Curiosidades do mundo animal

Tipos de polvos - Nomes e fotos

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 9 junho 2023
Tipos de polvos - Nomes e fotos

Os polvos são moluscos que pertencem a classe Cephalopoda e a ordem Octopoda, e se caracterizam por serem animais invertebrados com um sistema nervoso múltiplo, o que os tornam seres muito complexos, já que uma parte desse sistema nervoso é composta pelo cérebro central e outra está distribuída e conectada em cada um dos gânglios presentes em seus oito tentáculos. Essa característica do sistema nervoso dos polvos os dotou de capacidades peculiares, sendo eles animais com um desenvolvimento significativo de inteligência que, em alguns casos, chega a rivalizar com certos vertebrados.

Além disso, os polvos exibem comportamentos interessantes, como desenvolver empatia por algumas pessoas, manter suas tocas limpas e organizadas, aprender com os adultos e ter uma memória excelente. Nesta oportunidade, no PeritoAnimal, apresentamos um artigo sobre os tipos de polvos, com o propósito de que você conheça com mais detalhe algumas espécies em particular desses interessantes animais.

Também lhe pode interessar: Os polvos mais venenosos do mundo

Índice

  1. Polvo-pigmeu do Atlântico
  2. Polvo de recife do Caribe
  3. Polvo de anéis azuis
  4. Polvo comum
  5. Polvo vermelho do Pacífico Oriental
  6. Polvo-pigmeu do Pacífico
  7. Polvo mimético
  8. Polvo gigante do Pacífico
  9. Polvo de sete braços
  10. Polvo de duas manchas da Califórnia
Ver mais >>

Polvo-pigmeu do Atlântico

O polvo-pigmeu do Atlântico tem o nome científico Octopus joubini e é uma espécie que se encontra desde as zonas marítimas dos Estados Unidos, do golfo do México e do mar do Caribe até a Guiana. Esse tipo de polvo pode habitar fundos arenosos de pouca profundidade, nos quais utiliza conchas de outros moluscos, tanto para disfarçar-se como para encontrar um lugar que lhe ofereça proteção.

Ele é um polvo muito pequeno comparado com outras espécies, chegando a medir cerca 15 cm de comprimento total. Possui tentáculos curtos, finos e simétricos, tendo cada um o mesmo comprimento.

O polvo-pigmeu do Atlântico se alimenta principalmente de amêijoas e crustáceos, embora possa incluir outros animais marinhos. Ele é capaz de perfurar a concha de sua presa e injetar uma substância venenosa que paralisa vítima. Sua coloração é marrom avermelhada mas ele tem a capacidade de mudar para uma cor mais clara, como creme.

A expectativa de vida dessa espécie é de um ano e eles atingem a maturidade sexual bem rápido, num período de, aproximadamente, quatro meses e meio. As fêmeas podem colocar grandes quantidades de ovos e as crias já nascem bem desenvolvidas, sendo capazes de caçar quase imediatamente.

Tipos de polvos - Nomes e fotos - Polvo-pigmeu do Atlântico
Imagem: Jeff Schroeder

Polvo de recife do Caribe

Octopus briareus, comumente conhecido como polvo de recife do Caribe, é uma espécie encontrada em águas marinhas tropicais devido à sua preferência por águas quentes. Sua distribuição vai do sul dos Estados Unidos até as costas do norte da América do Sul. Eles habitam áreas rasas, entre 3 e 20 metros de profundidade, com temperaturas de cerca de 30 ºC. Esses polvos estão geralmente associados a comunidade de recifes de coral, onde eles se refugiam.

O polvo de recife do Caribe pode pesar até 1 quilo e sua cabeça (manto) pode chegar a medir pouco mais 5 centímetros, o corpo todo tem, em média, 12 centímetros de comprimento. Apresentam uma coloração chamativa, entre verde e azul brilhante e também manchas marrons avermelhadas. Graças à presença dos cromatóforos, eles podem mudar a cor da pele, o que lhes permite camuflarem-se com facilidade. Os olhos do Octopus briareus são grandes e de cor marrom escuro.

Seus tentáculos não possuem um comprimento simétrico, de modo que o tentáculo mais longo pode crescer até cinco vezes mais que o tamanho da cabeça. Além disso, cada tentáculo deste tipo de polvo possui duas fileiras de ventosas, as quais são utilizadas durante a caça graças às suas amplas membranas.

