menu
Partilhar

Por que o coelho fica rodeando as pessoas?

 
Por Marta Sarasúa, Etóloga e auxiliar veterinária. 15 março 2022
Por que o coelho fica rodeando as pessoas?

Ver fichas de  Coelhos

Os coelhos são companheiros fantásticos, mas às vezes seus tutores, especialmente aqueles que estão compartilhando sua vida pela primeira vez com um destes pequenos mamíferos, custam a entender as razões de alguns de seus comportamentos.

Se você vive com um ou já foi tutor ou tutora de um coelho, possivelmente já o viu girando em torno de si mesmo ou, o que é ainda mais curioso, correndo em círculos ao seu redor ou passando repetidamente entre suas pernas, traçando um percurso completo. Estes são comportamentos comuns para coelhos e, neste artigo do PeritoAnimal, te explicamos quais são as causas mais frequentes que explicam por que o coelho fica rodeando as pessoas e o que você pode fazer se isto acontecer. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como evitar que o cachorro pule nas pessoas

O que significa quando o coelho fica rodeando a gente?

Um comportamento curioso que todas as pessoas que convivem com um coelho devem ter observado é aquele em que o animal começa a dar voltas em círculo ou em oito ao redor das pernas do tutor, tanto para a direita quanto para a esquerda, durante um período mais ou menos prolongado. Mas por que o coelho fica rodeando as pessoas?

Este comportamento que pontualmente pode ser engraçado, é uma preocupação para muitos tutores que não entendem por que seu peludo realiza este comportamento com tanta frequência ou por que o coelho parece estar "obcecado" com dar voltas. Embora seja verdade que este comportamento pode ter sido condicionado e, portanto, responder a outras finalidades, o motivo mais frequente do coelho ficar rodeando suas pernas é devido ao pico que experiencia em seu período de cio e esta é a maneira de expressá-lo.

Os coelhos, tanto machos quanto fêmeas, ficam no cio praticamente o ano inteiro, mas passam por picos de maior ou menor atividade sexual. Durante estes picos, seu comportamento pode mudar, tornando-se mais agressivos e inquietos, montando em objetos ou marcando território com urina. Também podem começar a dar voltas insistentemente ao redor de outros coelhos ou ficar rodeando as pessoas uma vez que já tenham alcançado maturidade sexual, entre quatro e seis meses de idade. Se quiser saber mais sobre o cio nos coelhos, te recomendamos ler este outro artigo sobre a reprodução dos coelhos.

Por que meu coelho dá voltas ao redor de si mesmo?

O fato de o coelho começar a dar voltas em volta de si mesmo pode ter várias interpretações dependendo, principalmente, do contexto no qual este comportamento é gerado, bem como sua frequência, duração e intensidade.

As duas principais causas são:

Comportamento para brincar

Haverá momentos do dia nos quais o coelho se mostrará mais ativo e terá mais vontade de se divertir e liberar energia, especialmente se tratando de um animal jovem. Para isso, é importante que o permita sair de sua jaula diariamente para explorar seu entorno e fazer exercício. Nestes momentos, é frequente que seu coelho se mostre brincalhão e comece a dar voltas rápidas e curtas ao redor de si mesmo, intercaladas com pequenas corridas e saltos. Este é um comportamento normal e saudável que corresponde ao simples desejo do coelho de interagir com você e se divertir, então não há nada para se preocupar.

Pico de estresse

Por outro lado, se você observar que o coelho começar a dar voltas ao redor de si mesmo sem parar, monotonamente, o faz com muita frequência (várias vezes ao dia) e em contextos variados que não têm nada a ver com o jogo ou brincadeira (por exemplo, dentro de sua jaula, quando está sozinho, na frente de pessoas ou animais estranhos, quando há muito barulho no ambiente, etc), é possível que esteja sofrendo de estresse ou ansiedade. Os coelhos são animais sensíveis que se estressam facilmente se suas necessidades não forem devidamente satisfeitas ou se o seu ambiente não lhes proporcionar um bem-estar apropriado.

Estes são alguns motivos pelos quais um coelho pode acabar sofrendo estresse crônico que o faça desenvolver estereotipias (comportamentos repetitivos):

  • Passar muitas horas por dia preso.
  • Sofrer de dor ou alguma doença.
  • Reunir-se com outros animais ou pessoas que não são de seu convívio habitual.
  • Ser manipulado de forma bruta.
  • Não ter lugares o suficiente para se esconder ou descansar.
  • Ter uma alimentação inadequada.
  • Falta de socialização e/ou de estimulação ambiental.

O que fazer se o coelho não parar de dar voltas?

Se o coelho fica rodeando a pessoa ou dá voltas em torno de si mesmo, para poder agir corretamente, é necessário analisar bem qual é o motivo pelo qual o coelho está fazendo isso. Se você não tiver segurança do que está causando este comportamento, te recomendamos que visite um veterinário para descartar qualquer problema de saúde e um etólogo especialista no comportamento de coelhos para que te ajude a realizar um diagnóstico e, se necessário, planejar uma intervenção comportamental.

Castração

Se o problema for que o coelho fica rodeando insistentemente ao seu redor e tem outros comportamentos como montar excessivamente ou marcar território com urina, a causa mais provável é o cio. Neste caso, a solução mais definitiva é a ovariohisterectomia em fêmeas e a orquiectomia em machos, ou seja, a castração de ambos. Se convivermos com vários coelhos e tivermos tanto machos como fêmeas, a esterilização será necessária para evitar que comecem a procriar de maneira descontrolada e também para prevenir o estresse que pode causar o cio. No entanto, assim como ocorre com qualquer outro animal, a castração tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, antes de tomar uma decisão, é recomendável visitar tanto o veterinário clínico como o profissional etólogo.

Oferecer estimulação

Caso o coelho dê voltas rápidas ao redor de si mesmo quando estiver interagindo em um contexto de brincadeira e explosão de energia, não é necessário que você se preocupe ou que tente impedir este comportamento. Se este comportamento for intenso demais, o melhor que você pode fazer é chamar a atenção do coelho e oferecer a ele alguma atividade com a qual possa se entreter como, por exemplo, um brinquedo interativo ou algo que possa morder. Você também pode optar por brincar diretamente com ele ou iniciar a aprendizagem de truques e habilidades, pois os coelhos podem aprender facilmente muitos comportamentos se forem treinados através do reforço positivo.

Acionar um profissional

Por fim, se você perceber que o coelho dá voltas ao redor de si mesmo ou tem qualquer outro comportamento com frequência excessiva e seguindo sempre o mesmo padrão de movimento, nota que está alterado ou inquieto, sem comer e se limpar ou se mostrar apático ou agressivo, deve levá-lo imediatamente ao veterinário. Estes sintomas podem indicar que existe uma doença no animal ou que o coelho está estressado por algum motivo. Uma vez descartada qualquer patologia orgãnica, é hora de entrar em contato com um etólogo especialista no comportamento do coelho para que avalie a situação.

E aí, já sabe responder por que o coelho fica rodeando as pessoas? Deixamos ainda um vídeo em que mostramos como reconhecer se um coelho te ama:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que o coelho fica rodeando as pessoas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Por que o coelho fica rodeando as pessoas?
Por que o coelho fica rodeando as pessoas?

Voltar ao topo da página