Curiosidades do mundo animal

Por que galinha não voa?

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 27 agosto 2019
Por que galinha não voa?
Galos e galinhas

Ver fichas de  Galos e galinhas

Apesar das largas asas, as galinhas não conseguem voar do mesmo jeito que outras aves. Com certeza você já se questionou porque motivo isso acontece.

Na verdade, é fácil explicar porque as galinhas são tão más na hora de voar: está relacionado com a fisionomia delas. Se você gostava de saber porque galinha não voa, continue lendo este artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Pato voa ou não voa?

Índice

  1. Galinhas não voam?
  2. Galinha poedeira voa?
  3. As galinhas são inteligentes

Galinhas não voam?

As galinhas são demasiado pesadas para o tamanho de asas delas. Os músculos delas são demasiado pesados o que dificulta muito a descolagem para o voo.

A galinha selvagem (Gallus gallus), uma ave originária da Índia, China e sudoeste asiático é o ancestral mais próximo que temos da galinha moderna ou doméstica (Gallus gallus domesticus) domesticado há mais de 8 mil anos. Ao contrário da galinha selvagem, que consegue voar pequenas distâncias, a galinha doméstica mal consegue levantar do solo. Por esse motivo, podemos afirmar que a galinha não voa porque o ancestral dela também não era grande voador. Porém, a intervenção do Homem apenas veio piorar as coisas para a galinha neste sentido.

Por que galinha não voa? - Galinhas não voam?

Foi através da seleção genética que o homem foi selecionando as galinhas como elas são hoje, de modo a encherem mais os pratos. Assim, podemos dizer que as galinhas não são uma espécie natural, já que não são o que são hoje através da seleção natural, mas sim devido à "seleção artificial" feita pelo Homem. No caso das "galinhas de carne", foram selecionadas não para o que é mais benéfico para elas mas sim para que tenham mais músculos, já que isso significa mais carne. Este sobrepeso das galinhas e o crescimento muito rápido delas, não só as impedem de voar, como tem também muitos problemas associados, como problemas articulares e nas patas.

Por vezes, os frangos, por serem mais leves, conseguem ter uma proporção de peso mais adequada ao tamanho das asas, o que lhes permite voar pequenas distâncias. Porém, a distância e altura que conseguem voar são tão pequenas, que é fácil mantê-los com uma cerca pequena para que não escapem.

Na imagem, você pode ver a evolução da galinha de carne ao longo dos anos, através da seleção genética, selecionadas de forma a aumentar o seu crescimento em menor tempo e com menos alimento.

Por que galinha não voa? -
Imagem: reddit.com

Galinha poedeira voa?

Por outro lado, as galinhas poedeiras, não foram selecionadas para terem mais músculos como as da imagem anterior, mas sim para darem mais ovos. As galinhas poedeiras podem chegar a por 300 ovos por ano, ao contrário da galinha selvagem que coloca entre 12 a 20 ovos por ano.

Apesar desta seleção não afetar significativamente a capacidade de voo destas galinhas (elas conseguem levantar voo e voar pequenas distâncias) tem outros problema associados, como a perda de cálcio originada na produção exagerada de ovos que muitas vezes está associada à falta de exercício devido à exploração intensiva destes animais, em espaços que não permitem que estas se movimentem como deviam.

Por que galinha não voa? - Galinha poedeira voa?

As galinhas são inteligentes

Embora tenham limitadas capacidades de voo, as galinhas têm muitos atributos que a maioria das pessoas desconhecem. Elas são animais muito inteligentes, com capacidade de raciocínio lógico, tal como lhe contamos no nosso artigo com nomes de galinhas.

A personalidade das galinhas, o comportamento delas e o facto de que elas são animais bastante sociáveis, fazem com que cada vez mais pessoas comecem a olhar para estes seres de outra forma. Muitas pessoas, inclusive, têm galinhas como pet e algumas galinhas até se relacionam com animais de outras espécies, sendo bons amigos!

Você têm uma galinha que é sociável com seres de outras espécies? Compartilhe connosco imagens nos comentários!

Por que galinha não voa? - As galinhas são inteligentes

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que galinha não voa?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Gustavo Henrique de Freitas
Oi, gostei muito do artigo, parabéns!!! :)
porem você poderia me falar as fontes da pesquisa, pois preciso para um trabalho e queria ver se encaixava no tema dele. consegue me mandar?
A sua avaliação:
Mollina Jr
Bunitinho cachorro com, Zaza e Zeca galinha garnizé. 🥰🥰🥰
A sua avaliação:
Galinhas são boas na panela e bem temperadas 😛😛
Galinha só é boa na panela e de preferência bem temperada... Mas cá pra nós, eu também tinha essa dúvida do porque as galinhas não voam no céu como pássaros
Jaqueline Faria
Realmente, o mundo está ficando muito pequeno para acomodar os humanos que continuam evoluindo e, os que se acomodaram na selvageria. A sua gula é bem maior do que sua capacidade mental. As galinhas, após treino, conseguem 100% de acerto no Jogo da Memória, enquanto os humanos, em média, só conseguem acertar 40%, sendo assim, você deveria, pelo menos, respeitar um ser superior a você. Pense nisso.
A sua avaliação:
Raquel
Adorei! As galinhas são tão lindinhas
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Raquel! São animais incríveis mesmo! Continue nos acompanhando!
Imagem: reddit.com
1 de 5
Por que galinha não voa?