O polvo de recife do Caribe atinge a maturidade sexual aos 5 meses e, como todos os polvos, são monogâmicos, com as fêmeas tendo uma alta taxa de reprodução. Quando os filhotes eclodem dos ovos, eles têm a mesma aparência dos adultos, mas em tamanho reduzido. Sua expectativa de vida é de 12 meses em média.

Como curiosidade, deixamos este outro artigo sobre Quantos corações um polvo tem?

Tipos de polvos - Nomes e fotos - Polvo de recife do Caribe

Polvo de anéis azuis

O polvo de anéis azuis é um nome comum utilizado para se referir ao gênero Hapalochlaena, que é composto por um grupo de quatro espécies diferentes, tais como:

  • Hapalochlaena lunulata.
  • Hapalochlaena maculosa.
  • Hapalochlaena fasciata.
  • Hapalochlaena nierstraszi.

Essas espécies não atingem um tamanho grande, chegando a medir até 20 cm; quando estão em estado de repouso, elas possuem uma coloração entre marrom e amarelo. No entanto, se o animal se sente estressado ou é atacado, ele muda de cor e mostra os característicos anéis ou linhas azuis que dão nome ao grupo. Quando apresenta essa coloração azul, é possível observar um animal muito chamativo e com uma coloração atraente. Graças à presença de diversas células pigmentares, como cromatóforos, iridóforos e leucóforos, esses animais podem mudar de cor rapidamente, exibindo uma grande quantidade de padrões e formas coloridas em seus corpos.

Mas além desse chamativo aspecto de coloração, os polvos de anéis azuis possuem outra importante característica, são animais altamente venenosos, podendo matar uma pessoa se os primeiros socorros não forem aplicados imediatamente, isso porque não existe um antídoto para seu potente veneno, que entre outros compostos tem, principalmente tetrodotoxina, uma substância neurotóxica que causa colapso respiratório. No entanto, o polvo de anéis azuis geralmente não ataca diretamente, a não ser que seja para defender-se ou caçar, embora seja uma espécie que não se mantém escondida como outros tipos de polvo.

Esse grupo tem uma distribuição geográfica que vai do Japão até Austrália, incluindo a zona tropical. Eles também foram encontrados na costa do México.

A seguir, mostramos imagens dos três primeiros tipos de polvos de anéis azuis. Por enquanto não existem fotos do Hapalochlaena nierstraszi, posto que ele só foi avistado duas vezes.

Tipos de polvos - Nomes e fotos - Polvo de anéis azuis

Polvo comum

O polvo comum (Octopus vulgaris) habita áreas costeiras, de 20 até 200 metros de profundidade. Quanto a regiões específicas, embora em muitos países seja comum nomear como polvo comum a espécie mais abundante do lugar, o Octopus vulgaris é restrito ao oceano Atlântico, mar Mediterrâneo e mar Negro.

O crescimento do polvo comum ocorre em duas fases: uma inicial quando nasce, que é de natureza planctônica, e outra bentônica, que começa entre os 5 a 6 meses de vida. Os machos costumam ser mais pesados que as fêmeas, com um peso que pode variar entre 2 e 3 kg. No entanto, existem registros de indivíduos de peso muito maior. O tamanho médio é de um metro e costumam ser de cor marrom, mas assim como muitas outras espécies de polvos, eles podem fazer rápidas mudanças de coloração em sua pele. A expectativa de vida do polvo comum não ultrapassa dos 13 meses de vida.

Por outro lado, o polvo comum se alimenta de peixes, crustáceos e outros moluscos, como explicamos neste outro artigo sobre O que os polvos comem? Mas ele também pode devorar indivíduos da mesma espécie, de modo que o canibalismo pode fazer parte de seu comportamento.

Mesmo que possam se reproduzir durante todo o ano, eles apresentam uma reprodução mais acentuada tanto na primavera como no outono, e as condições do ambiente marinho desempenham um papel importante nesse processo.

Tipos de polvos - Nomes e fotos - Polvo comum

Polvo vermelho do Pacífico Oriental

O polvo vermelho do Pacífico Oriental (Octopus rubescens) possui um manto que pode medir cerca de 10 cm e tentáculos que podem alcançar 30 cm, chegando a pesar, em média, 150 gramas, embora alguns indivíduos sejam mais pesados.

Sua área de distribuição compreende o Alasca, as costas do Pacífico dos Estados Unidos e do México, até as áreas marítimas do Japão, habitando profundidades de até 300 metros.

