Curiosidades do mundo animal

Os polvos mais venenosos do mundo

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 22 novembro 2023
Os polvos mais venenosos do mundo

Os polvos pertencem à ordem dos octópodes e, embora sejam um tipo de molusco, apresentam corpos macios e oito extremidades. Suas peculiaridades não se limitam apenas ao fato de possuírem mais de um coração e poderem mudar de cor de maneira extraordinária, mas também incluem espécies altamente inteligentes capazes de usar ferramentas, reconhecer pessoas e até mesmo traçar rotas curtas para chegar de um lugar a outro.

Por todas essas razões, muitas vezes são considerados um dos animais invertebrados mais avançados. Além disso, eles não possuem apenas essas características "divertidas" e "curiosas", mas também há polvos com substâncias tóxicas, e de fato, alguns desses polvos venenosos são mortais para os seres humanos. Por esse motivo, neste artigo do PeritoAnimal, apresentamos quais são os polvos mais venenosos do mundo. Confira!

Também lhe pode interessar: Os 15 animais mais venenosos do mundo

Índice

  1. Polvos-de-anéis-azuis (Hapalochlaena sp.)
  2. Polvo-pigmeu-do-atlântico (Octopus joubini)
  3. Polvo de duas manchas de Verrill (Octopus bimaculatus)
  4. Polvo-gigante-do-Pacífico (Enteroctopus doflein)
  5. Polvo-véu (Tremoctopus violaceus)
  6. Polvo-vermelho (Octopus rubescens)
  7. Polvo-balão (Haliphron atlanticus)
  8. Polvo do dia (Octopus cyanea)
  9. Polvo-maori (Macroctopus maorum)
  10. Polvo-de-recife-caribenho (Octopus briareus)
Ver mais >>

Polvos-de-anéis-azuis (Hapalochlaena sp.)

Este é um tipo de polvo que pertence ao gênero Hapalochlaena e, assim como outras três espécies, às vezes são chamados pelo mesmo nome. Esses polvos venenosos habitam os oceanos Pacífico e Índico, do Japão até a Austrália, e atingem um tamanho máximo de 20 cm. Sua coloração é marrom ou amarelada, mas se estressados, mostram anéis ou padrões azuis muito marcantes.

Estes são os polvos mais venenosos do mundo e, curiosamente, têm uma picada que não é dolorosa. Uma pessoa que os toque não sentirá quando o animal injetar o veneno até que experimente seus efeitos letais. Um único polvo-de-anéis-azuis pode matar várias pessoas devido ao tipo de toxina que possui. Até agora, esta é a única espécie de polvo que realmente poderia causar a morte de uma pessoa.

Curioso? Confira nosso artigo sobre "Tipos de polvos - Nomes e fotos".

Os polvos mais venenosos do mundo - Polvos-de-anéis-azuis (Hapalochlaena sp.)

Polvo-pigmeu-do-atlântico (Octopus joubini)

O polvo-pigmeu-do-atlântico (Octopus joubini) habita do Golfo do México até o Mar do Caribe, situando-se em águas superficiais, atingindo até cerca de 10 metros de profundidade. Não há muitos dados sobre a biologia deste tipo de polvo venenoso, mas sabemos que ele atinge um tamanho máximo, incluindo os braços, de 15 cm.

Sua coloração é laranja, mas, como ocorre em outros polvos, graças à presença de cromatóforos, pode mudar para tons mais claros ou escuros, ainda que não de maneira tão complexa como em outras espécies. Embora não haja relatos de acidentes envolvendo o polvo-pigmeu-do-atlântico e seres humanos, sabe-se que ele injeta saliva venenosa em suas presas, sobretudo caranguejos e caracóis.

Leia nosso artigo "O que o polvo come?" para saber mais sobre a alimentação de outras espécies.

Os polvos mais venenosos do mundo - Polvo-pigmeu-do-atlântico (Octopus joubini)
Imagem: Britannica

Polvo de duas manchas de Verrill (Octopus bimaculatus)

O polvo de duas manchas de Verrill (Octopus bimaculatus) é uma espécie de polvo venenoso presente no Oceano Pacífico, entre os Estados Unidos e o México, em locais rochosos e recifais, atingindo até cerca de 50 metros de profundidade. Possui uma coloração marrom clara ou manchada, sendo distinguido por duas manchas abaixo de cada olho.

Em média, este tipo de polvo venenoso mede cerca de 85 cm, com a capacidade de mudar de cor para se camuflar. Embora não sejam conhecidos efeitos adversos para as pessoas, sabe-se que esta espécie injeta sua saliva venenosa para paralisar suas presas antes de devorá-las, tornando-se um polvo venenoso e letal para determinados animais.

Os polvos mais venenosos do mundo - Polvo de duas manchas de Verrill (Octopus bimaculatus)
Imagem: Scientific American

Polvo-gigante-do-Pacífico (Enteroctopus doflein)

Seu nome científico é Enteroctopus dofleini e habita no oceano Pacífico Norte, distribuído entre Japão, Rússia, Golfo do Alasca, Califórnia e México. Embora possa estar em diversos habitats, como rochosos ou de recifes, prefere fundos com conchas de areia. É um dos maiores polvos venenosos do mundo, podendo atingir 15 kg e medir pouco mais de 4 metros. Assim como em outras espécies, não foram relatados acidentes com humanos, entretanto, comprovou-se que ele dispõe de uma saliva tóxica que utiliza para caçar.

