Partilhar

Por que meu cachorro monta bichos de pelúcia?

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 25 outubro 2016
Por que meu cachorro monta bichos de pelúcia?

Ver fichas de  Cachorros

Existem muitos comportamentos incômodos que os nossos animais realizam, como quando o cachorro monta outros cães, pernas, brinquedos ou bichos de pelúcia. Mas, o que acontece quando temos uma cadela que monta um bicho de pelúcia?

Para não falar se um dos escolhidos é algum bicho de pelúcia dos seus filhos. Como explicar-lhe que este comportamento nos incomoda e, talvez não seja o mais apropriado em uma reunião de trabalho em casa, onde a situação é ainda muito mais constrangedora.

Mas, por que isso acontece? Por que uma cadela pode querer montar um bicho de pelúcia? São comportamentos que habitualmente podemos observar mas nem sempre entendemos. Neste artigo do PeritoAnimal vamos tentar esclarecer todas as suas dúvidas e explicar-lhe o comportamento estranho do seu cachorro. Descubra de seguida por que seu cachorro monta bichos de pelúcia.

Também lhe pode interessar: Por que o meu gato foge de mim?

Causas da monta no cachorro

Até chegar à idade da maturidade sexual, podemos observar tanto fêmeas como machos realizando os mesmos comportamentos de monta, isto pode ocorrer entre o primeiro e o segundo ano de vida. Poderíamos dizer que é "fisiológico" e que tende a diminuir e até a desaparecer quando começarem a sua vida adulta.

Nem tudo é sexo, existem diferentes causas às quais se pode atribuir este comportamento aos nossos pequenos. Sem saber as circunstâncias exatas pelas quais pode estar ocorrendo este comportamento, seja pelo ambiente familiar ou o seu estilo de vida, será difícil determinar a causa da monta, no entanto vamos dar-lhe uma lista de causas que podem estar influenciando:

  • Estresse ou ansiedade: é a principal causa na maioria dos casos, em especial perante uma situação que o cachorro não pode controlar. Pode ocorrer por lhe forçar algum treino que não deseja e até obrigá-lo a determinadas coisas. Também pode gerar estresse a falta de passeios, visitas não desejadas, um encontro negativo com outro cachorro e até uma discussão excessiva. Nestes casos é como uma resposta perante situações que lhe causam muito estresse. É muito importante saber identificar os sinais de estresse no cachorro para o poder ajudar a superar este momento tão complicado.
  • Jogos e diversão: por vezes trata-se apenas de um jogo associado ao alto nível de excitação que lhe provoca a atividade. Lembre-se que os cães hiperativos ou muito excitados devem utilizar brinquedos que os ajudem a relaxar, como é o caso do kong para cães, um excelente brinquedo e muito recomendável.
  • Dominância: acreditamos que este é um tema da moda entre donos e veterinários. Muitas vezes atribuímos estes comportamentos ao fato do cachorro estar tentando dominar na "matilha" da sua casa, do parque ou do ambiente onde se mexe. Por vezes é normal isto acontecer, em especial em famílias onde há mais de um animal em casa ou em grupos de amigos caninos que se vêm diariamente. Mas a monta do nosso cachorro em um brinquedo ou uma perna humana, a nosso ver, não é por dominância, de certeza que existe outra alternativa que responde melhor a isso.
  • Sexual: deixamos este assunto para último, uma vez que é o mais comum e muitas vezes esquecemo-nos deste fato ou tentamos buscar outra causa perante uma demonstração puramente sexual. Isto ocorre tanto em machos como em fêmeas, castradas ou não castradas. Devemos entender que se trata de um comportamento normal e natural, que não deve provocar mal-estar ou incômodo.
Por que meu cachorro monta bichos de pelúcia? - Causas da monta no cachorro

Por que nos incomoda tanto?

  • Pudor
  • Descontrole
  • Insegurança
  • Medo da obsessão
  • Estresse

O que fazer?

Podemos estar perante uma doença sem o saber, por isso recomendamos que se dirija ao seu veterinário e lhe conte o que está acontecendo. Podemos estar perante de:

  • Alterações nos níveis de estrogêneos (em fêmeas) ou testosterona (em machos).
  • Infecções urinárias, vaginais ou do saco anal. Podemos observar que lambe com frequência a zona afetada.
  • Tumor de sticker (no pênis) ou de células escamosas na fêmea

No que diz respeito ao comportamento, devemos destacar que as cadelas que viveram em um refúgio ou passaram as suas férias em um hotel canino, no regresso a casa começam com estes comportamentos. Isto pode se dever a uma má socialização ou estresse excessivo perante uma situação que não podem controlar. Perante estes casos de estresse podemos ajudá-la com um reforço positivo através de treino ou mais passeios no parque. Também podem ajudar a homeopatia, os florais de Bach e o reiki, que aliviam o estresse a ajudam-na a encontrar o melhor caminho para a cura. Nestes casos deve consultar um veterinário ideal no tema.

Quando se tiver tornado em algo habitual, especialmente em casas com muitos cães, onde o que tenta dominar a matilha tem este comportamento frequente, devemos revisar o nosso comportamento perante esse episódio. Se temos um cadela que quando monta uma perna ou um bicho de pelúcia obtém risos e aplausos, continuará realizando esse comportamento e será mais difícil acabar com ele. Deve consultar um profissional, como um etólogo ou educador canino, no caso de não conseguir lidar com isso.

Por que meu cachorro monta bichos de pelúcia? - O que fazer?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro monta bichos de pelúcia?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário sobre Por que meu cachorro monta bichos de pelúcia?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
ludmila
Meu cachorro é castrado a mais de 2 anos, ele não perdeu a libido e sempre se masturbou. No entanto, nos últimos meses ele tem se masturbado com uma frequência fora do normal. Tem dias que ele fica o dia todo nisso. A ultima, foi que ele estava se masturbando e ficou com pênis e bulbo exposto por umas 2 horas, depois voltou ao normal de forma espontânea. Aqui em casa tem outro cão macho, que também é castrado, tem espaço pra eles correrem e se exercitarem e também tem brinquedos. Alguma dica de como inibir esse comportamento no meu cão ???

Por que meu cachorro monta bichos de pelúcia?
1 de 3
Por que meu cachorro monta bichos de pelúcia?

Voltar ao topo da página