Possui uma coloração normalmente vermelha, mas pode mudar para outras tonalidades como marrom-avermelhado, amarelo ou apresentar manchas brancas, podendo, inclusive, alterarem a textura da pele. Quando ele se alimenta, geralmente ocorrem mudanças em sua coloração.

O polvo vermelho do Pacífico Oriental tem uma dieta variada que inclui pequenos peixes, moluscos bivalves, caranguejos, krill e gastrópodes. Como todos os polvos, é uma espécie muito inteligente, na qual foram identificados traços de comportamento distintos entre os indivíduos, uma característica da inteligência.

Tipos de polvos - Nomes e fotos - Polvo vermelho do Pacífico Oriental

Polvo-pigmeu do Pacífico

O Paroctopus digueti ou polvo-pigmeu do Pacífico possui um tamanho pequeno, com olhos grandes que se projetam para fora da cabeça. Seus tentáculos são curtos, alcançando somente duas ou três vezes o tamanho do manto. Além disso, em cada um dos tentáculos estão presentes as ventosas, totalizando cerca de 138.

O polvo-pigmeu do Pacífico habita as regiões marinhas do México, Golfo da Califórnia, costas adjacentes ao Pacífico e a península Baixa da Califórnia. Eles têm preferência por áreas arenosas de pouca profundidade, incluindo águas paradas onde podem existir conchas vazias utilizadas pelas fêmeas para depositarem seus ovos.

Os estudos a respeito do Paroctopus digueti mostraram que as fêmeas deste tipo de polvo podem produzir entre 50 a 150 ovos. Os embriões, por sua parte, se desenvolvem entre 35 a 42 dias e têm um tempo devida aproximado de 7 meses.

A dieta do polvo-pigmeu do Pacífico é constituída por camarões, caranguejos, pequenos peixes e moluscos. No entanto, é uma das espécies de polvos com menos estudos sobre sua biologia e comportamento.

Tipos de polvos - Nomes e fotos - Polvo-pigmeu do Pacífico
Imagem: Tonmo

Polvo mimético

O polvo mimético (Thaumoctopus mimicus) é uma espécie que foi identificada na Indonésia no final dos anos 1990 e que habita áreas marinhas tropicais de algumas regiões asiáticas. O nome comum dessa espécie é derivado de sua habilidade interessante de imitar a aparência física e os movimentos de pelo menos 15 espécies de animais marinhos diferentes, o que ele consegue fazer ao mudar de cor e modificar a forma de seu corpo.

Entre as espécies que o polvo mimético consegue imitar, estão:

  • A serpente marinha.
  • O peixe-leão.
  • A estrela-do-mar.
  • O caranguejo gigante.
  • A arraia.
  • A água-viva.
  • O camarão-mantis.

O Thaumoctopus mimicus mede cerca de 60 cm, quando não está imitando sua cor é marrom com listras brancas. Seus tentáculos são mais longos que o normal, o que facilita em seu processo de mimetismo.

Ele habita áreas pouco profundas, estuários e leitos arenosos de rios que se encontram com o mar, e tem a capacidade de escavar e se alimentando de vermes, peixes, equinodermos e crustáceos.

Para mais informações, não perca este outro artigo sobre o Mimetismo animal - Definição, tipos e exemplos.

Tipos de polvos - Nomes e fotos - Polvo mimético

Polvo gigante do Pacífico

O Enteroctopus dofleini ou polvo gigante do Pacífico é a maior espécie de octópode do mundo. Geralmente, eles medem um pouco mais de 4 metros de comprimento, embora já tenham sido identificados indivíduos de até 9 metros. O seu peso médio é de 50 kg e o recorde neste aspecto é de um indivíduo que possui mais de 270 quilos.

O polvo gigante do Pacífico habita águas temperadas do Alasca até o sul da Califórnia e também se encontra no Japão. As fêmeas podem produzir até 100 mil ovos e se reproduzem em águas profundas no verão. Depois, no outono e no inverno, regressam a águas menos profundas, onde a fêmea incuba seus ovos.

Sua dieta é similar a de outros polvos, embora possam ser incluídos pequenos tubarões e aves marinhas que costumam caçar durante a noite. Isso ocorre, sem dúvida, por causa de seu tamanho, que facilita a captura desses tipo de presas.

A coloração do polvo gigante do Pacífico costuma ser marrom, embora ele possa modificá-la e se camuflar facilmente entre rochas e corais.

