menu
Partilhar

Como os mosquitos se reproduzem?

 
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 16 setembro 2021
Como os mosquitos se reproduzem?

As diversas espécies que fazem parte do mundo animal desenvolveram estratégias reprodutivas próprias, todas adaptadas para garantir sua perpetuidade. Essas formas de reprodução estão intimamente relacionadas a diversos aspectos como as características anatômicas e fisiológicas de cada grupo, além das condições do habitat que, sem dúvida, impactam o processo reprodutivo.

Um grupo de animais que possui estratégias reprodutivas que garantem a viabilidade de um grande número de indivíduos em cada ciclo reprodutivo é o dos insetos, e neste artigo do PeritoAnimal, vamos falar especificamente sobre como os mosquitos se reproduzem, bem como explicar quanto tempo os mosquitos vivem depois de abordar seu ciclo de vida completo.

Também lhe pode interessar: Como os peixes se reproduzem

Tipos de reprodução dos mosquitos

Os mosquitos, conhecidos também como pernilongos ou muriçocas, têm reprodução sexuada interna, de forma que o macho deposita o esperma diretamente dentro na fêmea, que o armazena na espermateca e o utiliza para uma fertilização contínua dos óvulos. Algo curioso na reprodução dos mosquitos é que esses insetos realizam um cortejo, que veremos em detalhes na próxima seção.

Como os mosquitos se reproduzem?

Você já se perguntou como é o acasalamento dos mosquitos? Para o cortejo que levará à reprodução, algumas espécies de machos criam enxames nos quais voam em todas as direções para atrair as fêmeas. Contudo, outras espécies não formam esses agrupamentos, e o contato ocorre diretamente entre os dois indivíduos. Quando ocorrem os enxames, as fêmeas se aproximam e escolhem o macho para a cópula, que geralmente ocorre distante do grupo e dura menos de um minuto. Conheça todos os tipos de mosquitos neste outro artigo.

Os machos podem inseminar várias fêmeas, enquanto estas são monogâmicas, ou seja, acasalam com um único macho. Isso ocorre porque, após a inseminação, o macho secreta uma substância que inativa sexualmente a fêmea pelo resto de sua vida, portanto, ela não será mais receptiva. Após a fecundação, os machos morrem dentro de alguns dias. As fêmeas, por outro lado, precisam se alimentar para obter os nutrientes e continuar com o desenvolvimento dos ovos; no caso das espécies hematófagas, elas procuram diretamente uma pessoa ou animal para extrair o sangue necessário e para que possa ocorrer a oogênese.

Aqui você viu como os mosquitos se reproduzem. A seguir, vamos explicar com detalhes esse processo e, ainda, como nasce o mosquito.

Como nascem os mosquitos?

Os mosquitos botam ovos que foram previamente fertilizados pelo macho dentro da fêmea. Depois de se alimentar adequadamente, a fêmea inicia o processo de oogênese ou desenvolvimento dos ovos, e a postura ocorrerá entre dois e quatro dias após a ingestão do sangue, no caso das espécies hematófagas.

Posteriormente, o desenvolvimento embrionário que ocorre dentro do ovo, em condições ambientais ideais, gerará larvas entre dois e quatro dias após a oviposição. Eventualmente, ocorrerá a fase pupal, na qual ocorrerá a metamorfose propriamente dita para que finalmente emerja o mosquito adulto.

Assim, os mosquitos correspondem ao grupo dos holometabolos, ou seja, possuem um ciclo reprodutivo de quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto, ao longo do qual desenvolvem a metamorfose. Vamos aprender mais sobre cada uma dessas fases para entender melhor como os mosquitos nascem:

Fase 1: Ovo

Uma fêmea pode depositar aproximadamente entre 50 e 200 ovos, de modo que podemos notar aqui uma excelente estratégia em termos de número de oviposições, que sem dúvida procura gerar o maior número de indivíduos possível. Na verdade, esta é uma característica peculiar dos insetos em termos de sua reprodução.

Os mosquitos podem depositar seus ovos de diferentes maneiras, no entanto, é possível agrupar esse processo em três maneiras gerais:

  1. Individualmente na água.
  2. Em grupos flutuantes sobre a água.
  3. Em superfícies que se inudam periodicamente. Este último caso corresponde a espécies que produzem ovos que podem suportar até certo ponto a ausência de água, mas que eventualmente precisam dela, porque todas as larvas são do tipo aquático.

Onde os mosquitos botam seus ovos? Os mosquitos tendem a depositar seus ovos em corpos d'água calmos, sem grandes correntes, ou sobre um substrato como solo ou plantas, o que garante melhor seu desenvolvimento. Contudo, ao fazê-lo nesta última opção, esses espaços devem estar sujeito à imersão, uma vez que larvas precisam obrigatoriamente do ambiente aquático para que possam se desenvolver e passar à fase pupal, após a qual emerge o adulto com hábitos aéreos. Por outro lado, algumas espécies botam os ovos em água com certas correntes, mas o fazem nas margens ou onde a vegetação confere proteção.

