Curiosidades do mundo animal

Quanto tempo vive um grilo?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 24 junho 2024
Quanto tempo vive um grilo?

Os grilos são um grupo variado de insetos que se encontram na ordem dos ortópteros, na qual também estão os gafanhotos. O termo "grilo" é usado de forma comum para identificar vários grupos de insetos relacionados, mas com o passar do tempo, os especialistas têm distinguido os verdadeiros grilos dentro da família Gryllidae.

Esses animais se distribuem quase por todo o mundo e, conforme o tipo, têm diversos hábitos, que podem ser arbóreos, subterrâneos e alguns que frequentemente habitam em nossas casas. Algumas espécies de grilos têm crescimentos populacionais elevados, chegando a ser pragas de certas culturas, o que gera alguns inconvenientes. Você sabe qual é a expectativa de vida de um grilo? Como é o ciclo de vida de um grilo? Neste artigo do PeritoAnimal, apresentamos informações sobre quanto tempo vive um grilo. Confira!

Também lhe pode interessar: Quanto tempo vive um golfinho?
Índice
  1. Quanto tempo dura o ciclo de vida de um grilo?
  2. Ciclo de vida de un grilo
  3. Fatores que influenciam na expectativa de vida de um grilo
  4. Quanto tempo vive um grilo sem comer?

Quanto tempo dura o ciclo de vida de um grilo?

Os grilos são insetos que têm um ciclo de vida que dura cerca de um ano. Nesse sentido, o processo que se inicia com o ovo fecundado, até a morte fase adulta, dura cerca de um ano.

No entanto, podem existir variações, conforme as condições ambientais e outros fatores sobre os quais comentaremos mais adiante. Também é importante considerar que os grilos passam por diferentes etapas ou fases, e cada uma tem um tempo particular de duração. Veremos sobre elas a seguir no ciclo de vida dos grilos.

Se você se pergunta quanto tempo vive um grilo conforme a espécie, a seguir podemos mencionar algumas das mais destacadas, como:

  • Grilo-do-campo (Gryllus campestris): em cativeiro, podem chegar a viver de 2 a 12-14 meses, mas em estado selvagem, esses grilos vivem de 2 a 4 meses;
  • Grilo da primavera (Gryllus veletis): de 2 a 6 meses, dependendo de se estão em estado selvagem ou em cativeiro. Em estado selvagem, a média de vida desses grilos é mais curta.

Pode ser que você tenha interesse em conferir nosso post sobre os "Tipos de grilo".

Quanto tempo vive um grilo? - Quanto tempo dura o ciclo de vida de um grilo?

Ciclo de vida de un grilo

O processo reprodutivo dos grilos começa geralmente com o chamado dos machos, através da emissão do som particular que produzem a partir de um órgão estridulador, localizado nas tégminas ou no primeiro par de asas esclerotizadas desses insetos. É comum ocorrerem certos enfrentamentos entre machos, competindo para se reproduzirem com as fêmeas; o vencedor emite um som particular, percebido pela possível parceira.

Uma vez que o macho e a fêmea se encontram, costuma ocorrer um contato de cortejo, para que finalmente o macho transfira seu espermatóforo para os genitais externos da fêmea. Depois, o esperma se desloca para o oviduto, onde ocorre a fecundação dos ovos. Uma vez fecundados, ocorre a postura dos mesmos, que a fêmea pode fazer no solo, de maneira subterrânea ou dentro do tecido das plantas.

Em relação ao ciclo de vida dos grilos, é importante considerar que eles são insetos hemimetábolos, passando pelas etapas de ovo, ninfa e, finalmente, adulto. A seguir, comentamos alguns aspectos gerais sobre as fases do ciclo de vida de um grilo:

  • Ovo: uma fêmea pode colocar cerca de 100 ovos fecundados no local escolhido para tal fim. Deve ser um espaço com condições adequadas de umidade e temperatura para que o desenvolvimento do ovo ocorra adequadamente. O tempo desta fase é variável entre as espécies, podendo durar entre 15 dias a um mês, aproximadamente;
  • Ninfa: terminada a fase anterior, o grilo em desenvolvimento se torna uma ninfa, que é muito similar a um adulto em aparência, mas de menor tamanho, além de outras diferenças, como a ausência de asas e o sistema reprodutivo não desenvolvido. As ninfas passam por 8 a 10 mudas, durante as quais trocam o exoesqueleto e se desenvolvem gradualmente até completar a formação das asas e todas as estruturas próprias do adulto. O tempo de duração da fase de ninfa também é variável, podendo durar cerca de 5 meses em algumas espécies, mas em outras, um pouco mais de um mês.
  • Adulto: finalmente, o grilo se torna um adulto totalmente desenvolvido, embora precise de um período para completar sua maturação antes de estar apto a se reproduzir. Em condições adequadas e se não houver nenhum evento que o impeça, um adulto pode ter uma vida de cerca de 6 meses. Se quiser saber do que se alimentam os grilos, confira nosso artigo sobre a classificação dos animais quanto à alimentação.

Fatores que influenciam na expectativa de vida de um grilo

Os animais silvestres estão sujeitos a uma série de fatores ambientais que influenciam sua expectativa de vida. Assim, é importante considerar que a expectativa de vida dos grilos depende de fatores como:

  • Temperatura;
  • Umidade;
  • Disponibilidade de alimento;
  • A predação a que estão expostos, já que são fonte de alimento para muitos outros animais;
  • Se estão em estado selvagem ou em cativeiro.

Os ortópteros, em geral, são animais que costumam ser termófilos, ou seja, prosperam melhor em temperaturas relativamente altas. Também são considerados estenotérmicos, de modo que não toleram variações extremas de temperatura. Muitos ortópteros são identificados como animais higrófilos, preferindo ambientes úmidos.

Nesse sentido, a expectativa de vida dos grilos é influenciada por fatores como temperatura e umidade. De fato, isso é comprovado pela sua distribuição maior em zonas tropicais do que em zonas frias. Por exemplo, em condições controladas de umidade relativa entre 60-65% e temperatura de 28 a 35 °C, o ciclo de vida completo do grilo-doméstico (Acheta domesticus) pode ser reduzido.

Curioso para saber se os grilos mordem? Descubra aqui!

Quanto tempo vive um grilo sem comer?

Todo ser vivo precisa de água e alimento para sobreviver, apenas os requisitos variam de uma espécie para outra. Os grilos são animais onívoros que, em liberdade, se alimentam de flores, frutas, folhas, mas também podem se alimentar de ovos, larvas e outros insetos menores.

Os grilos não entram em estados de inatividade metabólica como outros tipos de insetos que têm diapausa, por isso não podem ficar muito tempo sem alimento. Assim, um grilo pode ficar sem comer por cerca de 10 a 15 dias, aproximadamente.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo vive um grilo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Aguirre, A. y Barranco, P. (2015). Orden Orthoptera. Disponible en: http://sea-entomologia.org/IDE@/revista_46.pdf
  • Orthoptera Species File. (2024). Disponible en: http://orthoptera.archive.speciesfile.org/Common/entry/Login.aspx?Logo=1
  • Walker, T. (2014). Grillo doméstico. Disponible en: https://entnemdept.ufl.edu/creatures/misc/crickets/adomest.html
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Quanto tempo vive um grilo?