Tipos de polvos - Nomes e fotos - Polvo gigante do Pacífico

Polvo de sete braços

O polvo de sete braços (Haliphron atlanticus) é uma espécie que aparenta ter um tentáculo a menos que o resto, no entanto, ele possui oito tentáculos assim como os demais polvos, o que ocorre é que o hectocótilo(o tentáculo modificado nos machos para a reprodução) está contido em uma bolsa perto do olho direito do animal, o que o torna imperceptível e da a aparência de que o polvo tem somente sete tentáculos. Quando é a hora da reprodução, o macho libera esse tentáculos para introduzir o espermatóforo na fêmea.

O polvo de sete braços é um animal que chega a medir até 4 metros e a pesar mais de 70 quilos, apresentando uma coloração branca em seu corpo.

Este tipo de polvo pode alimentar-se de certos tipos de águas-vivas, pequenos anfípodes e camarões. Além disso, foram identificados indivíduos em águas da Nova Zelândia, do Pacífico Norte e Sul.

Tipos de polvos - Nomes e fotos - Polvo de sete braços
Imagem: Reprodução/Twitter

Polvo de duas manchas da Califórnia

O Octopus bimaculoides, popularmente conhecido como polvo de duas manchas da Califórnia e também conhecido como bimac, é uma espécie que habita águas subtropicais, com faixas de temperatura entre 12–25 ºC. Ele se distribui da Califórnia, nos Estados Unidos, até a Baixa Califórnia, no México.

Seu tamanho é mediano, chegando a medir até 60 cm com um peso máximo de 800 g. Eles preferem áreas arenosas e rochosas de menos de 30 metros de profundidade e possuem uma expectativa de vida maior que outros polvos, chegando a viver até 1,5 anos.

Embora ele normalmente mude de coloração, apresenta uma cor acinzentada com manchas amarelas. Seu nome popular deriva da presença de duas manchas circulares azuis em cada lado da cabeça, as quais parecem dois olhos falsos devido a sua proximidade. Ele se alimenta de caranguejos, amêijoas, mexilhões e caracóis.

Os polvos, como podemos notar, são animais com diversas espécies que possuem características chamativas, como sua inteligência e sua singular capacidade de mudar de cor.

Tipos de polvos - Nomes e fotos - Polvo de duas manchas da Califórnia
Imagem: Pinterest

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de polvos - Nomes e fotos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Field-Cortazares, J. y Calderón-Campos, R. (2010). Envenenamiento por pulpo de anillos azules. Boletín Clinico del Hospital Infantil del Estado de Sonora. Disponível em: https://www.medigraphic.com/pdfs/bolclinhosinfson/bis-2010/bis102j.pdf
  • García, M. (2017). Ontogenia inicial y fecundidad del pulpo pigmeo del pacífico, Paroctopus digueti (Perrier y Rochebrune, 1984). Tesis de maestría del Instituto Politécnico Nacional, Centro Interdisciplinario de Ciencias Marinas, Bolivia. Disponível em: http://www.biblioteca.cicimar.ipn.mx/oacis/Medios/tesis/garciaflo1.pdf
  • Hernández, J. (2000). Biología, ecología y pesca del pulpo común (Octopus vulgaris, Cuvier 1977) en aguas de Gran Canaria. Tesis Doctoral de la Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, España. Disponível em: https://accedacris.ulpgc.es/handle/10553/1923
  • Hoving, H., Haddock, S. (2017). El pulpo gigante de aguas profundas Haliphron atlanticus se alimenta de fauna gelatinosa. Sci Rep. 7, 44952. Disponível em: https://doi.org/10.1038/srep44952
  • Lecuanda Ontiveros, M. (2014). Preferencia térmica del pulpo Octopus bimaculoides. Tesis de Maestría en Ciencias. Centro de Investigación Científica y de Educación Superior de Ensenada, Baja California. 41 pp. Disponível em: https://cicese.repositorioinstitucional.mx/jspui/bitstream/1007/118/1/234561.pdf
  • Lee, L. 2017. "Octopus briareus". Animal Diversity Web. University of Michigan, Museum of Zoology. Disponível em: https://animaldiversity.org/accounts/Octopus_briareus/
  • Morales, A. y Robaina, G. (1988). Biología de Octopus Joubini Robson, 1929 (Mollusca: Cephalopoda) en las costa del Estado de Nueva Esparta Venezuela. Contribuciones Científicas, Nº 16. Disponível em: https://www.academia.edu/27305238/Octopus_joubini O'Shea, Steve. (2004). The gia
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Jeff Schroeder
Imagem: Tonmo
Imagem: Reprodução/Twitter
Imagem: Pinterest
1 de 11
Tipos de polvos - Nomes e fotos