Fase 2: Larva

Seguimos com todos os detalhes sobre como os mosquitos se reproduzem agora na segunda fase de seu ciclo de vida. As larvas de mosquito são caracterizadas por serem vermiformes, ou seja, têm a aparência de um verme. Como mencionamos, elas têm hábitos aquáticos e respiram diretamente a partir do ar. Nesta fase, são ativas em termos da alimentação, que podem realizar graças às suas mandíbulas. Para isso, raspam superfícies, filtram água e até se alimentam de larvas de outras espécies, consomem detritos, microrganismos e até pequenos invertebrados.

Nesta fase, a temperatura desempenha um papel determinante para o desenvolvimento das larvas, pois cada espécie tem uma faixa ideal abaixo da qual o indivíduo pode morrer ou entrar em estado de hibernação; acima, acabam sempre perecendo.

Fase 3: Pupa

Corresponde à última fase aquática dos mosquitos e se caracteriza por ser um estágio de imobilidade quase total (exceto quando é perturbada), no qual o indivíduo não se alimenta, mas todo consumo de energia é destinado à ocorrência de alterações anatômicas e fisiológicas, que geram um adulto totalmente diferente da larva. Nessa fase, eles desenvolvem uma maior tolerância à dessecação e até mesmo a certas substâncias químicas.

Estando em temperaturas ideais, o desenvolvimento da pupa pode durar entre dois e cinco dias. Quando o processo está prestes a terminar, a pupa geralmente se desloca à noite para locais tão calmos e protegidos quanto possível na água, e começa a absorver uma maior quantidade de ar para que a pressão acumulada rompa a cutícula que a recobre e o adulto possa finalmente emergir.

Fase 4: Adulto

Quando emerge, o mosquito adulto precisa de algum tempo para secar completamente, principalmente suas asas. Ele faz isto na superfície da água, onde também termina de endurecer. Depois de um a dois dias, os adultos estão sexualmente maduros, embora o processo ocorra mais cedo nas fêmeas do que nos machos.

Como os mosquitos se reproduzem? - Como nascem os mosquitos?

Época de reprodução dos mosquitos

As condições ambientais são decisivas para a reprodução dos mosquitos, de modo que a presença de água e temperaturas tendendo ao calor são dois aspectos importantes para a reprodução desses insetos. Neste sentido, por exemplo, em países onde as temperaturas são muito baixas e até chegam a 0 ºC, e as chuvas estão sujeitas à sazonalidade, as espécies de mosquitos que habitam essas regiões costumam passar por uma fase conhecida como diapausa. Este é um estado fisiológico de inatividade pelo qual os ovos e larvas passam, e que superam quando as condições desfavoráveis ​​terminam.

Por outro lado, nos países onde as temperaturas são quentes quase o ano todo e a presença de água não é tão limitada, como é o caso das regiões tropicais, os mosquitos podem se reproduzir de forma mais constante, já que as condições ambientais são favoráveis ​​a esse processo. Assim, em áreas tropicais, costumam ser encontradas espécies com muitas gerações no mesmo ano.

Quanto tempo os mosquitos vivem?

Como vimos, os mosquito passam por diferentes estágios, do ovo à idade adulta, mas quanto tempo os mosquitos vivem no total? Vamos ver quanto tempo dura cada fase:

  • Ovo: entre 2 e 4 dias após a postura.
  • Larva: aproximadamente 5 dias.
  • Pupa: entre 2 e 5 dias.
  • Adulto: os machos morrem poucos dias (cerca de 3 a 5) após a reprodução, enquanto as fêmeas são mais longevas. Elas precisam se alimentar adequadamente para garantir o desenvolvimento dos ovos e realizar sua postura, de modo que podem viver até cerca de duas semanas.

A vida dos mosquitos depende de muitos fatores ambientais que são essenciais para eles. Nesse sentido, a temperatura, a umidade, os alimentos e tanto a disponibilidade quantos as condições do ambiente para a postura dos ovos, determinam a vida e o desenvolvimento dos mosquitos.

Em geral, os mosquitos machos vivem entre 10 e 15 dias, enquanto as fêmeas podem viver até 24 dias. É importante lembrar que essas faixas são aproximadas e gerais, pois podem variar entre as espécies.

Agora que você já sabe como os mosquitos se reproduzem, quanto tempo vivem e como se acasalam, talvez possa se interessar em saber o que os mosquitos comem ou, ainda, sobre quais são as doenças transmitidas pelo moesquito Aedes aegypti.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como os mosquitos se reproduzem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Francisco Alberto Chordá Olmos (2014). Biología de mosquitos (Diptera: Culicidae) en enclaves representativos de la Comunidad Valenciana. Tesis Doctoral de la Universidad de Valencia del Programa de Doctorado en parasitología humana y animal. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/71024196.pdf>. Acesso em 26 de agosto de 2021.
  • Villarroel, E. (2013). Taxonomía y bionomía de los géneros de Culicidae (diptera: nematocera) de Venezuela: Desarrollo de una clave fotográfica. Tesis para el grado de Licenciado en Biología. Universidad Central de Venezuela, Escuela de Biología, Departamento de Zoología. Disponível em: <http://saber.ucv.ve/bitstream/123456789/15807/3/Tesis.pdf>. Acesso em 26 de agosto de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como os mosquitos se reproduzem?
1 de 2
Como os mosquitos se reproduzem?

Voltar ao topo da página