Gosta de polvos gigantes e sua mitologia? Então nosso artigo "O Kraken da mitologia realmente existiu?" é uma boa sugestão de leitura!

Os polvos mais venenosos do mundo - Polvo-gigante-do-Pacífico (Enteroctopus doflein)

Polvo-véu (Tremoctopus violaceus)

Seu nome científico é Tremoctopus violaceus, e é uma espécie presente no oceano Atlântico, incluindo o golfo do México, o mar do Caribe e o Mediterrâneo. Esses polvos venenosos apresentam um significativo dimorfismo sexual, pois os machos são anões, medindo apenas cerca de 2,4 cm, enquanto as fêmeas ultrapassam um metro de tamanho.

Esta espécie, peculiarmente, foi vista com tentáculos de caravela-portuguesa (Physalia physalis), um hidrozoário marinho venenoso, podendo ser até letal para os humanos. Nesse sentido, presume-se que o polvo-véu utiliza os tentáculos desprendidos da caravela-portuguesa como uma arma defensiva, tornando-se assim um polvo venenoso no Mediterrâneo e em outras áreas de distribuição.

Os polvos mais venenosos do mundo - Polvo-véu (Tremoctopus violaceus)
Imagem: Bermuda Biology

Polvo-vermelho (Octopus rubescens)

Esta espécie é identificada como Octopus rubescens e distribui-se pelo Alasca, Estados Unidos, México e Japão. Pode medir até cerca de 40 cm, incluindo manto e braços, pesando 150 gramas. Normalmente, este polvo venenoso é vermelho, mas durante a caça, ele muda para cores como marrom, amarelo, podendo até apresentar manchas brancas e alterar a textura da pele. Quando captura presas, injeta nelas seu veneno paralisante.

Para obter mais informações sobre esses animais, confira o artigo do PeritoAnimal sobre "Quantos corações tem um polvo?".

Os polvos mais venenosos do mundo - Polvo-vermelho (Octopus rubescens)

Polvo-balão (Haliphron atlanticus)

O polvo-balão (Haliphron atlanticus) tem uma ampla distribuição, estando presente tanto em zonas tropicais até as boreais e árticas. Na realidade, possui oito braços, mas nos machos há uma modificação para a reprodução, que está localizado próximo ao olho direito, envolto em um saco, tornando-o discreto e menos perceptível. É um animal grande, pesando cerca de 70 kg e medindo 4 metros. Embora seu veneno não seja realmente perigoso para uma pessoa, é, sim, para suas presas. Esta espécie de polvo venenoso pode se envolver nos braços de águas-vivas venenosas, adicionando substâncias tóxicas que podem ser perigosas.

Confira algumas curiosidades sobre os polvos aqui.

Os polvos mais venenosos do mundo - Polvo-balão (Haliphron atlanticus)

Polvo do dia (Octopus cyanea)

O próximo entre os polvos mais venenosos do mundo é identificado como Octopus cyanea e possui uma ampla distribuição nos oceanos Pacífico e Índico. Ele é ativo durante o dia, mas seus maiores períodos de atividade são ao entardecer e amanhecer. Este polvo venenoso é um especialista em camuflagem, sendo capaz não apenas de mudar de cores, mas também de padrões e texturas.

Alimenta-se principalmente de caranguejos, que costuma levar para sua toca após paralisá-los com sua saliva venenosa. Acredita-se que esta não seja tóxica para humanos.

Quer saber a diferença entre mimetismo e camuflagem? Confira neste artigo.

Os polvos mais venenosos do mundo - Polvo do dia (Octopus cyanea)

Polvo-maori (Macroctopus maorum)

Esta espécie é comumente conhecida como Macroctopus maorum, embora haja cientistas que a refiram como Octopus maorum. Este polvo venenoso habita a região entre a Austrália e a Nova Zelândia, entre recifais e florestas de algas. É uma espécie robusta e grande, podendo atingir cerca de 3 metros. Além disso, tem uma coloração marrom-alaranjada ou cinza púrpura, com algumas manchas iridescentes. Injeta uma saliva tóxica em suas presas, liquidificando-as internamente para depois poder sugá-las com maior facilidade. No entanto, como muitos outros polvos venenosos, não há relatos de que tenha envenenado seres humanos.

Os polvos mais venenosos do mundo - Polvo-maori (Macroctopus maorum)

Polvo-de-recife-caribenho (Octopus briareus)

O polvo-de-recife-caribenho (Octopus briareus) está presente do Golfo do México ao sul da Flórida, chegando até o Mar do Caribe, encontrado em áreas de recifes e rochas. Pesa cerca de 1,5 kg e apenas o manto mede cerca de 60 cm. É considerado uma espécie inteligente devido à sua capacidade de aprendizado, além de poder realizar mudanças significativas em suas cores. Possui toxinas que injeta em suas presas e, como outros polvos, pode liberar tinta e expelir um jato de água quando se sente ameaçado.

Os polvos mais venenosos do mundo - Polvo-de-recife-caribenho (Octopus briareus)

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os polvos mais venenosos do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Animal Diversity web. (2020). Disponible en: https://animaldiversity.org/
  • IUCN. (2020). The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2020-2. www.iucnredlist.org
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Britannica
Imagem: Scientific American
Imagem: Bermuda Biology
1 de 11
Os polvos mais venenosos do mundo