco dias.

Pupa

Esta é a última fase aquática dos mosquitos. Durante a pupa, o mosquito é quase imóvel, a menos que seja perturbado, e não se alimenta. Ocorre uma metamorfose significativa, resultando em uma mudança quase completa de todos os órgãos. As pupas, devido à sua cutícula, tendem a ser mais resistentes do que as larvas, inclusive à dessecação e a inseticidas. Esta fase dura de dois a cinco dias em condições ideais.

Adulto

Da pupa emergem os adultos totalmente desenvolvidos, que pousam momentaneamente sobre a água enquanto suas asas secam e endurecem, para então voarem. As fêmeas nascem sexualmente maduras, enquanto os machos precisam de algumas horas para amadurecer. Estes são animais monogâmicos, acumulando o esperma para fertilizar posteriormente os ovos, enquanto os machos se acasalam com várias fêmeas.

Os machos morrem alguns dias após a reprodução, vivendo entre cinco a sete dias. As fêmeas têm uma expectativa de vida mais longa, pois precisam se alimentar de sangue para que os ovos se desenvolvam dentro delas. Nesse sentido, podem se alimentar de:

No entanto, as altas temperaturas influenciam negativamente na longevidade dos mosquitos em comparação com áreas temperadas, enquanto a umidade favorece o tempo de vida. A expectativa de vida também varia de uma espécie para outra.

Quer saber mais? Confira nosso artigo sobre o que os mosquitos comem.

Quanto tempo vive um mosquito? - Ciclo de vida dos mosquitos

Quanto tempo vive um mosquito adulto?

Como mencionamos anteriormente, o tempo de vida dos mosquitos adultos varia entre as espécies e depende das condições ambientais. No entanto, sob condições ideais, os machos geralmente vivem cerca de uma semana. Eles não se alimentam de sangue, mas principalmente de néctar e fluidos de plantas. Após o acasalamento, morrem em poucos dias, pois os mosquitos machos, ao nascer, já estão prontos para se reproduzir.

As fêmeas dos mosquitos vivem mais tempo porque precisam amadurecer os ovos fertilizados em seus corpos antes de colocá-los. No entanto, para isso, elas precisam se alimentar de sangue de um hospedeiro, o que exige mais tempo de vida. Em média, uma fêmea pode viver cerca de seis semanas, mas, se entrarem em estados de letargia, podem viver até mesmo meses, enquanto completam todo o seu ciclo biológico.

Agora, se você está se perguntando quanto tempo um mosquito vive após picar, a resposta é que eles podem viver mais alguns dias. Apenas as fêmeas picam, e nos dias seguintes à picada, elas depositam os ovos que eventualmente se desenvolverão em larvas e, posteriormente, em mosquitos adultos.

Quanto tempo vive um mosquito em casa?

Diversas espécies de mosquitos vivem dentro das casas, pois têm preferência por se alimentar de sangue humano, enquanto outros preferem aves, répteis ou outros mamíferos não humanos. Um macho não viverá por muito tempo dentro de uma casa se não houver uma fonte de alimento vegetal. Por outro lado, a fêmea, se as condições forem adequadas, pode viver por cerca de um mês, pois sua fonte de alimento serão as pessoas ou animais presentes na casa.

Por exemplo, quanto tempo vive um mosquito tigre asiático? Este mosquito, de nome científico Aedes albopictus, é uma espécie muito comum e nativa da Ásia, embora amplamente distribuída em outras regiões, tem um tempo de vida na natureza de 30 a 40 dias para fêmeas. No entanto, em cativeiro e sob condições controladas que não são encontradas na natureza, algumas fêmeas têm vivido até 117 dias.

Por fim, não deixe de ler o artigo do PeritoAnimal sobre tipos de mosquitos.

Quanto tempo vive um mosquito? - Quanto tempo vive um mosquito em casa?

Quanto tempo vive um mosquito sem se alimentar?

Os mosquitos podem passar de alguns dias a meses sem se alimentar, dependendo da fase em que se encontram e do sexo. Assim, na fase de pupa, tanto machos quanto fêmeas não se alimentam, pois estão em pleno processo de transformação.

Por outro lado, as fêmeas, em condições de temperaturas baixas, podem entrar em diapausa, um estado de letargia no qual seus processos metabólicos diminuem. Desse modo, elas podem passar meses sem consumir alimento.

Agora que você já conhece o tempo de vida de um mosquito, se tiver interesse em insetos, recomendamos a leitura do artigo "Como os insetos respiram?".

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo vive um mosquito?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Chordá Olmos, F. A. (2014). Biología de mosquitos (Diptera: Culicidae) en enclaves representativos de la Comunidad Valenciana. Tesis Doctoral de la Universidad de Valencia del Programa de Doctorado en parasitología humana y animal. Disponible en: https://core.ac.uk/download/pdf/71024196.pdf
  • Hartman, K. (2011). "Aedes albopictus". Animal Diversity Web. Disponible en: https://animaldiversity.org/accounts/Aedes_albopictus/
  • Villarroel, E. (2013). Taxonomía y bionomía de los géneros de Culicidae (diptera: nematocera) de Venezuela: Desarrollo de una clave fotográfica. Tesis para el grado de Licenciado en Biología. Universidad Central de Venezuela, Escuela de Biología, Departamento de Zoología. Disponible en: http://saber.ucv.ve/bitstream/10872/15807/3/Tesis.pdf
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Quanto tempo vive um mosquito?